Energisa
A conta de energia subiu? Saiba o que pode ter impactado e o que fazer para evitar pagar mais caro

Práticas de consumo consciente de energia dentro de casa ajudam para não ser surpreendido com uma conta de luz mais cara, orienta concessionária.
A conta de energia chegou e te causou surpresa? Não é para menos. Nos dois últimos meses, fatores externos à distribuição de energia impactaram diretamente tanto o consumo quanto o valor da energia no Brasil. Especialmente no Tocantins, um fator específico ficou bem evidente: o calor intenso. Apesar de, nos últimos meses, não ter ocorrido nenhuma mudança no valor da tarifa de energia pelo kWh consumido no Tocantins, a elevação da temperatura provocou um consumo maior de energia, elevando o valor da conta de energia em todo o país, inclusive no Tocantins, que já passa historicamente pelo período seco entre os meses de agosto e setembro.
O tocantinense já sabe que no segundo semestre as temperaturas costumam se elevar, mas, o que ninguém estava esperando é que fossem ficar tão altas. “Os meses de agosto e setembro no Tocantins foram marcados pelo registro de temperaturas muito elevadas. Em agosto, especialmente o Norte e Leste do estado, apresentaram temperaturas com cerca de 2°C acima da média histórica. Já em setembro, quase todo o estado registrou temperaturas acima de 3°C, sendo que o Norte ficou com 4°C acima da média”, explica a meteorologista e consultora da Energisa, Ana Paula Paes.
E quando mais quente fica, mais os eletrodomésticos e equipamentos elétricos usados para refrigerar passam a trabalhar. O ar-condicionado, por exemplo, precisa de alguns cuidados específicos para funcionar de forma mais eficiente. “Algo que precisamos lembrar é que o ar-condicionado trabalha para baixar a temperatura comparando com o ambiente externo. Então, se está fazendo 38 °C lá fora, ele vai ser forçado a trabalhar mais para baixar para 20 °C, por exemplo. Uma dica é o ajuste de temperatura para, no mínimo, 23 °C”, explica o analista de eficiência energética Lutiary Basílio.
Além dele, tem outro eletrodoméstico que precisa de atenção é a geladeira. “Assim como o ar-condicionado, a geladeira também é impactada com a temperatura externa. Por isso, sugerimos que a mantenha longe de fontes de calor, como fogão, ou de portas e janelas por onde entram o ar quente. Outra dica, é não colocar alimentos quentes dentro da geladeira e evitar o abre e fecha da porta desnecessariamente”, complementa o analista.
E fica o alerta: a previsão para este período chuvoso é que haja menos episódios de chuva, mas, quando vierem, sejam acompanhadas por rajadas de vento intensas e muito raio. “As mudanças climáticas estão intensificando os eventos extremos. Temos observado um aumento na intensidade dos ventos e mais descargas atmosféricas. Além disso, o aumento das temperaturas tem alterado os padrões de chuva, com períodos mais secos intercalados por chuvas mais concentradas e intensas”, reforçou a meteorologista.
Bandeira tarifária
As condições climáticas também impactaram o volume de água nos principais reservatórios do país, fazendo com que fosse necessário a ativação das termelétricas, que é uma fonte de produção de energia com custo maior que o das hidrelétricas. Com isso, o valor final da energia também teve o impacto da bandeira tarifária vermelha patamar II, que entrou em vigor em 1º de outubro, com uma taxa extra de em média R$ 7,87 a cada 100kWh consumidos. A última vez que a bandeira vermelha patamar II precisou ser acionada foi em agosto de 2021. Em setembro, a bandeira tarifária era a vermelha patamar I, com uma taxa adicional de R$ 4,46 a cada 100kWh consumidos.
A sinalização por bandeiras é válida para todo o país e uma forma de comunicar aos consumidores quando haverá cobrança complementar na conta de luz e os custos da geração de energia no Brasil.
Hábitos para redução de energia
Diante de tudo isso, o que fazer para que o valor da conta de energia seja o menos impactado? A concessionária de energia destaca alguns hábitos que podem auxiliar o cliente no consumo eficiente de energia elétrica:
- Com relação ao ar-condicionado, opte por modelos mais eficientes e econômicos. Mantenha os filtros limpos e a manutenção em dia, provocando que o aparelho trabalhe no seu melhor estado. Use sempre com portas e janelas bem fechadas. Se for liga-lo durante o dia, evite deixar a luz do sol entrar no ambiente, pois ela pode aquecer o espaço, fazendo com que o aparelho precise trabalhar mais e de forma constante.
- Optar por roupas mais leves: roupas com tecidos mais leves contribui para que elas não precisem ser passadas, economizando no uso do ferro de passar. Além disso, roupas leves são lavadas de maneira mais rápida e, diferente de tecidos mais pesados, reduz a força aplicada na máquina de lavar;
- Ainda sobre a máquina de lavar, planeje a lavagem das peças para colocar o máximo possível no equipamento e evitar seu acionamento várias vezes na semana.
- Verifique constantemente se a vedação da geladeira está em boas condições: Caso não esteja, o ar quente do ambiente externo pode entrar para o interior do equipamento, forçando o motor a trabalhar mais para manter a temperatura baixa. Você pode fazer um teste de vedação colocando uma folga de papel ao fechar a porta. Se ela sair com facilidade, pode ser um sinal de precisar trocar a borracha;
- Evite o uso de chuveiro elétrico: Mesmo durante este período, algumas pessoas ainda usam o equipamento, mas seu uso deve ser evitado para que o consumo de energia diminua;
- Diminuir o uso excessivo de energia: Utilize equipamentos com programação de desligamento automático, configurando para desligar 1-2 horas antes do usual; não deixar aparelhos ligados na tomada caso não esteja utilizando.
…
Energisa
Primeiro emprego: Energisa abre vagas para jovens aprendizes e profissionais de nível técnico
Concessionária oferece oportunidades nos municípios de Goiatins, Araguaína, Paraíso do Tocantins e Gurupi

Os interessados em conquistar uma vaga no mercado de trabalho, sejam aqueles que já possuem formação ou desejam trilhar os primeiros passos da carreira profissional, podem aproveitar as 11 oportunidades oferecidas pela Energisa em quatro municípios do Tocantins: Araguaína, Gurupi. Paraíso e Goiatins.
Para os jovens que buscam oportunidade de primeiro emprego, a Energisa oferece nove vagas para Paraíso do Tocantins e Gurupi. Quatro vagas são para Paraíso e cinco vagas disponíveis para atuação em Gurupi, no Sul do estado. Entre as responsabilidades e atribuições dos candidatos selecionados estão o auxílio nas rotinas administrativas, envolvendo o atendimento de clientes interno e externo; acompanhamento de relatórios; elaboração de planilhas e controle de arquivos.
Para profissionais de nível técnico, a empresa oferece vaga para na cidade de Goiatins, no cargo de eletricista de distribuição. Para concorrer os candidatos devem ter Ensino médio completo; Carteira de Habilitação “B”; curso de Eletricista de Redes de Distribuição, com carga horária mínima de 240 horas; além de formações de NR 35 e NR 10.
Em Araguaína, também no Norte do Estado, a Energisa Tocantins oferece uma vaga de Auxiliar de serviços gerais, preferencialmente para pessoa com deficiência. Para participar da seleção é necessário ter ensino médio completo.
Para os Jovens Aprendizes, os benefícios para selecionados são vale transporte, seguro de vida e acesso gratuito à Assistência Social e atendimentos psicológico e nutricional. As vagas estarão disponíveis para inscrição até o dia 9 de setembro.
“Os programas de Aprendiz têm um papel muito importante dentro da distribuidora. Mesmo chegando com pouca experiência, eles trazem energia nova, disposição para aprender e uma visão diferente que soma bastante ao dia a dia. Essa convivência fortalece a cultura de desenvolvimento contínuo da Energisa e ajuda também os demais colaboradores a exercitarem habilidades como liderança, paciência e compartilhamento de conhecimento”, afirma o analista de recrutamento e seleção da Energisa Tocantins, Washington Moita.
Oportunidades para ingressar na melhor empresa para se trabalhar
A Energisa Tocantins foi eleita como a melhor empresa para se trabalhar no setor de energia no Brasil. A distribuidora ficou em 1º lugar entre as empresas de Geração, Distribuição e Transmissão de Energia de todo o Brasil no Ranking Great Place To Work – GPTW 2025 (em português, Melhores Empresas Para Trabalhar), e com o título, se tornou a única distribuidora de energia do país eleita cinco vezes consecutivas na categoria.
Serviço
Confira as vagas e os links com as especificações para cada uma:
ELETRICISTA DE DISTRIBUIÇÃO I
Goiatins – Inscrições abertas até o dia 01/09/2025
https://grupoenergisa.gupy.io/jobs/9735425
AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS – PREFERENCIALMENTE PARA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
Araguaína – Inscrições abertas até o dia 07/09/2025
https://grupoenergisa.gupy.io/jobs/9757538?jobBoardSource=gupy_public_page
APRENDIZ
Paraíso do Tocantins e Gurupi – Inscrições abertas até o dia 09/09/2025
Link da vaga (Paraíso)
https://grupoenergisa.gupy.io/jobs/9757976
Link da vaga (Gurupi)
https://grupoenergisa.gupy.io/jobs/9757481?jobBoardSource=gupy_public_page
Energisa
Energisa Tocantins é 1ª na Abradee 2025 no Norte e Centro-Oeste
Pelo 4º ano seguido, Energisa Tocantins é reconhecida entre as melhores do país e vence a categoria Norte e Centro-Oeste no Prêmio Abradee 2025; 3º lugar nacional na avaliação dos clientes.

A Energisa Tocantins conquistou, pela quarta vez consecutiva, o reconhecimento como uma das melhores distribuidoras de energia do país. Em 2025, a empresa alcançou o 1º lugar na categoria Região Norte e Centro‑Oeste do Prêmio Abradee, principal reconhecimento do setor de distribuição de energia elétrica no Brasil. O anúncio foi feito na quarta‑feira, 20 de agosto, em Brasília, em cerimônia que celebrou os 50 anos da associação.
Excelência reconhecida
O Prêmio Abradee destaca distribuidoras com melhor desempenho em qualidade da gestão, inovação, sustentabilidade, avaliação pelo cliente e desempenho operacional. Além do título regional, a Energisa Tocantins ficou no pódio em nível nacional, eleita 3ª melhor do país na avaliação dos clientes — ranking definido exclusivamente por pesquisa de satisfação.
Depoimento
“Conquistar o primeiro lugar pelo quarto ano consecutivo é resultado do trabalho de todos os colaboradores e reforça nosso compromisso com a qualidade. É um estímulo para continuarmos investindo e trabalhando diuturnamente pelo fornecimento de energia em todo o Tocantins.” — Alessandro Brum, diretor‑presidente da Energisa Tocantins
Reconhecimentos recentes
- Prêmio ANEEL de Satisfação do Consumidor 2024 – IASC: 1º lugar na região Norte, pelo 3º ano seguido.
- Great Place to Work (GPTW) 2025: 1º lugar entre empresas de Geração, Distribuição e Transmissão de energia no Brasil; 5ª vez consecutiva da distribuidora no topo do setor.
Sobre o Prêmio Abradee
Em sua 27ª edição, o Prêmio Abradee combina pesquisa com milhares de consumidores e análise de indicadores técnicos e de gestão das distribuidoras, consolidando o panorama de benchmarking do setor elétrico brasileiro.
- 1º lugar na categoria Norte e Centro‑Oeste – Abradee 2025
- 3º lugar nacional na avaliação dos clientes
- 4º ano seguido entre as melhores do país
- Metodologia: gestão, inovação, sustentabilidade, cliente e operação
Leia também
Energisa
Festa da Colheita movimenta Jalapão e valoriza trabalho das mulheres do capim dourado
O quilombo Mumbuca recebe evento que celebra tradição, fortalece o empreendedorismo e promove o manejo sustentável do capim dourado

-
Social17 horas atrás
Grupo JL Meurer celebra 40 anos com festa sofisticada em Palmas
-
Tocantins2 dias atrás
Nota de pesar pelo falecimento de Niclair Alves Caetano, mãe da ex-prefeita de Palmas
-
Social5 dias atrás
Feliz aniversário Rayley Luzza
-
Energisa3 dias atrás
Primeiro emprego: Energisa abre vagas para jovens aprendizes e profissionais de nível técnico
-
Moda e Estilo3 dias atrás
O Boticário apresenta EGEO CoguMellow, nova versão da primeira fragrância do mundo a utilizar o cogumelo Boletus Edulis* em sua composição