Turismo
Sebrae, em ação integrada com a ABAV Expo, apresenta roteiros de regiões do Brasil que fogem do tradicional

Na manhã de hoje, representantes do Sebrae de diversos estados do Brasil se reuniram em um brunch, no hotel Windsor Barra, no Rio de Janeiro, para apresentar aos jornalistas de várias regiões do país, seis roteiros turísticos especiais. A iniciativa é uma ação integrada com a ABAV Expo, organizada pela ABAV Nacional.
Ana Clévia Guerreiro, coordenadora nacional do Sebrae de turismo, economia criativa e artesanato abriu o encontro ressaltando a importância de eventos que valorizem o turismo brasileiro. “Eu amo trabalhar este setor, porque ele permite a inclusão das pessoas do território visitado. Cria-se um espaço para aqueles que não possuem visibilidade, como o turismo comunitário, passando pelos povos quilombolas, as culturas tradicionais e populares. Já ouvi relatos emocionantes de uma pessoa que disse que o turismo o fez se sentir importante. É isso que queremos: fazer as pessoas se sentirem importantes, valorizadas e reconhecidas”.
Admary Monteiro Barbosa, colaboradora do Sebrae Tocantis, trabalha no Jalapão e falou um pouco sobre a Rota Quilombola Jalapão, uma jornada pela cultura e história afro-brasileira. “Esse projeto tem o objetivo de levar o visitante para uma viagem fascinante pela cultura e história negras, em uma das regiões mais ricas do Brasil. Um rota que explora as tradições, lutas e contribuições dos quilombos”, explica.
O Rio Grande do Norte também esteve presente através do Seridó Geoparque Mundial da Unesco, apresentado por Yves Guerra de Carvalho. Trata-se de áreas geográficas únicas e unificadas, onde os locais e as paisagens de significado internacional são gerenciados com um conceito holístico de proteção, educação e desenvolvimento sustentável. “A nossa região tem potencial turístico, criação de empregos e geração de renda. Podemos dizer que o Rio Grande do Norte é um mundo de possibilidades”.
O empresário Paulo Gusmão, do Rio Grande do Sul, apresentou as maravilhas da Costa Doce Gaúcha, que reúne a beleza arquitetônica da imigração ibérica em uma região tocada pela imensidão das águas lagunares e pela costa oceânica, destino de sol e praia consagrados por gaúchos, uruguaios e argentinos. “Descendentes dos imigrantes germânicos diversificam a oferta com os roteiros coloniais e o Caminho Pomerano, em paisagens de rara beleza e forte identidade cultural. A arquitetura e as praias doces e salgadas são o tesouro da Costa Doce. Possuímos muitos produtos consolidados e estamos crescendo cada vez mais, seja na gastronomia, na cultura ou no turismo”.
Conhecido por suas delícias gastronômicas, o Pará mostrou que é possível trazer para o cenário turístico, causas como sustentabilidade e a inclusão da comunidade local. “O nosso roteiro é completo. O turista consegue fazer parte do roteiro, não só passar por ele. O Pará tem cheiro, cor, sabor e calor humano”, afirma a empresária Narmy de Paula. A região tem como destaque um passeio para a Ilha do Combu, que fica a cerca de 32 minutos de barco da Capital do Estado. A ilha é a mais próxima de Belém e é muito conhecida pela produção de açaí e cacau.
O estado do Rio de Janeiro, representado por Tais Araújo, do Sebrae Rio, surpreendeu ao apresentar o projeto Raízes Cariocas. Nele, há 22 roteiros de experiências que tem como objetivo redescobrir o estado. “Queremos mostrar um outro olhar do Rio de Janeiro, sem ser a praia de Copacabana, o Maracanã, o Pão de Açúcar e tantos outros pontos turísticos já tão falados. Vamos voltar um pouco para o Rio Imperial visitando Paquetá, Vassouras, a região serrana como Teresópolis, Quissamã, Casimiro de Abreu e muitas outras cidades que possuem muita história pra contar”.
Com o intuito de dar visibilidade para as cidades rurais de Goiás, a região lançou a Rota dos Pirineus – Queijos e Vinhos de Goiás, formada por Corumbá de Goiás, Cocalzinho de Goiás e Pirenópolis. Os saborosos queijos, vinhos de uvas europeias e os inovadores vinhos de jabuticaba, a rota valoriza os ruralistas e atrai turistas que buscam pelo charme das cidades interioranas. O visitante também pode montar um roteiro personalizado, acompanhar o processo de produção do queijo e participar de degustações.
Turismo
Socorro sedia V Fórum de Turismo e reunião da Executiva Nacional da Abrajet
Por Suzana Barros

Com foco na responsabilidade da mídia especializada, a cidade de Socorro (SP) sediou na última sexta, 27/06, o V Fórum de Jornalistas de Turismo e a reunião do Conselho Executivo da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet Nacional). O evento teve início às 10h, no cine Orlandi.
Realizado pela Abrajet Nacional, por meio da Abrajet São Paulo, o Fórum debateu sobre assuntos relacionados ao tema “A importância da divulgação de um destino e a responsabilidade dos jornalistas especializados em turismo”.
O evento reuniu dezenas de profissionais da imprensa, autoridades e especialistas de Turismo com um propósito: debater o papel estratégico da comunicação na promoção dos destinos turísticos brasileiros.
Em seu pronunciamento, o presidente da Abrajet Nacional, Luiz Pires, falou da abrangência e da contribuição da instituição na divulgação do Turismo.
“Estamos presente em 13 estados brasileiros e pretendemos atingir todos os demais”, disse Luiz, adiantando: “Socorro será divulgada em veículos brasileiros que chegam diretamente à milhares de leirores e turistas”.
Reconhecendo a importancia do turismo no fomento da economia, o prefeito de Socorro, Maurício Santos, falou dos desafios vencidos na sua gestão que vêem fortalecerndo o Turismo e outros setores do município. “Estou muito à vontade para falar com os senhores, porque entendo a importância dos jornalistas na divulgação do Turismo”.
Na pauta do Fórum, foram discutidos temas a exemplo do papel da mídia na valorização dos atrativos turísticos; a qualificação das ações de divulgação institucional; a responsabilidade ética dos jornalistas de turismo na formação de opinião e construção da imagem dos destinos.
A proposta do Fórum é promover discussões sobre temas pertinentes aos abrajeteanos. “O Fórum reafirma o nosso compromisso com o jornalismo ético e com a promoção eficiente dos destinos turísticos do Brasil”, ressaltou a presidente da Abrajet Sâo Paulo, Miriam Petrone.
Troféu 40 anos
Após a abertura do Fórum, Petrone fez a entrega do troféu 40 anos da Abrajet para o prefeito Maurício; para a secretaria de Turismo da cidade, Genilda Barros, presidente da Associação Comercial de Socorro, Isabel Lopes; para o presidente da Associação da Estância de Socorro, Ronaldo Silva, dentre outros.
Palestrantes
O Fórum teve como palestrantes Bruno Omori, pesidente do IDT-CEMA, reconhecido por sua atuação em políticas públicas e inovação no Turismo; Isa Arnour, presidente da Abrajet Pará e imortal da Academia Paraense de Jornalistas; Gilberto Pacheco, CEO da MW Way Network e Miriam Petrone, presidente da Abrajet SP.
“É uma oportunidade para discutirmos sobre assuntos internos e temas relacionados ao jornalismo de Turismo”, esclarece Luiz de Sousa Pires, presidente da Abrajet Nacional.

Com o propósito de discutir e definir projetos e ações para a instituição, a Abrajet Nacional reuniu o Conselho Nacional na cidade de Socorro (SP) dia 27 de junho. A reunião foi na sede do Sicredi, locaizada no centro da cidade.
Composta pelos diretores executivos, diretores regionais, além dos presidentes das seccionais que compõem a instituição, a reunião foi conduzida pelo presidente da entidade, Luiz de Sousa Pires.
“Toda reunião do Conselho é importantíssima, porque discutimos diretrizes para que a entidade possa cumprir o seu planejamento”, disse Pires, acrescentando: “em resumo, discutimos projetos e ações a serem executadas durante essa gestão a curto, médio e longo prazo”.
Plano de Marketing
A diretora de Marketing da Abrajet Nacional, Suzana Barros, apresentou um Plano de Marketing para a instituição, destacando as ações direcionadas ao fortalecimento da marca Abrajet junto ao trade. Sugeriu a qualificação dos associados, especialmente para o uso das redes sociais. “Como todo setor, estamos repensando e nos reprogramando aos novos tempos”, resumiu.
Ainda durante a reunião foi apresentada proposta de evolução do logotipo da instituição para uma logomarca. “A proposta visa implantar um conceito mais moderno para a Abrajet e soma-se à proposta de nova fase da Abrajet diante da moderna forma de comunicação, advinda com a Internet, as redes sociais e a inteligência artificial”, justificou Suzana.
Turismo
Abrajet Nacional em movimento: tradição e inovação no jornalismo de turismo
Por Arlete Carvalho.
Jornalista, Diretora de Finanças da Abrajet Nacional

A reunião do Conselho da Abrajet Nacional realizada em Socorro (SP), com o apoio da Prefeitura e sociedade civil organizada socorrenses, na última sexta-feira, 27, marcou um novo momento para a entidade. Mais do que deliberar sobre questões internas, o encontro simbolizou uma guinada no espírito institucional da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo. Um espírito de descentralização, de valorização do interior do país, da cultura local e da conexão genuína com o que o turismo tem de mais autêntico: suas raízes.
A escolha de Socorro e dos espaços onde aconteceram o V Fórum de Turismo e a reunião do Conselho Nacional da Abrajet foi estratégica. A abertura em um cinema com 83 anos (Cine Orlandi) de funcionamento nos lembrou que a cultura não precisa de palcos sofisticados para ser relevante. Ela vive na memória dos espaços e nas tradições que resistem ao tempo. Já a reunião no auditório do Banco Sicredi, intermediada pelos órgãos de turismo da Prefeitura de Socorro, sinaliza o caminho que sempre a Abrajet deve trilhar: o necessário diálogo entre a imprensa especializada, Poder Público e a iniciativa privada.
Com 68 anos de história, a Abrajet nunca foi estática. Reinventou-se com as transformações tecnológicas, com as crises do setor, com as mudanças de paradigma da comunicação. Agora, ao interiorizar suas ações, ao romper com os velhos padrões dos salões luxuosos e se aproximar das experiências locais, a entidade reafirma seu compromisso com o turismo enquanto vetor de desenvolvimento humano, social e econômico.
O jornalismo de turismo, hoje, precisa mais do que reportar destinos. Precisa compreendê-los, vivenciá-los e ajudar a preservá-los. A Abrajet mostra, mais uma vez, que sabe fazer isso.
-
Turismo16 horas atrás
Abrajet Nacional em movimento: tradição e inovação no jornalismo de turismo
-
Turismo16 horas atrás
Socorro sedia V Fórum de Turismo e reunião da Executiva Nacional da Abrajet
-
Palmas3 dias atrás
Prefeito em exercício de Palmas é Carlos Eduardo Velozo
-
Sebrae4 dias atrás
Conexão LetsLo valoriza o autocuidado como ferramenta de liderança entre médicas empreendedoras da Capital
-
Palmas4 dias atrás
Secretário Sérgio Vieira manifesta apoio incondicional a Eduardo Siqueira Campos e reafirma confiança na Justiça