Tocantins
Governo do Tocantins investe em valorização, capacitação, saúde e qualidade de vida para servidores e população tocantinense

Nos últimos 12 meses, a prioridade da Gestão Estadual foi com a garantia de direitos, adimplência do Servir, projetos de apoio a servidores, bem como investimento em excelência nas relações de trabalho.
Em um ano de gestão, o governador Wanderlei Barbosa executou as melhores ações e projetos em prol dos servidores do Executivo estadual do Tocantins e, claro, da população tocantinense.
Dentre as principais ações de gestão, desenvolvidas por meio da Secretaria de Estado da Administração (Secad), destacam-se: a implementação de 45.852 progressões com as portarias publicadas de dezembro de 2021 a junho de 2022; pagamento da data-base 2022; a publicação da Lei nº 3.901/2022, que estabelece o pagamento dos passivos de progressão e data-base, que estavam represadas há sete anos, perfazendo um total de mais de 28 mil servidores com direitos garantidos e um valor bruto de mais de R$ 2,3 bilhões; o Decreto nº 6.473/2022, que possibilita o adiantamento dos passivos com bancos e instituições financeiras; e a publicação das portarias que estabelecem as comissões para estudo dos concursos da Educação, da Saúde e da Segurança Pública.
A capacitação também esteve em pauta. Por meio da Unidade Certificadora do Tocantins (Unicet), foram oferecidos 21 cursos de qualificação e capacitação, nas modalidades Educação a Distância (EaD) e Híbrido, beneficiando e valorizando mais de 28 mil servidores em todo o Tocantins.
Gestão administrativa e patrimonial
Outro destaque foi o reajuste da tabela de diárias dos servidores públicos do Executivo Estadual em até 25%. Conforme a nova tabela, o maior reajuste contempla o grupo de servidores de níveis fundamental e médio, que desenvolvem serviços operacionais, como é o caso dos motoristas, fiscais do Detran, técnicos de enfermagem, entre outros. Já o reajuste de 20% engloba os servidores com cargos de nível superior, tais como gerentes, engenheiros, enfermeiros, assistentes sociais, entre outros.
“Fizemos um estudo para entender os impactos em cada pasta. Por meio desse novo reajuste, reafirmamos mais uma vez que o posicionamento do Governo do Tocantins é buscar as melhores alternativas para o servidor público”, frisa o secretário de Estado da Administração, Paulo César Benfica.
Houve ainda a renovação da frota de veículos do Estado, que gerou uma economia anual de mais de R$ 1,14 milhão com locação de veículos para o Poder Executivo. Além disso, os novos contratos de gestão de frota com fornecimento de combustível e manutenção geram economia anual de 6,84% do valor estimado (valor de mercado), em média.
Servir
Além de implementações financeiras, a Gestão Estadual foi pautada no desenvolvimento dos servidores. A Secretaria de Estado da Administração priorizou manter a adimplência do Plano de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado do Tocantins (Servir).
Com os pagamentos de prestadores em dia, o Servir, além de garantir presteza no atendimento de seus beneficiários, também segue ampliando sua carteira de prestadores de serviços em saúde. O grande destaque destes últimos meses é para a inclusão de clínicas especializadas em atendimento de pessoas com transtornos de desenvolvimento, inclusive o espectro autista.
Em apenas 12 meses, o Servir ampliou sua carteira de prestadores de serviços em mais de 147%. Em 2021, eram 218 clínicas e prestadores cadastrados. Atualmente, o Plano dispõe de 539 empresas e colaboradores em saúde para atender mais de 74 mil vidas. Neste período, a agilidade no atendimento fica evidente diante do número de guias executadas, mais de 568 mil, em todo o Estado.
O secretário de Estado da Administração, Paulo César Benfica, reforça que a ampliação do grupo de clínicas e prestadores de serviços em saúde especializada vem atender a uma antiga demanda dos beneficiários do Servir, além de proporcionar qualidade de vida aos servidores do Executivo estadual, uma marca do governo Wanderlei Barbosa.
“Essa ampliação de prestadores é consequência de todo um esforço, com destaque para a adimplência do Servir com os seus prestadores. Até então, o Plano não oferecia esses serviços especializados”, completa Paulo César Benfica.
Vale destacar ainda que, em abril deste ano, o governador Wanderlei Barbosa assinou o Termo de Credenciamento do Hospital Dom Orione, na cidade de Araguaína, para prestação de serviços ao Servir. Além disso, o Hospital Alvorada, no município de Imperatriz (MA) e o Hospital Santa Mônica, em Goiânia (GO) também foram credenciados ao Servir.
Estar bem para trabalhar bem
Os investimentos em capital humano do Executivo Estadual foram intensos e culminaram com a implementação de dois grandes projetos. Os destaques são o Projeto Saúde Mental do Servidor e a Campanha de Conscientização e Prevenção ao Assédio e Discriminação no Serviço Público do Tocantins (Ampare). Importantes iniciativas para promover a qualidade de vida dos servidores e, por conseguinte, uma maior eficiência do serviço público.
Ampare é uma campanha desenvolvida pela Secad, em conjunto com a Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO) e a Controladoria-Geral do Estado (CGE), que tem como principal objetivo, não somente discutir meios de punição, mas também desenvolver políticas de prevenção e, sobretudo, promover a conscientização da necessidade de um ambiente de trabalho saudável e confortável aos servidores, para o bom funcionamento do serviço público.
O secretário de Estado da Administração, Paulo César Benfica, destaca a Ampare como uma ação que visa promover um ambiente de trabalho adequado e salubre aos servidores. “Nós, como gestores, devemos tirar as responsabilidades das instituições e das entidades públicas, perante esta temática tão relevante, por isso devemos abrir espaços para que sejam discutidos, não só meios de denúncias, mas também de prevenção para que possamos alcançar resultados positivos”, pontua.
Recentemente foi lançado o curso a distância, Assédio e Discriminação no Ambiente de Trabalho. A capacitação está disponível na plataforma da Unidade Certificadora do Estado do Tocantins (Unicet) e é aberta a todos os servidores estaduais.
O secretário Executivo da Administração, Rodrigo Ayres, declara que o curso é um marco na história da administração pública tocantinense, que traz um olhar humano para os servidores. “Esse curso é uma política pública idealizada pelo nosso gabinete, em parceria com inúmeras pessoas, com o propósito de combater e enfrentar todas as violências sexuais e morais a que nossos servidores possam estar sendo submetidos”, enfatiza.
Saúde mental do servidor
O projeto Saúde Mental do Servidor, em vigor há dois anos, partiu da necessidade de oferecer um instrumento de acolhimento aos servidores que estavam vivenciando algum tipo de sofrimento psíquico causado em decorrência da pandemia por covid-19. Desenvolvido e executado pela Secad, por meio da Junta Médica Oficial do Estado (JMOE), o projeto promove atividades como rodas de conversa, acolhimento e encaminhamento de servidores.
Na vanguarda da promoção da saúde para seu capital humano, a Secad, por meio de Diretoria da Junta Médica Oficial do Estado (JMOE), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO), desenvolveu e implementou o projeto Saúde Mental do Servidor.
O psicólogo da JMOE, Flávio Barros, que atende dentro do Saúde Mental do Servidor, destaca que o programa abriu uma frente de atendimentos dentro Núcleo de Atendimento Previdenciário (Nap), do Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Tocantins (Igeprev-TO), com servidores aposentados, tendo inclusive um espaço físico para acolhimento desses servidores.
Flávio Barros pontua que, atualmente, a expectativa quanto ao programa é ampliar as ações e os atendimentos presenciais no interior do Estado, além de inserir outras terapias integrativas para qualificar ainda mais os acolhimentos. “Estamos realizando parcerias para atingir o maior número possível de servidores e assim garantir qualidade de vida também no ambiente laboral”, destaca.
Governo do Tocantins
Karynne Sotero recepciona Gracinha Caiado, que participa de evento em Palmas

A primeira-dama do Tocantins, Karynne Sotero, recepcionou nesta terça-feira, 19, em Taquaruçu, distrito de Palmas, a primeira-dama de Goiás, Gracinha Caiado, que está no estado em agenda institucional.
O encontro, em clima de confraternização, foi proporcionado pela ocasião da 2ª edição do projeto Defensorias do Araguaia e antecedeu a abertura oficial da programação, que acontece nesta quarta-feira, 20.
Na oportunidade, Karynne presenteou Gracinha com peças artesanais feitas em capim-dourado, símbolo da cultura e da tradição tocantinense.
Neste ano, o projeto une os três estados em uma causa nobre: levar dignidade e cidadania aos povos indígenas da Ilha do Bananal, região em que Tocantins faz divisa com Goiás e Mato Grosso. As ações serão realizadas de 25 a 27 de agosto, com atendimentos jurídicos e sociais voltados às comunidades indígenas. O Governo do Tocantins é parceiro na realização do evento.
Também prestigiaram o momento o defensor público-geral do Estado do Tocantins, Pedro Alexandre Conceição Aires Gonçalves; a 1ª subdefensora pública-geral do Tocantins, Estellamaris Postal; a deputada estadual Claudia Lelis; além de representantes das Defensorias Públicas de Goiás e Mato
Governo do Tocantins
Conferência Estadual de Políticas para Mulheres acontece no Tocantins
Com o tema “Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas para Todas”, evento integra a etapa estadual da Conferência Nacional de Políticas para Mulheres

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Mulher (SecMulher), realiza nesta quarta-feira, 20, a Conferência Estadual de Políticas para Mulheres, no Auditório do Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, em Palmas.
Com o tema Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas para Todas, o evento integra a etapa estadual da Conferência Nacional de Políticas para Mulheres e reunirá autoridades, especialistas e representantes da sociedade civil para discutir propostas e estratégias de fortalecimento das políticas públicas voltadas às mulheres no Tocantins.
A programação contará com painéis, talk shows, grupos de trabalho e a eleição de delegadas que representarão o Tocantins na etapa nacional. Também está previsto o lançamento da Casa da Mulher Tocantinense de Gurupi (CMT Gurupi) e a apresentação do Decreto nº 6.997/2025, que assegura às servidoras públicas em situação de violência doméstica e familiar o direito à remoção ou à cessão no âmbito da administração estadual.
Programação
08h00 – 09h00 Credenciamento: Entrega de pasta, crachá, bloco e caneta.
09h00 – 09h15 Abertura Cultural
09h15 – 10h Fala das Autoridades: Pronunciamentos institucionais com destaque à importância das Políticas Públicas para Mulheres.
10h-10h30 Painel I – Mulheres em Movimento: 21 Anos de Conquistas e Resistência
10h30 – 11h Talk Show I – Mais Democracia, Mais Igualdade
11h – 11h30 Talk Show II – Mais Conquistas para Todas
11h30 – 12h00 Leitura do Regimento da Conferência Estadual de Políticas para Mulheres
12h00 – 14h00 Intervalo para Almoço
14h-14h15 Eleição para as Delegadas
14h15 – 15h45 Divisão de Grupos por Eixos Estruturantes: Análise e debate das propostas levantadas nas conferências regionais, com sistematização das sugestões para votação.
15h45 – 16h45 Apresentação das Propostas Sistematizadas: Socialização em plenária das propostas debatidas e organizadas pelos grupos.
16h45 – 17h30 Votação das Propostas em Plenária, que serão encaminhadas para a Conferência Nacional de Políticas para Mulheres.
Serviço
Evento: Conferência Estadual de Políticas para Mulheres
Data: 20 de agosto de 2025
Horário: 8h às 18h
Local: Auditório do Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos – Praça dos Girassóis, Palmas/TO
Governo do Tocantins
Governador Wanderlei Barbosa assegura revisão do ZEE/TO para fortalecer desenvolvimento sustentável no Tocantins
Projeto de Lei será readequado para promover o desenvolvimento econômico sustentável levando em consideração as necessidades do setor produtivo

O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) anunciou, nesta segunda-feira, 18, a retirada do Projeto de Lei nº 5/2025, que institui o Zoneamento Ecológico-Econômico do Estado do Tocantins (ZEE/TO). A decisão foi anunciada durante uma reunião importante realizada na Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto). Durante esse encontro, o governador se reuniu com o presidente da Casa, deputado Amélio Cayres (Republicanos), e outros deputados, como Cleiton Cardoso (Republicanos), Gipão (PL) e Léo Barbosa (Republicanos), além de diversos representantes do setor produtivo rural. Isso demonstra a seriedade com que o governo trata o tema do desenvolvimento sustentável e a importância da participação de todos os setores envolvidos na discussão do ZEE/TO.
Ao justificar a retirada do projeto, o governador destacou a necessidade de uma ampliação na consulta à sociedade civil e o posterior encaminhamento de uma nova proposta à Assembleia Legislativa. Ele esclareceu que busca fortalecer a política de sustentabilidade do estado. “Estou retirando esse projeto para sua reconstrução, pois a proposta causou grande preocupação aos produtores rurais de nosso Estado”, alegou. O ZEE/TO é fundamental para essa discussão, pois busca equilibrar a preservação ambiental com o desenvolvimento econômico, algo que é crucial para o futuro do Tocantins.
De acordo com o governador, o estímulo à produção agrícola deve respeitar as leis existentes que versam sobre preservação ambiental e recuperação de áreas degradadas. Ele enfatizou que a responsabilidade social e ambiental é um pilar de sua administração. “Vocês [produtores] podem contar com a sensibilidade do nosso governo. Estimular a produção, o crescimento econômico, a geração de empregos, tudo isso faz parte de um governo que respeita o setor produtivo e que está atento ao ZEE/TO”, frisou. Este compromisso com o desenvolvimento sustentável é essencial para garantir que as futuras gerações também possam se beneficiar dos recursos naturais do estado.
Na ocasião, Amélio Cayres disse que os parlamentares continuarão colaborando com o Governo do Estado para a construção de uma proposta que reflita os mais amplos interesses da sociedade. “Vamos trabalhar na elaboração de um projeto juntamente com as entidades, com quem produz, um projeto maduro que respeite a legislação ambiental. Esta Casa estará sempre aberta para fazer a discussão necessária”, afirmou. Essa abertura para o diálogo é fundamental para que todos os stakeholders possam contribuir com suas experiências e preocupações, garantindo uma abordagem mais equitativa e eficiente para o ZEE/TO.
A decisão do governador foi tomada após a apresentação de uma proposta de revisão do Projeto de Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE), a partir de um estudo feito pelo setor produtivo rural. “Temos caminhado unidos com o propósito de trabalhar com o governo para resolvermos os problemas do Estado”, afirmou o presidente da Federação da Agricultura do Estado do Tocantins (Faet), Paulo Carneiro. Este alinhamento entre o governo e o setor produtivo é vital para garantir que as políticas públicas sejam efetivas e atendam às necessidades reais dos agricultores e produtores rurais.
Também participaram da reunião o deputado federal Alexandre Guimarães (MDB); o secretário da Agricultura e Pecuária, Jaime Café; o presidente do Instituto Natureza do Tocantins, Cledson Lima; e representantes da Faet/Senar, Sistema OCB/TO, Frísia, Aprosoja, Novilho Precoce e Sinobras Florestal. A presença de tantos representantes demonstra a relevância do ZEE/TO para diversas áreas e a importância de um esforço conjunto para um desenvolvimento sustentável no estado.
A discussão sobre o ZEE/TO não se limita apenas à produção agrícola, mas abrange também questões ligadas à preservação dos nossos recursos hídricos, a proteção de biomas e a promoção de práticas agrícolas sustentáveis. A implementação de um zoneamento adequado permitirá que o Tocantins se posicione como um exemplo de desenvolvimento sustentável no Brasil, atraindo investimentos e garantindo a qualidade de vida para seus cidadãos. É essencial que o diálogo entre governo, sociedade e setor produtivo continue, buscando sempre o melhor para o futuro do estado.
Além disso, o acompanhamento e a fiscalização da implementação das diretrizes do ZEE/TO deverão ser reforçados. É fundamental que as ações propostas sejam monitoradas de perto para garantir que os objetivos de sustentabilidade e preservação sejam alcançados. Isso requer uma colaboração eficaz entre os órgãos governamentais e as comunidades locais, que devem estar atentas e envolvidas no processo.
Outro ponto importante a ser considerado diz respeito à educação ambiental. É imprescindível que os cidadãos, especialmente aqueles que habitam as áreas rurais, sejam conscientizados sobre a importância da preservação ambiental e como podem contribuir para um desenvolvimento mais sustentável. Campanhas de conscientização e programas educativos podem ser implementados para envolver a população nesse processo.
Por fim, a integração de tecnologias sustentáveis na agricultura pode ser uma aliada fundamental para o sucesso do ZEE/TO. A adoção de práticas que minimizam o impacto ambiental, como a agroecologia, a rotação de culturas e o uso consciente de insumos, pode ser incentivada através de políticas públicas que ofereçam suporte técnico e financeiro aos produtores. Tal inovação pode trazer ganhos significativos tanto para a economia local quanto para a saúde do meio ambiente.
A implementação bem-sucedida do ZEE/TO requer um compromisso contínuo de todas as partes envolvidas. A colaboração entre governo, agricultores, ONGs e a sociedade civil será crucial para garantir que as diretrizes do zoneamento sejam respeitadas e que os objetivos de desenvolvimento sustentável sejam alcançados. Somente com esse esforço conjunto será possível construir um futuro melhor para o Tocantins, onde a economia e a preservação ambiental possam coexistir em harmonia.
Com isso, espera-se que o Tocantins se torne um modelo de desenvolvimento sustentável, inspirando outros estados brasileiros a seguir o mesmo caminho. O ZEE/TO deve ser visto como uma oportunidade de crescimento, não apenas econômico, mas também como uma forma de preservar a identidade cultural e os recursos naturais do estado, garantindo que as futuras gerações tenham um ambiente saudável para viver e trabalhar.
O fortalecimento das políticas públicas voltadas para a agricultura sustentável e a preservação ambiental é um compromisso que deve ser assumido por todos os envolvidos. A construção de um futuro sustentável passa pela conscientização, pelo diálogo aberto e pela implementação de medidas que respeitem a diversidade ambiental do Tocantins, através do ZEE/TO.
Por fim, é essencial que a sociedade esteja ciente da importância do ZEE/TO e participe ativamente em sua construção. A participação cidadã é um elemento-chave para a eficácia das políticas públicas. Com o envolvimento de todos, será possível criar um ambiente de cooperação e respeito mútuo, que garantirá um futuro sustentável para as próximas gerações no Tocantins.
-
Governo do Tocantins4 dias atrás
Governador participa de missa campal do Senhor do Bonfim
-
Social8 horas atrás
Vantuil Junior fala do Show de Henrique & Juliano em Palmas
-
Moda e Estilo4 dias atrás
Frezano Boutique sugere acessórios para show Henrique & Juliano
-
Social9 horas atrás
Carlos Alberto e Caroline Marques celebram noivado
-
Social2 dias atrás
Lu Tranchesi organiza o chá de bebê de João, segundo filho de Lelê Saddi