Tocantins
Governador Wanderlei Barbosa participa da abertura da Agrosudeste e destaca ações do Estado para consolidar avanços no campo
Feira agrotecnológica apresenta inovações e tecnologias para o homem do campo na Região Sudeste do Tocantins
O governador Wanderlei Barbosa participou nesta quarta-feira, 12, da abertura oficial da Feira Agrotecnológica da Região Sudeste do Tocantins (Agrosudeste), realizada no Parque Agropecuário Neiçon Gomes, no município de Almas. Em sua sétima edição, o evento aborda a temática da Sustentabilidade no Campo, consolidando-se como a principal feira do setor agropecuário na Região Sudeste do Estado.
Realizada com apoio do Governo do Tocantins, a Agrosudeste é uma vitrine de tecnologia e inovação no campo para 25 municípios da região. Na abertura oficial, o governador Wanderlei Barbosa ressaltou a abrangência do evento. “A Agrosudeste é, sem dúvida, um grande evento e demonstra a força do nosso agronegócio, não apenas na Região Sudeste, já ela também atrai expositores e produtores do estado da Bahia, por exemplo, que vêm para cá participar e fechar negócios. O Governo do Tocantins é parceiro das feiras e exposições agropecuárias que reúnem interesse social e econômico”, disse.
O Governador também visitou estandes, conversou com expositores, conheceu as principais novidades da feira e até arriscou passos de súcia junto com estudantes do Colégio Estadual Dr. Abner Araújo Pacini.
A Agrosudeste aborda neste ano as cadeias produtivas de horticultura, piscicultura, bovinocultura e fruticultura. O evento traz ainda exposições de animais, maquinário, veículos e insumos agrícolas, além de produtos da agricultura familiar. Segundo o presidente da feira, João Albuquerque Filho, a expectativa de negócios é estimada em R$ 20 milhões.
O Governo do Tocantins montou um pavilhão institucional no evento, com estandes do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins); da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro); do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), e demais pastas, levando atendimento ao produtor rural e à população em geral. “Fizemos questão de estar aqui presente para prestigiar o evento e demonstrar o apoio do Governo do Tocantins no agronegócio, que é de fundamental importância para o nosso Estado”, afirmou o vice-governador, Laurez Moreira.
Quem visitar a feira também vai conhecer vitrines agrícolas com inovações e tecnologias, e Dias de Campo com foco no potencial agrícola da região. “A Agrosudeste traz transferência de tecnologia e conhecimento, especialmente para os pequenos produtores. A estrutura foi toda pensada para que o produtor possa ter acesso a linhas de crédito e instituições de pesquisa, trazendo desenvolvimento para a região”, explicou o secretário da Agricultura e Pecuária, Jaime Café.
Para o criador de alevinos Auri Hudson, que cria peixes em uma fazenda no município de Almas, a Feira é uma oportunidade para expor atividades e técnicas de manejo. Além de comercializar sua produção, o aquicultor também faz doações de alevinos para comunidades quilombolas. “Somos parceiros da Agrosudeste desde a primeira edição. É um evento muito importante para a gente expor nossos produtos e serviços para novos clientes”, disse.
Os estudantes do Colégio Estadual Agropecuário de Almas também aproveitaram o evento para demonstrar os conhecimentos adquiridos em sala de aula e no campo. “A feira é uma oportunidade de adquirir novos conhecimentos na área técnica rural, que é a carreira que pretendo seguir”, disse o estudante José Carlos Cardoso.
Ainda na programação, estão previstos shows musicais, apresentações assistidas e culturais, e uma cavalgada no encerramento da Agrosudeste, no próximo sábado, dia 15.
“O que nós temos de melhor no setor do agronegócio está aqui em Almas nesses cinco dias de evento. A Agrosudeste é a segunda maior feira agrotecnológica do Tocantins, ficando atrás apenas da Agrotins. Por isso, estamos muito felizes e satisfeitos com a dimensão desse evento e a presença do governador Wanderlei Barbosa”, agradeceu o prefeito de Almas, Wagner Nepomuceno Carvalho.
Regularização fundiária
Durante a abertura da Feira, o Governo do Tocantins, por meio do Instituto de Terras do Tocantins (Itertins), entregou 12 títulos definitivos a famílias de Almas, totalizando mais de mil hectares de área regularizada. O presidente do órgão, Robson Figueiredo, destacou a preocupação do Governo em garantir segurança jurídica às famílias. “Nosso trabalho objetiva principalmente a sustentação da segurança jurídica nas relações de propriedade, o fomento ao desenvolvimento econômico sustentável e ao bem-estar das famílias dos agricultores”.
Mineração
Após a abertura da Agrosudeste, o Governador seguiu para o local onde a multinacional Aura Minerals instalou uma planta de extração de ouro no município de Almas. Ele fez uma visita à mina de onde é extraído o minério e conheceu as etapas de beneficiamento do ouro. Ao final, Wanderlei Barbosa entregou à empresa a licença de operação concedida pelo Naturatins.
“O Tocantins pode ser, futuramente, a nova fronteira da mineração de ouro no Brasil e nós queremos ser referência nesse processo de investimentos nesse setor aqui no Estado”, comemorou o presidente da Aura, Rodrigo Barbosa.
“O resultado que buscamos é a geração de oportunidades. Nosso Governo tem compromisso com o crescimento do Estado e em melhorar as condições de nossos municípios, autorizando as empresas a se instalarem aqui, gerando emprego e renda, com responsabilidade social”, encerrou o Governador.
Agrosudeste
A Agrosudeste é uma realização da Central das Associações de Produtores Rurais de Almas e Porto Alegre, com apoio de instituições públicas e privadas, dentre eles o Governo do Tocantins, a Prefeitura Municipal de Almas, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), bem como as empresas Aura Mineração e a Mútua.
Atualmente, a feira envolve 25 municípios do Estado sendo eles: Almas, Dianópolis, Natividade, Porto Alegre, Chapada da Natividade, Taguatinga, Aurora do Tocantins, Conceição do Tocantins, Ponte Alta do bom Jesus, Ponte Alta do Tocantins, Arraias, São Valério da Natividade, Santa Rosa do Tocantins, Pindorama, Lavandeira, Rio da Conceição, Novo Jardim, Taipas, Combinado, Novo Alegre, Paranã, Palmeirópolis, Palmas, São Salvador e Silvanópolis. Além de outros estados, como Bahia, Goiás, São Paulo e Rio Grande do Sul.

Governador Wanderlei Barbosa participa da abertura oficila da Agrosudeste em Almas do Tocantins.


Governador Wanderlei Barbosa participa da abertura oficila da Agrosudeste em Almas do Tocantins.


Governador Wanderlei Barbosa participa da abertura oficila da Agrosudeste em Almas do Tocantins.

Governo do Tocantins
Detran Tocantins realiza ações na Semana do Ciclista
Detran Tocantins realiza ações educativas durante a Semana Estadual de Prevenção de Acidentes ao Ciclista, reforçando a importância do respeito e da segurança no trânsito.
Agentes e educadores de trânsito uniram esforços para sensibilizar condutores e pedestres quanto ao respeito aos ciclistas, reforçando os direitos e deveres de todos os usuários das vias.
Educação e conscientização no trânsito
A gerente para o trânsito do Detran/TO, Hélida Christina Noronha, explicou que as ações têm o objetivo de incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte alternativo, por promover a sustentabilidade e contribuir para a saúde da população. “Sabemos do potencial sustentável da bicicleta, dos benefícios à saúde e do impacto positivo no trânsito. Buscamos incentivar o uso desse veículo e educar os usuários sobre seus direitos e deveres, conscientizando que um trânsito seguro se constrói com participação coletiva”, destacou.
Ações educativas em todo o estado
Além da capital, a campanha foi levada a Araguaína, onde o Detran/TO realizou atividades no Colégio Estadual Sancha Ferreira e na Escola Militar dos Bombeiros. Em Paraíso do Tocantins, na região central, o órgão também promoveu uma roda de conversa com alunos da Escola Militar dos Bombeiros, reforçando o compromisso com a formação de cidadãos conscientes e respeitosos no trânsito.
Semana Estadual de Prevenção de Acidentes ao Ciclista
A Semana Estadual de Prevenção de Acidentes ao Ciclista Dr. Pedro Caldas é realizada anualmente na semana que inclui o dia 10 de novembro. Instituída pela Lei nº 4.204, de 20 de julho de 2023, a iniciativa faz parte do calendário oficial de eventos do Tocantins e tem como objetivo promover a conscientização sobre a segurança dos ciclistas, incentivar o respeito por parte dos motoristas e estimular o debate sobre o uso seguro da bicicleta como meio de transporte.
Homenagem ao médico Pedro Caldas
A campanha homenageia o médico ginecologista e triatleta Pedro Caldas, que faleceu após um sinistro de trânsito enquanto pedalava na rodovia TO-050, em Palmas. Ele permaneceu internado por mais de um mês e não resistiu às complicações decorrentes de um traumatismo craniano. Natural do Rio de Janeiro, Pedro Caldas era conhecido pelo amor ao esporte e deixou esposa e três filhos. Seu legado inspira o movimento de conscientização e respeito aos ciclistas em todo o estado.
Mais notícias
Governo do Tocantins
Tocantins articula parcerias para povos originários na COP30
Governo do Tocantins articula parcerias na COP30 para projetos de povos originários e tradicionais, fortalecendo políticas e sustentabilidade na Amazônia.
A secretária dos Povos Originários e Tradicionais, Narubia Werreria, acompanha o governador Laurez Moreira em compromissos que reforçam o protagonismo do Tocantins nas discussões sobre sustentabilidade, preservação ambiental e valorização dos povos tradicionais na Amazônia Legal.
Presença representativa na COP30
A participação da secretária Narubia Werreria reforça o compromisso da Sepot com políticas públicas que reconhecem o papel fundamental dos povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais na preservação da Amazônia e no equilíbrio climático global. “A presença dos povos originários e tradicionais nessas discussões é essencial para que o futuro da Amazônia seja construído com base no respeito à diversidade e à sabedoria de quem vive e protege a floresta”, destacou a secretária.
A programação oficial da COP30 incluiu lançamentos de iniciativas voltadas à proteção ambiental, ao enfrentamento das mudanças climáticas e à valorização dos saberes locais, com a presença de lideranças e autoridades de todo o país.
Retrospecto da participação tocantinense
No primeiro dia do evento, Narubia Werreria articulou encontros pós-COP30 para apresentação de projetos e parcerias que atendam demandas dos povos originários e tradicionais do Tocantins. Durante a agenda, concedeu entrevistas a veículos de comunicação nacionais e internacionais, reforçando a relevância da pauta ambiental e social do estado.
Na terça-feira (11), a comitiva tocantinense acompanhou o evento “Mecanismos de Financiamento Climático: REDD+ e Soluções Inovadoras para a Amazônia”, que discutiu alternativas econômicas sustentáveis para a conservação da floresta e fortalecimento das comunidades tradicionais.
Participações e lançamentos estratégicos
No Pavilhão Brasil, a secretária prestigiou o lançamento do Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil, promovido pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), com o tema “From Crisis to Resilience: Launch of the Acceleration Plan for Post-Disaster Recovery”. O encontro apresentou estratégias de prevenção e resposta a desastres naturais, especialmente nas regiões mais vulneráveis da Amazônia Legal.
À tarde, Narubia participou do lançamento da Estratégia Amazônia 2050, na Blue Zone, uma iniciativa que define diretrizes de longo prazo para o desenvolvimento sustentável da região amazônica, com foco na bioeconomia, inovação e inclusão social.
Diálogo com lideranças e personalidades na Casa Maraká
Encerrando a agenda, Narubia Werreria participou do painel “Vozes da Sabedoria: Conectando Cultura e Conservação”, no Espaço Fala Parente, na Casa Maraká — um dos momentos mais simbólicos da COP30. O encontro reuniu grandes lideranças indígenas, científicas e culturais para refletir sobre o papel da arte, da espiritualidade e dos modos de vida tradicionais na preservação da natureza.
A secretária dialogou com personalidades como o artista Gilberto Gil, a ministra dos Povos Indígenas Sônia Guajajara, o cacique Raoni Metuktire, e a CEO interina da Conservation International, Daniela Raik, em uma roda mediada por Maurício Bianco, vice-presidente da CI-Brasil.
Finalizando a jornada, Narubia visitou o espaço de exposições da Casa Maraká e prestigiou o filme “Brasil antes de 1500 – A história que você nunca aprendeu”, apresentado no CineCOP da Casa BNDES, seguido de uma roda de conversa sobre ancestralidade e sustentabilidade.
Mais notícias
Tocantins
PF deflagra Operação Nêmesis no Tocantins
PF investiga crime contra a administração da Justiça e embaraço à investigação de organização criminosa na Operação Nêmesis.
Policiais federais cumprem 24 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Palmas e Santa Tereza do Tocantins, com foco na interrupção de ações criminosas voltadas à destruição e ocultação de provas e na coleta de novos elementos que auxiliem no esclarecimento dos fatos.
Origem: desdobramentos da Operação Fames-19
As investigações tiveram início durante a deflagração da 2ª fase da Operação Fames-19, em 3/9, quando a PF identificou indícios de que alguns investigados teriam se prevalecido de seus cargos e utilizado veículos oficiais para retirar e transportar documentos e materiais de interesse, embaraçando as investigações sobre a atuação da organização criminosa.
Os procedimentos seguem em curso e tramitam sob sigilo na Corte Especial do STJ. A Nêmesis busca aprofundar a autoria e a materialidade, além de identificar possíveis outros agentes até então não mapeados.
Mandados, objetivos e apreensões
As ordens judiciais determinam a busca por documentos, mídias, equipamentos eletrônicos e quaisquer registros capazes de comprovar a destruição ou ocultação de provas e o eventual rastreamento de ativos decorrentes de desvios. A execução simultânea visa garantir a integridade do conjunto probatório e desarticular eventuais tentativas de nova supressão de evidências.
Canais de contato para informações
A Polícia Federal disponibiliza os seguintes canais para o recebimento de notícias e informações referentes aos fatos: e-mail delecor.drcor.srto@pf.gov.br, WhatsApp (63) 3236-5512 e atendimento presencial na Superintendência Regional no Tocantins.
Mais notícias
-
Social3 dias atrásFernanda França celebra a vida
-
Social4 dias atrásMárcia Mascarenhas celebra a vida com alegria e estilo
-
Social4 dias atrásAniversário de Evanuelly Nesello reúne amigos no Villa Festa
-
Cultura3 dias atrásTocantins em Concerto encerra turnê nacional em Porto Velho
-
Governo do Tocantins5 dias atrásLaurez transfere gabinete para Saúde e acompanha ações
