conecte-se conosco

Tocantins

Projeção do IBGE: População do Tocantins deve parar de crescer em 2048

Publicadas

sobre

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quinta-feira, 22, as primeiras Projeções de População com dados do Censo Demográfico 2022. O estudo estima que a população do país vai parar de crescer em 2041, quando atingirá seu valor máximo de 220.425.299 habitantes, até chegar aos 199.228.708 habitantes, em 2070. Já no Tocantins, o crescimento populacional vai desacelerar até 2048. A partir de 2049, a população deve diminuir, até chegar aos 1.584.730 habitantes, em 2070.

Esse estudo demográfico também mostra que, de 2000 para 2023, a taxa de fecundidade do Tocantins caiu de 2,8 para 1,87 filho por mulher, e deve recuar até 1,48 em 2057, quando atinge seu ponto mais baixo. Já a idade média da população tocantinense atingiu 33 anos em 2023 e deve subir para 47,7 anos em 2070.

As Projeções de População do IBGE utilizam dados provenientes de diversas fontes, como os três censos demográficos mais recentes (2010, 2010 e 2022), a série histórica das Estatísticas do Registro Civil (iniciada em 1974) o Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) e o Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (SINASC), ambos do Ministério da Saúde, entre outros. Seus cálculos permitem acompanhar a evolução dos padrões demográficos do país.

Para Izabel Marri, gerente de Estudos e Análises Demográficas do IBGE, “a principal importância das Projeções é informar qual é a população do país a cada ano, pois os censos demográficos ocorrem apenas a cada dez anos. Essa informação, por idade e sexo, é fundamental para se elaborar políticas públicas voltada para crianças, idosos ou para a força de trabalho”. Além disso, esses dados são a base para o cálculo do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e dos Estados (FPE).

Taxa de fecundidade
Segundo as Projeções de População 2024, a taxa de fecundidade do Tocantins era de 2,8 filhos por mulher em 2000, recuou para 2,05 filhos em 2010 e chegou a 1,87 em 2023. Nos próximos anos, essa taxa deve recuar ainda mais e atingir seu ponto mais baixo em 2057, chegando a 1,48 filho por mulher. As Projeções indicam que a taxa seguirá num patamar de estabilidade, chegando a 1,50 em 2070.

Esse indicador vem decrescendo como consequência de uma série de transformações ocorridas na sociedade brasileira desde meados do Século XX. A pesquisadora lembra que a redução da taxa de fecundidade “vem desde os anos 1960. Vários fatores contribuíram para isso, como a urbanização, a entrada das mulheres no mercado de trabalho e o aumento da escolaridade feminina, além da popularização da pílula anticoncepcional. Com isso, as taxas de fecundidade recuaram gradativamente de uma média de mais de seis filhos por mulher para os patamares atuais”, ressaltou.

A taxa de fecundidade do país ficou em 1,57 filho por mulher em 2023. As regiões com as taxas de fecundidade mais altas foram Norte (1,83) e Centro-Oeste (1,71), enquanto o Nordeste (1,56), o Sul (1,56) e o Sudeste (1,48) tinham as taxas mais baixas. Entre os estados, a taxa de fecundidade mais alta foi a de Roraima (2,26) e a mais baixa, do Rio de Janeiro (1,39).

Outra informação do estudo Projeções de População é a idade média da fecundidade, ou seja, a idade média em que as mulheres tinham seus filhos. No Tocantins, o indicador era de 23,6 anos em 2000, passou para 27 anos em 2022 e deverá chegar a 31,3 anos em 2070. “Temos observado, no Brasil e em vários países, um adiamento da maternidade, isto é, as mulheres decidindo-se a terem seus filhos mais tarde. Indiretamente, isso também contribui para a redução do total de nascimentos”, observou a demógrafa do IBGE. A idade média em que as mulheres tinham seus filhos no Brasil em 2022 foi de 28,1 anos.

Esperança de vida
No país, a esperança de vida ao nascer aumentou de 71,1 anos em 2000 para 76,4 anos em 2023. No Tocantins, subiu de 69,8 anos em 2000 para 76,5 anos em 2023. Entre os homens, esse indicador foi de 67,8 anos para 73,2 anos, no período, e entre as mulheres, de 72,2 anos para 80,2 anos.

A demógrafa lembra que essa é a primeira Projeção de População a incorporar dados da pandemia, que causou um recuo na esperança de vida do país. Mas os dados preliminares de 2023 mostram a esperança de vida subindo. “Nossa expectativa é que esse indicador continue a crescer como antes da pandemia”.

Mais sobre a pesquisa
As Projeções da População: Brasil e Unidades da Federação: Revisão 2024 utilizam pela primeira vez dados do Censo Demográfico 2022, além de outras fontes, para calcular as tendências da estrutura demográfica do país, incluindo fecundidade, esperança de vida e envelhecimento populacional, para o período de 2000 a 2070. Além de retratar a dinâmica populacional ao longo do tempo, faz todo um estudo sobre o passado recente da fecundidade e mortalidade do país e as perspectivas para o futuro. Há dados por idade e sexo, para Brasil e Unidades da Federação.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda
Previsão de economia com despesas de aluguel, água, energia e combustível superará R$ 200 mil
Palmas3 horas atrás

Secretaria de Mobilidade Urbana e Defesa Civil de Palmas mudará de endereço para economizar despesas e unificar serviço

Parceria entre Prefeitura e Associação permitirá manutenção do Museu Palacinho – foto: Flávio Cavalera
Palmas3 horas atrás

Município de Palmas firma parceria com Instituto Palacinho para preservação do Museu Histórico do Tocantins

Palmas4 horas atrás

Prefeitura de Palmas realiza abertura oficial da 4ª Conferência de Igualdade Racial nesta sexta-feira, 23

Fanta
Economia9 horas atrás

Fanta lança campanha “Quero Fanta” com nova identidade visual e foco na Geração Z

Um tributo à memória, à arte e à história, gravações do filme “Um Certo João Silvino”, de Hélio Brito, são finalizadas em Natividade
Entretenimento9 horas atrás

Um Certo João Silvino encerra gravações em Natividade

Governador Wanderlei Barbosa abre Temporada de Praia 2025 nesta segunda-feira, 26 - Crédito: Antônio Gonçalves/Governo do Tocantins
Governo do Tocantins9 horas atrás

Wanderlei Barbosa lança Temporada de Praia 2025 em Palmas

Amyr Klink palestrando na Convenção de Líderes da Kothe S.A. em Araguaína
Economia10 horas atrás

Kothe S.A. realiza convenção com Amyr Klink em Araguaína

Eduardo Siqueira Campos em discurso na Assembleia Legislativa do Tocantins – Foto: Edu Fortes
Palmas10 horas atrás

Eduardo Siqueira Campos celebra 36 anos de Palmas na Aleto

Ana Hickmann - crédito da foto Ricardo Hara
Moda e Estilo24 horas atrás

Ana Hickmann é a estrela do desfile da Nova Noiva no Casar 2025

Aniversário de Junior Donatto crédito: victor rocha
Social1 dia atrás

Aniversário de Junior Donatto reúne famosos em noite de pura elegância em SP 

Secretário da Fazenda, Donizeth Silva, participará da revisão do planejamento estratégico da FIETO
Economia1 dia atrás

Secretário da Fazenda, Donizeth Silva, integra revisão do Planejamento Estratégico da FIETO

Plataforma de petróleo cercada pela floresta amazônica, simbolizando o conflito entre exploração econômica e preservação ambiental.
Cotidiano1 dia atrás

Petróleo na Amazônia: alerta ambiental e impasse no governo

Pollyanna Alves
Comunicação Transformadora por Munyque Fernandes1 dia atrás

A dor da indiferença

Estande do Tocantins é destaque na abertura do 19º Salão do Artesanato em São Paulo
Governo do Tocantins1 dia atrás

Estande do Tocantins é destaque na abertura do 19º Salão do Artesanato em São Paulo

Cotidiano1 dia atrás

Fraternidade sem Fronteiras está com caravanas abertas para ajuda humanitária no continente africano

ALETO1 dia atrás

Sessão solene homenageia os 36 anos de Palmas na Aleto

thassia naves
Moda e Estilo1 dia atrás

Thássia Naves brilha em seu segundo dia no festival de Cannes

Entretenimento1 dia atrás

Monte do Carmo é cenário de documentário que retrata a força da tradição centenária do Giro da Folia

Amélio Cayres foto Silvio Santos - Dicom Aleto
ALETO1 dia atrás

Amélio Cayres destina mais de R$ 1,3 mi em emendas para eventos culturais, obras e ações municipais

Atriz Bell Gama participa de capacitação audiovisual na Academia Internacional de Cinema
Entretenimento1 dia atrás

Atriz Bell Gama participa de capacitação audiovisual na Academia Internacional de Cinema – AI