conecte-se conosco

Casa e Decoração

CASACOR Tocantins: “Conexão Transumância” Ronan Gonçalves — ROGO

Publicadas

sobre

A exposição “Conexão Transumância” do artista plástico goiano, Ronan Gonçalves — ROGO, relaciona o fenômeno natural climático com a eterna busca do ser humano a um espaço de melhores condições de vida. A exposição tem como objeto de estudo o ser humano/natureza, abordando diferentes modalidades artísticas como: desenho, pintura, foto-performance, objeto/arte e arte híbrida.

 

Entre os estilos presentes na exposição, destacam-se o surrealismo e o futurismo numa abordagem contemporânea. Um dos pontos principais das obras expostas são os elementos regionais, que refletem sobre o clima tropical sazonal, a vegetação do cerrado e suas paisagens. A exposição “Conexão Transumância”, busca transmitir a atmosfera do clima tropical, retratando tanto a estação chuvosa quanto a estação seca, por cores vibrantes e representações da natureza em contraste com o ser humano. Ronan Gonçalves — ROGO retrata a flora característica de sua região, com elementos de extrema brasilidade e detalhes que remetem às paisagens típicas do cerrado. A participação do artista ROGO na CASACOR Tocantins é muito significativa, por toda sua contribuição anterior em outras edições da CASACOR pelo Brasil, que agora, de modo mais consolidado, proporciona maior visibilidade e reconhecimento ao seu trabalho. Em edições anteriores, ROGO, criou murais de grafite em locais icônicos da cidade, como o Banheiro Público da Praia da Graciosa e a cúpula do Teatro Fernanda Montenegro.

Para a exposição deste ano, o ateliê ROGO concebeu pinturas com pinceladas vigorosas e delicadas, inserção de: frotagem, colagem, monotipia e outras formas de criações de marcas pictográficas para retratar a transformação da paisagem viva da natureza. As obras de ROGO apresentam expressões da natureza e do ser, utilizando-se de cores vibrantes e formas orgânicas. As técnicas utilizadas por ROGO em suas pinturas são marcadas pelo uso de pinceladas precisas e dramáticas, que destacam a textura e a composição das cores. Essas técnicas conferem vida e dinamismo às obras, transmitindo a energia da natureza que tem encantado diferentes públicos em suas exposições ao longo de sua carreira, ou seja, a exposição também explora o uso inventivo de cores no território da arte, trazendo diferentes abordagens e significados para cada tonalidade. A paleta de cores utilizada pelo artista ROGO reflete a exuberante biodiversidade do cerrado, com tons intensos de verde, amarelo, vermelho e laranja, representando a vegetação borbotoante e as cores do pôr do sol sobre bioma local. O surrealismo, um dos estilos característicos na exposição, apresenta as cores de forma não convencional, muitas vezes com tonalidades contrastantes.
Os artistas surrealistas como Joan Miró, Max Ernst e Ismael Nery exploram a combinação de cores inusitadas, criando composições que desafiam a lógica e a realidade. Já o futurismo, outro movimento influente na exposição “Conexão Transumância”, utiliza cores feitas com base em tons fortes, metalizados e holográficos, como roxo, verde e azul. A paleta é definida para instigar e mexer com mais de um sentido, para representar a velocidade e a dinâmica da vida “moderna”. As obras futuristas exploram a relação entre o movimento e a cor, transmitindo uma sensação de energia e transformação. Ambos os estilos (surrealista e futurista) influenciam diretamente a arte contemporânea que abrange uma variedade de abordagens, permitindo uma ampla gama de cores. Nesse contexto, os artistas contemporâneos criam suas cores de forma livre e experimental, explorando diferentes combinações e possibilidades para transmitirem suas expressões por meio da arte.
A história da CASACOR Tocantins também se conecta com a evolução da arte ao longo do tempo, desde sua primeira edição, a exposição tem buscado ser um espaço de experimentação e inovação artística, reunindo artistas renomados e emergentes de diferentes estilos e movimentos. A CASACOR Tocantins tornou-se um importante palco para a arte contemporânea na região, promovendo a valorização e a difusão das expressões artísticas locais e nacionais de visibilidade mundial. Assim, a exposição “Conexão Transumância” da CASACOR Tocantins, não somente busca retratar a natureza e suas características regionais, mas também evidencia a importância das cores na arte, proporcionando múltiplos diálogos artísticos entre diferentes mídias, suportes e modalidades da arte que através da combinação única do artista Ronan Gonçalves — ROGO aborda a temática naturalista, a expressividade das cores e oferece uma experiência visual/sensorial enriquecedora, convidando os visitantes a contemplarem, refletirem e discutirem a relação da natureza e o ser sobre a perspectiva da arte.

Curador/textual: Clóvis Masson (artista visual)

Propaganda