Turismo
Sebrae, em ação integrada com a ABAV Expo, apresenta roteiros de regiões do Brasil que fogem do tradicional

Na manhã de hoje, representantes do Sebrae de diversos estados do Brasil se reuniram em um brunch, no hotel Windsor Barra, no Rio de Janeiro, para apresentar aos jornalistas de várias regiões do país, seis roteiros turísticos especiais. A iniciativa é uma ação integrada com a ABAV Expo, organizada pela ABAV Nacional.
Ana Clévia Guerreiro, coordenadora nacional do Sebrae de turismo, economia criativa e artesanato abriu o encontro ressaltando a importância de eventos que valorizem o turismo brasileiro. “Eu amo trabalhar este setor, porque ele permite a inclusão das pessoas do território visitado. Cria-se um espaço para aqueles que não possuem visibilidade, como o turismo comunitário, passando pelos povos quilombolas, as culturas tradicionais e populares. Já ouvi relatos emocionantes de uma pessoa que disse que o turismo o fez se sentir importante. É isso que queremos: fazer as pessoas se sentirem importantes, valorizadas e reconhecidas”.
Admary Monteiro Barbosa, colaboradora do Sebrae Tocantis, trabalha no Jalapão e falou um pouco sobre a Rota Quilombola Jalapão, uma jornada pela cultura e história afro-brasileira. “Esse projeto tem o objetivo de levar o visitante para uma viagem fascinante pela cultura e história negras, em uma das regiões mais ricas do Brasil. Um rota que explora as tradições, lutas e contribuições dos quilombos”, explica.
O Rio Grande do Norte também esteve presente através do Seridó Geoparque Mundial da Unesco, apresentado por Yves Guerra de Carvalho. Trata-se de áreas geográficas únicas e unificadas, onde os locais e as paisagens de significado internacional são gerenciados com um conceito holístico de proteção, educação e desenvolvimento sustentável. “A nossa região tem potencial turístico, criação de empregos e geração de renda. Podemos dizer que o Rio Grande do Norte é um mundo de possibilidades”.
O empresário Paulo Gusmão, do Rio Grande do Sul, apresentou as maravilhas da Costa Doce Gaúcha, que reúne a beleza arquitetônica da imigração ibérica em uma região tocada pela imensidão das águas lagunares e pela costa oceânica, destino de sol e praia consagrados por gaúchos, uruguaios e argentinos. “Descendentes dos imigrantes germânicos diversificam a oferta com os roteiros coloniais e o Caminho Pomerano, em paisagens de rara beleza e forte identidade cultural. A arquitetura e as praias doces e salgadas são o tesouro da Costa Doce. Possuímos muitos produtos consolidados e estamos crescendo cada vez mais, seja na gastronomia, na cultura ou no turismo”.
Conhecido por suas delícias gastronômicas, o Pará mostrou que é possível trazer para o cenário turístico, causas como sustentabilidade e a inclusão da comunidade local. “O nosso roteiro é completo. O turista consegue fazer parte do roteiro, não só passar por ele. O Pará tem cheiro, cor, sabor e calor humano”, afirma a empresária Narmy de Paula. A região tem como destaque um passeio para a Ilha do Combu, que fica a cerca de 32 minutos de barco da Capital do Estado. A ilha é a mais próxima de Belém e é muito conhecida pela produção de açaí e cacau.
O estado do Rio de Janeiro, representado por Tais Araújo, do Sebrae Rio, surpreendeu ao apresentar o projeto Raízes Cariocas. Nele, há 22 roteiros de experiências que tem como objetivo redescobrir o estado. “Queremos mostrar um outro olhar do Rio de Janeiro, sem ser a praia de Copacabana, o Maracanã, o Pão de Açúcar e tantos outros pontos turísticos já tão falados. Vamos voltar um pouco para o Rio Imperial visitando Paquetá, Vassouras, a região serrana como Teresópolis, Quissamã, Casimiro de Abreu e muitas outras cidades que possuem muita história pra contar”.
Com o intuito de dar visibilidade para as cidades rurais de Goiás, a região lançou a Rota dos Pirineus – Queijos e Vinhos de Goiás, formada por Corumbá de Goiás, Cocalzinho de Goiás e Pirenópolis. Os saborosos queijos, vinhos de uvas europeias e os inovadores vinhos de jabuticaba, a rota valoriza os ruralistas e atrai turistas que buscam pelo charme das cidades interioranas. O visitante também pode montar um roteiro personalizado, acompanhar o processo de produção do queijo e participar de degustações.
Turismo
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Turismo
Aeroportos batem recorde e registram 73 milhões de passageiros de janeiro a julho
O mês de julho também foi o melhor da história, consolidando a trajetória de crescimento, que vem registrando índices inéditos desde o início do ano

A movimentação de passageiros nos aeroportos brasileiros de janeiro a julho de 2025 subiu 9,6% em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo levantamento do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), a partir de dados estatísticos da Anac, nos sete primeiros meses do ano 73,4 milhões de passageiros circularam pelos aeroportos em voos domésticos e internacionais.
Considerando apenas as viagens para o exterior, o crescimento foi de 15% no período, com 16,4 milhões de passageiros. E no mercado interno a alta foi de 8,2%, com 57 milhões de passageiros. O levantamento também aponta para aumento de 3,6% no número total de voos nos sete primeiros meses do ano, com 554.469 voos dentro e fora do país.
“É mais um recorde de pessoas voando no Brasil, com dados que superam todas as marcas em anos anteriores. Se esse percentual de aumento se mantiver ao longo do segundo semestre, vamos fechar o ano de 2025 com cerca de 130 milhões de passageiros. Isso mostra a expansão do mercado aéreo no país e da infraestrutura aeroportuária”, afirmou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, lembrando que durante todo o ano de 2024, circularam pelos aeroportos brasileiros 118 milhões de viajantes.
RECORDE – Os índices do mês de julho também mostram o bom desempenho para o mês, que registrou 11,6 milhões de passageiros em voos domésticos e internacionais, alta de 7,5% em relação a julho de 2024.
Aeroportos em Destaque
No mercado doméstico, é a primeira vez da história do Brasil que o setor aéreo ultrapassa a marca de 9 milhões de passageiros transportados (9.031.000). O índice mais alto registrado anteriormente foi de 8,9 milhões, em julho de 2015. Em relação ao mesmo mês do ano passado, o crescimento foi de 6%. Já o mercado internacional no sétimo mês do ano registrou alta de 13,6%, com 2,6 milhões, índice que também é recorde para julho.
- Infográfico – Julho histórico para a aviação brasileira
MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS – A movimentação de cargas domésticas foi de 39,1 mil toneladas (redução de 3,8% em relação a julho de 2024), enquanto no mercado internacional foi de 76 mil toneladas (crescimento de 0,8% em relação a julho do ano anterior). No total, foram registradas 115,1 mil toneladas (variação de -0,8% comparado a julho de 2024).
Turismo
Tocantins será representado em feirão nacional de turismo em São Paulo
Com Jalapão, Serras Gerais e Palmas, estado ganha espaço no maior feirão turístico do país

A participação do estado acontece por meio da agência Jalapão Oficial, selecionada em chamamento público do Ministério do Turismo como representante da região Norte. A escolha garante visibilidade para destinos tocantinenses em um espaço que reunirá mais de 70 empresas de todo o Brasil, entre operadoras, hotéis e atrativos turísticos.
No evento, o público terá contato com roteiros de destaque do estado, como o Jalapão, conhecido por dunas e fervedouros, as Serras Gerais, com cânions e rios cristalinos, além da capital Palmas, porta de entrada para as expedições.
Segundo o Ministério do Turismo, o feirão tem como objetivo valorizar o turismo nacional e incentivar os brasileiros a conhecerem melhor os destinos do país. A iniciativa também fomenta negócios entre empresas do setor, gerando oportunidades para regiões menos exploradas.
Para os representantes da Jalapão Oficial, a presença no evento reforça o potencial turístico do Tocantins. “É uma oportunidade de mostrar a diversidade do estado e atrair visitantes interessados em natureza, cultura e sustentabilidade”, afirmam Jonatas e Samara Krause, responsáveis pela agência.
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