Tribunal Regional Eleitoral
Justiça Eleitoral tocantinense realiza em Palmas a última inspeção de ciclo do primeiro semestre

As inspeções de ciclo do cartório eleitoral de Palmas, acontecem nos dias 6 e 7/6.
“Vejo um olhar de gratidão em cada uma dessas pessoas que muito trabalham em prol do êxito da Justiça Eleitoral”, afirmou o vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) e corregedor, desembargador Eurípedes do Carmo Lamounier, na última Inspeção de Ciclo do primeiro semestre, realizada por meio da Corregedoria Regional Eleitoral do Tocantins (CRE-TO), na audiência pública que iniciou hoje, 06/6, às 14 horas, na 29ª Zona Eleitoral de Palmas.
“É com confiança e profissionalismo do quadro de servidores e magistrados, que a Corregedoria vem construindo a sua história, sempre focando nas orientações, na prestação de informações seguras e confiáveis para que os serviços eleitorais continuem sendo prestados com a qualidade que o nosso cliente espera”, continuou o desembargador, sobre a atuação e a confiança do quadro de servidores e magistrados a serviço da Justiça Eleitoral do Tocantins.
O desembargador Eurípedes Lamounier, declarou ainda, que essa pode ter sido a última Inspeção de Ciclo conduzida por ele, mas que fica o legado de uma trajetória construída com muita dedicação. “Talvez este seja o último procedimento correcional que conduzo à frente da Justiça Eleitoral do Tocantins, mas levarei comigo sempre as boas lembranças, os exemplos do trabalho sério que o TRE Tocantins vem realizando ao longo de décadas, na busca do cumprimento da sua missão, que é garantir a legitimidade do processo eleitoral para fortalecer a Democracia”, disse.
Audiência Pública
O juiz membro da Corte, José Maria Lima, representou o presidente do TRE-TO, expressou o reconhecimento a todos que contribuíram com o sucesso da atuação desenvolvida pela 29ª Zona Eleitoral. “Aos cumprimentos do presidente do TRE-TO, desembargador Helvécio Brito de Maia Neto, os agradecimentos pelo empenho, dedicação e pelo trabalho sério que os senhores prestam à Justiça Eleitoral e aos eleitores desta jurisdição. A boa vontade de cada magistrado e servidor, fortalece a Justiça Eleitoral” , afirmou.
Para a chefe de cartório da 29ª Zona Eleitoral, Ana Cecília Catapan, o período de pandemia impossibilitou os encontros, mas falou da alegria em receber a equipe da Corregedoria. “Muita coisa mudou desde a última inspeção presencial, aumentou consideravelmente o número de eleitores e o número de atribuições, pois somos a zona eleitoral responsável pelos atendimentos virtuais ao eleitor, e o sucesso desta equipe vem da essência que mesmo diante das dificuldades, sempre encontramos, um motivo para sorrir” , expressou.
Já conforme o juiz eleitoral, Antiógenes Ferreira de Souza, as orientações recebidas são importantes para a prestação do trabalho da Justiça Eleitoral. “Sabemos que a inspeção de ciclo se trata de atos necessários e são sempre abertos, seja a correção ou a inspeção. A importância é tamanha principalmente em relação ao TRE-TO, pelo trabalho de excelência prestado, seja via presidência ou corregedoria”, declarou o juiz.
29ª Zona Eleitoral
A 29ª Zona Eleitoral da capital alcançou a marca de 200.579 eleitores, correspondendo a 18% do eleitorado do Tocantins, o que possibilita um possível segundo turno nas eleições de 2024. São 618 seções eleitorais espalhadas por 75 locais de votação.
Em 2022, as metas processuais estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), desenvolvidas pelo Tribunal, obtiveram o percentual de cumprimento acima de 100%. Sendo elas: “Julgar mais processos que os distribuídos; julgar processos mais antigos e priorizar o julgamento dos processos relativos aos crimes contra a Administração Pública, à improbidade administrativa e aos ilícitos eleitorais”.
Com esta última correição, em Palmas, foram realizados 10 encontros para as inspeções de ciclo, sendo as demais, as comarcas dos municípios de Porto Nacional, Natividade, Paranã, Dianópolis, Taguatinga, Paraíso do Tocantins, Cristalândia, Miracema e Miranorte. As ações retornam no segundo semestre, nas demais Zonas Eleitorais do TRE-TO.
Comemoração
Compuseram a mesa as juízas da Corte, a ouvidora Ana Paula Brandão e a juíza eleitoral, Delícia Feitosa Ferreira Sudbrak; o juiz membro, Rodrigo de Meneses dos Santos. O diretor geral, José Machado dos Santos, também prestigiou a cerimônia.
Durante o evento, houve apresentação de dança junina, comidas típicas e um momento de homenagem à técnica judiciária, Leonice dos Santos Bernardo, que prestou serviços ao Cartório durante cinco anos e recentemente recebeu sua aposentadoria.
Tribunal Regional Eleitoral
Posse TRE-TO 2025 define novos membros e gestão
TRE-TO dá posse a novos membros e elege mesa diretora 2025/2027. Adolfo Amaro é o novo presidente e João Rodrigues assume vice-presidência.

A posse TRE-TO 2025 marcou um novo ciclo na Justiça Eleitoral tocantinense, com a eleição do desembargador Adolfo Amaro Mendes para a presidência do tribunal.
A posse TRE-TO 2025 ocorreu na manhã desta quinta-feira (3), no auditório do TRE-TO, em Palmas. Foram empossados o novo presidente, desembargador Adolfo Amaro Mendes, e o vice-presidente, desembargador João Rodrigues Filho, que também assume a Corregedoria Regional Eleitoral.
A juíza Silvana Maria Parfieniuk foi reconduzida à Corte Eleitoral como Ouvidora Regional e Ouvidora das Mulheres+.
Eleição da mesa diretora
Utilizando urna eletrônica, os membros da Corte votaram por aclamação em Adolfo Amaro Mendes para a presidência. João Rodrigues foi empossado vice-presidente e Silvana Parfieniuk reeleita ouvidora por unanimidade.
Pronunciamentos de posse TRE-TO 2025
João Rigo Guimarães, presidente anterior, destacou a leveza da gestão. Adolfo Amaro ressaltou como pilares da nova administração: integridade, conformidade e produtividade. João Rodrigues prometeu dedicação e Silvana destacou o papel da Ouvidoria como canal de escuta da sociedade.
Autoridades presentes na posse TRE-TO 2025
A solenidade contou com a presença de autoridades como a presidente do TJTO, Maysa Vendramini Rosal; o procurador-geral de Justiça, Luciano Casaroti; e a vice-presidente da OAB Tocantins, Larissa Carlos Rosenda.
Composição da nova Corte Eleitoral
Composta por sete membros titulares e substitutos, a Corte inclui juízes, desembargadores, juristas e o procurador regional eleitoral.
Tribunal Regional Eleitoral
Presidente do TRE-TO empossa novo juiz substituto à Corte Eleitoral tocantinense

Para integrar a Corte Eleitoral, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), desembargador João Rigo Guimarães empossou nesta quarta-feira, 25, o juiz substituto Nelson Coelho Filho, na classe Juiz de Direito para o biênio 2025/2027. A solenidade ocorreu no gabinete da Presidência, após a 43ª Sessão Ordinária.
“Tenho certeza de que Vossa Excelência tem muito a contribuir para o aperfeiçoamento da Jurisdição Eleitoral e à efetivação plena dos direitos de cada cidadã e cidadão tocantinense”, destacou o desembargador durante a condução da cerimônia.
Durante os biênios 2006/2008 e 2008/2010, Nelson Coelho Filho contribuiu com a Justiça Eleitoral tocantinense, atuando em prol da democracia como juiz na 2ª Zona Eleitoral de Gurupi e na 35ª ZE de Novo Acordo, também compondo a Corte Eleitoral do TRE-TO.
Compromisso com a democracia
Após o ato de posse, o novo juiz substituto destacou que a Justiça Eleitoral requer compromisso com a democracia e transparência, principalmente em momentos desafiadores. “Estar aqui nos exige muita dedicação e compromisso. Passamos por momentos difíceis, de suscitação de dúvidas indevidas sobre a lisura do processo eleitoral, mas o Tribunal tem exercido tudo com seriedade e transparência que é devida”, declarou.
O magistrado substitui a vaga deixada pela juíza Edssandra Barbosa da Silva Lourenço, que finalizou seu segundo biênio no último dia 10 de junho. Ele foi eleito durante a 9ª Sessão Ordinária Administrativa presencial do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO).
Prestigiaram a cerimônia
Participaram da cerimônia os magistrados que compõem a Corte, o vice-presidente e corregedor Regional Eleitoral do TRE-TO, desembargador Adolfo Amaro Mendes, a ouvidora regional eleitoral, juíza Silvana Maria Parfieniuk, o juiz federal Wagmar Roberto Silva, o juiz Marcelo Augusto Ferrari Faccioni, o juiz Antônio Paim Broglio, o juiz Rodrigo de Meneses dos Santos e o procurador regional eleitoral Rodrigo Mark Freitas. Na solenidade foi reforçado pelos membros que será uma honra contar com a experiência eleitoral e os serviços do novo juiz substituto.
Também estiveram presentes na solenidade o diretor-geral, Jonas Demostene Ramos; a assessora-chefe da Presidência, Marisa Batista Alvarenga Webler, o coordenador da CRE, José Machado dos Santos e a chefe de gabinete do desembargador, Kênia Cristina de Oliveira,
Perfil
Nelson Coelho Filho nasceu na cidade de Goiânia (GO), no dia 27 de setembro de 1960. Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Goiás, concluindo o curso em dezembro de 1983. Pós-Graduado em Direito Civil e Processual Civil (Unirg), em Teoria da Decisão Judicial (Esmat) e Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos (Esmat). Atuou como Advogado em Goiânia (GO) de 1984 a 1989, no escritório de Advocacia Dr. José Gonçalves da Cunha e Dr. José Porfírio Teles. Ingressou na Magistratura tocantinense em setembro de 1989, com atuação nas Comarcas de Miracema, Formoso do Araguaia, Miranorte, Gurupi e Palmas.
O empossado exerceu a função de Juiz Eleitoral na 15ª Zona Eleitoral de Formoso do Araguaia, na 28ª Zona Eleitoral de Miranorte, 2ª Zona Eleitoral de Gurupi e 35ª Zona Eleitoral de Novo Acordo. Atuou como juiz membro do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins no biênio 2006-2008, sendo reconduzido para o biênio 2008-2010. Atualmente é titular da 2ª Vara de Família e Sucessões e, também, Membro/ Presidente da 1ª Turma Recursal dos Juizados Especiais e da Fazenda Pública – 3º Gabinete. Honrarias: Título de cidadão honorário de Miracema do Tocantins (TO) e Medalha Tiradentes da Polícia Militar do Tocantins.
Tribunal Regional Eleitoral
Juiz Nelson Coelho Filho toma posse no TRE-TO dia 25
Juiz Nelson Coelho Filho tomará posse como membro titular do TRE-TO no dia 25, assumindo vaga na classe Juiz de Direito para o biênio 2025/2027.

A Corte Eleitoral tocantinense receberá um novo membro substituto na próxima quarta-feira, 25 de junho. O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) dará posse ao juiz Nelson Coelho Filho, que assume vaga na classe Juiz de Direito, para o biênio 2025/2027, em solenidade marcada para as 10h30, no gabinete da Presidência.
Histórico e experiência na Justiça Eleitoral
Eleito durante a 9ª Sessão Ordinária Administrativa Presencial do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), realizada no último dia 5, o magistrado ocupará a vaga deixada pela juíza Edssandra Barbosa da Silva Lourenço, que se desligou da Corte no dia 10 de junho.
Com uma trajetória consolidada na Justiça Eleitoral, Nelson Coelho Filho já atuou como juiz na 2ª Zona Eleitoral de Gurupi e na 35ª ZE de Novo Acordo. Ele também integrou a Corte Eleitoral do TRE-TO nos biênios 2006/2008 e 2008/2010.
Estrutura da Corte Eleitoral do Tocantins
Membros titulares:
- Desembargador João Rigo Guimarães (presidente)
- Desembargador Adolfo Amaro Mendes (vice-presidente)
- Juíza Silvana Maria Parfieniuk (ouvidora)
- Juiz Federal Wagmar Roberto Silva
- Juiz Marcelo Augusto Ferrari Faccioni
- Juiz Antônio Paim Broglio
- Juiz Rodrigo de Meneses dos Santos
- Procurador Regional Eleitoral Rodrigo Mark Freitas
Membros substitutos:
- Desembargadora Ângela Issa Haonat
- Juiz Igor Itapary Pinheiro
- Juíza Hélvia Túlia Sandes Pedreira
- Juiz Alexsander Ogawa da Silva Ribeiro
- Juiz Renan Albernaz de Souza
- Procurador Álvaro Lotufo Manzano
- Juiz Nelson Coelho Filho (a partir de 25 de junho)
-
Turismo5 dias atrás
Socorro sedia V Fórum de Turismo e reunião da Executiva Nacional da Abrajet
-
Governo do Tocantins4 dias atrás
LIDE Brasil Forum Marrocos 2025: Conexões Estratégicas
-
Turismo5 dias atrás
Abrajet Nacional em movimento: tradição e inovação no jornalismo de turismo
-
Palmas5 dias atrás
Carlos Velozo garante estabilidade como prefeito em exercício
-
Turismo2 dias atrás
Abrajet São Paulo reconhece importância do trade e entrega Troféu a apoiadores em Socorro