Diálogos promovidos durante aulas de Língua Portuguesa da Escola de Tempo Integral Eurídice Ferreira de Mello, no Aureny III, propiciaram aos alunos dos 9° anos e 8° ano, integrar e protagonizar ações do projeto Clube de Leitura criado e desenvolvido na unidade.
As ações reúnem encontros semanais de socialização em prol da leitura. O projeto tem o objetivo de estimular a criticidade do aluno, inserí-lo no processo de criação, fantasia e interpretação heroica e anti-heroica; realizar a socialização de livros de natureza diversas; incentivar o gosto pela leitura autônoma e compartilhada; valorizar as expressões e costumes dos estudantes.
Os alunos que integram o Clube reúnem-se durante os horários de intervalo, das 12 às 13 horas, de segunda a sexta-feira. Os momentos acontecem na biblioteca da escola, local em que socializam a leitura, trocam experiências e são protagonistas neste campo.
O professor de Língua Portuguesa Ricardo Ferreira colocou a ideia dos alunos em prática, organizou o espaço, montou o projeto e criou a página do Clube de Leitura. Ele conta que o projeto inciou com a interação dos alunos e a necessidade de encontros e momentos específicos para que pudessem ler os livros e socializar as leituras.
Ferreira constatou que a leitura praticada pelos alunos no decorrer do projeto elevou o estímulo do raciocínio, melhora do vocabulário, ampliação do contexto de aprendizagem, maior oportunidade de interação, sociabilização, perspectiva e criticidade.
Lis Nascimento, aluna do 9° ano, relata que se apaixonou ainda mais pela leitura após os encontros promovidos pelo projeto. “A leitura me tira da realidade e me mostra outro mundo. Quando você entra em uma estória, você não quer mais sair dela. Às vezes a ansiedade não te deixa esperar os outros dias para terminar a estória”, relata. Para o futuro ela quer ter sua própria biblioteca, pois entrar no Clube de Leitura foi a melhor coisa que já a aconteceu, conta.
Os resultados conquistados pelo projeto devem ser apresentados em 28 de novembro, das 9 às 12 horas, no auditório da escola.

