Governo do Tocantins
Selo Instituição Amiga da Mulher é lançado no Tocantins
Governo do Tocantins lança o selo Instituição Amiga da Mulher para reconhecer empresas que promovem a equidade de gênero no ambiente de trabalho.

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Mulher (SecMulher), lançou o Selo Instituição Amiga da Mulher, com o objetivo de reconhecer, valorizar e incentivar empresas públicas e privadas que promovem a equidade de gênero e a valorização da mulher em seus ambientes de trabalho.
A criação do selo foi oficializada pelo Decreto nº 6.913/2025, publicado no Diário Oficial do Estado (DOE/TO) no dia 12 de março. Já o edital de chamamento público, com os critérios para adesão das instituições interessadas, foi divulgado na edição do DOE da última quarta-feira, 16 de abril.
Reconhecimento de boas práticas corporativas
O Selo Instituição Amiga da Mulher integra as ações da atual gestão estadual voltadas à construção de espaços corporativos mais inclusivos, equitativos e livres de violência e discriminação.
“Esse selo é uma ferramenta concreta para promover ambientes de trabalho mais equilibrados e responsáveis. O Governo do Tocantins está comprometido com políticas públicas que garantam às mulheres oportunidades reais de crescimento e respeito no dia a dia”, destacou o governador Wanderlei Barbosa.
Declaração da secretária Berenice Barbosa
Segundo a secretária de Estado da Mulher, Berenice Barbosa, a iniciativa representa um avanço importante nas políticas públicas voltadas às mulheres.
“O Selo Instituição Amiga da Mulher é uma forma de reconhecer e estimular empresas e instituições que se preocupam em criar ambientes de trabalho mais saudáveis, inclusivos e livres de violência e discriminação. Com isso, queremos inspirar mais organizações a adotarem essas boas práticas e a construírem espaços de respeito e valorização da mulher”, afirmou.
Incentivo à igualdade no ambiente de trabalho
Com a criação do selo, o Governo do Tocantins busca:
Incentivar práticas de equidade salarial
Estimular ações de combate ao assédio moral e sexual
Valorizar programas de apoio à maternidade
Reforçar a importância da presença feminina em cargos de liderança
Reconhecer empresas que investem em capacitação e oportunidades igualitárias
Critérios e adesão ao selo
Empresas e instituições interessadas em obter o Selo Instituição Amiga da Mulher devem cumprir os requisitos estabelecidos no edital publicado pela SecMulher. Entre os critérios estão:
Existência de políticas de equidade de gênero
Ações de enfrentamento ao assédio
Apoio à maternidade e à parentalidade
Programas internos de capacitação voltados às mulheres
Promoção de ambientes inclusivos e seguros
As organizações certificadas poderão usar o selo em materiais institucionais, agregando valor à imagem da marca e destacando o compromisso com a equidade.
👉 O portal, disponível em https://tia.lab63.to.gov.br, serve como vitrine das soluções tecnológicas que estão transformando a administração pública e os serviços oferecidos à população.