Educação
Hipercognitivos: entenda quem é a nova geração de estudantes e como a tecnologia é usada por eles

Quando você pensa em uma sala de aula, o que lhe vem à cabeça? Provavelmente é um professor na frente do quadro, explicando algo para alunos sentados em cadeiras enfileiradas — uma cena que não mudou muito nos últimos 200 anos, pelo menos em larga escala. Agora pense em uma pessoa que experimenta cotidianamente as inovações tecnológicas mas, quando decide estudar, dá de cara com a cena descrita acima.
Apesar da imensa digitalização que aconteceu na pandemia e das diversas adaptações vivenciadas por estudantes e professores, há, ainda hoje, um descompasso entre a velocidade dos avanços tecnológicos e o que as instituições de ensino conseguem de fato acompanhar.
Para ser competitivo no mercado, porém, é fundamental diminuir essa lacuna. E, para fazer isso, é importante entender como é a jornada dos estudantes, qual o papel da tecnologia no aprendizado e, dessa forma, ter ferramentas para definir as estratégias que podem ser mais eficientes para a sua marca.
O cenário da tecnologia na educação
O interesse pelos cursos a distância, que começou a crescer antes da pandemia, ganhou tração durante esse período e hoje o EAD se tornou uma necessidade. Se em 2017, 81% dos estudantes preferiam o modelo presencial, em 2021 o cenário se inverteu e 78% disseram que o modelo a distância era melhor.1 Em 2023, depois de todas as experiências (boas e ruins) no online e no offline, a tendência são alunos que optam pelo melhor dos dois mundos: 40% preferem o semipresencial, modalidade que hoje tem mais adeptos, e aumentou 15 pontos percentuais em relação ao ano passado.2
Uma pesquisa recente feita pelo Google com a Educa Insights aponta que dois terços dos futuros estudantes, independentemente de serem da graduação, pós-graduação ou de cursos livres, preferem aulas com alguma carga a distância.3 E isso acontece pelos benefícios que essa modalidade traz, como a flexibilidade de horários, o preço mais acessível e a ausência de barreiras geográficas.

Todas essas mudanças criaram uma nova geração de estudantes hipercognitivos: eles conseguem absorver grande quantidade de informação, são multidevices e sabem lidar com problemas complexos simultaneamente. Por isso, trafegam facilmente entre os mundos online e offline. E na jornada do conhecimento, isso não é diferente: 52% deles utilizam pelo menos três fontes distintas para estudar.4 Nesse contexto, ferramentas como o YouTube, os aplicativos e a Busca fazem parte desse novo modo de aprender.
A partir de entrevistas e dos dados coletados na pesquisa, identificamos três perfis principais entre aqueles que pretendem fazer algum tipo de curso nos próximos 12 meses: os estudantes em formação inicial, em formação continuada e os lifelong learners.



Possibilidades de criar conexões
Hoje, mais do que nunca, é importante trazer esses consumidores para o centro das suas estratégias e entender que se eles estão em diferentes plataformas, sua marca também deve estar.
O YouTube, por exemplo, é um dos principais territórios de conteúdo de educação. A aprendizagem é tão central na plataforma que os 50 maiores canais do YouTube Edu somam mais de 130 milhões de inscrições.5 Há, ainda, mais de 80 mil canais com conteúdos acadêmicos, que ajudam a desenvolver habilidades e a resolver problemas práticos.6
Da alfabetização ao auxílio vocacional, passando por cursos de idiomas e vídeos que ensinam a melhorar a concentração, a multiplicidade da plataforma permite que sua marca converse com estudantes que estão nas mais diferentes áreas e em busca de conhecimentos muito distintos. E soluções baseadas em inteligência artificial, como PMax, podem garantir que a sua mensagem chegue até eles no momento certo.

O celular é outro fator a ser considerado em qualquer estratégia. Uma pesquisa realizada pelo Google mostrou, por exemplo, que 80% dos alunos usam o dispositivo para estudar e 69% o fazem por meio de aplicativos.7, 8 Por isso, pode ser interessante investir no desenvolvimento de apps da sua marca, priorizar campanhas de app e até mesmo criar uma jornada mais integrada com a ajuda do Web to App Connect.
A Busca é mais um território a ser explorado. Neste ano, todas as categorias de ensino (graduação, pós-graduação, semipresencial, EAD e cursos rápidos) tiveram uma alta na procura no primeiro trimestre e 70% das buscas pelo mercado de educação aconteceram no celular.9 Por isso, campanhas de pesquisa podem ser muito eficientes para essa fatia considerável de pessoas que usam o Google para procurar por cursos e instituições.

Quando olhamos para esse consumidor hipercognitivo, que utiliza diferentes plataformas e está preocupado com o aprendizado ao longo da vida, vemos que, apesar das lacunas que existem no mercado educacional, as tecnologias já são utilizadas pelos alunos e têm, em grande medida, auxiliado no processo de democratização do aprendizado.
Por isso, em vez de fugir dos avanços tecnológicos, as marcas de educação devem abraçá-los. Isso só é possível se houver um esforço para entender quem é essa nova geração de estudantes e como se comunicar com eles da forma mais eficiente ao longo de toda a jornada. Com o mercado de trabalho cada vez mais exigente, esse público que busca capacitação só tende a aumentar — e sairá na frente quem já tiver uma presença online consolidada.
Fonte:
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Educação
APM Cursos anuncia sete novas formações médicas para o segundo semestre em Palmas
Cursos presenciais, semipresenciais e online começam em agosto e reforçam o compromisso da instituição com a excelência na formação médica no Tocantins

Com foco na qualificação de profissionais da saúde e no fortalecimento das especialidades médicas no Tocantins, a APM Cursos inicia, ainda neste mês, sua programação de capacitações do segundo semestre. Ao todo, serão sete cursos voltados à atualização científica e à prática médica contemporânea, com turmas nas modalidades presencial, semipresencial e online.
As novas formações abrangem diferentes áreas da Medicina e reúnem docentes com reconhecimento nacional. Os cursos de pós-graduação de Atuação em Dor, Doenças Osteometabólicas, Neurologia, Psiquiatria na Infância e Medicina Canabinóide têm início previsto para o dia 30 de agosto. Já Cardiologia e Medicina do Esporte começam no dia 27 de setembro. A maioria será oferecida em formato semipresencial, com aulas teóricas virtuais e módulos práticos presenciais. O curso Medicina Canabinóide, por sua vez, será 100% online, oferecendo maior flexibilidade aos participantes.
Com carga horária planejada para integrar teoria e prática, os conteúdos foram estruturados para atender a necessidades específicas do exercício médico, promovendo discussões clínicas, estudos de caso e abordagem de protocolos atualizados. A proposta é proporcionar formação robusta e aplicável à rotina de profissionais que atuam em contextos diversos, do consultório ao ambiente hospitalar.
De acordo com a coordenadora da APM Cursos em Palmas, Taysa Helena Costa Borges Stecca, a proposta pedagógica das formações foi cuidadosamente estruturada para atender às principais demandas da prática médica, com foco na aplicabilidade dos conteúdos e na melhoria do atendimento à população.
“Nosso compromisso é com a excelência da formação médica e com o impacto direto disso no atendimento à população. Esses cursos foram pensados para atender as demandas reais de quem está na linha de frente, aliando teoria e prática de forma objetiva e acessível”, afirma a coordenadora.
Com a nova programação, a APM Cursos amplia a oferta de capacitações voltadas à qualificação médica no Tocantins. Segundo a coordenadora da unidade em Palmas, Taysa Stecca, a intenção é manter uma agenda formativa constante, que dialogue com as necessidades reais da categoria. “A demanda por atualização é contínua. Nosso objetivo é garantir que os profissionais tenham acesso a conteúdos relevantes, com aplicabilidade imediata na prática clínica”, afirma.
Informações sobre matrículas e conteúdo programático podem ser obtidas diretamente por meio do telefone 63-999234668 ou 63-992601655 e através do site apmcursos.com.br/palmas/
Educação
Grupo JDemito e SENAI iniciam primeira turma do curso técnico em Mineração em Araguaína
Parceria pioneira fortalece a formação de mão de obra qualificada para o setor mineral no Tocantins.

O Grupo JDemito e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) realizaram, no sábado, 02/08, a aula inaugural da primeira turma do Curso Técnico em Mineração, no município de Araguaína. A iniciativa é fruto de uma parceria, com foco na formação de profissionais preparados para atender às demandas da indústria de mineração no Estado.
A nova turma é composta por 36 alunos, entre colaboradores do grupo JDemito e jovens aprendizes, que irão receber formação técnica de excelência aliada ao desenvolvimento de habilidades socioemocionais — um dos diferenciais dos cursos ofertados pelo SENAI.
O conteúdo programático do curso contempla desde os fundamentos da mineração até aspectos ligados à segurança do trabalho, sustentabilidade ambiental, operação de equipamentos, controle de qualidade e logística da cadeia mineral. Além da formação técnica, os alunos também serão capacitados em competências comportamentais, como trabalho em equipe, comunicação, liderança e resolução de problemas.
Durante a solenidade, realizada no Centro de Educação e Tecnologia (CETEC) de Araguaína, estiveram presentes autoridades do setor produtivo e educacional, entre elas: a Diretora Administrativa do Grupo JDemito, Janaína Nagy; Diretor Operacional do Grupo, Artur Neto; representante da DV3, Alexandre Demito; Gerentes operacionais das plantas da empresa no Estado; o Gerente do CETEC de Araguaína, Evandro Rodrigues; e a Coordenadora Pedagógica do Senai Araguaína, Francilene Alencar; e a equipe pedagógica da instituição.
Compromisso com o futuro
A implantação do curso técnico em Mineração fortalece a atuação do SENAI como protagonista da educação profissional no Tocantins. Com uma metodologia atualizada e alinhada às necessidades do mercado, a instituição tem ampliado sua presença em diferentes setores da indústria, conectando jovens e trabalhadores a novas oportunidades de carreira.
Educação
APM Cursos inaugura unidade em Palmas e amplia acesso à especialização médica no Tocantins
Programação de estreia contou com aula magna sobre osteoporose, atividades práticas e palestras sobre inovação médica

A cidade de Palmas recebeu neste fim de semana a inauguração da unidade da Academia de Cursos Médicos (APM), marcando um novo capítulo para a educação médica no Tocantins. A instituição passa a oferecer cursos de pós-graduação e capacitação técnica voltados a profissionais da área médica, ampliando o acesso à formação especializada no Estado.
A abertura da unidade foi marcada por uma programação intensa, que começou na manhã de sexta, 04, no auditório do Sindicato dos Médicos do Tocantins (Simed), com uma aula magna sobre osteoporose. A atividade foi conduzida pelo médico e professor Dr. Frederico Barra, ortopedista especialista em dor e doenças osteometabólicas.
Na sequência, das 10h às 13h, a Clínica Ortopédica do Tocantins (COT) sediou um workshop com atividades práticas. Os participantes acompanharam uma oficina sobre Densitometria Óssea, exame utilizado no diagnóstico de doenças como a osteoporose e osteopenia. Também foram apresentadas tecnologias modernas aplicadas no tratamento da dor, como a Terapia por Ondas de Choque (TOC) e o Laser de Alta Intensidade, ambos indicados para lesões e dores musculoesqueléticas.
À noite, a programação retornou ao Simed com duas palestras voltadas à inovação na área médica: “IA: o estado da arte e a prática médica”, ministrada pelo professor Leonardo Ludovico Póvoa, e “Cannabis na dor musculoesquelética: o que você precisa saber”, novamente com o Dr. Frederico Barra. O evento foi encerrado com um coquetel de inauguração na área social do sindicato.
Formação médica mais próxima da realidade local
De acordo com o coordenador acadêmico da APM em Palmas, Dr. Elton Stecca Santana, a instalação da unidade no Tocantins representa um passo importante para descentralizar o ensino médico especializado no Brasil. “A proposta é facilitar o acesso de médicos a formações presenciais de qualidade, que antes exigiam deslocamentos para centros como São Paulo ou Brasília. A expectativa é que a unidade funcione como um polo regional de educação continuada, atendendo às demandas locais e contribuindo para a qualificação da prática médica no Estado”, explicou.
Ele também destacou que a iniciativa pode contribuir para reduzir desigualdades no acesso à atualização profissional, especialmente para médicos que atuam em cidades do interior. “É uma oportunidade para que esses profissionais se qualifiquem sem precisar sair do Tocantins. Ou seja, com a chegada da APM, Palmas se insere de forma mais sólida no mapa da formação médica especializada, oferecendo alternativas de capacitação alinhadas com os avanços tecnológicos e científicos da área da saúde”, pontuou.
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