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A história antes da história: memórias e emoção marcam lançamento do documentário ‘Trilhas da História: Estrada dos Tropeiros Canela-Taquarussu do Porto’

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Sessão de estreia aconteceu na Escola de Tempo Integral Fidêncio Bogo, em Taquaruçu Grande, nesta terça, 19, reunindo estudantes, comunidade, participantes do filme e familiares; projeto foi aprovado pelo edital 23/2023 Audiovisual Tocantins, da Lei Paulo Gustavo, via Secult e Ministério da Cultura

O documentário “Trilhas da História: Estrada dos Tropeiros Canela-Taquarussu do Porto”, dirigido pelos cineastas Andrea Lopes e Cristiano Viana, com produção da equipe do Instituto Puro Cerrado, foi lançado nesta terça-feira, 19, apresentando aos alunos da Escola Municipal Fidêncio Bogo, e a própria comunidade do Taquarussu Grande, o resultado de 8 meses de trabalho e pesquisa sobre uma história até então não contada: a vida e a cultura das pessoas que viviam nessa região antes da chegada de Palmas; A obra aborda também a migração dos moradores do Norte e Nordeste do País para a região, a estruturação do comércio local, como uma rota entre o povoado do Canela – as margens do Rio do Tocantins, e o povoado de Taquaruçu – no alto da serra; a criação do Tocantins e de Palmas, até os dias atuais e os impactos ambientais e sociais sofridos pela região diante da especulação imobiliária e do desenvolvimento desordenado, e as possibilidades e esperança no futuro.

No próximo dia 10, às 19 horas, o documentário será lançado no Cine Cultura, no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho.

Atentos aos 19 minutos de cenas estavam também alguns participantes deste trecho da história tocantinense. Pessoas como Maria dos Reis Cardoso Pereira, de 79 anos, que deixou a localidade em 1966, e veio de Brasília para assistir o documentário. “Estou muito emocionada e também muito feliz. São essas coisas que devem ser mostradas, isso é uma volta ao passado que é importante para mostrar a essas crianças como era a vida antes de toda essa vida moderna que elas têm”, disse em meio a lágrimas e sob aplausos de uma plateia também emocionada.

O sobrinho de Dona Maria, o sargento aposentado, Tercino Dias Cardoso, foi um dos ‘artistas’ do filme, com seu depoimento sobre a estrada dos tropeiros, as lembranças das lutas e vivências familiares na região. “Antigamente tudo era muito difícil, quem vinha do Maranhão e Piauí passava por aqui. E neste local eu vivi e cresci, graças ao trabalho do meu pai”, contou, acrescentando a alegria de ver suas lembranças retratadas no documentário: “Sou com certeza a pessoa mais feliz neste recinto hoje. Para mim é uma honra ver essa história no cinema, ao lado dos meus filhos e netos. Minha palavra de hoje é gratidão”.

Moradora de Taquaruçu Grande, a aposentada Luiza Monteiro, de 58 anos, registrou para a plateia sua emoção: “Estou maravilhada com o trabalho da equipe que participou e produziu este filme. Porque houve um resgate da história de tempos difíceis, tempos de pessoas felizes, que eram desbravadores”.

Projeto

O projeto do documentário “Trilhas da História: Estrada dos Tropeiros Canela-Taquarussu do Porto”, foi proposto por Andrea Lopes e obteve patrocínio do edital Audiovisual Tocantins, da Lei Paulo Gustavo, via Secretaria Estadual da Cultura (Secult) e Ministério da Cultura. Presente ao lançamento, o secretário de Cultura, Tião Pinheiro, ressaltou a satisfação em acompanhar mais um investimento dos editais culturais sendo concluído.

“Estamos neste momento em primeiro lugar no País em execução dos projetos da Lei Paulo Gustavo. Essa semana vamos chamar mais oito suplentes, e estaremos alcançando 100% de execução dos projetos”, disse acrescentando a importância cultural do projeto Trilhas da História: “O Tocantins tem uma história muito rica, e temos que contar isso, porque se não as novas gerações não vão saber o que foi Taquaruçu Grande, o que foi Natividade, Paranã…este tipo de trabalho que vocês fizeram, o documentário, deixa isso registrado, nós que vivemos um mundo instantâneo, se não tivermos isso, daqui a alguns dias ninguém sabe o que é mais”.

Retorno à comunidade

Foi justamente para devolver à comunidade de Taquarussu Grande um relato de sua história, lutas e vivências, que a produção do filme escolheu a escola para o primeiro lançamento da obra. A diretora Andrea Lopes enfatizou no lançamento que se trata de “respeito com a comunidade que colaborou com seus depoimentos, acolheu a equipe e se dedicou a contribuir com os relatos da história do local onde vivem”.

Andrea divide a direção com Cristiano Viana, que, por sua vez, ressaltou o aprendizado proveniente da produção do filme: “durante a produção fizemos uma pesquisa, mas, é na comunidade que a gente se propõe a aprender, a dialogar com a história, uma história que existia antes da história oficial”.

O documentário alcançou o objetivo para a estudante do 8º ano da unidade educacional Fidêncio Bogo, Ana Beatriz Rufatto, de 13 anos, que perguntou aos diretores como surgiu a ideia do filme. E ao ouvir a resposta – durante sua pesquisa de mestrado, Andréa Lopes, ouviu relatos da comunidade sobre a história dos tropeiros e se interessou por conta-la e preservá-la – destacou que era uma dúvida constante: “sempre tive essa curiosidade de saber a origem do local onde nasci. Achava estranho viver aqui desde sempre e não conhecer como se formou esse local”.

O Antropólogo, pesquisador e professor na Universidade Federal do Tocantins (UFT), André Demarchi, avalia que o filme ‘Trilhas da História’ tem uma importância muito grande para a cidade de Palmas, “para o Tocantins e para o próprio Brasil mesmo porque ele narra várias histórias de mundos que não existem mais, mas que podem servir de exemplo para a gente refletir sobre esse momento contemporâneo de crise climática, de urgência e emergências ambientais que estamos vivendo atualmente”, segundo ele, “eram mundos em que as pessoas compartilhavam alimentos, compartilhavam conhecimentos, histórias, famílias, vidas, tudo por meio de uma estrada, uma trilha que perpasava as duas regiões, do povoado Canela e Taquarussu”.

 

Taquarussu Grande

Localizado a cerca de 20 km do centro de Palmas, sentido a Aparecida do Rio Negro, esta situada a região rural conhecida como Taquaruçu Grande. No filme é apresentada a história do lugar, das pessoas que viviam no local antes da divisão do Estado de Goiás, que deu origem ao Estado do Tocantins e também das pessoas que chegaram depois e escolheram o local para viver. A proposta é apresentar território de Taquaruçu Grande para além da questão geográfica, com toda a sua complexidade de tramas culturais, identitárias, ambientais, econômicas e culturais.

O fio condutor da história é a antiga estrada dos tropeiros desempenhou um papel fundamental na integração e no desenvolvimento da região que se tornou o Tocantins. Sua história está intimamente ligada à formação da identidade cultural e histórica do estado. O filme traz relatos emocionantes de antigos tropeiros, suas rotinas, os desafios para preservação do território, da cultura local e a importância desse caminho histórico para o desenvolvimento sustentável da região.

Ficha técnica:

Direção: Andréa Lopes e Cristiano Viana

Argumento: Mariah Soares e Andréa Lopes

Roteiro: Cristiano Viana

Produção executiva: Fernanda Veloso

Direção de arte/musica: Cristiano Viana

Produção: Ana Cláudia Cardoso e Cris Viana

Pesquisa: Ana Cláudia Cardoso e Ruy Bucar

Direção de fotografia: Elton Abreu

Captação/edição: Elton Abreu, Kaio Dias e Paolo Magalhães

Imagens de Arquivo: Sidney Madalena

Assessoria de Imprensa: Cinthia Abreu e Lorena Karlla Mascarenhas

Social Mídia: Ramon Dias e Suyanne Dias

Foto cobertura lançamento: João Ricardo Ribeiro

Figuração:

José Fialho Miranda – Zé Japão

Zulmira de Sousa Fialho

Odemar de Sousa

Isac Rodrigues

Bianka Sophia Fialho Paiva

Rykelmy Fialho Paiva Rodrigues

Osmar Martins Pereira

Tarcísio Vória Carvalho

Samara Martins

Whebert Araújo

Flavio Herculano

Tercino Dias Cardoso

Olavo Cardoso Sforsin

Breno Miranda

Benício Pontes Cardoso

Entrevistados:

José Fialho Miranda – Zé Japão

Idalice Ribeiro

Ruy Bucar

Terezinha Ribeiro Damascena

Mário Benício

Noeli Stürmer

Padre Aderso Alves dos Santos

Prof. Júnio Batista do Nascimento

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Entretenimento

Declaração de Belém une 44 países na COP30

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COP 30 - Divulgação
COP 30 - Divulgação

 44 países e a União Europeia firmam a Declaração de Belém na COP30, unindo ação climática, combate à fome e justiça social.

Belém (PA) — Chefes de Estado e de governo de 43 países e da União Europeia adotaram, nesta sexta-feira (7), a Declaração de Belém sobre Fome, Pobreza e Ação Climática Centrada nas Pessoas, durante a Cúpula de Líderes da COP30. O documento coloca as populações mais vulneráveis no centro das políticas climáticas globais, marcando um avanço inédito na integração entre meio ambiente e justiça social.

A Declaração propõe uma mudança de paradigma: o combate à crise climática deve estar intrinsecamente ligado à erradicação da fome e da pobreza. “Esta Declaração reflete uma verdade fundamental: não se pode separar a ação climática da justiça social”, afirmou o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias. “Os países e comunidades mais pobres, que menos contribuíram para a mudança do clima, estão sofrendo suas piores consequências”, completou.

Pessoas em primeiro lugar

A Declaração de Belém propõe um reequilíbrio no financiamento climático global, priorizando ações de adaptação centradas nas pessoas. As medidas incluem sistemas de proteção social adaptados às mudanças climáticas, seguros agrícolas para pequenos produtores e programas que fortaleçam a resiliência de comunidades vulneráveis.

O texto também incentiva investimentos que promovam meios de subsistência sustentáveis para agricultores familiares, povos da floresta e comunidades tradicionais, assegurando que a ação climática gere empregos dignos e oportunidades econômicas nas regiões mais afetadas pelos impactos ambientais.

Compromissos mensuráveis e ação global

Em sintonia com o lema da Presidência Brasileira da COP30 — a “COP da Ação” —, a Declaração estabelece oito metas mensuráveis e convoca agências da ONU e a comunidade internacional a acompanhar o progresso por meio de um Plano de Aceleração de Soluções (PAS), integrado à Agenda de Ação da conferência.

O acordo foi firmado três dias após a Primeira Reunião de Líderes da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, em Doha, no Catar, que apresentou resultados concretos após nove meses de implementação. A Aliança, lançada pelo G20 sob a presidência do Brasil em 2024, é reconhecida como um mecanismo flexível para apoiar o cumprimento dos compromissos climáticos em nível nacional.

Financiamento climático e justiça social

Durante a Cúpula, a diretora-executiva do Fundo Verde para o Clima, Mafalda Duarte, ressaltou a conexão entre mudanças climáticas, fome e pobreza. “Os impactos climáticos já estão comprometendo a segurança alimentar e empurrando milhões de pessoas para uma situação de maior vulnerabilidade. Quando usado de forma estratégica, o financiamento climático pode nutrir tanto as pessoas quanto o planeta que chamamos de lar”, afirmou.

O documento defende que o financiamento climático deve fortalecer sistemas produtivos locais e apoiar políticas públicas que integrem sustentabilidade ambiental e desenvolvimento humano. Assim, os países assumem o compromisso de incorporar estratégias climáticas centradas nas pessoas em seus planos nacionais de adaptação.

Coalizão diversa e próximos passos

Os 44 países signatários da Declaração de Belém representam uma coalizão global diversa, reunindo nações de todos os continentes, entre elas Brasil, Chile, China, Cuba, Alemanha, Indonésia, México, Noruega, Espanha, Sudão, Reino Unido e Zimbábue. O acordo sinaliza um consenso internacional sobre a necessidade de integrar proteção social e erradicação da pobreza às estratégias climáticas.

Os países são incentivados a incluir planos de ação climática centrados nas pessoas em suas Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) e Planos Nacionais de Adaptação (NAPs), com avaliação intermediária em 2028 e balanço final até 2030.

O texto integral da Declaração de Belém, bem como a lista completa de países signatários, está disponível no portal oficial do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social.

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Música

Tiago Iorc será anfitrião da Première do Latin Grammy 2025

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Tiago Iorc e Kany García apresentarão a Première do Latin Grammy 2025, em Las Vegas. Foto: Divulgação/Latin Grammy.
Tiago Iorc e Kany García apresentarão a Première do Latin Grammy 2025, em Las Vegas. Foto: Divulgação/Latin Grammy.

Tiago Iorc será anfitrião da Première do Latin Grammy 2025 em Las Vegas ao lado de Kany García. Cantor brasileiro soma cinco vitórias na premiação.

Las Vegas (EUA) — A Academia Latina da Gravação anunciou que o cantor e compositor brasileiro Tiago Iorc será o anfitrião da Première do Latin Grammy 2025, ao lado da cantora e compositora porto-riquenha Kany García.

A cerimônia, que antecede o evento principal do Latin Grammy, será realizada no hotel Mandalay Bay, em Las Vegas, no dia 13 de novembro, a partir das 17h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo pelas plataformas digitais da Academia Latina.

Tiago Iorc e Kany García comandam a cerimônia

Tiago Iorc, ganhador de cinco estatuetas do Latin Grammy, e Kany García, reconhecida por sua carreira autoral e passagem pelo programa Objetivo Fama, serão responsáveis por apresentar a cerimônia que revela grande parte dos vencedores das categorias da premiação.

O evento também contará com performances especiais de artistas convidados pela Academia, que serão anunciados nos próximos dias pela dupla de apresentadores.

Uma parceria musical e cultural

Tiago e Kany se conheceram há pouco mais de dois anos durante um festival de música e criaram uma conexão imediata nos bastidores.

O desejo de colaboração se concretizou no início de 2025 com o lançamento da canção “Quédate Otra Vez”, uma releitura bilíngue do sucesso “Amei Te Ver”, um dos maiores hits da carreira de Tiago.

A nova versão, que mistura português e espanhol, expressa a afinidade estética e afetiva entre os artistas e tem sido amplamente elogiada pela crítica, reforçando o diálogo cultural entre o Brasil e os países de língua hispânica — um reflexo que se estende agora à coapresentação do Latin Grammy.

Trajetória de sucesso e reconhecimento internacional

Com quase duas décadas de carreira, Tiago Iorc consolidou-se como um dos principais nomes da música brasileira contemporânea.

O artista soma nove indicações e cinco vitórias no Latin Grammy, além de prêmios nacionais e o respeito de artistas consagrados.

Sua primeira estatueta veio com o álbum “Troco Likes” (2015), seu primeiro projeto totalmente em português, que atingiu o status de platina com a versão ao vivo.

Com o álbum “Reconstrução” (2019), Tiago alcançou um marco histórico ao colocar todas as faixas simultaneamente no Top 50 do Spotify Brasil.

A faixa “Desconstrução” foi premiada como Melhor Canção em Língua Portuguesa e também indicada à categoria Canção do Ano.

Latin Grammy: a maior celebração da música latina

O Latin Grammy é considerado o prêmio mais importante da música latina, reunindo artistas de diversas nacionalidades.

A edição 2025 promete ser uma das mais representativas da década, celebrando o talento de músicos que promovem a diversidade sonora da América Latina.

A cerimônia principal acontecerá logo após a Première, e será transmitida pela Univision e plataformas oficiais da Academia Latina da Gravação.

A força da música brasileira no Latin Grammy

Tiago Iorc se junta a uma lista de artistas brasileiros que marcaram presença na história do prêmio, como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Anitta, Marisa Monte e Djavan.

Sua atuação como apresentador reflete o reconhecimento internacional da música brasileira e a valorização da produção artística nacional em um dos palcos mais prestigiados do mundo.

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Cultura

Exposição do Povo Krahô encanta público na COP30

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Exposição do Povo Krahô

Mostra de Emerson Silva sobre o Povo Krahô celebra a cultura indígena do Tocantins e emociona o público durante a COP30, em Belém.Exposição do Povo Krahô encanta público durante a COP30 em Belém

Belém (PA) — A Exposição do Povo Krahô, intitulada “Festa de Peixe e Lontra – Histórias do Povo Krahô”, do fotojornalista tocantinense Emerson Silva, está aberta à visitação pública durante a realização da COP30, a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, em Belém.
O evento ocorre de 10 a 21 de novembro e reúne chefes de Estado, ministros, diplomatas, cientistas, ativistas e representantes de mais de 190 países.

Arte tocantinense na COP30

Além das discussões globais sobre o clima, a COP30 também é palco de manifestações culturais que celebram a diversidade amazônica.
Entre elas, está a Exposição do Povo Krahô, em cartaz no Centro de Cultura e Turismo Sesc Ver-o-Peso, selecionada pelo Sesc Pará dentro do projeto Sesc Amazônia das Artes 2025.

Segundo Emerson Silva, a decisão de manter a mostra em Belém durante a COP30 partiu do Sesc Pará, como forma de ampliar o acesso do público internacional à arte tocantinense.
“É uma honra ter um trabalho que poderá ser visto por pessoas do mundo inteiro durante a COP30. A cultura indígena é essencial nos debates sobre o meio ambiente e o clima”, destacou o artista.

Histórias e saberes do Povo Krahô

A Exposição do Povo Krahô retrata a cosmologia, o cotidiano e os rituais da etnia por meio de fotografias, documentário e livro bilíngue.
O projeto foi viabilizado com recursos próprios e apoio da Secretaria de Cultura do Tocantins, via Lei Paulo Gustavo, além de incentivo do Projeto Sesc Cultura ConVida.

A mostra já foi exibida em Palmas, São Luís e Teresina, ampliando o alcance da cultura tocantinense e promovendo o diálogo entre arte, ancestralidade e sustentabilidade.

Trajetória do artista

Com mais de 23 anos de carreira, o fotojornalista Emerson Silva é um dos principais nomes da fotografia tocantinense.
Ele já participou de exposições nacionais e internacionais, como Women That Make a Difference, na sede da ONU em Genebra, e o Panorama da Arte Brasileira, no Museu de Arte Moderna de São Paulo.

Atualmente, Emerson integra a Associação de Arte Ninho Cultural e o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI/IFTO), além de colaborar com o WWF Brasil e o MAM-SP.

A cultura indígena como pilar da sustentabilidade

Para Emerson, expor a arte do Povo Krahô durante a COP30 é uma forma de reforçar a importância dos povos originários na preservação ambiental.
“A voz indígena sempre foi central na defesa do planeta. Ao conhecer a cultura Krahô, entendemos o valor da convivência respeitosa com a natureza”, afirmou.

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