Governo do Tocantins
Wanderlei Barbosa assina PL de Zoneamento Ecológico
Governador Wanderlei Barbosa assina PL do Zoneamento Ecológico-Econômico e marca avanço histórico no planejamento territorial do estado.
Projeto de Lei agora segue para aprovação da Aleto e reforça o compromisso da gestão com o planejamento e o desenvolvimento sustentável do Estado.

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, assinou e encaminhou nesta quarta-feira, 2, o Projeto de Lei (PL) que institui o Zoneamento Ecológico-Econômico do Estado do Tocantins (ZEE/TO), que segue para apreciação da Assembleia Legislativa do Estado (Aleto). A ação ocorreu no gabinete do Chefe do Executivo estadual, no Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, e contou com a presença de secretários de Estado e deputados estaduais, além de representantes do setor produtivo.
“Estamos enviando, neste momento, este Projeto de Lei tão importante para o nosso estado, que irá regularizar e dar segurança jurídica ao homem do campo. Queremos que o Tocantins seja um estado organizado e cada vez mais forte. O intuito deste documento é instituir o planejamento territorial sustentável, com gestão ambiental estruturada, aliado ao crescimento econômico por meio da produção planejada, que também é de responsabilidade do Governo. Então, quero pedir aos nossos deputados celeridade a esse projeto”, ressaltou Wanderlei Barbosa, na ocasião.
Durante a reunião, o titular da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Marcello Lelis, explicou que a proposta do Zoneamento Ecológico-Econômico do Estado do Tocantins (ZEE/TO), que busca instituir a política pública de planejamento territorial fundamentada na responsabilidade ambiental, na segurança jurídica e no desenvolvimento sustentável, está sendo concluída e encaminhada para discussão na Aleto na gestão Wanderlei Barbosa, após anos de debate.
“O plano define as zonas do nosso território, onde é área de preservação e o que é a área de produção. Hoje [2 de abril], o [ZEE/TO] foi entregue à Assembleia Legislativa. Agora, poderá ser discutido e identificadas as áreas que são vocacionadas à produção e as áreas que são vocacionadas à preservação. É o nosso mapa. Um marco histórico para o estado, que o governador assume ao enviar este importante projeto para aprovação na Casa de Leis”, comemorou Marcello Lelis.
Importância do ZEE/TO para o planejamento territorial
A proposta do ZEE/TO, de iniciativa do Poder Executivo, estabelece diretrizes para o uso racional do território estadual, considerando aspectos ambientais, econômicos e sociais. Entre os principais elementos do Zoneamento, destacam-se as zonas de institucionais, formadas por áreas legalmente instituídas para conservação e usufruto dos povos originários; as zonas de desenvolvimento integrado, onde as atividades produtivas devem ocorrer em equilíbrio com a preservação dos recursos naturais; e as zonas estratégicas de consolidação, voltadas à ocupação humana planejada e sustentável.
“Houve determinação do governador Wanderlei Barbosa para que esse assunto andasse. A Seplan [Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento], em parceria com vários órgãos, como Ministério Público, Semarh e Naturatins [Instituto Natureza do Tocantins], trabalha pela aprovação do plano. O Zoneamento Ecológico-Econômico do Estado do Tocantins é um documento que disciplina as atividades do estado, mostrando as aptidões de cada região. Além disso, também disciplina as atividades e permite que os empreendedores efetuem investimentos de forma consciente, respeitando as leis ambientais”, enfatizou o presidente do Naturatins, Cledson da Rocha Lima.
Processo de elaboração
A elaboração do ZEE/TO teve início em 1992, com a criação da Comissão Estadual de Zoneamento. Desde 1996, a Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan) coordenou diversos estudos técnicos sobre os recursos naturais, o uso da terra, a sociedade e estratégias de uso sustentável do território no Tocantins. Em 2004, foi concluído e aprovado nas instâncias consultivas o Zoneamento Ecológico-Econômico do Norte do Tocantins, realizado em 37 municípios; aprovado por meio da Lei Estadual nº 2.656 de 6 de dezembro de 2012. Desde então, atendendo à própria determinação da referida Lei, a pasta conduziu a extensão do ZEE para todo o estado. O projeto foi aprimorado por meio de colaboração interinstitucional entre as secretarias de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), e da Agricultura e Pecuária (Seagro), bem como do Naturatins e da Casa Civil, além da participação de colegiados e conselhos estaduais.
O processo também contou com ampla participação da sociedade civil, por meio de oficinas técnicas e consultas públicas, conferindo maior legitimidade e consenso social à proposta. “Atendendo à determinação do governador Wanderlei Barbosa, que solicitou celeridade na conclusão do processo de planejamento territorial sustentável executado no escopo do instrumento Zoneamento Ecológico-Econômico, entregamos hoje [quarta-feira, 2] o resultado de um trabalho técnico muito bem elaborado, o Plano de Zoneamento Ecológico-Econômico em todo o Tocantins, que é uma proposta de planejamento organizado do estado, trazendo aspectos ambientais, produtivos, econômicos e, sobretudo, segurança jurídica para todos os empresários e os produtores que investem no estado”, pontuou o secretário da Seplan, Sergislei de Moura.
O diretor de Gestão de Informações Territoriais e Socioeconômicas da Seplan, Rodrigo Sabino, enfatizou que a proposta do ZEE/TO está alinhada às diretrizes da Política Nacional de Meio Ambiente e à legislação estadual voltada ao ordenamento territorial e à gestão ambiental. Com a aprovação, o Tocantins dará um passo significativo no fortalecimento da governança ambiental e na promoção de um crescimento sustentável para as futuras gerações. “O documento foi elaborado em consonância com a legislação federal, atendendo a uma determinação legal do próprio estado do Tocantins. Nós também atendemos a uma questão vinculada ao código florestal brasileiro, a Lei n° 12.151 de 2012, que definiu que os estados brasileiros elaborassem esse instrumento”, explicou.
Com a assinatura do Projeto de Lei pelo governador Wanderlei Barbosa, a proposta segue agora para a Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), onde será analisada e deliberada pelos parlamentares. Acompanharam ainda a reunião o secretário-chefe da Casa Civil, Deocleciano Gomes Filho; o secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Jaime Café; a procuradora-geral do Estado, Irana Coelho; e o secretário de Estado da Comunicação, Márcio Rocha.
Governo do Tocantins
Governador em exercício Laurez Moreira nomeia novos gestores para Agricultura e Procuradoria-Geral do Estado

O governador em exercício do Tocantins, Laurez Moreira, nomeou César Hanna Halum como secretário de Estado da Agricultura e Pecuária; e Josué Pereira de Amorim como procurador-geral do Estado. As nomeações foram publicadas nesta quinta-feira, 4, no Diário Oficial do Estado (DOE).
César Halum
César Hanna Halum é médico-veterinário e chegou a Araguaína em 1980 como servidor da Secretaria da Agricultura do Estado de Goiás, sendo o primeiro profissional a atuar no combate à febre aftosa na região, que depois se tornaria Tocantins. No estado, foi presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), entre 1999 e 2001; e secretário de Estado da Agricultura, de 2019 a 2020.
Também exerceu os cargos de secretário de Governo do Tocantins, entre 2021 e 2022; e secretário nacional de Política Agrícola e de Agricultura Familiar do Ministério da Agricultura, em 2020 e 2021.
Na vida parlamentar, foi deputado estadual de 2003 a 2010, período em que presidiu a Assembleia Legislativa do Tocantins, entre 2005 e 2006. Também presidiu a União Nacional dos Legislativos Estaduais (Unale), em 2008. Exerceu três mandatos consecutivos como deputado federal, entre 2011 e 2019.
Josué Amorim
Tocantinense de Aparecida do Rio Negro, Josué Amorim é atuante na carreira, com trajetória reconhecida também como professor universitário. Integra o quadro de procuradores do estado do Tocantins desde 1994, oriundo do primeiro concurso realizado pela Instituição. Na Procuradoria-Geral do Estado, ocupou a função de corregedor e foi também subprocurador de Precatórios e Ações Trabalhistas.
Foi presidente da Associação dos Procuradores do Estado do Tocantins (Aproeto) e diretor do Centro de Estudos da Associação Nacional dos Procuradores de Estado (Anape), além de conselheiro seccional da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Tocantins (OAB-TO).
Secretários já nomeados
Além de César Hanna Halum e Josué Pereira de Amorim, o governador em exercício do Tocantins, Laurez Moreira, já nomeou Luiza Rocha Pinheiro para exercer o cargo de secretária de Estado da Comunicação; Ailton Parente Araújo para exercer o cargo de chefe de Gabinete do Governador; e coronel Vitor Teles para exercer o cargo de secretário-chefe da Casa Militar.
Governo do Tocantins
Laurez Moreira anuncia novos nomes para Gabinete e Casa Militar

O governador em exercício do Tocantins, Laurez Moreira, oficializou nesta quarta-feira, 3, mudanças estratégicas no alto escalão do governo. O Diário Oficial do Estado (DOE) trouxe a nomeação de Ailton Parente Araújo como chefe de Gabinete do Governador e de Vitor Oliveira Santos Rocha Teles como secretário-chefe da Casa Militar.
Laurez destacou que as escolhas reforçam o compromisso da gestão com a eficiência e a responsabilidade no serviço público.
“O Ailton e o coronel Vitor têm trajetórias sólidas no serviço público e demonstram grande capacidade de liderança. Confio plenamente no trabalho de cada um deles e tenho certeza de que irão contribuir de forma significativa com o Governo do Tocantins”, afirmou.
Ailton Parente, chefe de Gabinete do Governador
Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Estácio de Sá (RJ), Ailton Parente Araújo tem uma trajetória marcada pela gestão pública e política. Foi servidor efetivo da Secretaria de Planejamento (Seplan), assessor de planejamento da Prefeitura de Porto Nacional e prefeito de Santa Rosa do Tocantins por quatro mandatos.
Também atuou como assessor parlamentar na Câmara Federal, subsecretário estadual de Energias Renováveis e, desde 2023, ocupava o cargo de chefe de Gabinete do vice-governador. Agora, assume o Gabinete do Governador e coordenará o Grupo Gestor.
Coronel Vitor Teles, secretário-chefe da Casa Militar
Natural de Aracaju (SE), o coronel Vitor Oliveira Santos Rocha Teles, 43 anos, ingressou na Academia Policial Militar Tiradentes em 2005 e foi declarado aspirante em 2008. Desde então, acumulou funções de comando em diferentes cidades, como Tocantínia, Miranorte e Miracema, além de cargos estratégicos na capital.
Entre as funções exercidas, destacam-se: chefe da Diretoria de Ensino da Academia Policial Militar Tiradentes, ajudante de Ordens do Governador, subdiretor do Colégio Militar Unidade II e chefe de equipe de escolta do Governador.
É bacharel em Direito e Segurança Pública, com especializações em Direitos Humanos e Cidadania, Docência do Ensino Superior e Práticas Jurídicas, além de cursos de formação e aperfeiçoamento pela PMTO e PMBA.
Gestão reforçada
Com as nomeações, o governo interino de Laurez Moreira fortalece a articulação institucional do Gabinete e a segurança do Executivo estadual, apostando em nomes experientes e comprometidos com o serviço público.
Governo do Tocantins
Laurez Moreira nomeia nova secretária de Comunicação do Tocantins

O governador em exercício do Tocantins, Laurez Moreira, anunciou mudanças estratégicas no alto escalão do governo. A edição desta quarta-feira, 3, do Diário Oficial do Estado (DOE) trouxe a nomeação da publicitária Luiza Rocha Pinheiro como secretária de Estado da Comunicação.
O DOE também oficializou Ailton Parente Araújo como chefe de Gabinete do Governador, na Secretaria-Executiva da Governadoria, e Vitor Oliveira Santos Rocha Teles como secretário-chefe da Casa Militar.
Segundo Laurez Moreira, as escolhas refletem o compromisso da gestão com a eficiência e a responsabilidade no serviço público.
“A Luiza, o Ailton e o coronel Vitor têm trajetórias sólidas no serviço público e demonstram grande capacidade de liderança. Confio plenamente no trabalho de cada um deles e tenho certeza de que irão contribuir de forma significativa com o Governo do Tocantins”, destacou.
Quem é Luiza Rocha
Nascida em Santo André (SP) e radicada no Tocantins há mais de 30 anos, Luiza Rocha Pinheiro é publicitária, especialista em marketing e servidora efetiva do Estado no cargo de Analista de Comunicação Social.
Com ampla experiência na comunicação pública, já atuou como gestora de comunicação da Universidade de Gurupi (UnirG) e como secretária de Comunicação da Prefeitura de Gurupi, coordenando imprensa, campanhas publicitárias, mídias digitais e cerimonial. No âmbito estadual, integrou a equipe da vice-governadoria, contribuindo para o planejamento e condução institucional do gabinete.
A nomeação marca um novo momento para a Comunicação do Tocantins, fortalecendo a integração entre governo e sociedade.
-
Sebrae4 dias atrás
Tocantinenses conquistam primeiros lugares no Prêmio Amazônia de Música
-
Social3 dias atrás
Nária Leila Cerimonial arrecada 800 kg em tampinhas
-
Entretenimento4 dias atrás
Performance do Coletivo Flácido sobre especulação imobiliária em Palmas ganha repercussão nas redes sociais
-
Entretenimento3 dias atrás
Grupo Menos é Mais e Cat Dealers fazem show em Palmas nesta semana
-
Governo do Tocantins3 dias atrás
Governo do Tocantins lança Programa AlimenTO