Governo do Tocantins
Hercy Filho fortalece Tocantins no turismo nacional
Secretário Hercy Filho reforça a presença do Tocantins no calendário turístico nacional em reunião com o Fornatur e o ministro do Turismo

Reunião do Fornatur discutiu detalhes sobre a realização do Feirão do Turismo e do Salão do Turismo 2025, entre outros temas.
O secretário de Turismo do Tocantins, Hercy Filho, participou nesta segunda-feira, 10, de uma reunião online do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), que contou com a presença do ministro do Turismo, Celso Sabino. Durante o encontro, secretários estaduais e representantes de diversas partes do país discutiram questões cruciais para o desenvolvimento do setor.
O ministério apresentou dados positivos, destacando recordes de visitantes estrangeiros que estiveram no Brasil em 2024, além de ações voltadas à valorização das secretarias estaduais para o ano de 2025. Entre os principais tópicos abordados, foram discutidos os detalhes da realização de dois dos maiores eventos de turismo do Brasil: o Feirão do Turismo e o Salão do Turismo 2025. As datas sugeridas para os eventos são maio e agosto, respectivamente.
Outro ponto relevante foi o anúncio do ministério sobre a realização de grandes interlocuções com diversas entidades, visando promover descontos e promoções durante as feiras de turismo. Entre as entidades mencionadas estão a Associação Brasileira das Indústrias de Hotéis (ABIH), a Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV) e a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR).
“Muito importante essa iniciativa do Ministério em dialogar com os agentes oficiais para que estejam presentes nas feiras, facilitando as negociações com essas entidades. O governo do Tocantins e o governador Wanderlei Barbosa estão empenhados em garantir uma participação significativa do estado nesses eventos, trazendo ótimos resultados para o nosso setor”, destacou o secretário Hercy Filho.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, aproveitou a oportunidade para confirmar sua vinda em breve ao Tocantins. “Queremos aproveitar a vinda do ministro para realizar um dia de grandes lançamentos das nossas principais programações do ano, como a temporada de praia 2025”, finalizou o secretário Hercy Filho.
Governo do Tocantins
Por Todas as Marias 2025: Tocantins reforça combate à violência contra a mulher
Por Todas as Marias 2025 é lançado no Tocantins com ações educativas, palestras e inclusão do tema na grade escolar para prevenir a violência contra a mulher.

Por Todas as Marias ganhou um novo capítulo em 2025 no Tocantins. Na manhã desta terça-feira, 12 de agosto, o Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos recebeu a abertura oficial da segunda edição do projeto, idealizado e conduzido pela primeira-dama e secretária extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero.
O evento, marcado por emoção e mobilização, contou com a presença da atriz, modelo e ativista Luiza Brunet, que ministrou uma palestra sobre a importância de combater todas as formas de violência contra a mulher, reforçando que o silêncio não pode ser opção.

Abertura oficial do projeto Por Todas as Marias 2025 no Palácio Araguaia, em Palmas (TO). Foto Jaciara Barros
A importância do Por Todas as Marias no Tocantins
A iniciativa Por Todas as Marias atua na prevenção e conscientização sobre a violência física, psicológica, sexual, patrimonial e moral. Com foco educativo, o projeto alerta mulheres sobre como identificar os primeiros sinais de abuso e amplia a divulgação dos canais de denúncia como o Disque 180 e o 190.
Para 2025, uma das principais novidades é a inclusão do tema na grade curricular da rede estadual de ensino, resultado da parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc).
Palestra de impacto com Luiza Brunet
Na abertura, Luiza Brunet emocionou o público ao compartilhar sua trajetória pessoal e o processo de superação após viver episódios de violência. A ativista alertou que, apesar da ampla divulgação sobre os direitos das mulheres, os números de feminicídio e agressões seguem preocupantes.
“Mesmo com tanta informação, as estatísticas permanecem alarmantes. É fundamental fortalecer a autoestima das mulheres e mostrar que elas têm direitos. Violência é crime e deve ser denunciada”, afirmou Luiza Brunet.

Luiza Brunet. Foto Jaciara Barros
Por Todas as Marias: histórico e objetivos
Criado em 2024, Por Todas as Marias é coordenado pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria Extraordinária de Participações Sociais (Seps), com apoio da Defensoria Pública (DPE-TO), Tribunal de Justiça (TJTO), Polícia Militar (PMTO), Corpo de Bombeiros Militar (CBMTO) e Seduc.
O projeto integra a política intersetorial Rede Cuidar, que promove dignidade, proteção social e garantia de direitos para pessoas em situação de vulnerabilidade.

Na oportunidade, Estellamaris Postal falou com os presentes e reforçou a parceria da Defensoria Pública com ações de enfrentamento a violência doméstica. Foto Jaciara Barros
Educação como ferramenta de mudança
Uma das frentes do projeto é o curso on-line Por Todas as Marias, disponível na plataforma Moodle da Seduc, com carga horária de 20 horas. A formação aborda legislação, tipos de violência e propõe estratégias didáticas para aplicação em sala de aula. Mais de 500 profissionais já se inscreveram, incluindo professores do componente curricular Projeto de Vida e assistentes sociais.
Ações previstas para 2025
O Por Todas as Marias também realiza blitz e palestras educativas em escolas e municípios, em parceria com a Operação Shamar. Em 2024, mais de mil estudantes foram alcançados. Para 2025, as visitas chegarão a Natividade, Dianópolis, Cristalândia e Palmas, com ações voltadas para:
-
Romper o silêncio sobre a violência
-
Reconhecer sinais de abuso
-
Promover respeito e igualdade desde a infância
Mais informações e apoio
Para saber mais sobre o projeto Por Todas as Marias, acesse o site oficial do Governo do Tocantins ou procure a Secretaria Extraordinária de Participações Sociais.
Se você ou alguém que conhece sofre violência, denuncie:
📞 Disque 180 – Central de Atendimento à Mulher
📞 190 – Polícia Militar
Governo do Tocantins
Governo do Tocantins amplia conexões turísticas em Córdoba, na Argentina
Além de apresentar os principais destinos do Estado, o secretário Hercy Filho e a equipe da Setur levaram a beleza do artesanato em capim-dourado

A comitiva tocantinense que participa do Meeting Brasil – América do Sul fez sua penúltima parada em Córdoba, um dos principais centros culturais e econômicos da Argentina. Reconhecida por sua rica história e dinamismo, Córdoba representa um mercado com grande potencial para o turismo brasileiro, especialmente para destinos que combinam natureza e experiências autênticas, como o Tocantins.
Turismo e Cultura em Córdoba
Conduzida pelo secretário de Turismo do Estado, Hercy Filho, a equipe mostrou aos operadores, agentes de viagens e imprensa local o que o Tocantins tem de melhor, a começar de seu principal cartão postal, o Jalapão, passando pelas Serras Gerais, Cantão, Ilha do Bananal e Palmas/Taquaruçu.
“Córdoba é um ponto estratégico para aproximar nosso destino de turistas que valorizam cultura tradicional, natureza e experiências diferenciadas. Apresentar o Tocantins aqui reforça a meta da gestão Wanderlei Barbosa de consolidar o Estado como destino internacional de destaque, com segurança e hospitalidade de qualidade”, explicou o secretário Hercy Filho.
Um dos destaques da passagem pela Argentina, na segunda, 11 de agosto, foi a participação da artesã Eliane Bispo, presidente da Associação Dianopolina do Artesão. As peças em capim-dourado encantaram os participantes do encontro com seu brilho naturalmente dourado e o trançado transformado em biojoias, bolsas e objetos de decoração.
A programação do Meeting Brasil – América do Sul 2015 chega ao fim nesta quarta, 13, em Bogotá, capital da Colômbia.
Governo do Tocantins
Em reunião com parceiros estratégicos, Governo do Estado apresenta avanços na construção do Plano Tocantins 2045
Projeto visa desenvolvimento econômico sustentável e posicionamento do Tocantins em novo patamar nas próximas duas décadas

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), reuniu, nessa segunda-feira, 11, representantes do Executivo Estadual, universidades e entidades parceiras para apresentação dos avanços do Plano Tocantins 2045. Elaborado com base em estudos técnicos e indicadores socioeconômicos, o projeto tem como objetivos promover o desenvolvimento econômico sustentável de longo prazo e acelerar o crescimento do estado, com metas e diretrizes para as próximas duas décadas.
Para o titular da Sics, Carlos Humberto Lima, o Plano Tocantins 2045 é um marco para o futuro do estado. “Estamos vendo os avanços deste grande plano de desenvolvimento econômico sustentável que o governador Wanderlei Barbosa vai entregar ainda este ano para a sociedade tocantinense. É uma grande visão de futuro que vai nortear os caminhos a serem percorridos pelo Tocantins nas próximas duas décadas”, afirmou.
A apresentação foi conduzida pelo professor da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Waldecy Rodrigues, que apresentou diagnóstico detalhado com dados sobre o crescimento do PIB, o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) e outras métricas que retratam a realidade econômica e social do Tocantins. Também foram discutidas ações estratégicas, parcerias entre governo, universidades e empresas para programas de capacitação, além dos desafios e dos caminhos para a construção das metas propostas.
O encontro contou com a presença do secretário de Estado da Comunicação, Márcio Rocha; do reitor da UFT, Luís Eduardo Bovolato; do reitor da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Augusto Rezende; e do diretor-geral da Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto), Léo Araújo, além da equipe técnica da Sics.
Importância do Plano Tocantins 2045 para o Desenvolvimento Regional
O secretário de Estado da Comunicação, Márcio Rocha, reforçou o caráter estratégico e de longo prazo da iniciativa. “Este não é apenas um projeto de governo, mas um projeto de Estado. Ele precisa ultrapassar gestões e garantir um planejamento sólido para o futuro. É um trabalho construído com dedicação, profundo conhecimento do Tocantins e que tem potencial para elevar o estado a outro patamar”, destacou.
O reitor da UFT, Luís Eduardo Bovolato, apontou o plano como um divisor de águas para o desenvolvimento. “O Tocantins 2045 colocado em prática, sem dúvida alguma, vai posicionar o estado em outro patamar em relação aos demais estados brasileiros”.
O reitor da Unitins, Augusto Rezende, ressaltou a relevância da integração entre as instituições. “Foi uma reunião produtiva, mostrando a evolução do plano e a importância do protagonismo da indústria e do comércio. O diagnóstico contempla todas as cadeias produtivas e aponta gargalos do desenvolvimento econômico, além de apresentar planos setoriais estruturantes que devem se transformar em políticas públicas”, afirmou.
Plano Tocantins 2045
O Tocantins 2045 é uma iniciativa estratégica do Governo do Tocantins, coordenada pela Sics e desenvolvida em parceria com a Unitins e a UFT, tendo apoio técnico da Fapto. O projeto tem como objetivo traçar diretrizes e metas para promover o desenvolvimento econômico sustentável do estado nas próximas duas décadas, com base em estudos, diagnósticos e projeções de crescimento.
A proposta contempla ações voltadas à diversificação e à sofisticação da economia, ao estímulo de vocações regionais, à redução das desigualdades, ao fortalecimento das capacidades da população, ao incentivo de inovação e tecnologia, sempre com foco na sustentabilidade e no respeito às gerações futuras.
-
Turismo1 dia atrás
Mirante Janela do Sol é inaugurado em Palmas
-
Sebrae5 dias atrás
Empreendedora reconhecida pela Forbes palestra em Porto Nacional com apoio do Sebrae Tocantins
-
Moda e Estilo2 dias atrás
Looks da Loja Peara para show Henrique & Juliano
-
Social21 horas atrás
Kátia Chaves celebra aniversário
-
Palmas22 horas atrás
Publicada lista de pratos selecionados para o Festival Gastronômico de Taquaruçu