Entretenimento
Palmas adere ao Plano ‘Brasil sem Fome’ durante abertura da Conferência Estadual de Assistência Social

Este evento marca um novo tempo onde podemos sonhar com um Brasil melhor. É uma oportunidade de olharmos para os movimentos sociais com mais respeito, realizar um resgate de boas políticas públicas e uma oportunidade de levar, assim, mais dignidade às pessoas, especialmente, às pessoas que mais precisam”, a fala da prefeita Cinthia Ribeiro durante a abertura da 14ª Conferência Estadual de Assistência Social, em Palmas, nesta sexta, 29, representa bem como foi o evento que contou com a presença do ministro do Desenvolvimento, Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, além do vice-governador Laurez Moreira, a senadora Professora Dorinha, e outras autoridades estaduais. Na ocasião, a chefe do executivo municipal assinou a adesão ao Plano Brasil sem Fome, manifestando o compromisso em combater a pobreza.
O plano integra um conjunto de 80 ações e políticas públicas de 24 ministérios para alcançar cerca de 100 metas traçadas, visando tirar novamente o Brasil do mapa da fome. São três eixos: acesso à renda, redução da pobreza e promoção da cidadania; segurança alimentar e nutricional: alimentação saudável, da produção ao consumo e; mobilização para o combate à fome.
A 14ª Conferência Estadual de Assistência Social acontece no auditório Cuica, na Universidade Federal do Tocantins (UFT), seguindo até às 18 horas desta sexta, 29; e no sábado, das 8 às 12 horas e das 14 às 17h30.
A participação do ministro do Desenvolvimento, Assistência Social e Combate à fome, Wellington Dias, foi o destaque do evento que lotou o auditório Cuica. Dias agradeceu nominalmente cada um dos prefeitos presentes, fez questão de enfatizar os programas que estão sendo retomados pelo Governo Federal, e os resultados já alcançados citando estudo do Banco Mundial que afirma que “65% dos filhos da Bolsa Família já saíram da pobreza” e, principalmente, a atuação dos entes municipais. “Eu agradeço aqui a toda nossa rede Suas, porque graças a essa rede onde tem uma pessoa pobre tem pessoas dando a mão, ajudando na alimentação, na questão da gestante, do bebê e na vacinação, e nos conflitos, quem primeiro toma conhecimento da violência são as pessoas que atuam neste poderoso sistema, que é o Sistema Único da Assistência Social”, ressaltou o ministro parabenizando os prefeitos presentes.
Representação estadual
A Conferência Estadual é a consolidação das discussões que aconteceram nas etapas municipais e configura um espaço de deliberação, avaliação e proposição de melhorias para o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (Suas). O tema deste ano é ‘Reconstrução do Suas: O Suas que temos e o Suas que queremos’. A conferência é realizada pelo Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas) do Tocantins, com apoio do Governo do Estado. A presidente do Ceas, Marciane Machado Silva. “Este é um momento importante quando as proposições que aconteceram nos municípios vêm para esse debate e depois serão levadas para a conferência nacional. Aqui serão tratadas as políticas públicas para a assistência social, um aspecto importante para o controle social, o financiamento, a intersetorialidade para fortalecer a assistência social e atender a todas as demandas dessa causa nobre que é assistência social”, disse.
Também participaram da programação representantes de movimentos sociais, da Universidade Federal do Tocantins, além de outras universidades; da Associação Tocantinense de Municípios ATM); do Programa Jovem Trabalhador e da Renapsi. Essa última teve participação especial no evento, com vídeo expositivo das ações, e entrega de brindes, por meio do Jovem Trabalhador, atendidos. Na Capital, atualmente são cerca de 1400 jovens beneficiados.
Representação estadual
O vice-governador, Laurez Moreira, lembrou que o Tocantins tem possibilidades de fomentar a assistência social, por suas características. “Falamos hoje sobre a importância do agronegócio para incentivar aqueles pequenos negócios, aqueles pequenos produtores rurais. EntãoO gestor da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), Jonis Calaça, destaca que a Conferência é um momento democrático de ouvir e debater os temas que nortearão a política de assistência social. “É uma festa da democracia, momento de consulta popular, de ouvir e debater com os municípios e os demais atores para nortear e dar as diretrizes da assistência e do desenvolvimento social no Estado”, ressalta.
Representação municipal
As Conferências de Assistência Social são espaços de deliberação, avaliação e proposição de melhorias para o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (Suas). Neste ano, tem como tema Reconstrução do Suas: O Suas que temos e o Suas que queremos.
O Município de Palmas também esteve representado pela secretária de Desenvolvimento Social (Sedes), Adriana Aguiar; pelo secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp), Trabucio, e a secretária de Planejamento e Desenvolvimento Humano (Seplad), Mila Jaber. A gestora da Assistência Social enfatizou a ampla participação da equipe da Sedes, que estará até o fim da conferência integrando as discussões da conferência.
Entretenimento
Ana Mundim expõe “Aquilo que habita em mim” no Sesc Palmas
Exposição “Aquilo que habita em mim” estreia dia 08 na Galeria Sesc em Palmas

A Galeria de Artes do Sesc em Palmas inaugura no dia 08 de julho, às 19h, a exposição “Aquilo que habita em mim”, com um bate-papo especial com a multiartista e autora da mostra, Ana Mundim. A entrada é gratuita e a classificação é livre. Após o lançamento, a exposição segue aberta para visitação até o dia 18 de agosto, no Centro de Atividades Norte do Sesc.
A mostra é resultado de uma pesquisa visual que une fotografia e dança para explorar o simbioceno — conceito filosófico e ambiental que propõe uma convivência harmônica e não hierárquica entre seres humanos e não-humanos.
Sobre Ana Mundim
Ana Mundim é uma artista múltipla: bailarina, fotógrafa, atriz, escritora e DJ. Possui doutorado em Artes pela UNICAMP e Universitat Autònoma de Barcelona, é mestre em Artes e licenciada em Dança pela UNICAMP. Desde 2017, é professora dos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Dança da Universidade Federal do Ceará (UFC).
Há mais de uma década, Ana investiga as possibilidades da imagem em movimento, desenvolvendo o conceito de “fotocoreografia”, que já foi tema de artigo acadêmico. Em 2023, participou do Laboratório Oma de Artes Visuais (SP) e do Experimental Photo Festival em Barcelona.
Serviço
- Exposição: “Aquilo que habita em mim”
- Artista: Ana Mundim
- Abertura e bate-papo: 08/07, às 19h
- Visitação: 09/07 a 18/08
- Local: Galeria Sesc de Artes – Centro de Atividades Norte, Palmas (TO)
- Informações: artesplasticas@sescto.com.br | WhatsApp (63) 3212-9922
- Entrada: Gratuita | Classificação: Livre
Entretenimento
Festival da Literatura Independente do Tocantins movimenta Palmas com programação gratuita
De 25 a 27 de julho, Palmas recebe o Festival da Literatura Independente do Tocantins com programação gratuita, feira, shows e debates.

O Festival da Literatura Independente do Tocantins (FLITO) será realizado entre os dias 25 e 27 de julho em Palmas, com uma programação cultural totalmente gratuita. A iniciativa promete aquecer a cena literária local e valorizar autores, editoras e artistas da produção tocantinense.
FLITO valoriza produção literária do Tocantins
Idealizado pelo empresário e escritor Matheus José, da Editora Vecchio, o Festival da Literatura Independente do Tocantins reunirá escritores, artistas visuais, músicos e leitores em um ambiente colaborativo e de celebração da cultura regional.
Programação do Festival da Literatura Independente do Tocantins
A programação do FLITO inclui lançamentos de livros, feira literária, mesas de debate, espaço infantil, shows musicais, sarau poético e intervenções artísticas visuais e performáticas. Serão três dias de encontros entre público e criadores de arte e literatura.
Locais do festival em Palmas
Nos dias 25 e 26 de julho, o festival acontece no Museu Casa Suçuapara, localizado no Parque Cesamar. No dia 27 de julho, o encerramento será na Praia da Graciosa, um dos cartões-postais da capital, unindo literatura e natureza em um mesmo espaço.
Realização e apoios
O Festival da Literatura Independente do Tocantins tem entrada franca e é uma realização da Editora Vecchio em parceria com o Plano Nacional Aldir Blanc. Conta com apoio cultural da Fundação Cultural de Palmas, apoio institucional da Secretaria de Cultura do Estado do Tocantins e realização do Ministério da Cultura.
Informações e redes sociais
A programação completa será divulgada em breve. Para acompanhar as novidades do evento, acesse o @flitocantins no Instagram.
Links úteis
Acompanhe o Portal Jaciara Barros para mais informações sobre o Festival da Literatura Independente do Tocantins e os destaques da cena cultural do estado.
Entretenimento
Jornalista e Escritor Tocantinense Lança Livro e Exposição Fotográfica Sobre Combate a Incêndios Florestais em Paraíso do Tocantins

O Tocantins enfrenta atualmente um dos maiores desafios ambientais do Brasil: o alto número de incêndios florestais, especialmente durante o período de estiagem. Com o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância da preservação ambiental, a Secretaria de Meio Ambiente de Paraíso do Tocantins, em parceria com a empresa Película Filmes, promoveu um evento educativo com o escritor e fotógrafo Willian Borges.
O evento foi realizado na manhã desta terça-feira, 01, na Secretaria de Meio Ambiente e contou com a presença de brigadistas, bombeiros e profissionais que trabalham na proteção e preservação do meio ambiente.
No evento, foi lançado o livro “Anjos da Natureza”, que aborda o trabalho dos brigadistas florestais e a importância dessa atuação para a preservação ambiental. Junto ao livro, também foi lançada uma exposição fotográfica homônima, com imagens de brigadistas e incêndios florestais.
O livro e a exposição “Anjos da Natureza” são frutos de um projeto da empresa Película Filmes, realizado com apoio do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura. O projeto conta com patrocínio do Banco da Amazônia (Basa), dos Correios, do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal. A iniciativa garante a permanência da exposição por dez dias nas cidades por onde passa, além da doação de exemplares do livro para bibliotecas e instituições que atuam com questões ambientais.
“Hoje tivemos um dos eventos mais gratificantes deste projeto, pois foi a apresentação de uma literatura ainda pouco difundida no Brasil, a realidade dos combates a incêndios florestais, para profissionais que trabalham na área. Isso foi gratificante, pois foi uma troca de saber e também uma contribuição para pessoas que podem fazer a diferença já neste período de estiagem”, disse Willian Borges, autor do livro.
-
ALETO5 dias atrás
Aleto aprova obrigatoriedade de intérprete de Libras em peças do Governo do Tocantins
-
ALETO5 dias atrás
Expo Araguaçu 2025 valoriza agro e movimenta economia
-
Tocantins3 dias atrás
Casamento Comunitário no TJTO garante dignidade, cidadania e segurança jurídica a famílias de Palmas
-
Governo do Tocantins4 dias atrás
Tocantins marca presença no Fórum Jurídico de Lisboa
-
ALETO5 dias atrás
Empreendedorismo do Jovem do Campo ganha incentivo oficial no Tocantins