Casa e Decoração
CASACOR Tocantins: “Conexão Transumância” Ronan Gonçalves — ROGO

A exposição “Conexão Transumância” do artista plástico goiano, Ronan Gonçalves — ROGO, relaciona o fenômeno natural climático com a eterna busca do ser humano a um espaço de melhores condições de vida. A exposição tem como objeto de estudo o ser humano/natureza, abordando diferentes modalidades artísticas como: desenho, pintura, foto-performance, objeto/arte e arte híbrida.
Entre os estilos presentes na exposição, destacam-se o surrealismo e o futurismo numa abordagem contemporânea. Um dos pontos principais das obras expostas são os elementos regionais, que refletem sobre o clima tropical sazonal, a vegetação do cerrado e suas paisagens. A exposição “Conexão Transumância”, busca transmitir a atmosfera do clima tropical, retratando tanto a estação chuvosa quanto a estação seca, por cores vibrantes e representações da natureza em contraste com o ser humano. Ronan Gonçalves — ROGO retrata a flora característica de sua região, com elementos de extrema brasilidade e detalhes que remetem às paisagens típicas do cerrado. A participação do artista ROGO na CASACOR Tocantins é muito significativa, por toda sua contribuição anterior em outras edições da CASACOR pelo Brasil, que agora, de modo mais consolidado, proporciona maior visibilidade e reconhecimento ao seu trabalho. Em edições anteriores, ROGO, criou murais de grafite em locais icônicos da cidade, como o Banheiro Público da Praia da Graciosa e a cúpula do Teatro Fernanda Montenegro.
Para a exposição deste ano, o ateliê ROGO concebeu pinturas com pinceladas vigorosas e delicadas, inserção de: frotagem, colagem, monotipia e outras formas de criações de marcas pictográficas para retratar a transformação da paisagem viva da natureza. As obras de ROGO apresentam expressões da natureza e do ser, utilizando-se de cores vibrantes e formas orgânicas. As técnicas utilizadas por ROGO em suas pinturas são marcadas pelo uso de pinceladas precisas e dramáticas, que destacam a textura e a composição das cores. Essas técnicas conferem vida e dinamismo às obras, transmitindo a energia da natureza que tem encantado diferentes públicos em suas exposições ao longo de sua carreira, ou seja, a exposição também explora o uso inventivo de cores no território da arte, trazendo diferentes abordagens e significados para cada tonalidade. A paleta de cores utilizada pelo artista ROGO reflete a exuberante biodiversidade do cerrado, com tons intensos de verde, amarelo, vermelho e laranja, representando a vegetação borbotoante e as cores do pôr do sol sobre bioma local. O surrealismo, um dos estilos característicos na exposição, apresenta as cores de forma não convencional, muitas vezes com tonalidades contrastantes.
Os artistas surrealistas como Joan Miró, Max Ernst e Ismael Nery exploram a combinação de cores inusitadas, criando composições que desafiam a lógica e a realidade. Já o futurismo, outro movimento influente na exposição “Conexão Transumância”, utiliza cores feitas com base em tons fortes, metalizados e holográficos, como roxo, verde e azul. A paleta é definida para instigar e mexer com mais de um sentido, para representar a velocidade e a dinâmica da vida “moderna”. As obras futuristas exploram a relação entre o movimento e a cor, transmitindo uma sensação de energia e transformação. Ambos os estilos (surrealista e futurista) influenciam diretamente a arte contemporânea que abrange uma variedade de abordagens, permitindo uma ampla gama de cores. Nesse contexto, os artistas contemporâneos criam suas cores de forma livre e experimental, explorando diferentes combinações e possibilidades para transmitirem suas expressões por meio da arte.
A história da CASACOR Tocantins também se conecta com a evolução da arte ao longo do tempo, desde sua primeira edição, a exposição tem buscado ser um espaço de experimentação e inovação artística, reunindo artistas renomados e emergentes de diferentes estilos e movimentos. A CASACOR Tocantins tornou-se um importante palco para a arte contemporânea na região, promovendo a valorização e a difusão das expressões artísticas locais e nacionais de visibilidade mundial. Assim, a exposição “Conexão Transumância” da CASACOR Tocantins, não somente busca retratar a natureza e suas características regionais, mas também evidencia a importância das cores na arte, proporcionando múltiplos diálogos artísticos entre diferentes mídias, suportes e modalidades da arte que através da combinação única do artista Ronan Gonçalves — ROGO aborda a temática naturalista, a expressividade das cores e oferece uma experiência visual/sensorial enriquecedora, convidando os visitantes a contemplarem, refletirem e discutirem a relação da natureza e o ser sobre a perspectiva da arte.
Curador/textual: Clóvis Masson (artista visual)
Casa e Decoração
Palmas se projeta no cenário nacional com o quinto edifício mais alto do Brasil
Com 63 pavimentos e 245 metros de altura, o Urban Haute reflete a verticalização planejada da capital tocantinense, que une crescimento urbano, investimentos e novos padrões de moradia e trabalho

Palmas, nesse contexto, vem se consolidando como o principal polo da região Norte, assumindo papel estratégico no desenvolvimento econômico do Tocantins e do entorno. A capital combina crescimento urbano com fatores que atraem investimentos: é referência em turismo de saúde, recebendo pacientes de diversas regiões; destaca-se no turismo de eventos e aventura; abriga as principais universidades do estado, reforçando sua vocação educacional; e ocupa posição privilegiada no Matopiba, área de expansão do agronegócio, além de ser um ponto estratégico para a logística nacional. Esses elementos têm sustentado sua expansão econômica e urbana.
Com crescimento populacional de 46,5% entre 2010 e 2022 – passando de 228 mil para 334 mil habitantes, segundo o último Censo Demográfico – Palmas ostenta o maior índice de desenvolvimento humano da região Norte, com IDH-M de 0,788. Esse contexto se reflete também na renda domiciliar per capita, que cresceu 26%, bem acima da média regional.
É nesse cenário que surge um novo padrão imobiliário, que integra moradia, trabalho e lazer unidos à verticalização planejada. Com 12 anos de atuação em Palmas, a incorporadora Urban lança oficialmente, nesta terça-feira (2), o Urban Haute e apresenta sua maquete, com mais de cinco metros de altura. A estrutura inédita no Tocantins é a segunda mais alta do Brasil. O empreendimento ocupará 5.200 m² na Avenida JK, ao lado do Capim Dourado Shopping. Com 63 pavimentos e 245 metros de altura, será o quinto edifício mais alto do Brasil e o maior das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
Inspirado em arranha-céus de Nova York, o Urban Haute segue o conceito de mixed use, reunindo apartamentos, escritórios, lojas e um boulevard gastronômico.
Viver e trabalhar no mesmo lugar: tendências urbanas
O projeto reflete tendências globais de arquitetura contemporânea e bem-estar urbano: fachadas integradas ao entorno, sustentabilidade, multifuncionalidade e qualidade de vida. Segundo Yuri Rassi, diretor da Urban, “não é apenas o nosso maior projeto, é também um símbolo da transformação urbana de Palmas. Queremos entregar um edifício que combine sofisticação, funcionalidade e arquitetura contemporânea, colocando a cidade em diálogo com grandes cidades do mundo.”
As residências terão diferentes plantas, com salas, quartos e banheiros mais amplos, atendendo tanto a quem busca apartamentos compactos quanto famílias que migram de casas para edifícios verticais sem abrir mão do conforto. O projeto ainda prevê penthouses exclusivas, escritórios de diversos tamanhos e lojas no térreo, além de um pavimento inteiro dedicado ao lazer, com mais de 2.600 m² de infraestrutura.
Design autoral
O Haute terá design autoral, com linhas inspiradas na arquitetura orgânica, jardins integrados e paisagismo inovador. O conceito é minimalista, contemporâneo e prioriza a praticidade: o prédio contará com academia, lavanderia compartilhada, coworking e diversos serviços voltados para a vida moderna. Além disso, o empreendimento terá um rooftop panorâmico com piscina, spa e áreas de bem-estar.
“A Urban, que já entregou cinco empreendimentos e lançou nove projetos desde sua fundação em 2013, aposta no Haute como o edifício mais icônico de sua história.
O lançamento da maquete marca o início de um novo capítulo para a construtora e para Palmas, projetando a cidade no mapa da arquitetura de alta escala no Brasil”, finaliza Letícia. Rezende, diretora da Urban.
A Urban Incorporações é líder absoluta em empreendimentos de alto padrão em Palmas e vem transformando a paisagem da cidade com projetos que unem sofisticação, funcionalidade e arquitetura contemporânea. Em 12 anos de atuação, já lançou nove empreendimentos e consolidou-se como referência no mercado imobiliário tocantinense.
Com a inovação como marca registrada, a Urban apresenta o Urban Haute, seu projeto mais icônico até o momento, que reforça o compromisso da empresa em elevar o padrão de moradia, trabalho e lazer na região, projetando Palmas no cenário nacional da alta arquitetura.
Casa e Decoração
Evviva Goiânia inaugura showroom com inovação

A marca Evviva Goiânia, referência nacional em móveis planejados de alto padrão, inaugura nesta quinta-feira, 03 de julho, um novo showroom no Setor Marista, Goiânia. A nova fase apresenta inovações, lançamentos e uma gestão voltada para excelência e sofisticação no segmento moveleiro.
Tecnologia e design de ponta
Destaques do novo espaço incluem a linha Leggera e a Ino D.O.C, marcada por leveza, transparência e aço inoxidável. A Evviva aposta em automação industrial para garantir máxima qualidade nos processos e projetos personalizados.
Visão de futuro e tradição
Presente internacionalmente, a Evviva pertence ao Grupo Bertolini e investe em design exclusivo e atendimento qualificado. Com mais de 20 anos de história, a marca se consolida pela inovação e relacionamento de confiança.
Sobre a Evviva Goiânia
Com showroom no Setor Marista, a loja fortalece sua presença no mercado goiano, conectando tecnologia, elegância e compromisso com o cliente.
Instagram: @evvivagoiania
Site: www.evviva.com.br
Serviço
- Showroom Evviva Goiânia
- Inauguração: 03 de julho
- Local: Setor Marista, Goiânia-GO
- Evento exclusivo para convidados
Casa e Decoração
Artista de Taquaruçu leva sua arte e suas cores para o maior festival de Arte Naif do Brasil

O Tocantins será muito bem representado no VI Festival Internacional de Arte Naif (FIAN), que acontece a partir desta quinta-feira,29, na cidade de Guarabira, na Paraíba, conhecida como a capital brasileira da Arte Naif.
E quem carrega essa missão cheia de cores e muito talento é a artista Carminha, mineira de nascimento, mas tocantinense de coração, que vive produz há 20 anos no distrito de Taquaruçu, em Palmas.
O Festival pretende reunir 95 artistas, sendo 72 brasileiros de 16 estados e do Distrito Federal, além de 23 estrangeiros. E não é só exposição, não! Tem premiaçãodois prêmios de R$ 7 mil, cinco de R$ 2 mil e cinco menções honrosas. Depois de Guarabira, as obras seguem viagem para Recife, Natal, Fortaleza e Brasília.
Artista apaixonada pelo Tocantins
Apaixonada pela estética Naif desde 2017, quando participou da Bienal Internacional de Arte Naif, em Socorro (SP), Carminha não parou mais. Suas telas, cheias de vida, detalhes e histórias, já passaram por importantes exposições, como a Bienal Naifs do Brasil, em Piracicaba (SP), onde ganhou destaque com a obra Casamento das Flores, e no IV FIAN, em 2022, quando recebeu Menção Honrosa com Legados de Tarsila. Mas engana-se quem acha que é só natureza, tradição e religiosidade que ela leva para suas obras. Este ano, Carminha chega ao festival com duas criações que fazem todo mundo pensar: Monofobia e Selfitis.
Ambas falam sobre um mundo bem diferente daquele das casinhas coloridas e da vida simples — é o universo das telas, do vício no celular, do medo de ficar offline e do desejo incontrolável de postar selfies para preencher vazios. Carminha é autodidata, dona de um olhar sensível e, claro, muito colorido.
Suas obras já estão em galerias e museus pelo país, como Guarabira (PB), Paraty (RJ) e várias cidades de São Paulo. E, claro, sempre levando um pedacinho de Taquaruçu, do Tocantins e das histórias que cruzam seu caminho.
O Festival
O festival, que conta com patrocínio do Ministério da Cultura, Caixa Residencial e Caixa Cultural, celebra a riqueza e a força da Arte Naif, reunindo obras de 15 países e 19 estados brasileiros. O resultado da seleção foi divulgado no último dia 10 de maio, após análise criteriosa de mais de 220 inscrições, das quais foram escolhidas 95 obras, 15 a mais do que o previsto inicialmente no edital.
-
Social3 dias atrás
Grupo JL Meurer celebra 40 anos com festa sofisticada em Palmas
-
Entretenimento2 dias atrás
Performance do Coletivo Flácido sobre especulação imobiliária em Palmas ganha repercussão nas redes sociais
-
Sebrae2 dias atrás
Tocantinenses conquistam primeiros lugares no Prêmio Amazônia de Música
-
Social16 horas atrás
Nária Leila Cerimonial arrecada 800 kg em tampinhas
-
Tocantins4 dias atrás
Nota de pesar pelo falecimento de Niclair Alves Caetano, mãe da ex-prefeita de Palmas