conecte-se conosco

Casa e Decoração

CASACOR Tocantins: “Conexão Transumância” Ronan Gonçalves — ROGO

Avatar de Jaciara Barros

Publicadas

sobre

Foto ilustrativa referente ao tema abordado

A exposição “Conexão Transumância” do artista plástico goiano, Ronan Gonçalves — ROGO, relaciona o fenômeno natural climático com a eterna busca do ser humano a um espaço de melhores condições de vida. A exposição tem como objeto de estudo o ser humano/natureza, abordando diferentes modalidades artísticas como: desenho, pintura, foto-performance, objeto/arte e arte híbrida.

 

Foto ilustrativa referente ao tema abordado

Foto ilustrativa referente ao tema abordado

Foto ilustrativa referente ao tema abordado

Foto ilustrativa referente ao tema abordado

Entre os estilos presentes na exposição, destacam-se o surrealismo e o futurismo numa abordagem contemporânea. Um dos pontos principais das obras expostas são os elementos regionais, que refletem sobre o clima tropical sazonal, a vegetação do cerrado e suas paisagens. A exposição “Conexão Transumância”, busca transmitir a atmosfera do clima tropical, retratando tanto a estação chuvosa quanto a estação seca, por cores vibrantes e representações da natureza em contraste com o ser humano. Ronan Gonçalves — ROGO retrata a flora característica de sua região, com elementos de extrema brasilidade e detalhes que remetem às paisagens típicas do cerrado. A participação do artista ROGO na CASACOR Tocantins é muito significativa, por toda sua contribuição anterior em outras edições da CASACOR pelo Brasil, que agora, de modo mais consolidado, proporciona maior visibilidade e reconhecimento ao seu trabalho. Em edições anteriores, ROGO, criou murais de grafite em locais icônicos da cidade, como o Banheiro Público da Praia da Graciosa e a cúpula do Teatro Fernanda Montenegro.

Foto ilustrativa referente ao tema abordado

Para a exposição deste ano, o ateliê ROGO concebeu pinturas com pinceladas vigorosas e delicadas, inserção de: frotagem, colagem, monotipia e outras formas de criações de marcas pictográficas para retratar a transformação da paisagem viva da natureza. As obras de ROGO apresentam expressões da natureza e do ser, utilizando-se de cores vibrantes e formas orgânicas. As técnicas utilizadas por ROGO em suas pinturas são marcadas pelo uso de pinceladas precisas e dramáticas, que destacam a textura e a composição das cores. Essas técnicas conferem vida e dinamismo às obras, transmitindo a energia da natureza que tem encantado diferentes públicos em suas exposições ao longo de sua carreira, ou seja, a exposição também explora o uso inventivo de cores no território da arte, trazendo diferentes abordagens e significados para cada tonalidade. A paleta de cores utilizada pelo artista ROGO reflete a exuberante biodiversidade do cerrado, com tons intensos de verde, amarelo, vermelho e laranja, representando a vegetação borbotoante e as cores do pôr do sol sobre bioma local. O surrealismo, um dos estilos característicos na exposição, apresenta as cores de forma não convencional, muitas vezes com tonalidades contrastantes.
Os artistas surrealistas como Joan Miró, Max Ernst e Ismael Nery exploram a combinação de cores inusitadas, criando composições que desafiam a lógica e a realidade. Já o futurismo, outro movimento influente na exposição “Conexão Transumância”, utiliza cores feitas com base em tons fortes, metalizados e holográficos, como roxo, verde e azul. A paleta é definida para instigar e mexer com mais de um sentido, para representar a velocidade e a dinâmica da vida “moderna”. As obras futuristas exploram a relação entre o movimento e a cor, transmitindo uma sensação de energia e transformação. Ambos os estilos (surrealista e futurista) influenciam diretamente a arte contemporânea que abrange uma variedade de abordagens, permitindo uma ampla gama de cores. Nesse contexto, os artistas contemporâneos criam suas cores de forma livre e experimental, explorando diferentes combinações e possibilidades para transmitirem suas expressões por meio da arte.
A história da CASACOR Tocantins também se conecta com a evolução da arte ao longo do tempo, desde sua primeira edição, a exposição tem buscado ser um espaço de experimentação e inovação artística, reunindo artistas renomados e emergentes de diferentes estilos e movimentos. A CASACOR Tocantins tornou-se um importante palco para a arte contemporânea na região, promovendo a valorização e a difusão das expressões artísticas locais e nacionais de visibilidade mundial. Assim, a exposição “Conexão Transumância” da CASACOR Tocantins, não somente busca retratar a natureza e suas características regionais, mas também evidencia a importância das cores na arte, proporcionando múltiplos diálogos artísticos entre diferentes mídias, suportes e modalidades da arte que através da combinação única do artista Ronan Gonçalves — ROGO aborda a temática naturalista, a expressividade das cores e oferece uma experiência visual/sensorial enriquecedora, convidando os visitantes a contemplarem, refletirem e discutirem a relação da natureza e o ser sobre a perspectiva da arte.

Curador/textual: Clóvis Masson (artista visual)

Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *