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A “Sala das Lágrimas”, onde o cardeal se torna Papa
Na parede do Juízo Final na Capela Sistina, nos lados do altar, há duas portas fechadas de tamanho não muito grande. A da esquerda leva à chamada “Sala das Lágrimas”, onde, imediatamente após a eleição, o recém-eleito Pontífice entra para trocar a roupa e se recolher em oração por alguns minutos. Monsenhor Marco Agostini, mestre de cerimônias pontifícias: “ali o Papa toma consciência do que se tornou, do que será dali em diante”.

Depois da verdade feita arte dos afrescos da Sistina, seu esplendor deslumbrante e absoluto, a luz e o ouro, o gigantismo das figuras, com olhos que parecem brilhar, com gestos capazes, por si sós, de evocar passagens precisas das Escrituras, ficamos consternados ao cruzar o limiar da porta que leva à “Sala das Lágrimas”. Deixamos para trás a magnificência universalmente aclamada das pinturas de Michelangelo e dos maiores artistas renascentistas para nos encontrarmos em uma sala pequena e sem cor. É uma sala com abóbadas com lunetas nas quais estão preservados alguns fragmentos de afrescos. Dois lances de escada em um lado e, na parede oposta, uma janela escondida por uma cortina. Uma mesa e duas cadeiras de madeira escura, um sofá vermelho e um cabideiro. A decoração é essencial. A maravilha sentida ao ver a beleza absoluta dá lugar a um sentimento íntimo que se expande na alma, à percepção da passagem dos séculos: parece se estar vendo os Pontífices escolhendo uma das três batinas brancas disponibilizadas a eles, cada uma de um tamanho diferente, e de estar vestindo aquela que será a roupa e a cor que os distinguirão para sempre. É algo mais antigo e profundo do que uma simples troca de roupa. A tradição e o ritual assumem um significado poderoso que não é apenas formal, mas, acima de tudo, espiritual.
Um lugar de consciência
Parece que os vemos também, reunidos no silêncio desse local pouco iluminado, enquanto rezam e, às vezes, como o nome da sala sugere, choram, tomados pela emoção. Após os dias convulsivos do Conclave, eles se encontram sozinhos consigo mesmos pela primeira vez. Sozinhos, mas face a face com Deus. Eles se dão conta de que, a partir daquele dia, serão Papas, assumirão o mandato petrino.

Um detalhe do afresco com Papa Sisto IV
Contra a parede dessa sala de serviço, ergue-se a grandeza dramática dos afrescos de Michelangelo, mas escondido está o que foi originalmente planejado para concluir a complexa iconografia de toda a Capela. É o afresco de Perugino, protegido por uma cavidade atrás do Juízo, mas ainda assim conhecido por um desenho do início do século XVI no Museu Albertina, em Viena. Aos pés da Assunção, entre anjos e santos, está a única pessoa viva, o Papa Sisto IV della Rovere, ajoelhado. Com as mãos em oração, o rosto voltado para a figura da Virgem; a tiara no chão e a cabeça descoberta em sinal de humildade e respeito; a chave petrina apoiada em seu ombro direito, símbolo da sua missão, mas também do peso – quase uma cruz – que o Pontífice deve carregar. As palavras do Evangelista João ecoam de forma clara e inteligível: “… quando você era jovem, podeia se vestir e ir para aonde queria; mas quando for velho, estenderá as mãos, e outros o vestirão e o levarão aonde você não quer ir. Jesus disse isso para informar com que tipo de morte ele iria glorificar a Deus”.

Inscrição comemorativa na “Sala das Lágrimas”
Voltando à “Sala das Lágrimas”, em uma parede, uma placa, datada de 31 de maio de 2013, diz: “nesta sala, chamada ‘do choro’ em homenagem a Gregório XIV, que derramou lágrimas de emoção aqui em 5 de dezembro de 1590, assim que foi eleito Papa, o novo Pontífice, depois de aceitar a eleição, veste as roupas próprias”.
Na “Sala das Lágrimas”, a tomada de consciência
O monsenhor Marco Agostini, mestre de cerimônias pontifícias, reflete com a mídia do Vaticano sobre o que é um momento particularmente delicado do Conclave e o seu significado espiritual. Ele descreve a “Sala das Lágrimas” como “muito pequena, também muito apertada”. “É importante”, diz ele, ”o que acontece de um ponto de vista simbólico. Ali, o Papa toma consciência do que ele se tornou, do que ele é de agora em diante. A troca da roupa fala da profunda mudança em sua existência. Ali ele aprende que a função é maior do que a pessoa. Talvez seja também daí que deriva a definição do sala das lágrimas, porque é o momento em que ele toma consciência de que a figura Papae é muito maior do que a pessoa que a veste e que, por baixo dela, o Papa aprenderá todos os dias a morrer, porque o ofício deve emergir, o Vigário de Cristo, o sucessor de Pedro, deve emergir”. Para monsenhor Agostini, para olhar para a “Sala das Lágrimas” “precisamos de uma visão sobrenatural que nos leve a ver”, enfatiza o mestre de cerimônias, “o próprio Papa que deve aprender a ler a si mesmo com os olhos da graça, com os olhos da fé, com uma visão sobrenatural”.
Passar pela porta e mudar para sempre
Tomada de consciência da nova missão na Igreja e uma troca de roupa: esses são os dois momentos que acontecem na “Sala das Lágrimas”. Ao se vestir, o Papa é ajudado pelo mestre de cerimônias. “Sabemos”, enfatiza monsenhor Agostini, ”que o cardeal eleito é acompanhado até essa porta, sob o Juízo Final à esquerda do altar, e sai com o mestre de cerimônias em suas vestes pontifícias”. Atravessar a porta da “Sala das Lágrimas” muda a vida de uma pessoa para sempre, e nos faz refletir que isso acontece no Jubileu da Esperança, onde atravessar a Porta Santa realmente muda a vida de uma pessoa.
“É uma mudança muito profunda”, acrescenta o mestre de cerimônias referindo-se à “Sala de Lágrimas”, ”é a travessia de um limiar muito especial porque vai tocar a intimidade da pessoa que se torna Papa. Poderíamos dizer que toca o coração do ministério petrino: um homem que se torna Papa, um cardeal que se torna Papa. Nós o chamamos de Papa, mas quando usamos a terminologia que historicamente designa os Papas, dizemos Vigário de Cristo, Sucessor de Pedro e, como Santa Catarina de Siena o definia, ‘o doce Cristo na terra’. É esplêndido!”. Monsenhor Marco Agostini ressalta, no entanto, que “para contemplar essa visão é preciso um olhar sobrenatural, é preciso o olhar da fé”.
Fonte: https://www.vaticannews.va/
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Processo de beatificação do Padre Luso será aberto com missa em Porto Nacional
Missa no dia 19 de julho marca a abertura oficial da fase diocesana do processo de beatificação do Padre Luso em Porto Nacional.

A fase diocesana do processo de beatificação do Padre Luso será oficialmente aberta no dia 19 de julho, com uma missa especial às 11h, presidida pelo bispo da Diocese de Porto Nacional, Dom José Moreira. O horário foi escolhido por seu simbolismo na trajetória do sacerdote. A celebração será realizada na Igreja São Judas Tadeu e é aberta a toda a comunidade, paróquias locais e fiéis de todo o Tocantins.
Momento histórico para a fé no Tocantins
O evento é promovido pela Diocese de Porto Nacional em parceria com a Associação dos Amigos do Padre Luso (AaPL), e marca um passo importante no caminho rumo à beatificação do sacerdote, cuja vida de dedicação à Igreja Católica deixou marcas profundas na comunidade local e no estado.
Quem foi Padre Luso
Padre Luso Rocha foi um sacerdote que dedicou sua vida ao serviço da Igreja Católica e à promoção da fé cristã no Tocantins. Natural de Porto Nacional, ele é lembrado por sua atuação pastoral intensa, proximidade com os fiéis, dedicação às comunidades mais carentes e promoção da justiça social. Sua trajetória é marcada por um profundo amor ao próximo, simplicidade, sabedoria e compromisso com a evangelização. Padre Luso deixou um legado espiritual duradouro e continua sendo inspiração para milhares de tocantinenses que o consideram um verdadeiro exemplo de santidade.
Presença do postulador oficial do Vaticano
A celebração contará com a presença do postulador da causa, o italiano Paolo Vilotta, que acompanha o processo de beatificação do Padre Luso e também de Dom Alano. Vilotta é o responsável por investigar a vida, as virtudes e os testemunhos relacionados ao sacerdote, como parte do procedimento que pode levar ao reconhecimento de sua santidade.
Com chegada prevista para o dia 18 de julho, Paolo Vilotta permanecerá no município até o dia 23, participando das atividades da programação. Ele atua em aproximadamente 45 causas de beatificação e canonização no Brasil, sendo figura central nos trâmites conduzidos junto ao Vaticano.
Celebração aberta ao público
Fiéis de diversas regiões são esperados para a celebração, que representa um momento de fé, união e reconhecimento da importância histórica e espiritual do Padre Luso. A missa e a abertura oficial do processo são passos fundamentais para dar visibilidade à causa junto à Igreja e à comunidade católica.
Serviço
- Local: Porto Nacional – TO
- Evento: Missa de abertura do processo de beatificação do Padre Luso
- Data: 19 de julho (sexta-feira)
- Horário: 11h
- Local: Igreja São Judas Tadeu
- Celebrante: Dom José Moreira
- Convidado especial: Paolo Vilotta, postulador do Vaticano
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Carminha Paróquia Monte do Carmo será dias 28 e 29
A Carminha da Paróquia Monte do Carmo acontece em Palmas nos dias 28 e 29 de junho com fé, comidas típicas e alegria. Participe!

A tradicional Carminha da Paróquia Nossa Senhora do Monte do Carmo será realizada nos dias 28 e 29 de junho, na Quadra 108 Norte, em Palmas (TO). A festa junina une fé, cultura e partilha em dois dias de muita alegria, música, comidas típicas e devoção.
🎉 O que esperar da Carminha Paróquia Monte do Carmo
A programação da festa inclui celebrações religiosas, apresentações culturais, quadrilhas, comidas típicas e um ambiente acolhedor para toda a comunidade. É o momento ideal para reunir família e amigos em um espaço de fé e convivência.
📍 Local da festa
Quadra 108 Norte, Alameda 02 – Palmas, TO
Tel: (63) 3218-8308
Mais festas religiosas em Palmas
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Um marco histórico de fé e comunhão com o povo Xerente
A Arquidiocese de Palmas inaugurou a primeira capela em aldeia indígena, na Aldeia Krite, marcando um momento histórico de fé e comunhão com o povo Xerente.

A Arquidiocese de Palmas viveu um momento histórico de grande significado espiritual e cultural nesta sexta-feira, 21 de junho, com a inauguração da primeira capela construída dentro de uma aldeia indígena em seu território. A comunidade contemplada foi a Aldeia Krite, situada no município de Tocantínia (TO), lar do povo indígena Xerente.
Esse sonho, alimentado ao longo dos anos por missionários e moradores desde a criação da Arquidiocese, finalmente tornou-se realidade. A cerimônia de inauguração contou com uma celebração eucarística especial, que incluiu a bênção do altar, presidida pelo arcebispo Dom Pedro Brito Guimarães.
O momento reuniu membros do clero, fiéis leigos e lideranças indígenas locais, numa demonstração de fé profunda, alegria comunitária e respeito mútuo. A capela, mais do que um espaço físico de oração, simboliza o compromisso da Igreja com os povos originários, valorizando sua espiritualidade e promovendo a diversidade cultural no caminho da evangelização.
A Capela da Aldeia Krite nasce como um espaço de acolhimento, fé e unidade — um sinal de que, quando a fé se enraíza no coração de um povo, ela floresce em comunhão, esperança e transformação.
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