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Sebrae e Prefeitura de Porto Nacional apresenta resultados do turismo

Evento ocorre nesta segunda-feira, 11, na Câmara de Vereadores da cidade
O Sebrae Tocantins e a Prefeitura de Porto Nacional apresentam a manhã desta segunda-feira, 11, na Câmara dos Vereadores, o resultado do projeto Desenvolvimento Sustentável do Turismo. O objetivo do encontro é levar transparência do trabalho realizado durante dois anos à frente do turismo no município.
O projeto teve como foco criar um ambiente favorável para o desenvolvimento dos pequenos negócios de Porto Nacional, estimulando a inovação, a criatividade e a competitividade dos produtos e serviços turísticos.
Durante o Desenvolvimento Sustentável do Turismo, o Sebrae e prefeitura atenderam mais de 110 pequenos negócios, o que gerou um resultado de cinco novos circuitos, roteiros ou produtos turísticos; aumento de 5% no faturamento destes negócios e obteve 80% de empresas do segmento de turismo atendidas cadastradas no Cadastro de Turismo (Cadastur).
Milena Lima, gerente do Sebrae em Porto Nacional, pontua que a principal proposta do projeto é resgatar o orgulho do portuense pelas belezas naturais e históricas que foram construídas ao longo do tempo. “Os resultados propostos buscam o envolvimento dos empresários como principal indutor do turismo e como uma importante fonte de distribuição de renda do município”, frisou.
O prefeito de Porto Nacional, Ronivon Maciel, enfatiza que a cidade possui diversos atrativos turísticos com características únicas, por este motivo, segundo ele, o planejamento para desenvolver este setor deve ser feito de forma particular. “É preciso levar em consideração fatores como o ambiente econômico, social e político do local, além dos recursos naturais e o clima e o Sebrae foi nosso parceiro nesta construção para o ambiente favorável aos pequenos negócios do município”, finaliza.
Sebrae
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Conexão LetsLo valoriza o autocuidado como ferramenta de liderança entre médicas empreendedoras da Capital
Evento, realizado nesta quinta-feira, propôs um respiro consciente para mulheres que cuidam, lideram e transformam

Na véspera do Dia Internacional das Micro e Pequenas Empresas (MPEs), celebrado nesta sexta-feira, 27, a LetsLo realizou em Palmas o evento Conexão LetsLo: a Importância da Pausa, uma imersão sensorial voltada para médicas empreendedoras. A ação, que ocorreu nesta quinta-feira, 26, propôs um respiro intencional na rotina dessas mulheres que lideram negócios e cuidam de vidas diariamente.
Idealizado por Leticia Coelho, CEO da LetsLo, o encontro propôs uma resposta prática à pergunta que norteia a marca desde sua criação, quem cuida de quem cuida? “As mulheres estão cada vez mais à frente de pequenos negócios, especialmente no setor da saúde. Mas, muitas vezes, colocam suas próprias necessidades por último. Criamos este momento para lembrá-las que o autocuidado também é uma ferramenta de sustentação dos seus empreendimentos”, destaca Letícia.
Ainda segundo a empresária, o projeto nasceu da escuta ativa às dores e desafios enfrentados por mulheres da área médica. “Essas profissionais se dedicam ao cuidado de centenas de pessoas, muitas vezes em jornadas exaustivas, e quase sempre deixam o próprio bem-estar em segundo plano. Pensar nesse evento foi, antes de tudo, reconhecer que quem cuida também precisa ser cuidado”, afirmou Letícia.
Na ocasião, a psicóloga Cris Ferro ministrou uma palestra sobre saúde emocional, abordando estratégias para lidar com a sobrecarga, estabelecer limites e reconhecer sinais de esgotamento. O encontro também incluiu uma prática de respiração guiada com a professora de yoga Anna, encerrando a noite com um momento de interiorização.
De acordo com a CEO, a proposta da LetsLo com o evento foi abrir espaço para o diálogo sobre as consequências da rotina intensa enfrentada por médicas e oferecer ferramentas simples, mas eficazes, para incorporar pausas conscientes no cotidiano.
A iniciativa ganha ainda mais relevância diante do crescimento das micro e pequenas empresas no Estado. Segundo dados do Sebrae Tocantins, nos últimos 10 anos, o número de pequenos negócios mais que dobrou, passando de 71.059 para 148.636 empresas, o que representa um crescimento de 109,17%. O setor de serviços é o mais representativo, com 46,5% das empresas, seguido pelo comércio (35,2%), construção (8,9%), indústria (7,8%) e agropecuária (1,6%).
Neste cenário, a LetsLo, segundo Letícia, surge como uma aliada do bem-estar e da performance sustentável das mulheres empreendedoras. “Empreender não precisa ser sinônimo de esgotamento. Ao contrário, acreditamos que um negócio saudável começa por uma mulher que se sente respeitada em seus limites, ciclos e necessidades”, afirma Letícia.
Letícia destacou ainda que o evento reforça o compromisso da marca com o desenvolvimento humano de mulheres profissionais. “Nosso papel é criar pontes entre a vida que se vive e a vida que se deseja viver. E isso começa quando há tempo, espaço e permissão para a pausa”, concluiu.
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