Casa e Decoração
Agenda CASACOR 2023

Confira as datas das mostras CASACOR que prometem agitar o segmento do morar em todo o país nesse primeiro semestre
Em 2023, o mês de maio marca o início do circuito de exibições da CASACOR em todo o Brasil e exterior. A mais completa mostra de arquitetura, paisagismo e design de interiores das Américas chega com o tema ‘Corpo & Morada’, que desafia todo o elenco a refletir e apresentar projetos que façam referência à pele que habitamos, além daquela do corpo, a da casa e a do planeta.
Quem abre o calendário é a CASACOR Goiás, que acontece novamente no Flamboyant Shopping e já anunciou os 52 nomes da arquitetura, design de interiores e paisagismo que farão parte desta 26ª edição. Na sequência, cruzando as fronteiras brasileiras, está confirmada para 23 de maio a CASACOR Peru, franquia internacional mais antiga da marca. Desde 1996, a versão peruana de CASACOR traz o melhor da arquitetura, design de interiores e paisagismo do país sempre em edifícios ou casas que remetem à cultura local e tradições Incas. No mesmo mês está marcada ainda a estreia de CASACOR Bolívia em 24 de maio.
Ainda no primeiro semestre, a CASACOR Paraíba chega a sua terceira edição, com abertura marcada para dia 26 de maio, a ser realizada em uma casa na avenida Ruy Carneiro, com masterplan de David Bastos e a proposta de apresentar experiências únicas de tecnologia, conforto, sofisticação e design. Do Nordeste para o Sul, a CASACOR Paraná promete agitar mais uma vez Curitiba a partir do dia 04 de junho. Já a CASACOR Santa Catarina (Balneário Camboriú) define como cenário a casa The Spot One, primeiro residencial do Sul do país conectado a um shopping, o Balneário Shopping. A mostra irá ocupar três andares do prédio com projeto arquitetônico assinado pelo arquiteto Manoel Dória e interiores da arquiteta Roberta Zimmermann, com abertura em 08 de junho.
E a 36ª edição da CASACOR São Paulo, principal mostra do calendário, volta a ocupar o calendário do primeiro semestre, com abertura no final de maio, como era tradição até 2019. A mostra paulistana será, pela segunda vez, no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, dando continuidade ao sucesso da sua edição comemorativa de 35 anos, que ficou marcada na história do evento. Em 2023, o espaço será ampliado e terá mais de 11.000m² de área construída. A edição vai ocupar o mezanino e o terraço aberto do edifício, com uma configuração totalmente nova para os visitantes que poderão conhecer ainda mais de perto a arquitetura do local.
Confira a lista completa das mostras CASACOR confirmadas para esse primeiro semestre e suas datas previstas*:
Goiás – 06 de maio a 02 de julho
Peru – 23 de maio a 02 de julho
Bolívia – 24 de maio a 01 de julho
Paraíba – 26 de maio a 05 de julho
São Paulo – 30 de maio a 06 de agosto
Paraná – 04 de junho a 23 de julho
Santa Catarina (Balneário) – 08 de junho a 23 de julho
* datas poderão sofrer alteração ao longo do ano, sendo sempre atualizadas no www.casacor.abril.com.br
Sobre a CASACOR
Empresa do Grupo Abril, a CASACOR é reconhecida como a mais completa mostra de arquitetura, paisagismo e design de interiores das Américas. O evento reúne, anualmente, renomados arquitetos, decoradores e paisagistas e em 2023 chega à sua 36ª edição em São Paulo, com 17 praças nacionais (Bahia, Brasília, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, Ribeirão Preto e Tocantins), e mais quatro internacionais (Miami, Bolívia, Paraguai e Peru).
Mais Informações:
Facebook: www.facebook.com/casacoroficial
Instagram: @casacor_oficial/@casacor_sustentavel
Casa e Decoração
Artista de Taquaruçu leva sua arte e suas cores para o maior festival de Arte Naif do Brasil

O Tocantins será muito bem representado no VI Festival Internacional de Arte Naif (FIAN), que acontece a partir desta quinta-feira,29, na cidade de Guarabira, na Paraíba, conhecida como a capital brasileira da Arte Naif.
E quem carrega essa missão cheia de cores e muito talento é a artista Carminha, mineira de nascimento, mas tocantinense de coração, que vive produz há 20 anos no distrito de Taquaruçu, em Palmas.
O Festival pretende reunir 95 artistas, sendo 72 brasileiros de 16 estados e do Distrito Federal, além de 23 estrangeiros. E não é só exposição, não! Tem premiaçãodois prêmios de R$ 7 mil, cinco de R$ 2 mil e cinco menções honrosas. Depois de Guarabira, as obras seguem viagem para Recife, Natal, Fortaleza e Brasília.
Artista apaixonada pelo Tocantins
Apaixonada pela estética Naif desde 2017, quando participou da Bienal Internacional de Arte Naif, em Socorro (SP), Carminha não parou mais. Suas telas, cheias de vida, detalhes e histórias, já passaram por importantes exposições, como a Bienal Naifs do Brasil, em Piracicaba (SP), onde ganhou destaque com a obra Casamento das Flores, e no IV FIAN, em 2022, quando recebeu Menção Honrosa com Legados de Tarsila. Mas engana-se quem acha que é só natureza, tradição e religiosidade que ela leva para suas obras. Este ano, Carminha chega ao festival com duas criações que fazem todo mundo pensar: Monofobia e Selfitis.
Ambas falam sobre um mundo bem diferente daquele das casinhas coloridas e da vida simples — é o universo das telas, do vício no celular, do medo de ficar offline e do desejo incontrolável de postar selfies para preencher vazios. Carminha é autodidata, dona de um olhar sensível e, claro, muito colorido.
Suas obras já estão em galerias e museus pelo país, como Guarabira (PB), Paraty (RJ) e várias cidades de São Paulo. E, claro, sempre levando um pedacinho de Taquaruçu, do Tocantins e das histórias que cruzam seu caminho.
O Festival
O festival, que conta com patrocínio do Ministério da Cultura, Caixa Residencial e Caixa Cultural, celebra a riqueza e a força da Arte Naif, reunindo obras de 15 países e 19 estados brasileiros. O resultado da seleção foi divulgado no último dia 10 de maio, após análise criteriosa de mais de 220 inscrições, das quais foram escolhidas 95 obras, 15 a mais do que o previsto inicialmente no edital.
Casa e Decoração
“Areias do Jalapão” conquista o público e se torna a luminária símbolo do Tocantins
Projeto criado pelo arquiteto Tom Reis vence o concurso Soul Brasil e se torna símbolo do design tocantinense

O Tocantins agora tem uma luminária que representa sua identidade. O projeto “Areias do Jalapão”, criado pelo arquiteto Tom Reis, foi o vencedor do concurso Soul Brasil – Edição Tocantins, promovido pela Metaldomado em parceria com a loja My Leds, de Palmas. O anúncio foi feito na tarde desta terça-feira (27), durante uma live no Instagram da marca, que mobilizou o público na torcida pelo resultado.
Inspirada nas dunas douradas do Jalapão e nas comunidades quilombolas da região, a luminária carrega em sua essência a identidade, a força e a beleza do Tocantins. O design mistura formas orgânicas, mármore ondulado, cúpula translúcida e detalhes metálicos que remetem ao capim dourado – símbolo da economia criativa do estado.
“Ter meu projeto escolhido para representar o Tocantins é uma emoção que não cabe em mim. É mais que um prêmio, é a confirmação de que olhar para as nossas raízes, para nossa cultura, e transformar isso em design, faz sentido. É sobre pertencimento, valorização e representatividade. Que essa luminária leve um pedaço do nosso Tocantins para muitos lares”, celebrou o arquiteto Tom Reis, autor da peça vencedora.

“Areias do Jalapão” conquista o público e se torna a luminária símbolo do Tocantins
O concurso Soul Brasil é uma iniciativa que valoriza a diversidade cultural e arquitetônica do país, desafiando arquitetos e designers a criarem luminárias inspiradas em suas origens. A partir de agora, a luminária “Areias do Jalapão” será produzida e comercializada em todo o Brasil pela Metaldomado, tornando-se um símbolo do Tocantins para além das fronteiras do estado.
Para o empresário Danilo Brentini, CEO da loja My Leds, a escolha do público reforça o quanto o design com identidade tem força e significado. “O que aconteceu aqui vai além de um concurso. É um movimento de valorização da nossa cultura, da criatividade do nosso povo e da potência que o Norte tem para entregar ao Brasil. O projeto do Tom emociona, encanta e representa com maestria o Tocantins”, destacou.
Casa e Decoração
Votação escolhe luminária símbolo do Tocantins no Brasil
Votação do concurso “Soul Brasil” abre nesta quinta, 22/05, e a peça vencedora será fabricada como símbolo do Tocantins

Peças finalistas do concurso “Soul Brasil” representam história, natureza e identidade do Tocantins.
A criatividade regional entra em cena na votação que vai eleger a luminária símbolo do Tocantins no concurso nacional de design “Soul Brasil”. A partir desta quinta-feira, 22 de maio, o público poderá votar através do Instagram da @metaldomado, marca organizadora do concurso junto à loja tocantinense My Leds, de Palmas.
A votação ficará aberta até terça-feira, 27 de maio, e o anúncio da peça vencedora será feito em uma live no perfil oficial da marca, na tarde do mesmo dia.
Finalistas representam o DNA criativo tocantinense
Três peças foram selecionadas como finalistas e cada uma expressa um elemento simbólico da cultura e do território do Tocantins:
“Meu Sol” – Raphael Santos
A luminária símbolo do Tocantins batizada como “Meu Sol” foi criada pelo arquiteto Raphael Santos, e é inspirada no pôr do sol do Lago de Palmas e na bandeira do Estado. “Meu desejo é que as pessoas sintam o mesmo encantamento que me inspirou a criar o ‘Meu Sol’”, diz Raphael.
“Areias do Jalapão” – Tom Reis

“Areias do Jalapão”, assinada por Tom Reis
Com formas orgânicas que remetem às dunas douradas do Jalapão e às comunidades quilombolas da região, a luminária criada por Tom Reis valoriza a identidade visual do cerrado. “Essa luminária nasce como um tributo à força silenciosa dessa gente e à poesia que mora nas curvas do tempo”, comenta Tom.
“Buriti” – Fausto Paiva Neto
A criação do designer Fausto Paiva Neto homenageia a palmeira que é símbolo do cerrado e do Tocantins. “A luminária Buriti é uma celebração das nossas raízes. Me inspirei na força e na beleza do buriti, que representa o Tocantins. É mais que luz, é identidade”, afirma Fausto.
Voto popular valoriza a cultura do Tocantins
Para o empresário Danilo Brentini, CEO da My Leds e organizador do concurso no Tocantins, o engajamento do público é o que fortalece o projeto. “Mais do que escolher uma luminária, é escolher uma história, um sentimento e um símbolo que representa quem somos. É uma oportunidade de mostrarmos para o Brasil a força da criatividade tocantinense.”
O projeto Soul Brasil é uma iniciativa da Metaldomado para dar visibilidade ao design autoral de todas as regiões do país, e conta com o apoio de marcas regionais como a My Leds, referência em iluminação decorativa no Tocantins.
Como votar na luminária símbolo do Tocantins
Para participar da escolha da luminária símbolo do Tocantins, basta acessar o perfil oficial da Metaldomado no Instagram e deixar seu voto nos comentários da publicação oficial com as três peças finalistas.
A votação é aberta, gratuita e qualquer pessoa pode participar. O resultado será divulgado em live no dia 27 de maio, diretamente da conta da marca.
Instagram da Metaldomado
Loja My Leds – Palmas (TO)
Mais sobre design autoral no Tocantins
Participe e ajude a escolher a identidade luminosa do Tocantins
A luminária símbolo do Tocantins será mais que um objeto de iluminação — será uma representação afetiva e artística da alma tocantinense. Vote, compartilhe e fortaleça o design local.
📣 Chamada para ação
Acesse o Instagram @metaldomado e vote na luminária que mais representa o Tocantins para você. Sua participação faz toda a diferença!
- Esportes5 dias atrás
Inscrições para a Night Run Palmas abrem em breve: garanta sua vaga
- ALETO3 dias atrás
Amélio Cayres destaca parcerias institucionais em solenidade do projeto “Mãos que Criam”
- Governo do Tocantins3 dias atrás
Governador entrega sede do Mãos que Criam em Palmas
- Palmas3 dias atrás
Palmas dá início à Semana do Meio Ambiente com anúncio do futuro Jardim Zoobotânico
- Social5 dias atrás
Feliz aniversário, Dra. Luciane Prado!