Governo do Tocantins
SES-TO promove mais um debate do Plano Estadual de Imunização
A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) promoveu na terça-feira, 20, uma reunião com o Grupo Técnico do projeto Imuniza Tocantins. O encontro aconteceu na sede do Anexo 1 da Pasta e contou com a participação do Ministério Público do Tocantins (MPTO); da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju); da Secretaria de Estado da Educação (Seduc); da Superintendência Estadual do Ministério da Saúde (MS); do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-TO); do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-TO); do Distrito Sanitário Especial Indígena no Tocantins (DSEI); da Pastoral da Criança do Tocantins e do Instituto Peabiru.
Durante a reunião, os presentes discutiram o alinhamento do Plano Estadual de Vacinação de 2024, verificando as especificidades de atuação de cada parceiro, buscando em conjunto a continuidade dos índices e aumento da cobertura vacinal de todo o Estado.
Para a gerente de Imunização da SES-TO, Diandra Sena, “a reunião é uma oportunidade de discutirmos sobre o cenário das coberturas vacinais em nosso Estado, e principalmente sobre as ações que podem ser realizadas para mudá-lo, pois como sabemos esse plano busca alinhar todos os setores, sociedades civis e órgãos de controle para a mobilização das ações e subitamente das coberturas vacinais no Estado do Tocantins. Nosso objetivo é finalizar o documento até o início de março”.
“Como representante do Instituto Peabiru, parceira implementadora da UNICEF, vejo essa participação como um passo muito importante no sentido de somar esforços em conjunto, para assim, alcançarmos as estratégias de alcance das metas das coberturas vacinais no Tocantins”, disse a articuladora social do Selo UNICEF no Tocantins, pelo Instituto Peabiru, Edilene Borges Marinho.
Dados
O Tocantins finalizou o ano de 2023 com o alcance de um cenário positivo nas coberturas vacinais em crianças menores de 02 anos de idade, tendo destaque para os imunizantes da Pneumocócica 10v, Rotavírus e Tríplice Viral. O Estado possui 323 salas de vacina, com 49 tipos de imunizantes disponíveis e fechou o ano de 2022 em 1° lugar nacionalmente em cobertura vacinal em menores de dois anos, com 87,69%.