Governador Wanderlei Barbos destaca pioneirismo em créditos de carbono na Amazônia Legal

Belém, 7 de agosto de 2023 – Nesta segunda-feira, o governador Wanderlei Barbosa participou do evento intitulado ‘Diálogos de alto nível entre o BID e os governadores amazônicos do Brasil’, realizado em Belém. O encontro teve como objetivo discutir o Programa Regional da Amazônia do BID (Banco Nacional Interamericano) e avaliar ferramentas para mobilizar financiamentos para projetos na Região Amazônica.

Com a coordenação do presidente do BID, Ilan Goldfajn, e da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, o encontro ressaltou a importância da articulação de projetos na região para maximizar os resultados dos investimentos.

O evento reuniu representantes de oito estados pertencentes à Amazônia Legal, incluindo Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima, Pará, Maranhão, Amapá e Tocantins.

Durante o evento, o presidente do BID anunciou um aporte financeiro de R$ 4,5 bilhões, fruto de uma parceria com o BNDES. Esse investimento significativo estará disponível para os estados desenvolverem ações voltadas para o desenvolvimento sustentável da Amazônia.

O governador Wanderlei Barbosa enfatizou o papel crucial de instituições como o BID, que possibilitam aos estados planejar ações sustentáveis e responsáveis. “Precisamos investir no crescimento de nosso estado, especialmente no agronegócio, em consonância com a preservação ambiental”, afirmou o governador.

Ele também ressaltou que Tocantins foi o primeiro estado do Brasil a negociar créditos de carbono no mercado internacional. “Essa iniciativa inovadora só foi possível graças ao compromisso de Tocantins com a preservação do meio ambiente, representada por um conjunto abrangente de políticas públicas e marcos legais que estão em vigor há algum tempo”, explicou o governador Wanderlei Barbosa.

A ministra Simone Tebet falou sobre a proximidade da Copa 30, prevista para ocorrer em 2025 em Belém, e destacou a importância de políticas públicas de financiamento em prol da Amazônia.

Durante o evento, foi assinado um acordo de cooperação entre o Consórcio de Governadores da Amazônia Legal, o BID e o Ministério do Planejamento e Orçamento. Esse acordo tem como objetivo fortalecer esforços conjuntos e oferecer suporte para iniciativas de desenvolvimento sustentável na região.

Os ‘Diálogos de alto nível entre o BID e os governadores amazônicos do Brasil’ serviram como uma plataforma fundamental para discutir estratégias de promoção de projetos ecologicamente conscientes na Amazônia. Com o apoio financeiro do BID e BNDES, o governador Wanderlei Barbosa e seus colegas da Amazônia Legal estão preparados para implementar medidas que impulsionarão o crescimento econômico, ao mesmo tempo que protegem a inestimável biodiversidade da floresta amazônica.

Foto ilustrativa referente ao tema abordado
#image_title
Foto ilustrativa referente ao tema abordado
#image_title
Foto ilustrativa referente ao tema abordado
#image_title

Publicidade

Portal Jaciara Barros - Anuncie Aqui