Governo do Tocantins
Governador Wanderlei Barbosa empossa novos procuradores do Estado

O evento contou com a presença das lideranças do Ministério Público Estadual (MPE-TO), o procurador-geral de Justiça do Tocantins, Luciano Cesar Casaroti, do Tribunal de Justiça (TJ-TO); a desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe; e da Defensoria Pública (DPE-TO); a defensora pública-geral do Tocantins, Estellamaris Postal.
“Nós prezamos pelo trabalho dentro da segurança jurídica e é isso que representa a posse desses novos procuradores. Temos uma durabilidade de mandato podendo ser reconduzidos ou não, então nesse tempo, precisamos trabalhar pelo Tocantins”, ressaltou o governador Wanderlei Barbosa ao cumprimentar os novos procuradores. “Vemos aqui pessoas preparadas para lidar com todos esses processos que nós temos no nosso estado, a fim de ter uma boa relação institucional, para fazer pareceres importantes da defesa do Estado, do apoio, do apelo jurídico que nós buscamos. Queremos um estado que tenha base jurídica nos seus atos e eu tenho trabalhado desta forma”, esclareceu e complementou: “a alegria que nós temos de trazer para os nossos quadros homens e mulheres com qualificação para fazer um bom trabalho e manter o Tocantins no rumo jurídico das coisas”, enfatizou.
Para o procurador-geral Kledson de Moura Lima, o reforço no time de procuradores vem em um bom momento, visto que a PGE tem sido muito demandada nos últimos tempos. “Quando a gente debate a situação da cardiologia no Estado, por exemplo, não tomamos apenas um paciente, mas todo o serviço. Nossa atuação tem uma abrangência maior, complexa e profunda, o que faz com que a procuradoria tenha necessidade de investimentos. Investimentos que nós encontramos amplo apoio na gestão do governador Wanderlei Barbosa”, afirmou.
“O governador desde sempre fala na segurança jurídica. Desde a campanha, em todos os pronunciamentos, que nós devemos cuidar de todos e implementar as políticas, fazer cumprir o plano de governo com segurança jurídica. É aí que entra a procuradoria. Em 2018 nós éramos 149 servidores. Hoje nós somos 410. A procuradoria cresceu”, destacou ainda Kledson de Moura, ao enumerar os trabalhos desenvolvidos pelo órgão frente às atividades do Governo do Tocantins, sobretudo no programa de qualificação de jovens por meio do Jovem Trabalhador; no processo de digitalização dos serviços públicos e, por fim, na modelagem da venda do carbono jurisdicional dentro do programa REDD+ Tocantins.
Novos Procuradores
Natural de Paragominas, no Pará, o procurador Alisson Bernardino Farias, de 28 anos, sentiu-se realizado com a posse e afirmou que, apesar da pouca idade, já possui uma carreira consolidada na área jurídica. “Hoje tenho um sentimento de realização pessoal e profissional, porque eu sempre quis galgar esse cargo, desde o início da minha formação. Sempre busquei poder atuar na área de Procuradoria Geral do Estado, principalmente por ser algo importante dentro da estrutura do Estado. É um órgão que presta assessoria extrajudicial pro estado, por meio de pareceres, ajudando na definição de políticas públicas e também judicialmente quando está demandado, por quaisquer motivos”, pontuou. Ele é Graduado em Direito pela Universidade Federal do Pará, especialista em Direito Público e Gestão Financeira e foi Auditor de Controle Externo no TCE/PA (2018/2021) e Analista Judiciário do TRF 1ª Região (2021/2023).
A mineira Fernanda da Fonseca Oliveira, de 31 anos, também se diz realizada profissionalmente. “Foi uma benção de Deus em minha vida. Quando eu me formei em Direito, eu comecei a estudar para concursos de procuradorias e aqui foi um dos lugares que mais me encantou. Quando eu fui aprovada e fiquei na lista de espera, eu aguardava minha nomeação aqui, pois se tornou um sonho vir morar em Palmas. Eu me apaixonei por essa cidade no momento em que eu vim fazer a primeira e a segunda fase da prova”, completou. Fernanda é natural de Juiz de Fora (MG), fez Direito na Universidade Federal de Juiz de Fora, é pós-graduada em Direito Constitucional, foi procuradora do município de Limeira (SP) por dois anos. Atualmente exercia a função de procuradora do município de Juiz de Fora, sendo supervisora de área e atualmente gerente do Departamento de Contencioso.
Perfil dos demais procuradores empossados
Peterson Santa Rosa Sarmento: Natural de Três Rios/RJ.Graduado em Administração pela Fundação Federal de Ensino Superior de São João Del Rei (Atual UFSJ). MBA em Marketing pela FGV/RJ. Graduado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pós-graduado em Direito Constitucional pela Universidade Cândido Mendes. Além de outras ocupações, já foi Técnico Judiciário (2010 a 2015) e, posteriormente, Analista Judiciário no Tribunal Regional do Trabalho da Terceira Região(2015 a 2023).
Ricardo Lima Souza: Natural de Caçu/GO, graduado em Ciências Biológicas pela UEG e Direito pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (CEUB). Pós-graduado em Direito Penal em andamento pela Escola da Magistratura do Distrito Federal (ESMA-DF). No serviço público já exerceu várias funções: recenseador do IBGE, agente de saúde, escrevente judiciário do TJGO, técnico do seguro social do INSS. Nos últimos 10 anos ocupou o cargo de auditor federal de finanças e controle da CGU, com exercício na Corregedoria-Geral da Presidência da República.
Wallace Gonçalves da Silva: Natural de Patos de Minas/MG. Graduado em Direito pelo UNIPAM (Centro Universitário de Patos de Minas). Pós-graduado em Direito Público pela Universidade Anhanguera-Uniderp, Pós-graduado em Direito Processual Civil pela Faculdade Venda Nova do Imigrante. Pós-graduado em Advocacia Pública pela Unimais. Foi oficial do Ministério Público do Estado de Minas Gerais por 15 anos (2008 a 2023).





Governo do Tocantins
Governador participa de missa campal do Senhor do Bonfim
Em Natividade, governador Wanderlei Barbosa participa da tradicional missa campal do Senhor do Bonfim ao lado de milhares de romeiros.
Missa campal e peregrinação a pé reforçam a tradição secular e o valor cultural do Dia do Senhor do Bonfim, celebrado pela primeira vez como feriado estadual após a instituição da lei.

Ao lado de milhares de romeiros, o governador Wanderlei Barbosa celebrou a festividade, reforçando a importância da valorização cultural. “Cumprimento todos os romeiros, líderes da Igreja e os tocantinenses, e expresso minha alegria por estar presente neste momento. Faço questão de vir todos os anos para prestigiar o Senhor do Bonfim. Fico feliz que, neste ano, a participação tenha aumentado bastante, especialmente por conta do feriado, que permitiu a todos a liberdade de manifestar sua fé. Estou à disposição da Igreja para ajudar no que for necessário durante a romaria. Agradeço a Deus por estar ao lado de todos vocês, fiéis que vieram com gratidão e confiança”, ressaltou o chefe do Executivo.
A missa campal é um momento especial que reúne devotos de toda a região.
A Importância da Missa Campal e sua Tradição na Romaria do Senhor do Bonfim
A missa campal foi presidida pelo bispo Dom José Moreira da Silva, da Diocese de Porto Nacional, marcando o ponto alto das celebrações da Romaria do Senhor do Bonfim e reunindo fiéis em um momento de fé e devoção. O local também abriga um santuário erguido em homenagem à imagem sagrada, tornando-se um destino de peregrinação que atrai visitantes de todas as regiões do país, encantados pela tradição, história e espiritualidade que marcam a festividade. Tradicionalmente, após a missa, a estátua de Jesus na cruz é carregada pelos fiéis até a Igreja do Bonfim, encerrando a celebração.
A missa campal é reconhecida não apenas como um ato de fé, mas também como uma celebração que fortalece os laços comunitários.
“É uma grande alegria presidir esta missa da romaria, um momento de fé e devoção que une milhares de romeiros em gratidão a Deus e ao Senhor do Bonfim. Somos todos iguais perante Deus e que Ele nos dê forças para permanecermos aqui praticando a fé”, declarou o bispo José Moreira.
A importância da missa campal transcende a esfera religiosa, refletindo a cultura tocantinense.
O reitor do Santuário do Senhor do Bonfim, padre Leomar Sousa, emocionado, destacou a dedicação de todos que tornam o evento possível e agradeceu ao Governo do Tocantins pelo apoio. “Dou graças a Deus por este momento tão especial da nossa romaria. Cada passo que realizamos aqui é feito com o coração e guiado pela fé. Dirijo minha sincera gratidão ao bispo Dom José Moreira, a todos os queridos romeiros presentes e ao governador Wanderlei Barbosa, nosso amigo e parceiro desta romaria. Nada disso teria sentido sem a dedicação conjunta que torna possível este encontro, um verdadeiro ato de fé”, afirmou o sacerdote.
O Festejo do Senhor do Bonfim, que ocorre nos municípios de Natividade, Tabocão e Araguacema do dia 6 até o dia 17 de agosto, inclui missas, novenas, procissões, caminhadas, recitação do terço e outras manifestações de fé e devoção. Entre as tradições mais marcantes está a peregrinação a pé de fiéis, que percorrem cerca de 23 km, do município até o povoado Bonfim, expressando fé e gratidão pelas graças alcançadas.
A missa campal e as diversas atividades do Festejo do Senhor do Bonfim atraem romeiros de todo o Brasil.
Fiéis
Moradora de Gurupi, Kilsa Nathália Pereira Gonçalves é uma das peregrinas que percorreu, a pé, o trajeto de Natividade até o Santuário do Senhor do Bonfim. “Já vim várias outras vezes para a romaria, mas é a primeira que faço o trajeto a pé para pagar promessa que fiz há dois anos. É um sentimento gratificante pela bênção, por isso fiz questão de fazer o percurso. Me sinto muito emocionada por ter conseguido chegar até aqui”, expressou.
Devoto do Senhor do Bonfim, Advan Dias, de Porto Nacional, carrega décadas de fé e tradição com o santuário. “Já tem mais de 40 anos que frequento as festividades do Senhor do Bonfim. É um sentimento de muita alegria porque, sempre quando venho, me sinto uma pessoa realizada e muito feliz de estar aqui. Inclusive, faço aniversário hoje, dia 15 de agosto, no Dia do Senhor do Bonfim”, contou Advan.
O sentimento de alegria na missa campal é compartilhado por todos os que participam desse momento único.
Apoio
No trajeto da romaria, os fiéis contaram com ponto de apoio instalado pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), no km 12 entre o município de Natividade e o povoado Bonfim. O espaço ofereceu área para descanso e atendimento básico de saúde, como aferição de pressão arterial e pequenos curativos, além de distribuição de água e refeições para auxiliar na recuperação da caminhada.
Durante a romaria, a missa campal é um ponto de encontro para os fiéis expressarem sua devoção.
Além disso, o Governo do Tocantins reforçou a segurança por meio da Polícia Militar do Tocantins (PMTO) para acolher os devotos participantes da peregrinação, bem como ofereceu suporte e infraestrutura por meio das secretarias de Estado do Turismo (Setur) e da Cultura (Secult).
Dia do Senhor do Bonfim
Com o objetivo de valorizar as tradições e fomentar o turismo religioso, o Tocantins celebra, neste ano, pela primeira vez, o Dia do Senhor do Bonfim como feriado estadual, conforme a Lei nº 4.509, que estabelece o dia 15 de agosto como feriado em todo o estado. A data busca preservar as tradições e a cultura tocantinense; promover a integração sociocultural entre as comunidades locais; fortalecer o patrimônio cultural; e incentivar o turismo religioso.
Tradição
A tradição cultural da Romaria do Senhor do Bonfim teve início em 1750, quando um vaqueiro encontrou uma imagem de Cristo crucificado em um tronco, na região do povoado Bonfim. Segundo a história local, ele levou a imagem para casa, mas ela desapareceu misteriosamente e reapareceu no mesmo lugar onde havia sido encontrada. Esse episódio marcou o início da devoção que, ao longo dos anos, se expandiu pelos municípios de Natividade, Tabocão e Araguacema, consolidando-se como a maior festa religiosa do Tocantins.
Assim, a tradição da missa campal se perpetua, unindo gerações em fé e gratidão.
Governo do Tocantins
Governador Wanderlei Barbosa participa da Missa dos Vaqueiros em Taguatinga e fortalece tradição secular
Celebração religiosa faz parte da programação dos festejos da padroeira da cidade, Nossa Senhora d’Abadia

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, acompanhado da primeira-dama e secretária extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero, participou, nesta quinta-feira, 14, mais uma vez, da tradicional Missa dos Vaqueiros em Taguatinga, no sudeste do estado. A celebração integra a programação religiosa e cultural do festejo de Nossa Senhora d’Abadia, padroeira da cidade, comemorada nesta sexta-feira, 15.
O chefe do Executivo destacou que os festejos de Taguatinga constituem uma das mais importantes e tradicionais manifestações religiosas e culturais do Tocantins. “Essa missa faz parte de uma manifestação religiosa tradicional de Taguatinga. Estou feliz em poder estar aqui para celebrar e festejar com a comunidade, com os vaqueiros do Tocantins, pelos quais tenho grande admiração”, ressaltou o governador.
A primeira-dama Karynne Sotero externou a satisfação em participar da programação. “Estamos felizes em poder participar dessa grande festa e dessa celebração religiosa, uma das maiores do gênero na região sudeste. É uma forma de fomentarmos nossa cultura e nossas tradições”, enfatizou.
Um dos maiores entusiastas das tradições locais, o prefeito de Taguatinga, Paulo Roberto, agradeceu ao governador por mais uma vez prestigiar a programação e falou sobre o festejo. “É uma tradição secular, que preservamos com carinho. O festejo de Nossa Senhora d’Abadia é uma festa belíssima, a exemplo da Missa dos Vaqueiros, que homenageia o homem do campo, o trabalhador. Portanto, agradecemos ao governador Wanderlei Barbosa por nos prestigiar e pelo apoio cultural, financeiro e logístico. Isso constitui uma forma de valorizar a cultura, as tradições, o passado e o presente”, ressaltou o prefeito.
Os festejos de Nossa Senhora d’Abadia vêm sendo realizados há décadas em Taguatinga e atraem romeiros e visitantes da região e de todo o estado. Novenas e missas são realizadas durante os dias de festa, com destaque para a Missa dos Vaqueiros, quando peões e produtores rurais da região se curvam diante da santa em sinal de respeito e agradecimento.
As Cavalhadas são outra grande atração, um evento com mais de 80 anos de história. O maior espetáculo a céu aberto do estado encena a disputa entre cavaleiros cristãos e mouros. Além da parte religiosa, com novenas e missas, a festa atrai milhares de pessoas com shows de artistas regionais e nacionais, movimentando o comércio e o turismo local.
Texto: Jarbas Coutinho/Governo do Tocantins
Governo do Tocantins
Governador prestigia show de padre Fábio no Senhor do Bonfim
Em gesto de fé e respeito à tradição, governador Wanderlei Barbosa prestigia show do padre Fábio de Melo no Santuário do Senhor do Bonfim.
Programação fomenta o turismo religioso, atraindo pessoas das mais diversas regiões do Tocantins e até de outros estados.

A programação fomenta o turismo religioso, atraindo pessoas das mais diversas regiões do Tocantins e até de outros estados, que procuram o local para pagar promessas e fortalecer a fé. Na ocasião, o governador Wanderlei Barbosa também participou da entrega do Título de Cidadão Tocantinense ao padre Fábio de Melo. A honraria foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto).
Na condição de romeiro, o chefe do Executivo estadual ressaltou que, a exemplo dos anos anteriores, compareceu para louvar e prestigiar esse momento marcante da programação. “Estivemos aqui com todos os romeiros, para apreciar essa grande atração, que é o show do padre Fábio de Melo, que recebeu o Título de Cidadão Tocantinense, concedido pela Assembleia Legislativa”, enfatizou o governador, ao destacar o primeiro feriado estadual do Senhor do Bonfim, a ser comemorado nesta sexta-feira, 15 de agosto.
A primeira-dama Karynne Sotero salientou as ações do Estado para proporcionar bem-estar a quem participa deste momento. “A estrutura de apoio da Setas [Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social], por exemplo, é um espaço de cuidado, escuta e acolhimento. A gente sabe que quem vem até aqui, muitas vezes enfrenta desafios para estar presente e o papel do Estado é garantir dignidade, conforto e respeito a todos os romeiros”, pontuou.
O reitor do Santuário do Senhor do Bonfim, padre Leomar Sousa, agradeceu a presença do governador e reforçou a importância da programação. “Agradeço o apoio para realização dessa importante programação cultural e religiosa para o nosso povo. A fé e a cultura não se dissociam. O romeiro vem aqui primeiro pelo Senhor do Bonfim, mas ações como esse show fomentam muito a vinda do romeiro ao Santuário”, declarou.
Com o tema Romeiros: Peregrinos de Esperança, a programação litúrgica oficial do Festejo do Nosso Senhor do Bonfim, em Natividade, iniciou no dia 6 e segue até 17 de agosto. A festa reúne fiéis, peregrinos e turistas durante dias de intensa programação, incluindo terços, novenas, caminhadas e procissões. Uma das tradições mais marcantes é a romaria a pé, em que os devotos percorrem cerca de 23 km da cidade de Natividade até o povoado do Bonfim.
Devota do Senhor do Bonfim e frequentadora assídua do festejo todos os anos, Maria do Socorro Souza, do município de Alvorada, elogiou a programação deste ano e destacou que o show enriqueceu o evento. “Este ano a programação religiosa está muito boa e a presença do padre Fábio de Melo fortalece a fé dos romeiros. Além da espiritualidade, o show constitui também um momento de entreterimento”, concluiu.
Deocleciano Aires, que também participa do festejo todos os anos, assegurou que a presença do padre Fábio de Melo demonstra a importância do festejo para os tocantinenses. “Um show desse porte demonstra a grandeza da romaria, enriquece a festa e movimenta o turismo religioso”, comentou.
“Essa romaria que tem praticamente 300 anos. Agora, com esse show católico, com certeza trouxe mais interatividade no local”, ressaltou o padre Marcos Rabelo Campos, da cidade de São Valério da Natividade.
-
Turismo4 dias atrás
Mirante Janela do Sol é inaugurado em Palmas
-
Palmas4 dias atrás
Publicada lista de pratos selecionados para o Festival Gastronômico de Taquaruçu
-
Social4 dias atrás
Kátia Chaves celebra aniversário
-
Governo do Tocantins4 dias atrás
Por Todas as Marias 2025: Tocantins reforça combate à violência contra a mulher
-
Entretenimento4 dias atrás
Palmas recebe ‘Hermanoteu na Terra de Godah’, sucesso da Cia. de Comédia Os Melhores do Mundo