Tocantins
Estellamaris Postal é reconduzida ao cargo de defensora pública-geral no Tocantins para o biênio 2023/2025

“Agradeço a todos que colaboraram com esta gestão e acreditam na força do nosso trabalho. Juntos, alcançamos grandes feitos e tenho certeza de que ainda há muito a ser conquistado”. Assim falou a defensora pública Estellamaris Postal durante a solenidade de posse que a reconduziu ao cargo de defensora pública-geral do Estado do Tocantins (biênio 2023/2025), em cerimônia realizada no auditório da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), em Palmas, e que foi prestigiada pelo ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, por secretários do Ministério, pelo governador Wanderlei Barbosa, e por outras autoridades do governo estadual, dos Poderes Legislativo e Judiciário do Estado, Câmara Federal, Senado e Prefeituras do Tocantins.
Em uma solenidade prestigiada também por defensoras e defensores públicos, entre eles, membros do Conselho Superior da Defensoria Pública (CSDP), Estellamaris Postal destacou a relevância da Defensoria Pública no sistema de Justiça e falou sobre como a Instituição tem se mantido acima da média no ritmo de crescimento em nível nacional, expandindo sua atuação e robustecendo a sua capilaridade nos municípios tocantinenses a partir das parcerias estabelecidas com os três Poderes.
“Graças à sua atuação firme e comprometida, esta Defensoria Pública tem contribuído para a redução das desigualdades sociais e para a construção de uma sociedade mais justa e equânime. Cumpre destacar a importância da aproximação constante com o Poder Executivo, Legislativo e Judiciário do Estado, o que fortalece a parceria entre as instituições e possibilita a implementação de políticas públicas voltadas à efetivação dos direitos mais caros aos cidadãos”, disse a Defensora Pública-Geral no Tocantins.
Primeiras medidas
Em seu primeiro ato público como defensora pública-geral do Estado do Tocantins para o biênio 2023/2025, Estellamaris Postal assinou ato de nomeação de seis aprovados e aprovadas no IV Concurso para a Carreira de Defensor e Defensora Pública do Estado do Tocantins.
Estellamaris Postal também assinou portaria que estabelece a realização de 60 edições do programa Defensoria Itinerante em 2023. Por meio do Programa, a Instituição leva o seu atendimento a tocantinenses hipossuficientes que vivem em regiões com mais dificuldades de acesso a uma das unidades de atendimento da Instituição. Também são atendidas comunidades com menor viabilidade para o atendimento remoto (feito por ligação telefônica e/ou chamada de vídeo), a exemplo de povoados nas zonas rurais dos municípios.
Autoridades convidadas
Ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes parabenizou a recondução de Estellamaris ao cargo e destacou que, além de ele ser um defensor da democracia é, também, um conhecedor do quão importante é o papel da Defensoria Pública. “No Amapá [onde foi governador por dois mandatos], entre 70 e 80% dos procedimentos judiciais na justiça amapaense têm o acompanhamento de um defensor ou de uma defensora pública. (…) Mesmo com esta atuação, [a população] ainda tem dificuldades em acessar seus direitos, de ter o atendimento, de ter sua inclusão no processo de desenvolvimento; e mais difícil seria sem essa Instituição. (…) É imprescindível que a gente cresça nessa missão da Defensoria Pública no Brasil. Se assim não for, nós estamos enfraquecendo a democracia. Estamos enfraquecendo os direitos das pessoas acessarem aquilo que é elementar, constitucional, que é direito”, enfatizou o ministro Waldez.
Governador do Estado do Tocantins, Wanderlei Barbosa destacou que Estellamaris Postal possui relevância não só para a DPE-TO, mas, principalmente, para o Estado, enquanto defensora que fez carreira e trilhou todos os caminhos institucionais em luta para melhorar o atendimento às pessoas hipossuficientes: “Este é o trabalho dos defensores: defender as comunidades, um bom serviço público. E eu tenho muito respeito pela categoria, pelos defensores do nosso Estado, por isto estou aqui, junto com um ministro do governo federal, para prestigiar esta instituição tão séria com quem temos uma boa convivência, um bom relacionamento institucional. Quero dizer a todos da minha alegria e desejo à nova gestão muito sucesso; que os senhores possam trabalhar junto com a doutora Estellamaris e prestar um serviço cada vez mais relevante nas comunidades, principalmente nas que mais precisam”.
Presidente do Conselho Nacional de Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege), Florisvaldo Antônio Fiorentino Júnior [São Paulo] ressaltou o caráter agregador e inspirador da Defensora Pública-Geral recém-empossada.
“Estellamaris é uma das pessoas que mais agrega para a Defensoria Pública; sem sombra de dúvidas. Você é uma gestora competente, abnegada, uma referência e muito humana. Você inspira pessoas, tanto aqui no Tocantins quanto na Defensoria Pública brasileira como um todo.Tenho certeza, plena convicção que você fará mais dois anos brilhantes para a Defensoria Pública tocantinense para que ela siga cumprindo sua missão de forma tão honrada e qualificada, como é aqui no Estado”, disse Florisvaldo Fiorentino.
Vice-presidenta da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep), a defensora pública Juliana Lintz destacou que deseja que este novo biênio reserve ainda mais conquistas para a Defensoria Pública do Tocantins em seu caminho frutífero de aprimoramento e consolidação.
“Desejo muito êxito à nova administração e reitero o total apoio da Anadep no que for necessário para fortalecer ainda mais a nossa parceria e articulação coletiva por uma Defensoria cada vez mais atuante na defesa dos direitos humanos e da justiça social”, falou Juliana Lintz.
Representando os movimentos sociais, a coordenadora Estadual das Comunidades Quilombolas do Tocantins (Coeqto), Maria Aparecida Ribeiro de Sousa, ressaltou a extrema importância de haver a representação social com espaço de fala em um momento tão solene.
“Agradecemos a oportunidade desse poder de fala, de dizer o que esperamos da Defensoria. Para nós, do movimento social, a Defensoria Pública é extremamente importante. Me alegrou muito ver o hino nacional com imagens de fundo dos itinerantes realizados no campo e na cidade porque nós acreditamos que isso que é importante para que nós conseguimos ter acesso à Defensoria nos 139 municípios”, comemorou Maria Aparecida, em alusão ao hino nacional interpretado pela servidora da DPE-TO, Cinthia Abreu, que é composto por um clipe contendo imagens de ações defensoriais.
Além das autoridades já citadas, também compuseram o dispositivo de honra da solenidade de posse: o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), desembargador Helvécio de Brito Maia Neto; o presidente do Tribunal de Contas do Tocantins (TCE-TO), conselheiro André Luiz de Matos Gonçalves; o procurador-geral de Justiça do Tocantins, Luciano César Casaroti; a senadora da República, Professora Dorinha; a vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO), desembargadora Ângela Prudente; o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins (Aleto), e deputado estadual Amélio Cayres.
A solenidade foi aberta em reunião do Conselho Superior da Defensoria Pública presidida pelo 1º subdefensor público-geral no Tocantins, Pedro Alexandre Conceição Aires Gonçalves.
Posse solene
Estellamaris Postal foi eleita pelos membros da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) em pleito realizado em outubro de 2022. Após a posse regimental, concedida pelo Conselho Superior da Defensoria Pública (CSDP) 25 de janeiro deste ano, a posse solene efetiva a recondução de Estellamaris à frente da Instituição, formando com o primeiro subdefensor público-geral no Estado, Pedro Alexandre Conceição Aires Gonçalves; e o segundo subdefensor público-geral no Tocantins, Danilo Frasseto Michelini, a administração superior defensorial.
Tocantins
Defensorias do Araguaia lança 2ª edição em Palmas
Defensorias do Araguaia inicia a 2ª edição em Palmas com atendimentos jurídicos, de saúde e sociais aos indígenas Karajá a partir de 25 de agosto.

Com a presença de indígenas Karajá, autoridades do Tocantins, Goiás e Mato Grosso e defensoras e defensores públicos gerais desses estados, foi lançada em 20 de agosto a 2ª edição do projeto Defensorias do Araguaia, em Palmas. Os atendimentos jurídicos, de saúde e sociais começam na segunda-feira, 25 de agosto, contemplando aldeias localizadas nos três estados da federação.
Atendimentos levam acesso à justiça e cidadania a indígenas Karajá
O projeto representa uma ampla frente de serviços gratuitos para populações em isolamento geográfico, com foco em garantir acesso à justiça e a serviços essenciais. A iniciativa é da Defensoria Pública do Estado do Tocantins e é realizada em conjunto com as defensorias de Goiás e Mato Grosso. A atuação integra serviço jurídico integral e gratuito com uma rede de parceiros que ampliam o alcance social e de saúde.
Lideranças reforçam missão de inclusão
O defensor público geral do Tocantins, Pedro Alexandre Conceição Aires Gonçalves, enfatizou o compromisso da Defensoria com povos indígenas, quilombolas e ribeirinhos, destacando que a instituição deve atuar para que todos se sintam parte do Estado. O defensor público geral de Goiás, Tiago Gregório, lembrou que o povo Karajá é um só e que o acesso à justiça requer união entre estados. A defensora pública geral do Mato Grosso, Maria Luziane Ribeiro de Castro, apontou que a essência da Defensoria é estar onde o povo mais precisa e que a segunda edição busca ampliar os números já alcançados.
Autoridades e homenagens marcam a abertura
A solenidade ocorreu na sede de atendimento da DPE-TO em Palmas e contou com a presença das primeiras-damas do Tocantins, Karynne Sotero, e de Goiás, Gracinha Caiado. Receberam homenagens o cacique tradicional da Aldeia Fontoura, Waxio Karajá, e o cacique da Aldeia São Domingos, Rafael Tewahyte Karajá, com certificado da Defensoria Pública em língua Karajá. Também compuseram o dispositivo de honra o secretário de Estado dos Povos Indígenas e Tradicionais do Tocantins, Paulo Xerente, e a deputada estadual Claudia Lelis, representando a Assembleia Legislativa do Tocantins.
- Segunda 25 de agosto Aldeia São Domingos MT
- Quarta 27 de agosto Aldeia Fontoura TO
- Sexta 29 de agosto Aldeias Bdè Burè e Buridina GO
Núcleo especializado coordena ação interinstitucional
Idealizadora do projeto e coordenadora do Núcleo Especializado de Questões Étnicas e Combate ao Racismo da DPE-TO, a defensora pública Letícia Amorim destacou que a 2ª edição amplia o acesso à justiça e à cidadania às comunidades Karajá do Alto Araguaia, mobilizando defensorias e equipamentos públicos dos três estados para um atendimento qualificado e culturalmente adequado.
Governo do Tocantins
Governo do Tocantins promove Conferência Estadual de Políticas para Mulheres, em Palmas
Na ocasião, foi assinado Termo de Convênio entre o Estado e o Ministério das Mulheres para a Casa da Mulher Brasileira em Palmas, no valor de R$ 2,5 milhões

A Conferência Estadual de Políticas para Mulheres, promovida pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Mulher (SecMulher), e coordenada pelo Ministério das Mulheres, foi realizada nesta quarta-feira, 20, no auditório do Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, em Palmas. O encontro, voltado à construção coletiva de políticas públicas para as mulheres, teve como destaque a presença da ministra das Mulheres, Márcia Lopes, e a assinatura de um convênio para implantação da Casa da Mulher Brasileira em Palmas, no valor de R$ 2,5 milhões.
A programação da manhã iniciou com a execução do Hino Nacional pelo grupo Vozes de Ébano, seguida por apresentações culturais da Comunidade Quilombola Barra da Aroeira e da Dança Indígena do povo Xerente. O evento contou ainda com intérprete de Libras e estrutura de acessibilidade.
A secretária de Estado da Mulher e presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim/TO), Berenice Barbosa, reforçou a relevância da participação regional na construção de propostas e agradeceu o engajamento das participantes. “Agradeço imensamente a presença de todas e reforço que mais democracia, mais igualdade, mais conquistas para todas não é apenas um tema, mas a nossa missão. Que possamos ter um lugar reservado para cada mulher, que elas possam ter voz, vez e estar onde quiserem. Juntas, vamos fazer a diferença pelo nosso estado”, destacou.
Na plenária inicial, a ministra Márcia Lopes ressaltou a importância da articulação intergovernamental e do investimento em equipamentos públicos para garantir direitos e acessos. Ela também destacou o papel das delegadas que serão eleitas para representar o Tocantins na Conferência Nacional, em setembro, em Brasília/DF. “As delegadas que forem eleitas aqui têm uma tarefa muito grande. Vocês precisam falar sobre a realidade regional, representar o Tocantins e mudar a vida dessas mulheres”, afirmou.
Dois talk shows temáticos debateram participação social, igualdade de oportunidades e implementação de direitos, com a presença de gestoras, pesquisadoras e representantes de entidades parceiras. Entre as participantes estavam: a secretária de Estado da Mulher, Berenice Barbosa; a presidente da Associação de Mulheres de Carreira Jurídica no Tocantins, Gizella Bezerra; a pró-reitora da Universidade Federal do Tocantins, Maria Santana; a secretária-executiva do Ministério das Mulheres, Eutália Barbosa; a assistente social e pesquisadora, Janaina Costa Rodrigues; a procuradora jurídica da Assembleia Legislativa do Tocantins, Delicia Sudbrack; e a vice-presidente do Cedim/TO, Stella Bueno, especialista em Direitos das Mulheres.
No período da tarde, as participantes trabalharam em grupos temáticos para analisar as contribuições das conferências regionais e sistematizar propostas. Também foi realizada a eleição das delegadas que representarão o Tocantins na etapa nacional, a ser realizada entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro de 2025, em Brasília/DF, garantindo pluralidade territorial e de segmentos. As propostas aprovadas serão consolidadas na Carta da Conferência Estadual de Políticas para Mulheres e encaminhadas às instâncias competentes.
Assinatura do convênio — Casa da Mulher Brasileira
Durante o evento, foi formalizado Termo de Convênio entre o Governo do Tocantins e o Ministério das Mulheres para a implantação da Casa da Mulher Brasileira em Palmas, com investimento de R$ 2,5 milhões. O convênio prevê ações integradas de atenção, acolhimento, proteção e encaminhamento, além de estrutura para serviços de atendimento psicossocial, jurídico e de geração de renda. A ministra das Mulheres, Márcia Lopes; a secretária-executiva do Ministério das Mulheres, Eutália Barbosa; a secretária de Estado da Mulher, Berenice Barbosa; e a secretária-executiva da Secretaria Municipal da Mulher de Palmas, Mariza Sales, assinaram o documento em ato realizado no auditório.
Governo do Tocantins
Governador Wanderlei Barbosa firma contrato de cerca de R$ 45 milhões com BNDES para fortalecer o combate às queimadas
Recursos serão destinados à aquisição de veículos, drones e equipamentos de proteção para o Corpo de Bombeiros

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, assinou, nesta quarta-feira, 20, um contrato com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no valor de R$ 44.994.287,00, firmado no âmbito do Fundo Amazônia, para o fortalecimento do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO) nas ações de prevenção e combate às queimadas e aos incêndios florestais em todo o estado.
Na ocasião, o governador Wanderlei Barbosa ressaltou a importância do investimento para a segurança ambiental, principalmente no período da estiagem. “Fico muito feliz em assinar, com o BNDES, um convênio de quase R$ 45 milhões para fortalecer e reaparelhar o Corpo de Bombeiros. Precisamos dar todo o suporte a esses profissionais que realizam um trabalho extraordinário em defesa da população e do meio ambiente”, pontuou.
O investimento permitirá a aquisição de 11 caminhões de incêndio, 18 caminhonetes, 18 kits pick-ups para incêndios florestais, dois postos de comando, 10 drones e 565 roupas de proteção florestal.
“Os recursos permitirão reaparelhar a corporação e ampliar a proteção da população tocantinense, com atenção especial para regiões estratégicas, como Lagoa da Confusão, Formoso do Araguaia e o Jalapão, área turística de grande relevância”, enfatizou o comandante-geral do CBMTO, coronel Peterson Queiroz de Ornelas.
O contrato firmado entre o Governo do Tocantins e o BNDES consiste em um aporte ou doação com finalidade específica de fortalecer o Corpo de Bombeiros nas ações de prevenção e combate às queimadas.
Condecoração
Na oportunidade, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à comunidade e ao estado, o governador Wanderlei Barbosa recebeu do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins a medalha da Defesa Civil. O CBMTO reconhece a atenção, a seriedade e a responsabilidade do governador com a segurança pública, destacando que as frentes de atuação na área estão em constante manutenção e aprimoramento, garantindo um atendimento cada vez melhor à população.
-
Social1 dia atrás
Vantuil Junior fala do Show de Henrique & Juliano em Palmas
-
Social1 dia atrás
Carlos Alberto e Caroline Marques celebram noivado
-
Social2 dias atrás
Lu Tranchesi organiza o chá de bebê de João, segundo filho de Lelê Saddi
-
Entretenimento1 dia atrás
Exposição “ENTREMEIO” chega a Palmas após sucesso em Goiânia com novas obras e experiências imersivas
-
Faet e Senar2 dias atrás
Sicredi e Sistema Faet/Senar TO, firmam convênio para ampliar crédito e assistência técnica a pequenos e médios produtores rurais