Economia
VLI oferece 15 vagas gratuitas para curso de Eletricista Industrial em Colinas do Tocantins

As inscrições podem ser feitas até 5 de novembro, e é necessário ter ensino fundamental completo
A VLI – companhia de soluções logísticas que opera ferrovias, portos e terminais – está com inscrições abertas para o curso gratuito de Eletricista Industrial em Colinas do Tocantins. O período de inscrições segue até o dia 5 de novembro ou até o preenchimento total das vagas, e os interessados podem se inscrever pelo link: http://bit.ly/3zTFAnx . A iniciativa, que oferece 15 vagas, visa capacitar a população local e fornecer qualificação profissional para o mercado de trabalho.
O curso, com início marcado para 18 de novembro, será realizado na Av. Jaraguá, Centro, lote nº 07, quadra 58, em Colinas do Tocantins – TO. As aulas serão ministradas por instrutores especializados do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h, com uma carga horária total de 220 horas. A conclusão do curso está prevista para 25 de abril de 2025, considerando os recessos das festas de fim de ano e do Carnaval. Além disso, os alunos terão direito a lanche diário, oferecido como parte do pacote do curso.
Para concorrer a uma das 15 vagas, é necessário ter idade mínima de 18 anos, ensino fundamental completo e apresentar os documentos RG, CPF e comprovante de escolaridade no ato da inscrição. A validação final das inscrições será conduzida pelo Senai, responsável pela supervisão do curso. Para mais informações ou dúvidas, os interessados podem entrar em contato pelo WhatsApp (63) 3229-5770.
De acordo com o gerente do Terminal Integrador Palmeirante (TIPA), Moacir Clemente de Araújo Júnior, a realização do curso reflete o compromisso com a qualificação da comunidade local e o fortalecimento do mercado de trabalho na região. “A VLI acredita na educação como um pilar fundamental para a formação das pessoas. Essa parceria firmada com o SENAI, reforça nosso valor de ‘Valor para Todos’, que significa criar e compartilhar valor em cada lugar em que atuamos. A criação do curso de Eletricista Industrial tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento da mão de obra local”, afirma.
Esse projeto teve início no Terminal Integrador Porto Nacional (TIPN), em que foram formados mais de 30 eletricistas industriais, e segue com o propósito de ampliar a capacitação de profissionais e desenvolver habilidades essenciais para o mercado.
A VLI no Tocantins
A VLI opera no Tocantins por meio do Corredor Norte, que une Porto Nacional (TO) ao sistema portuário de São Luís. O trajeto é percorrido por meio do tramo norte da Ferrovia Norte-Sul, controlado pela VLI, e pela Estrada de Ferro Carajás, onde a VLI opera por direito de passagem. A estrutura do corredor inclui três terminais intermodais, em Porto Nacional e Palmeirante, no Tocantins, e Porto Franco, no Maranhão. Nesses locais, a carga trazida por caminhões é carregada nas composições da companhia. Pelo Corredor Norte são transportadas cargas como grãos (milho e soja), fertilizantes e combustíveis, entre outros produtos.
Sobre a VLI
A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Por cinco anos consecutivos entre as três companhias mais inovadoras do setor de Transporte e Logística no ranking do Valor Inovação, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.
Energisa
Inscrições para Olimpíada Nacional de Eficiência Energética 2025 iniciam nesta sexta-feira, 1º
Olimpíada Nacional de Eficiência Energética 2025 deve receber meio milhão de alunos do 8º e 9º ano e terá participação das distribuidoras de energia elétrica de todo o Brasil

-
Inscrições: 1º de agosto a 30 de setembro
-
Formação de professores: agosto e setembro
-
Desafios e provas (1ª e 2ª fases): outubro
-
Resultado: outubro
-
Evento de premiação: 6 de novembro
Sebrae
Sebrae Tocantins e ALETO selam parceria para promover desenvolvimento econômico nos municípios
Lançado nesta quarta-feira, convênio abrange 125 municípios com foco na qualificação da gestão pública, modernização legislativa e incentivo ao empreendedorismo local

Economia
Profissão Sommelier: No Dia da Cerveja, descubra como se tornar um especialista na bebida
Curso profissionalizante da Academia da Cerveja está com inscrições abertas e forma especialistas para atuar no mercado cervejeiro

Em agosto, o mês é todo dela: a queridinha cerveja! Desde 2007, toda a primeira sexta-feira do mês é comemorado o Dia Internacional da Cerveja – e neste ano, a data abriu o mês com chave de ouro, caindo no dia 1º. Criada na Califórnia, a celebração se estende por todo o mês e homenageia não somente a bebida, mas também os mestres cervejeiros, os bares, e todos os profissionais que fazem parte desta cadeia, desde o campo até a entrega da gelada no bar. Mas há um protagonista importante nessa história que também merece ser lembrado no brinde: o sommelier de cerveja.
Esse profissional é o especialista em degustar, avaliar, selecionar e harmonizar cervejas com alimentos. Também orienta o público sobre estilos, aromas, sabores e escolas cervejeiras, sempre atento ao contexto histórico e cultural da bebida e à sua conexão com a trajetória da humanidade. É ele quem enriquece o conhecimento sobre o universo cervejeiro e amplia a apreciação pela cerveja, atuando como ponte entre o produtor e o consumidor.
Mas onde atua o sommelier de cerveja?
O campo de atuação é amplo: bares e restaurantes, cervejarias e distribuidoras até eventos, festivais, cursos, escolas e degustações guiadas. “O sommelier de cerveja, além do conhecimento técnico, tem a missão de promover e difundir a cultura cervejeira, atuando como um elo entre a bebida e o público final, guiado pela paixão e compromisso com a qualidade e a experiência sensorial”, complementa Charleston Agrícola, gerente de categoria na Ambev e sommelier de formação.
Como se tornar um sommelier de cerveja?
É preciso formação especializada. E é por isso que a Academia da Cerveja, escola de conhecimento e cultura cervejeira da Ambev, em parceria com a Escola Superior de Cerveja e Malte, oferece o curso profissionalizante de Sommelier de Cervejas.
O curso acontece em formato híbrido, com polos presenciais em Blumenau, Caxias do Sul ou São Paulo. São 48 horas de aula a distância e 32 horas presenciais, divididos em dois finais de semana, com encontros aos sábados e domingos, das 09h às 18h.
A trilha oferece uma imersão completa no universo cervejeiro: história da bebida, matérias-primas, processos de produção e estilos. Os alunos também aprendem sobre harmonização, mixologia com cerveja, uso correto de copos, armazenamento ideal e técnicas de degustação. Também há foco na comunicação para compartilhar seu conhecimento e na importância do consumo responsável e sustentável da bebida.
A graduação oferece certificado e capacita o aluno para atuar, com excelência, como especialista ou sommelier no mercado cervejeiro. As inscrições estão abertas diretamente no site , com início previsto para o dia 10 de setembro. Mais informações no Instagram da Academia da Cerveja.
-
Social23 horas atrás
Casamento Ana Luísa e Ruan encanta em Palmas
-
Social3 dias atrás
Alessandra Andrade resgata o brilho dos concursos de beleza em Palmas
-
Social5 dias atrás
Rogerio e Marttha Ramos celebram formatura da filha
-
Social5 dias atrás
Júlia d’Paula celebra 13 anos de arte com sarau intimista
-
Economia2 dias atrás
65% dos consumidores devem comprar presentes no Dia dos Pais