Tocantins
Meio Ambiente recebe proposta de sinalização para o Lago de Palmas da Marinha e do trade turístico sustentável.
Durante a reunião, foram traçados planos para promover o esforço conjunto de efetivação da etapa de sinalização do projeto
O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Marcello Lelis, recebeu nesta quinta-feira, 30, o comandante da capitania Fluvial Araguaia-Tocantins, Artur Roberto Quirino da Silva, acompanhado de representantes do Conselho de Turismo da Fecomércio (Cetur), Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet) e da Sociedade Amigos da Marinha do Tocantins (Soamar). Durante o encontro foi apresentada a Carta Batimétrica e a proposta de sinalização para o Lago de Palmas.
Participaram ainda da reunião o diretor da Soamar, João Lúcio Perim, a assessora do Palmas Convention&Visitors Bureau, Maria Antônia Valadares, presidente do Cetur, Marcelo Perim, a presidente da Abrajet, Susana Barros, acompanhada do vice-presidente da seccional da Abrajet Tocantins e diretor administrativo da Abrajet Nacional Luiz Pires.
Durante a reunião, os representantes do trade turístico informaram que com a conclusão da Carta Batimétrica, a próxima etapa é concluir a sinalização do Lago de Palmas que deverá ser feita com o uso de bóias coloridas que seriam instaladas no trecho entre Palmas e Porto Nacional para orientar e, assim, garantir a segurança das embarcações, inclusive no período noturno.
O secretário Marcello Lelis considera a proposta extraordinária e disse que a sinalização vai potencializar o turismo sustentável, eventos nacionais e internacionais no Lago de Palmas.
Marcello Lelis ressaltou que a proposta eleva o potencial ecoturístico do Lago a outro patamar, com vista a uma pista segura para o tráfego no leito do Rio Tocantins. ”A reunião foi muito produtiva, traçamos planos para que juntos, Marinha, trade turístico, Turismo e Governo do Tocantins possamos promover a efetivação dessa etapa do projeto que será extraordinário”, concluiu.
Maria Antônia Valadares apresentou estimativas de investimentos necessários para a conclusão do Projeto Executivo de Sinalização. Reforçou ainda que o grupo busca apoio da Secretaria para a elaboração e execução do projeto por meio dos recursos do Fundo Estadual dos Recursos Hídricos.
O comandante da Marinha enfatizou a importância da sinalização para o ordenamento e bom uso do Lago. Arthur Roberto pontuou que a sinalização náutica vai contribuir tanto com as ações ambientais quanto com as iniciativas de turismo sustentável, como a pesca esportiva e demais usos.
A carta batimétrica é resultado do trabalho conjunto da Marinha, com apoio da Secretaria de Turismos do Estado e órgãos parceiros. O próximo passo é a instalação da sinalização no Lago de Palmas.