Tocantins
Em Porto Nacional, vice-governador Laurez Moreira inaugura nova sede da 3ª Companhia de Bombeiros Militar e reforça compromisso do Governo do Tocantins com a população
Obra inaugura um novo padrão de estrutura para as Unidades Operacionais no interior do Estado
O vice-governador do Tocantins, Laurez Moreira, inaugurou nessa quinta-feira, 17, a nova sede do quartel da 3ª Companhia Independente de Bombeiros Militar (3ª CIBM), em Porto Nacional. A construção representa um marco importante para o Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO), introduzindo um novo padrão de estrutura para as Unidades Operacionais no interior do Estado. Durante a solenidade, o Vice-governador destacou o trabalho que vem sendo realizado pelo Governo do Tocantins em prol da população.
“A entrega dessa obra é muito significativa para a cidade de Porto Nacional e para o Tocantins. Eu tenho muito orgulho de estar ao lado do governador Wanderlei Barbosa, pela maneira que ele tem administrado o nosso Estado. Onde a gente chega tem obra para inaugurar, e principalmente pela magnitude que ele tem dado para a segurança pública. Porque não tem nada mais importante do que garantir para a comunidade a sua segurança”, declarou.
A solenidade também foi marcada pela assinatura do decreto que elevou a unidade dos Bombeiros Militar em Porto Nacional a condição de Companhia Independente, e pela doação de um lote localizado no Distrito de Luzimangues ao CBMTO, destinado à construção de mais uma unidade da corporação.
Para o comandante-geral do CBMTO, Coronel Eduardo Farias, a solenidade simbolizou o desenvolvimento dos Bombeiros Militar do Tocantins. “Essa inauguração é de suma importância. Esse é o nosso primeiro quartel que foi realmente construído para ser quartel. A representatividade disso, juntando com a sua elevação à condição de Companhia Independente, pois ainda era uma companhia subordinada à Palmas, pela relevância que tem Porto Nacional para o Estado, e num terceiro momento, mas não menos importante, a doação de uma área em Luzimangues, onde iremos avançar também com essa estrutura dos Bombeiros para atender a comunidade, representa a expansão do trabalho dos Bombeiros Militares”, afirmou.
Em Porto Nacional, a nova sede está estrategicamente no Anel Viário da cidade, com fácil acesso de todas as partes do perímetro urbano. Segundo o comandante da 3ª CIBM, Major QOBM Marcos Humberto Renovato Dourado, essa posição estratégica irá ajudar nas operações. “O local é bem situado dentro do município, então o nosso deslocamento irá melhorar significativamente. O nosso treinamento será melhor executado. E, consequentemente, irá melhorar o atendimento à população. Isso nos deixa muito felizes, é um trabalho que vem sido desenvolvido ao longo dos anos, passou por vários comandantes para que acontecesse hoje. Então, só temos a agradecer ao Governo do Tocantins, ao empenho dos comandantes anteriores e ao atual pela realização dessa grande estrutura”, reconheceu.
Homenagens
Durante a cerimônia, o vice-governador Laurez Moreira recebeu o escudo comemorativo do Corpo de Bombeiros do Tocantins, em representação à importância desse momento histórico. A superfície do escudo mostra a fachada da nova sede do quartel da 3ª CIBM de Porto Nacional, acompanhado do Brasão do Corpo de Bombeiros Militar.
Estrutura e investimento
Essa é a segunda sede do Corpo de Bombeiros entregue na gestão do governador Wanderlei Barbosa. A primeira foi a nova sede do Quartel do Comando-Geral, em Palmas, em abril deste ano.
A nova sede da 3ª CIBM, recebeu investimentos de R$ 1.265.000,00, e entre suas características arquitetônicas está a cobertura espacial, que dá novo visual ao projeto construtivo, além de acomodar espaços para as viaturas, sala de aula, gabinete do comandante, recepção, alojamento, cassino, entre outros.
A estrutura predial tem 533,75 metros quadrados construída em um terreno de aproximadamente 17.343,07 metros quadrados. A sede do Corpo de Bombeiros fica localizada no setor Aeroporto, nas proximidades do Fórum, do Ministério Público e do Tiro de Guerra, em Porto Nacional.