Economia
Pela avaliação dos clientes, Energisa Tocantins é eleita a melhor distribuidora de energia do Norte do Brasil

Pesquisa realizada anualmente pela Aneel avalia satisfação dos clientes com a qualidade do fornecimento de energia, atendimento e confiança nas distribuidoras
A Energisa Tocantins tem motivos de sobra para comemorar. A empresa venceu nesta quinta-feira, 25, em Brasília (DF) o Prêmio ANEEL de Satisfação do Consumidor 2022 – Categoria Região Norte. Além disso, a concessionária também foi indicada na categoria “Maior crescimento concessionárias 2022/2021”. O prêmio é realizado anualmente e, com base nos resultados de pesquisa de opinião direta com o consumidor, são reconhecidas as concessionárias e permissionárias de distribuição de energia elétrica que obtiveram as melhores classificações no Índice ANEEL de Satisfação do Consumidor (Iasc).
Os serviços de distribuição de energia prestados pela Energisa foram mais uma vez bem avaliados e reconhecidos pelos consumidores brasileiros, conforme a premiação. Do grupo, também foram indicadas ao prêmio a partir da opinião dos clientes as concessionárias Energisa Rondônia (Categoria Região Norte), Energisa Borborema e Energisa Paraíba (Categoria Região Nordeste) e Energisa Sul-Sudeste (Categoria Sudeste – acima de 400 mil unidades consumidoras).
A avaliação divide as distribuidoras em 13 categorias, incluindo região do país e pela quantidade de clientes atendidos – até 30 mil unidades consumidoras, acima de 30 mil, entre 30 mil e 400 mil, e acima de 400 mil. São premiadas, ainda, concessionárias e permissionárias na categoria Nacional e as que tiveram maior crescimento no ano.
“Diante da grandiosidade do Prêmio Aneel, é motivo de muito orgulho para nós, da Energisa Tocantins essa conquista na categoria Região Norte. Isso demonstra que nosso planejamento, investimentos, compromisso e humanização do atendimento têm alcançado o nosso cliente de maneira eficaz, gerando satisfação e aumentando a nossa responsabilidade em trabalhar para continuar oferecendo conforto em forma de energia, com qualidade, continuidade e segurança”, enfatizou o diretor técnico da Energisa Tocantins Guilherme Damiance Souza, que recebeu a premiação em nome de toda a equipe tocantinense.
A Energisa Tocantins demonstrou um compromisso significativo com os consumidores tocantinenses ao investir mais de R$ 364 milhões em 2022. Esse montante representa um aumento de aproximadamente 50% em relação ao investimento de R$ 243 milhões realizado em 2021. Para o ano de 2023, a empresa tem previsto investimentos no Estado que totalizam mais de R$ 453 milhões. Esses recursos serão direcionados para diversas áreas, incluindo ligação de novos clientes, obras de melhoria de rede voltadas para a qualidade do fornecimento de energia, dentre outros objetivos. Tais investimentos visam garantir um serviço de energia cada vez mais confiável e eficiente. Atualmente, a Energisa Tocantins atende a aproximadamente 632,8 mil clientes distribuídos pelos 139 municípios tocantinenses.
Pesquisa 2022
De acordo com a Aneel, em 2022, mais de 29 mil consumidores de 632 municípios foram entrevistados ao longo de quase quatro meses. Eles foram ouvidos pela Qualitest Inteligência em Pesquisa, empresa de pesquisa de opinião pública, podendo expressar o grau de satisfação em relação aos serviços oferecidos pelas distribuidoras concessionárias e permissionárias de distribuição de energia elétrica do Brasil. Foram avaliados a qualidade do fornecimento de energia e dos serviços prestados, bem como o atendimento e a confiança na distribuidora.
Economia
Shoppings mantêm força no varejo brasileiro mesmo com avanço do e-commerce
Em Palmas, faturamento do Capim Dourado Shopping já representa 5% do PIB da capital

Lojas para todos os perfis de cliente, praças de alimentação, salões de beleza, cinemas, áreas de lazer, espaços para trabalho remoto, bancos e até órgãos públicos. A diversidade de serviços e a praticidade que definem os shoppings centers espalhados pelo país os tornam cada vez mais atuais, mesmo após quase 60 anos de existência no Brasil. Prova disso é a previsão da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) para 2025: o faturamento do setor deve crescer 1,6%, alcançando R$ 201,6 bilhões.
O país conta hoje com mais de 660 shoppings em funcionamento. Em Palmas, o Capim Dourado Shopping faz parte desse grupo e completa 15 anos neste mês, exemplificando o que torna esse modelo de empreendimento tão atrativo para o público. Inaugurado em 2010 com a expectativa de reunir 86 operações comerciais, o shopping dobrou de tamanho e hoje abriga 159 lojas e 56 quiosques. Além disso, o shopping registrou um crescimento de 365% nas vendas entre 2010, ano de sua inauguração, até 2024.
O impacto econômico também é expressivo. Só em 2024, o faturamento do Capim Dourado alcançou R$ 538 milhões, valor equivalente a 5,23% do PIB da capital. Para o superintendente do shopping, Diego Góes, os resultados confirmam a importância do empreendimento para a cidade. “Esses números refletem a força do varejo local e mostram que nosso shopping é parte ativa da economia de Palmas. O Capim Dourado nasceu com a proposta de ser mais que um centro de compras e, hoje, isso é uma realidade. O shopping é um espaço comercial, mas também contribui para o desenvolvimento da cidade e para a convivência dos palmenses, promovendo iniciativas culturais e sociais”, afirmou.
Histórias de marcas que se desenvolveram dentro do shopping também ilustram esse movimento. A Quem Disse, Berenice?, por exemplo, começou sua operação na unidade em um quiosque e, em julho de 2025, inaugurou uma loja física. “A gente sente que a QDB cresceu junto com o Capim Dourado. A proximidade com o consumidor e a visibilidade que o shopping proporciona foram essenciais para a expansão da marca em Palmas”, avaliou Diany Saraiva, gerente da loja.
Mesmo diante da expansão do e-commerce, os shoppings tendem a seguir em alta por possibilitarem experiências que vão além da compra. Com a ocupação praticamente completa, a perspectiva para o Capim Dourado, segundo Góes, é seguir acompanhando as transformações do varejo e fortalecendo a conexão com os consumidores. “Nos próximos anos, queremos nos consolidar ainda mais como um polo estratégico para o desenvolvimento econômico regional e um espaço de convivência que gera impacto positivo para toda a comunidade”, destacou o superintendente.
15 anos do Capim Dourado Shopping
Em 2025, o Capim Dourado Shopping celebra 15 anos de história em Palmas e no Tocantins, consolidando-se como o maior centro de compras do estado e um espaço que conecta cultura e lazer à tradição local. Inaugurado em 2010 e expandido em 2015, o Capim é DAQUI, é dos tocantinenses e tem orgulho de fazer parte da vida e das histórias da comunidade ao longo desses anos.
Sebrae
Sebrae Tocantins abre seleção para empresários participarem da maior feira de negócios do mundo na China
Seleção levará 22 empresários tocantinenses à Canton Fair 2025 na China, maior feira multissetorial do mundo, com subsídio de 50% no custo da missão internacional

Economia
BRK alerta para os impactos do desperdício de água no valor da fatura durante o período de estiagem
Banhos longos, vazamentos ocultos e torneiras gotejando estão entre as causas do desperdício.

-
Social4 dias atrás
Déborah Lopes fecha contrato nacional e prêmio de R$ 50 mil
-
Governo do Tocantins4 dias atrás
Wanderlei Barbosa destaca Tocantins no LIDE 2025
-
Social4 dias atrás
Crivelari Arquitetura inaugura escritório em Palmas
-
Tocantins4 dias atrás
PF Tocantins inaugura Central de Atendimento no Capim Dourado
-
Entretenimento1 dia atrás
Mostra Imagens que Versam; Versos que Voam abre Flisto 2025