Tribunal Regional Eleitoral
Como recuperar o título de eleitor? TRE-TO Confira opções online e presenciais que o TRE-TO oferece

Serviços ajudam a regularizar a situação eleitoral e evitam transtornos no dia da votação
Em Palmas, mais de 200 mil eleitoras e eleitores participaram das eleições municipais de 2024, incluindo o universitário Gabriel Chaves. Durante o segundo turno, ele enfrentou um imprevisto: não lembrava onde havia guardado seu título de eleitor. Embora o documento não fosse obrigatório para votar, ele não sabia onde votaria e temia não conseguir exercer seu direito.
“Fiquei aliviado ao descobrir que dava para consultar tudo pelo aplicativo. É simples e logo já tinha meu título na tela do meu celular”, contou Gabriel, que resolveu o problema em minutos usando o aplicativo e-Título.
Como recuperar?
O caso do Gabriel destaca a importância das ferramentas digitais. O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), por meio do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), oferece a recuperação do título via e-Título ou pelo Autoatendimento Eleitoral, permitindo acesso rápido e seguro às informações essenciais.
Para recuperar a segunda via do título, o eleitor pode baixar ou atualizar o aplicativo e-Título, disponível para iOS e Android. No app, basta clicar em “Mais Opções” e, em seguida, “Imprimir Título Eleitoral” para ter acesso ao documento digital.
Se o eleitor tiver pendências com a Justiça Eleitoral, é necessário regularizar sua situação antes de obter o documento. Para verificar se o título está regular, basta acessar o Portal do TSE e consultar a “Situação Eleitoral”. Caso o título esteja cancelado ou suspenso, a regularização pode ser feita online.
Reabertura do cadastro eleitoral
O chefe de cartório da 25ª Zona Eleitoral de Dianópolis, Bruno Luiz Massolio Rosa, destaca a importância da regularização antecipada: “Com a reabertura do cadastro eleitoral após a realização do pleito do ano passado, convidamos todos a regularizarem sua situação com antecedência, principalmente quem precisa tirar o primeiro título ou transferir o título para outro município.”
Além disso, o título de eleitor é necessário para inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e para a posse em cargos públicos. O TRE-TO está disponível para atender a eleitores nos cartórios e online, oferecendo diversos serviços como a emissão de certidões de quitação eleitoral e a atualização de dados cadastrais.