Economia
VLI oferece 15 vagas gratuitas para curso de Eletricista Industrial em Colinas do Tocantins

As inscrições podem ser feitas até 5 de novembro, e é necessário ter ensino fundamental completo
A VLI – companhia de soluções logísticas que opera ferrovias, portos e terminais – está com inscrições abertas para o curso gratuito de Eletricista Industrial em Colinas do Tocantins. O período de inscrições segue até o dia 5 de novembro ou até o preenchimento total das vagas, e os interessados podem se inscrever pelo link: http://bit.ly/3zTFAnx . A iniciativa, que oferece 15 vagas, visa capacitar a população local e fornecer qualificação profissional para o mercado de trabalho.
O curso, com início marcado para 18 de novembro, será realizado na Av. Jaraguá, Centro, lote nº 07, quadra 58, em Colinas do Tocantins – TO. As aulas serão ministradas por instrutores especializados do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h, com uma carga horária total de 220 horas. A conclusão do curso está prevista para 25 de abril de 2025, considerando os recessos das festas de fim de ano e do Carnaval. Além disso, os alunos terão direito a lanche diário, oferecido como parte do pacote do curso.
Para concorrer a uma das 15 vagas, é necessário ter idade mínima de 18 anos, ensino fundamental completo e apresentar os documentos RG, CPF e comprovante de escolaridade no ato da inscrição. A validação final das inscrições será conduzida pelo Senai, responsável pela supervisão do curso. Para mais informações ou dúvidas, os interessados podem entrar em contato pelo WhatsApp (63) 3229-5770.
De acordo com o gerente do Terminal Integrador Palmeirante (TIPA), Moacir Clemente de Araújo Júnior, a realização do curso reflete o compromisso com a qualificação da comunidade local e o fortalecimento do mercado de trabalho na região. “A VLI acredita na educação como um pilar fundamental para a formação das pessoas. Essa parceria firmada com o SENAI, reforça nosso valor de ‘Valor para Todos’, que significa criar e compartilhar valor em cada lugar em que atuamos. A criação do curso de Eletricista Industrial tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento da mão de obra local”, afirma.
Esse projeto teve início no Terminal Integrador Porto Nacional (TIPN), em que foram formados mais de 30 eletricistas industriais, e segue com o propósito de ampliar a capacitação de profissionais e desenvolver habilidades essenciais para o mercado.
A VLI no Tocantins
A VLI opera no Tocantins por meio do Corredor Norte, que une Porto Nacional (TO) ao sistema portuário de São Luís. O trajeto é percorrido por meio do tramo norte da Ferrovia Norte-Sul, controlado pela VLI, e pela Estrada de Ferro Carajás, onde a VLI opera por direito de passagem. A estrutura do corredor inclui três terminais intermodais, em Porto Nacional e Palmeirante, no Tocantins, e Porto Franco, no Maranhão. Nesses locais, a carga trazida por caminhões é carregada nas composições da companhia. Pelo Corredor Norte são transportadas cargas como grãos (milho e soja), fertilizantes e combustíveis, entre outros produtos.
Sobre a VLI
A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Por cinco anos consecutivos entre as três companhias mais inovadoras do setor de Transporte e Logística no ranking do Valor Inovação, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.
Economia
Mais perto do público: concessionárias se reinventam para crescer em meio à competitividade do setor automotivo
Experiência de compra mais próxima e acessível ao consumidor é a mais nova tendência

O setor automotivo brasileiro vive uma fase de retomada e expansão. Em 2024, as vendas de veículos leves cresceram 14%, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), que projeta nova alta de 5% em 2025. Esse crescimento vem acompanhado da reestruturação da rede de concessionárias, que ultrapassou 8 mil pontos de venda, o maior número em mais de uma década.
Ainda segundo a Fenabrave, somente em 2024, foram abertas mais de 530 novas lojas do segmento, um indicativo da confiança do setor no crescimento contínuo do mercado automotivo brasileiro. Apesar de aquecido, o setor é cada vez mais competitivo, reunindo mais de 40 marcas e cerca de 3,5 mil modelos. Essa movimentação também se reflete no Tocantins. A partir de 14 de julho, a capital Palmas passa a contar com uma nova concessionária, com conceito totalmente inovador.
A nova loja da Autovia Fiat será inaugurada no Capim Dourado Shopping e integra um modelo de atendimento que vem ganhando força no país: concessionárias instaladas em locais de grande circulação, com foco na conveniência e no relacionamento direto com o público. A estratégia acompanha as transformações do varejo automotivo, cada vez mais voltado à experiência de compra em ambientes acessíveis e integrados à rotina dos consumidores.
Com estrutura pensada para oferecer conforto, praticidade e interação com os produtos, o espaço reúne veículos novos, seminovos e acessórios. Durante a inauguração, o público poderá conhecer de perto a nova Fiat Titano 2026, que chega ao mercado com motor Multijet 2.2 de 200 cavalos, câmbio automático de oito marchas, tração integral, direção elétrica, freios a disco nas quatro rodas e pacote de segurança com sistema ADAS. O modelo, que já está em pré-venda, será um dos destaques do evento.
Para a gerente da Autovia Fiat, Maria Tereza Corrêa, a unidade é mais um passo para aproximar a marca do público tocantinense. “Nossa proposta é oferecer um atendimento personalizado em um ambiente moderno e multifuncional, que também será palco de eventos, lançamentos e ações promocionais, proporcionando uma experiência que vai além da compra. Queremos estar perto do cliente, nos antecipando às necessidades dele”, afirmou.
Para o Capim Dourado Shopping, a chegada da Fiat reforça o movimento de diversificação de serviços e ampliação da experiência dos frequentadores, é o que explica o superintendente Diego Góes. “A presença de uma das maiores marcas de veículos do país reforça o nosso compromisso em oferecer praticidade e variedade aos nossos clientes. Essa parceria agrega valor ao nosso mix e fortalece o shopping como um ponto de encontro entre grandes marcas e o público da capital”, destacou. Líder absoluta em vendas no Brasil em 2025, a Fiat agora estará ainda mais perto dos clientes.
Energisa
Em seis meses, Tocantins registra 150 colisões com postes
Cenário alarmante para julho. No primeiro fim de semana desse mês, três acidentes com postes já foram registrados no Tocantins

Sebrae
Diretores da Região Norte assumem protagonismo na nova gestão da Abase
Jarbas Meurer, do Sebrae Tocantins, é empossado como diretor financeiro da entidade nacional; representatividade nortista ganha força em momento estratégico para o Brasil e a Amazônia

-
Palmas3 dias atrás
Zanin concede prisão domiciliar a Eduardo Siqueira Campos por motivos de saúde
-
Internacional1 dia atrás
EUA oficializam tarifa de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 1º de agosto; carta de Trump a Lula provoca crise diplomática
-
Comunicação Transformadora por Munyque Fernandes3 dias atrás
Você sabe a cor predileta de quem você ama?
-
ALETO4 dias atrás
Amélio Cayres valoriza cultura em Recursolândia e Goiatins
-
Governo do Tocantins4 dias atrás
Temporada de Praia 2025 agita Araguacema com segurança e shows