Entretenimento
Atrativos turísticos da Capital são opção de passeio para famílias no período de férias

Os atrativos turísticos de Palmas que encantam os visitantes também são muito utilizados pela população local. Em períodos de férias, se tornam excelentes opções de lazer e entretenimento para famílias que têm crianças e adolescentes em fase escolar que aproveitam ao máximo esse período. O Parque Cesamar, Palacinho, Praça dos Girassóis e praias em geral estão entre priocipais atrativos.
Localizado na região central da cidade, o Parque Cesamar, oferece amplas áreas verdes, trilhas para caminhadas, lago com pedalinhos, pista de skate e bicicross e espaços para piquenique, além de playgrounds bem equipados ideais para os pequenos gastarem energia enquanto os pais relaxam ao ar livre.
Nos dias mais quentes, as praias são o programa ideal. A da Graciosa é uma excelente opção contemplativa que conta com boas opções gastronômicas, quadras esportivas e áreas de recreação infantil. Nas praias do Prata, Arnos, Caju, as crianças podem se divertir nas águas calmas e contar com uma estrutura de quiosques com a culinária típica do Tocantins.
Na maior praça urbana da América Latina, a Praça dos Girassóis, os passeios em família são para apresentar aos pequenos a imponente arquitetura e áreas de descanso. Palco frequente de eventos culturais e feiras que atraem crianças e adultos, é um espaço ideal para um passeio descontraído e educativo ou uma caminhada mais intensa no calçadão.
Para um passeio educativo, o Museu Palacinho é uma excelente escolha. Localizado na primeira sede do poder executivo e construído em madeira de lei, o museu conta a história do Estado do Tocantins de maneira interativa e acessível para crianças. Com exposições que abordam desde a geografia até a cultura local, o Palacinho oferece uma oportunidade de aprendizado aos pequenos.
Outro passeio cultural imperdível é o Memorial Luís Carlos Prestes, que contém documentos e informações acerca da passagem da Coluna Prestes pelo estado. Inaugurado em 2001, a obra do arquiteto Oscar Niemeyer é uma homenagem ao movimento político-militar que aconteceu no Brasil entre os anos 1920 a 1930.
Não pode ficar de fora da lista de opções de lazer em família as cachoeiras de Taquaruçu. Com níveis diversos de dificuldade de acesso, o pequeno distrito tem opções para todas as faixas etárias aproveitarem suas águas geladas. Na volta, vale uma visita às barracas da feira na praça Joaquim Maracaípe com delícias regionais.
E para quem gosta de aproveitar o tempo com oficinas gratuitas de dança, música, teatro e artes visuais, o Centro de Criatividade da Fundação Cultural de Palmas (FCP) está com uma programação especial para as férias escolares. As oficinas serão realizadas no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, no Espaço +Cultura na Arse 131 (1.304 Sul), na Pracinha da Cultura no Morada do Sol II e na Casa de Cultura Prof.ª Maria dos Reis, em Taquaruçu. Vale a pena conferir a programação.
Entretenimento
Ana Mundim expõe “Aquilo que habita em mim” no Sesc Palmas
Exposição “Aquilo que habita em mim” estreia dia 08 na Galeria Sesc em Palmas

A Galeria de Artes do Sesc em Palmas inaugura no dia 08 de julho, às 19h, a exposição “Aquilo que habita em mim”, com um bate-papo especial com a multiartista e autora da mostra, Ana Mundim. A entrada é gratuita e a classificação é livre. Após o lançamento, a exposição segue aberta para visitação até o dia 18 de agosto, no Centro de Atividades Norte do Sesc.
A mostra é resultado de uma pesquisa visual que une fotografia e dança para explorar o simbioceno — conceito filosófico e ambiental que propõe uma convivência harmônica e não hierárquica entre seres humanos e não-humanos.
Sobre Ana Mundim
Ana Mundim é uma artista múltipla: bailarina, fotógrafa, atriz, escritora e DJ. Possui doutorado em Artes pela UNICAMP e Universitat Autònoma de Barcelona, é mestre em Artes e licenciada em Dança pela UNICAMP. Desde 2017, é professora dos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Dança da Universidade Federal do Ceará (UFC).
Há mais de uma década, Ana investiga as possibilidades da imagem em movimento, desenvolvendo o conceito de “fotocoreografia”, que já foi tema de artigo acadêmico. Em 2023, participou do Laboratório Oma de Artes Visuais (SP) e do Experimental Photo Festival em Barcelona.
Serviço
- Exposição: “Aquilo que habita em mim”
- Artista: Ana Mundim
- Abertura e bate-papo: 08/07, às 19h
- Visitação: 09/07 a 18/08
- Local: Galeria Sesc de Artes – Centro de Atividades Norte, Palmas (TO)
- Informações: artesplasticas@sescto.com.br | WhatsApp (63) 3212-9922
- Entrada: Gratuita | Classificação: Livre
Entretenimento
Festival da Literatura Independente do Tocantins movimenta Palmas com programação gratuita
De 25 a 27 de julho, Palmas recebe o Festival da Literatura Independente do Tocantins com programação gratuita, feira, shows e debates.

O Festival da Literatura Independente do Tocantins (FLITO) será realizado entre os dias 25 e 27 de julho em Palmas, com uma programação cultural totalmente gratuita. A iniciativa promete aquecer a cena literária local e valorizar autores, editoras e artistas da produção tocantinense.
FLITO valoriza produção literária do Tocantins
Idealizado pelo empresário e escritor Matheus José, da Editora Vecchio, o Festival da Literatura Independente do Tocantins reunirá escritores, artistas visuais, músicos e leitores em um ambiente colaborativo e de celebração da cultura regional.
Programação do Festival da Literatura Independente do Tocantins
A programação do FLITO inclui lançamentos de livros, feira literária, mesas de debate, espaço infantil, shows musicais, sarau poético e intervenções artísticas visuais e performáticas. Serão três dias de encontros entre público e criadores de arte e literatura.
Locais do festival em Palmas
Nos dias 25 e 26 de julho, o festival acontece no Museu Casa Suçuapara, localizado no Parque Cesamar. No dia 27 de julho, o encerramento será na Praia da Graciosa, um dos cartões-postais da capital, unindo literatura e natureza em um mesmo espaço.
Realização e apoios
O Festival da Literatura Independente do Tocantins tem entrada franca e é uma realização da Editora Vecchio em parceria com o Plano Nacional Aldir Blanc. Conta com apoio cultural da Fundação Cultural de Palmas, apoio institucional da Secretaria de Cultura do Estado do Tocantins e realização do Ministério da Cultura.
Informações e redes sociais
A programação completa será divulgada em breve. Para acompanhar as novidades do evento, acesse o @flitocantins no Instagram.
Links úteis
Acompanhe o Portal Jaciara Barros para mais informações sobre o Festival da Literatura Independente do Tocantins e os destaques da cena cultural do estado.
Entretenimento
Jornalista e Escritor Tocantinense Lança Livro e Exposição Fotográfica Sobre Combate a Incêndios Florestais em Paraíso do Tocantins

O Tocantins enfrenta atualmente um dos maiores desafios ambientais do Brasil: o alto número de incêndios florestais, especialmente durante o período de estiagem. Com o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância da preservação ambiental, a Secretaria de Meio Ambiente de Paraíso do Tocantins, em parceria com a empresa Película Filmes, promoveu um evento educativo com o escritor e fotógrafo Willian Borges.
O evento foi realizado na manhã desta terça-feira, 01, na Secretaria de Meio Ambiente e contou com a presença de brigadistas, bombeiros e profissionais que trabalham na proteção e preservação do meio ambiente.
No evento, foi lançado o livro “Anjos da Natureza”, que aborda o trabalho dos brigadistas florestais e a importância dessa atuação para a preservação ambiental. Junto ao livro, também foi lançada uma exposição fotográfica homônima, com imagens de brigadistas e incêndios florestais.
O livro e a exposição “Anjos da Natureza” são frutos de um projeto da empresa Película Filmes, realizado com apoio do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura. O projeto conta com patrocínio do Banco da Amazônia (Basa), dos Correios, do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal. A iniciativa garante a permanência da exposição por dez dias nas cidades por onde passa, além da doação de exemplares do livro para bibliotecas e instituições que atuam com questões ambientais.
“Hoje tivemos um dos eventos mais gratificantes deste projeto, pois foi a apresentação de uma literatura ainda pouco difundida no Brasil, a realidade dos combates a incêndios florestais, para profissionais que trabalham na área. Isso foi gratificante, pois foi uma troca de saber e também uma contribuição para pessoas que podem fazer a diferença já neste período de estiagem”, disse Willian Borges, autor do livro.
-
Turismo2 dias atrás
Socorro sedia V Fórum de Turismo e reunião da Executiva Nacional da Abrajet
-
Turismo2 dias atrás
Abrajet Nacional em movimento: tradição e inovação no jornalismo de turismo
-
Governo do Tocantins2 dias atrás
LIDE Brasil Forum Marrocos 2025: Conexões Estratégicas
-
Palmas2 dias atrás
Carlos Velozo garante estabilidade como prefeito em exercício
-
Comunicação Transformadora por Munyque Fernandes2 dias atrás
Generosidade: um gesto que transforma a vida