Turismo
HOTELCOR 2022 foca na experiência do hóspede

Evento traz instalações inspiradas na natureza e grade de conteúdo qualificada
Arquitetura, design e paisagismo a serviço da experiência do hóspede. É isso que o visitante da HFN – Hotel & Food Nordeste, que acontece de 5 a 7 de outubro no Centro de Convenções, vai encontrar no HOTELCOR, que traz instalações inspiradas nos principais elementos da natureza.
O HOTELCOR é assinado, mais um ano, por Luciana Raposo, arquiteta com 20 anos de experiência em projetos de hotelaria e alimentação fora do lar. Já a curadoria da grade de conteúdo fica a cargo de uma agência especializada em marketing digital para a hotelaria, a Tribuzana Marketing Hoteleiro. As palestras estão imperdíveis e são gratuitas!
“Nossa grade de conteúdo vai proporcionar novos conhecimentos sobre a jornada do hóspede na hotelaria desde a escolha da viagem, do destino, do meio de hospedagem até o seu retorno ao hotel, pousada ou resort, se tiver uma boa experiência. Então, iremos abordar as interações entre a tecnologia, o digital e a vivência em si in loco”, afirma Alex-Sandro de Souza, do Tribuzana Marketing Hoteleiro.
Neste mundo de incertezas, o turismo tem crescido pela busca da qualidade de vida e do bem-estar em ambientes mais saudáveis, sejam naturais ou construídos, resgatando e ressignificando a experiência humana a partir do contato com a natureza.
“Uma nova tendência nasce na Hotelaria. O luxo não está mais nos projetos rebuscados e sim, naqueles que resgatam o contato com elementos naturais”, afirma a arquiteta Luciana Raposo.
A ÁGUA é um elemento cada vez mais presente nos meios de hospedagem. A tendência é o resgate biológico do ser humano em busca de purificação, de renovação e relaxamento, seja em banheiras, SPAs, piscinas privadas e coletivas. Assim, por exemplo, um lago natural proporciona lazer e contemplação, trazendo vida ao ambiente.
A TERRA é a base do planeta, mas a constante impermeabilização do solo afastou as pessoas de seu contato, tonando a terra e seus minerais um luxo para quem pode passear num jardim ou na areia da praia. A presença de pedras em pisos e revestimentos de parede traz esta referência cultural e o HOTELCOR vai além resgatando tecnologias de construção em terra crua como taipa e adobe.
O FOGO está presente num hotel em lareiras, nas fogueiras, lamparinas, candelabros como também nas cores quentes, nos elementos pontiagudos e irregulares. De dia é energia do sol, a noite um recurso estimulante para experiências ao ar livre e internas, em locais mais frios. Fogo é renovação e intensidade!
Já o AR em movimento renova o clima do ambiente. Ventilação cruzada traz conforto térmico e espalha aromas que podem ser parte da identidade olfativa do hotel.
Esses e tantos outros recursos estarão presentes no HOTELCOR 2022 em instalações físicas e sensoriais. Já a grade de conteúdo aborda temas do universo da hospitalidade, comunicação e marketing.
O HOTELCOR não é só pra ver, é pra sentir, apreender e VIVER!
“O que é sentido, faz sentido!”
Palestras no HOTELCOR
Tecnologia para hotéis e experiências para os hóspedes – Claudio Cordeiro – diretor de hospitalidade da Totvs
PERSE – como aderir e aproveitar os benefícios – Almir Borges (Bernhoeft Contadores)
Arquitetura a serviço da experiência do Hóspede – Luciana Raposo – Arquiteta
Entenda a Jornada do Hóspede e aumente suas vendas diretas – Alex-Sandro de Souza – Tribuzana Marketing Digital
Liderança na prática – Como transformar relações em resultados – Jairo Martiniano – Coach e palestrante internacional
Venda Mais pelo WhatsApp: Como Transformar Contatos em Reservas Diretas! – Maycon Gabry
Turismo
Bistrô da Pousada Casa das Flores conquista pela quinta vez o Festival Gastronômico de Taquaruçu
Bistrô mantém liderança na categoria Rota Gastronômica com prato Do Mato à Brasa que valoriza sabores do Cerrado

Pelo quinto ano consecutivo, a Pousada e Bistrô Casa das Flores conquistou o primeiro lugar na categoria Rota Gastronômica do Festival Gastronômico de Taquaruçu, que atraiu milhares de visitantes ao distrito de Taquaruçu, em Palmas (TO), neste final de semana.
O feito consolida o bistrô como referência em gastronomia regional e inovação mantendo a essência de valorização da gastronomia regional com sabor e qualidade.
Prato que une tradição e sofisticação
O bistrô encantou jurados e público com a Costelinha suína defumada, acompanhada de molho barbecue de cajuí do cerrado, farofa de caparê e salada de mangará — uma composição que combina ingredientes típicos da região com técnicas de sofisticação, reforçando a identidade e a riqueza culinária do Cerrado.
Parceria para realçar o sabor
Nesta edição, o Casa das Flores inovou ao formar uma parceria com o Espaço Papiro, onde a proprietária e amante da técnica de defumação Mirian Stoppa foi a responsável pela defumação artesanal da costelinha, garantindo sabor marcante e valorizando ainda mais os insumos regionais.
O prato Do Mato à Brasa foi idealizado pela proprietária do Bistrô, kênia Borges e desenvolvido pelas chefs Viviane França e Lana, que aliaram muita criatividade e tradição para manter o padrão de excelência do bistrô.
Dedicação e trabalho
“Participar do Festival Gastronômico de Taquaruçu é sempre um desafio e uma alegria. Estar no topo pela quinta vez consecutiva mostra a dedicação da nossa equipe em valorizar os sabores do Cerrado e levar ao público experiências marcantes. Esse prêmio é fruto de muito trabalho, pesquisa e amor pela gastronomia”, declarou Kenia.
“Foi uma honra contribuir com essa parceria. A defumação artesanal potencializou o sabor da costelinha e ajudou a realçar os ingredientes regionais. O Festival mostra como o Cerrado é rico e inspirador”, destacou Mirían Stoppa, do Espaço Papiro.
Referência em gastronomia regional
Com o quinto título consecutivo, o Casa das Flores reafirma sua liderança no cenário gastronômico tocantinense, tornando-se um símbolo de inovação e valorização dos ingredientes locais. A premiação reforça a importância do festival para divulgar os sabores e a cultura do Cerrado a visitantes de todo o país.
Turismo
Deu Praia, Tem Sicredi recolhe mais de uma tonelada de lixo e reforça educação ambiental em Miracem

Turismo
Aeroportos batem recorde e registram 73 milhões de passageiros de janeiro a julho
O mês de julho também foi o melhor da história, consolidando a trajetória de crescimento, que vem registrando índices inéditos desde o início do ano

A movimentação de passageiros nos aeroportos brasileiros de janeiro a julho de 2025 subiu 9,6% em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo levantamento do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), a partir de dados estatísticos da Anac, nos sete primeiros meses do ano 73,4 milhões de passageiros circularam pelos aeroportos em voos domésticos e internacionais.
Considerando apenas as viagens para o exterior, o crescimento foi de 15% no período, com 16,4 milhões de passageiros. E no mercado interno a alta foi de 8,2%, com 57 milhões de passageiros. O levantamento também aponta para aumento de 3,6% no número total de voos nos sete primeiros meses do ano, com 554.469 voos dentro e fora do país.
“É mais um recorde de pessoas voando no Brasil, com dados que superam todas as marcas em anos anteriores. Se esse percentual de aumento se mantiver ao longo do segundo semestre, vamos fechar o ano de 2025 com cerca de 130 milhões de passageiros. Isso mostra a expansão do mercado aéreo no país e da infraestrutura aeroportuária”, afirmou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, lembrando que durante todo o ano de 2024, circularam pelos aeroportos brasileiros 118 milhões de viajantes.
RECORDE – Os índices do mês de julho também mostram o bom desempenho para o mês, que registrou 11,6 milhões de passageiros em voos domésticos e internacionais, alta de 7,5% em relação a julho de 2024.
Aeroportos em Destaque
No mercado doméstico, é a primeira vez da história do Brasil que o setor aéreo ultrapassa a marca de 9 milhões de passageiros transportados (9.031.000). O índice mais alto registrado anteriormente foi de 8,9 milhões, em julho de 2015. Em relação ao mesmo mês do ano passado, o crescimento foi de 6%. Já o mercado internacional no sétimo mês do ano registrou alta de 13,6%, com 2,6 milhões, índice que também é recorde para julho.
- Infográfico – Julho histórico para a aviação brasileira
MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS – A movimentação de cargas domésticas foi de 39,1 mil toneladas (redução de 3,8% em relação a julho de 2024), enquanto no mercado internacional foi de 76 mil toneladas (crescimento de 0,8% em relação a julho do ano anterior). No total, foram registradas 115,1 mil toneladas (variação de -0,8% comparado a julho de 2024).
-
Governo do Tocantins4 dias atrás
Laurez Moreira nomeia Paulo Ricardo Silva Machado presidente da ATS
-
Governo do Tocantins4 dias atrás
Eurípedes Fernandes Cunha assume secretaria-executiva da Educação
-
Governo do Tocantins15 horas atrás
Cláudio Thomaz assume comando da PMTO
-
Social3 dias atrás
Lalique’s e Maria Motta recebem Fátima Scarpa em Palmas
-
Social3 dias atrás
Palmas inaugura Centro de Diagnósticos do Hospital Santa Thereza