Portal Jaciara Barros

Atriz tocantinense Yara Virgínio avança na formação em cinema no Conservatório Internacional das Artes

Atriz tocantinense Yara Virgínio avança na formação em cinema no Conservatório Internacional das Artes

A jovem atriz Yara Virgínio, de 20 anos, natural de Palmas (TO), segue firme em sua trajetória artística, na formação em cinema no Conservatório Internacional das Artes. Há oito meses em São Paulo (SP), ela participa do curso de formação profissional por meio do projeto “Meu Primeiro Longa”, uma imersão voltada ao cinema e à interpretação para o audiovisual.

Segundo Yara, a experiência tem sido transformadora: “Tenho aprendido muito sobre técnica, mas também sobre mim mesma. Essa formação está me ajudando a crescer como atriz e como pessoa. Estou muito feliz com tudo o que tenho conquistado até aqui”, afirma. O curso contempla disciplinas como Técnica Meisner, Voz e Corpo da Personagem, Linha do Tempo da Personagem, Imaginação Criativa, além de metodologias clássicas como Stanislavski, Chekhov, Adler e Feldenkrais. Os estudantes ainda participam de workshops internacionais em parceria com o Stella Adler Studio of Acting e o Conservatório de Los Angeles.

Para Yara, que cresceu nos bastidores da cena cultural tocantinense acompanhando a trajetória da mãe, a atriz Sheyla Virgínio (Companhia A Barraca), a oportunidade é um marco. “Sempre sonhei em atuar no cinema e sei o quanto sair do Tocantins para estudar com grandes mestres em São Paulo é algo raro e precioso. Estou aproveitando cada instante desse processo para me tornar a profissional que sempre almejei ser”, destaca.

Contrapartida

O projeto conta com apoio do edital de Bolsas Culturais da Lei Aldir Blanc, por meio da Secretaria Estadual da Cultura e do Ministério da Cultura, e prevê uma importante contrapartida social. Yara realizará, em novembro deste ano, em Palmas, uma oficina gratuita de 20 horas destinada a jovens atores e atrizes. A ação tem como objetivo compartilhar o conhecimento adquirido no curso e contribuir para o fortalecimento da cena audiovisual local. “Palmas é parte essencial da minha identidade. Quero devolver para a cidade tudo o que tenho aprendido, inspirando outros jovens a acreditarem no seu talento e a enxergarem que seus sonhos podem se tornar realidade”, ressalta Yara.

 

O curso tem previsão de conclusão em outubro e, no ano que vem, haverá gravação do longa-metragem com participação dos alunos.

Perfil

É atriz e dançarina. Sua carreira iniciou aos 8 anos quando fez sua primeira peça teatral “O Brasil é Todo Índio”, época que também acompanhava os bastidores  de produções artísticas locais, na equipe de produção. Cursou Teatro na Universidade Federal do Tocantins, onde não concluiu a formação, pois decidiu se mudar para São Paulo para estudar atuação metódica no Conservatório Internacional das Artes, onde está hoje. Integrou o Núcleo Experimental de Formação da Companhia A Barraca, onde foi selecionada para caravana no Festival Internacional de Cinema no Chile, bem como acompanhou desde criança a equipe de produção da diretoria da Companhia. Participou de cursos de atuação com Nival Correia, Welligton Fagner, André Matos e improvisação com Sean Cowhig do Conservatório Stella Adler Art of Acting Studio em Los Angeles.

 

Ficha técnica do projeto:

  • Proponente e administradora: Yara Virgínio
  • Produção executiva e redes sociais: Sheyla Virgínio
  • Consultoria do projeto e Assessoria de imprensa: Cinthia Abreu

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *