Esportes
Automobilismo segue como uma das principais paixões dos brasileiros

Para Juliano Andrade, fundador da Master Cooler, as categorias disputadas no Brasil mantém acesa a chama da velocidade
O Brasil é um país repleto de paixões. Carnaval, futebol e comida boa são alguns dos pontos mundialmente conhecidos, mas até 1994, o Brasil também era conhecido como o país do automobilismo.
O talento de Ayrton Senna colocou o verde e o amarelo de volta ao topo do pódio da Fórmula 1, com o brasileiro conquistando 3 títulos mundiais antes do seu trágico acidente durante seu primeiro ano na Williams, equipe britânica que alcançou o auge da F1 em 92 e 93.
De acordo com Juliano Andrade, fundador da Master Cooler, algumas empresas e pessoas ainda trabalham para que o Brasil volte a ser uma nação considerada referência no automobilismo. “Com a nossa visão, queremos que nosso país seja, novamente, visto como um expoente fundamental nesse setor. Existem diversos nichos que são amplamente acompanhados no Brasil, como categorias de Kart, Fórmula Truck, Stock Car e muitos outros. Nas nossas redes sociais, divulgamos um conteúdo bem produzido e que engaja as pessoas. Assim, cada vez mais, podemos ver o crescimento dessa tribo de aficionados por carros e categorias automobilísticas”, relata.
As mulheres brasileiras também apresentam interesse nesse movimento. “É possível ver um enorme crescimento nos últimos anos. Elas seguem as nossas páginas e interagem, muitas vezes, mais do que o público masculino. A atenção delas não se limita aos carros, mas passa também por motos e até lanchas”, pontua Juliano.
Líder e referência quando se pensa em arrefecimento automotivo, a Master Cooler possui dez anos de experiência no mercado e cria produtos de qualidade para solucionar problemas de refrigeração e performance em carros de alto rendimento. “Nosso serviço é algo que realmente chama a atenção dos consumidores, alimentando o amor e paixão que eles nutrem pelos seus carros. Essa relação nos aproxima e mostra que o movimento de aficionados por carros está crescendo em solo nacional”, declara.
Para o especialista, existe uma clara diferença entre seguidores do movimento automotivo no Brasil e em outros lugares do mundo. “Somos verdadeiramente apaixonados por carros. A explosão do movimento de tuning aconteceu com o lançamento dos primeiros filmes da saga Velozes e Furiosos, que foram responsáveis por alavancar essa cultura no Brasil, o que não para de crescer a cada ano”, declara.
Segundo Juliano, a identidade visual da Master Cooler representa a paixão por carros passada de geração em geração. “O Fiat Palio personalizado representado na nossa logo, por exemplo, é o primeiro carro ‘tunado’ do pai de um dos nossos fundadores. É um sentimento passado de pai para filho, e que foi eternizado na nossa marca”, finaliza.
Sobre a Master Cooler
Líder em arrefecimento automotivo, a Master Cooler possui 10 anos de mercado e crescimento exponencial. De empresa artesanal fundada em uma garagem por Juliano Andrade, atualmente conta com cerca de 50 colaboradores e área fabril de 2 mil metros quadrados.
A empresa tem como referência a necessidade de criar produtos de alta qualidade para solucionar problemas de arrefecimento e performance dos clientes mais exigentes. São mais de 200 produtos registrados e catalogados por aplicação e necessidade e um departamento específico para projetos especiais. Além dos produtos e projetos, a Master Cooler oferece conteúdo gratuito sobre o tema nas redes e cursos online de mecânica e preparação para turbinar o carro. Para mais informações, acesse www.mastercoolerperformance.
Sobre Juliano Andrade
O fundador da Master Cooler é um apaixonado por alta performance automotiva e trabalha incansavelmente para ajudar as pessoas a realizarem o sonho de turbinar seus carros. Também gosta de ensinar o que sabe e faz isso através de vídeos gratuitos oferecidos nas redes da empresa e cursos específicos. Acredita que quanto mais se ensina, mais se prospera.
Carros
Rally Jalapão: definidos os campeões da edição 2025
Gabriel Soares foi o grande nome entre as motos. A dupla Marcos Baumgart/Beco Andreotti dominou nos carros. Nos UTVs, Rodrigo Varela e Matheus Mazzei levaram a melhor.

Palmas (TO) – O 11° Rally Jalapão terminou nesta quinta-feira (19), depois de cinco dias intensos de competição e 1.233,49 quilômetros percorridos entre as paisagens mais desafiadoras do Tocantins.
Com três vitórias em quatro etapas, o mineiro Gabriel Soares, o Tomate, foi o destaque entre as motos e garantiu o título com autoridade pilotando a Yamaha WR 450F #4. “Sempre tive muitos contratempos no Rally Jalapão. É um terreno totalmente diferente do que eu estou acostumado. E este ano consegui vencer na geral. Estou muito feliz por isso. Cheguei à primeira posição na categoria Moto 1 e em segundo na geral. Saio líder da geral agora. Esse rally com certeza me deu um gás para o resto do campeonato”, contou Tomate, logo ao final da etapa com o tempo de 08h33m25s80.
Entre os UTVs, o pódio teve dobradinha da Varela Rally. Rodrigo Varela e Matheus Mazzei ficaram com a vitória com o tempo de 08h20m34s62, seguidos de perto por Bruno Varela e Ari Fiuza. “Foram quatro dias bem intensos, atravessando por todos os terrenos do Jalapão. Foi incrível. A organização está de parabéns pelo evento. Lideramos três especiais em três dias. Isso mostra o empenho da equipe, como trabalhou bem”, avaliou Rodrigo Varela, que conduziu o Can -Am Maverick R #102.
Em terceiro, Denisio Nascimento e Gunnar Dums, da Bompack Racing, terminaram a 5m59s86 dos primeiros colocados, em uma das disputas mais acirradas desta edição.
Nos carros, Marcos Baumgart confirmou o apelido de “Rei do Jalapão”. Ao lado do navegador Beco Andreotti, o piloto da X Rally Team venceu o rally pela oitava vez. Beco, que chega ao seu terceiro título, repetiu a parceria vitoriosa do ano passado. A dupla liderou desde o prólogo, vencendo todas as etapas com a Toyota Hilux GR DKR #302, fechando os trechos cronometrados com o tempo de 08h27m54s47.
“Mais um Jalapão que fica para a memória. Foi muito bacana, com etapas bem difíceis, navegação difícil, um trecho bem gostoso para acelerar e navegar. Esta última especial foi ainda mais dura, porque largamos em primeiro antes de todas as categorias e sem rastro, tendo que encontrar só na navegação o caminho correto. Ano que vem estamos aí novamente”, adiantou o navegador agora tricampeão do Jalapão.
No segundo lugar mais alto do pódio vieram Pedro Queirolo e Lauro Sobreira, da equipe RMattheis Offroad (Giaffone Buggy V8 #304), 39m44s68 atrás. A dupla Mario Marcondes/Artemio Pauluci, da Braço Curto Motorsports (Ford Ranger #394), foi a terceira colocada, a 1h49m07s26 dos grandes campeões.
Esta edição reuniu 116 competidores entre pilotos e navegadores, distribuídos em 66 veículos nas categorias Carros, Motos e UTVs. Vieram de 43 cidades brasileiras, de 15 estados, além de representantes da França e Argentina. Ao todo, cerca de 600 pessoas estiveram envolvidas diretamente na prova — entre competidores, equipes de apoio, organização e imprensa.
O roteiro começou e terminou em Palmas, passando por Mateiros e São Félix do Tocantins. Foram 810,55 quilômetros de trechos cronometrados, enfrentando condições variadas de piso, clima seco e calor intenso. A largada promocional foi realizada no último domingo (15), no Capim Dourado Shopping, que volta a ser palco da programação nesta quinta-feira, às 17h, com a cerimônia oficial de premiação.
Etapas exigentes e paisagens únicas
Foram quatro dias exigentes de prova, cada um com suas particularidades. No prólogo, serra e piçarra logo de cara. Na primeira etapa, a mistura de trilhas sinuosas, areia pesada e longos deslocamentos já testou o preparo físico e mental dos competidores. O segundo dia teve ritmo rápido, mas exigiu atenção redobrada com muita areia e trechos danificados. Na terceira etapa, o percurso em laço trouxe subidas e descidas de serra, cruzando pontes estreitas e exigindo navegação precisa. O encerramento não deu trégua: areia fofa, pedras soltas e trechos isolados exigiram concentração até o último quilômetro. Jalapão foi, mais uma vez, completo — duro, técnico e belo.
Sobre o Rally Jalapão
O 11º Rally Jalapão é uma realização da Arena Promoções e Eventos. Conta com patrocínio do Motiva Aeroportos e FF Motorsport, apoio do C6 Bank, Capim Dourado Shopping, Governo do Tocantins, Prefeitura Municipal de Palmas, Prefeitura Municipal de São Félix do Tocantins, Prefeitura Municipal de Mateiros, Resgate das Dunas, KTM Tocantins, SiG Comunicação, PhotoAction, Prefeitura Municipal de Ponte Alta, Imperial Filmes, DFotos, Rally BR, Anube e Sanderson Pereira Vídeos. A supervisão é da CBM – Confederação Brasileira de Motociclismo – e da CBA – Confederação Brasileira de Automobilismo.
Para mais informações acesse o site www.arenarally.com.br e as redes sociais pelo Instagram @arenarally e @rallyjalapao. Resultados completos no site http://www.chronosat.com.br.
Rally Jalapão – Etapa 4
MOTOS
- #7 Tiago Wernersbach, MT3 – Rally Moto 3, Honda CRF 450RX, Honda Racing, 01h28m27s07
- #11 Bruno Crivilin, MT2 – Rally Moto 2, Honda CRF 450RX, Honda Racing, 01h29m23s46
- #3 Martin Duplessis, MT1 – Rally Moto 1, Honda CRF 450RX, Honda Racing, 01h29m39s72
- #5 Gabriel Bruning, MT2 – Rally Moto 2, Yamaha WR 450F, Yamaha IMS Rally Team, 01h31m19s1
- #23 Romain Dumontier, MT1 – Rally Moto 1, Honda CRF 450RX, Honda Racing, 01h33m02s38
UTVs
- #102 Rodrigo Varela/Matheus Mazzei, UTU – Rally UTV Ultimate, Can Am Maverick R, Varela Can-Am Monster Energy Rally Team, 01h23m22s01
- #103 Bruno Varela/Ari Fiuza, UTU – Rally UTV Ultimate, Can Am Maverick R, Varela Can-Am Monster Energy Rally Team, 01h23m37s36
- #153 Gabriel Varela/Michael Masson, UT1 – Rally UTV 1, Can Am Maverick R, Varela Can-Am Monster Energy Rally Team, 01h25m06s77
- #107 Pedro Mac Dowell/Daniel Spolidorio, UTU – Rally UTV Ultimate, Can Am Maverick R, QI Racing, 01h25m35s41
- #117 Bruno Conti/Jhonatan Ardigo, UTU – Rally UTV Ultimate, Can Am Maverick R, Luppi Racing Team, 01h26m00s09
CARROS
- #302 Marcos Baumgart/Alberto Andreotti, Ultimate T1.1, Toyota, Sizmic Racing, 01h30m53s62
- #304 Pedro Queirolo/Lauro Sobreira, Ultimate BR, Buggy, RMattheis Offroad, 01h45m09s97
- #394 Mario Marcondes/Artemio Pauluci, Ultimate BR, Ford Ranger, Braço Curto Motorsports, 02h07m05s55
- #326 Pedro Prado/Josi Koerich, Ultimate BR, Ford Ranger, X Rally Team, 02h08m01s48
- #365 João Gutemberg R Sousa/Marcus Vinicius C Silva, Stock, Mitsubishi Triton Sport R, Cadasso Racing, 03h39m31s00
Rally Jalapão – Resultados acumulados das 4 etapas
MOTOS
- #4 Gabriel Soares, MT1 – Rally Moto 1, Yamaha WR 450F, Yamaha IMS Rally Team, 08h33m25s80
- #5 Gabriel Bruning, MT2 – Rally Moto 2, Yamaha WR 450F, Yamaha IMS Rally Team, 08h38m42s41
- #7 Tiago Wernersbach, MT3 – Rally Moto 3, Honda CRF 450RX, Honda Racing, 08h42m05s09
- #23 Romain Dumontier, MT1 – Rally Moto 1, Honda CRF 450RX, Honda Racing, 08h43m07s63
- #11 Bruno Crivilin, MT2 – Rally Moto 2, Honda CRF 450RX, Honda Racing, 08h53m04s34
QUADRI
1. #35 Hélio Pessoa (CE), Yamaha Raptor 700, Fifth Avenue Racing, 15h48m13s62
UTVs
- #102 Rodrigo Varela/Matheus Mazzei, UTU – Rally UTV Ultimate, Can Am Maverick R, Varela Can-Am Monster Energy Rally Team, 08h20m34s62
- #103 Bruno Varela/Ari Fiuza, UTU – Rally UTV Ultimate, Can Am Maverick R, Varela Can-Am Monster Energy Rally Team, 08h22m56s59
- #105 Denisio Casarini/Breno Rezende, UTU – Rally UTV Ultimate, Can Am Maverick R, MRP Racing, 08h26m34s48
- #107 Pedro Mac Dowell/Daniel Spolidorio, UTU – Rally UTV Ultimate, Can Am Maverick R, QI Racing, 08h33m31s66
- #116 Conrado Matsumoto/André Lucas Munhoz, UTU – Rally UTV Ultimate, Can Am Maverick R, Cotton Racing, 08h38m36s21
CARROS
- #302 Marcos Baumgart/Alberto Andreotti, Ultimate T1.1, Toyota, Sizmic Racing, 08h27m54s47
- #304 Pedro Queirolo/Lauro Sobreira, Ultimate BR, Buggy, RMattheis Offroad, 09h07m39s15
- #394 Mario Marcondes/Artemio Pauluci, Ultimate BR, Ford Ranger, Braço Curto Motorsports, 10h17m01s73
- #326 Pedro Prado/Josi Koerich, Ultimate BR, Ford Ranger, X Rally Team, 13h58m34s97
- #365 João Gutemberg R Sousa/Marcus Vinicius C Silva, Stock, Mitsubishi Triton Sport R, Cadasso Racing, 26h13m09s62
Esportes
Abertura da Copa Futebol Campeão 2025 reúne centenas de atletas Norte a Sul do país

Alegria, diversão, expectativa e interatividade marcaram a cerimônia de abertura da Copa Futebol Campeão 2025. Atletas, familiares, autoridades, observadores e a comunidade se reuniram na noite desta quarta-feira, 18, no Clube da APCEF em Palmas, para celebrar o início de um evento que já é considerado o maior campeonato de base infanto-juvenil do Norte do país.
Um apitaço, conduzido pelo organizador e idealizador da Copa Futebol Campeão e ex-jogador Bruno Teles, sinalizou a abertura dos trabalhos. “Realizar este evento aqui em Palmas, no meu estado, é, para mim, um legado. Oportunizar encontros entre observadores e grandes talentos, proporcionar um ambiente agradável, seguro e saudável aos nossos atletas me motiva. Agradeço a todos que acreditaram neste projeto, apoiaram e fizeram ele acontecer”, destacou Teles. Durante o evento as delegações foram apresentas e posicionadas em frente a palco de honra, um momento de interação entre as equipes.
Ainda durante a cerimônia, o empresário e proprietário da GDX, Alexander Neves, emocionou-se ao falar sobre suas motivações para promover o evento. “Que alegria ver tantos atletas neste campo. Palmas mostrou que tem capacidade para receber um evento de grande porte. A ideia agora é incluir a Copa Futebol Campeão tanto no calendário de eventos do Tocantins quanto na rota de eventos esportivos nacionais.”
O evento também contou com a presença do presidente da Fundesporte, Vinícius Tundela, e do representante da Federação Tocantinense de Futebol, José Wilson Soares.
O empresário Dagoberto Pinheiro Andrade Júnior, que acompanhava a abertura com seu filho, que joga na equipe de base do Grêmio, ficou impressionado com a estrutura do evento. “Este tipo de iniciativa é muito importante. Nesses ambientes, as crianças aprendem a competir, a respeitar o próximo e a se divertir. Este ano, a estrutura da Copa Futebol Campeão está excelente.”
Os jogos terão início nesta quinta-feira, 19, e a programação segue até domingo, 22. O acesso é gratuito; basta fazer um credenciamento. As partidas acontecerão no campo do FlaPalmas e no Clube da APCEF.
Esportes
Rally Jalapão 2025 reúne 115 competidores em junho
Rally Jalapão 2025 começa em 15 de junho, com 115 competidores e mais de 1.200 km de emoção por cidades do Tocantins.

O Rally Jalapão 2025 começa no dia 15 de junho, com largada em Palmas (TO) e mais de 1.200 quilômetros de percurso por um dos cenários mais desafiadores e deslumbrantes do Brasil. A prova chega à sua 11ª edição reunindo 115 competidores de 15 estados, reforçando sua relevância no calendário nacional do off-road.
Prova movimenta cidades e turismo do Tocantins
Divididos em 65 veículos nas categorias Carros, Motos e UTVs, os competidores representam 43 cidades brasileiras. O evento movimenta não só o esporte, mas também o comércio, a hotelaria e o turismo nas cidades anfitriãs como Palmas, Mateiros, Ponte Alta e São Félix do Tocantins.
A estrutura começa a funcionar no dia 13 de junho, com montagem dos boxes no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues, onde também ocorrem vistorias, shakedown e o prólogo no domingo, 15. A largada promocional acontece no Capim Dourado Shopping, às 18h.
Distâncias por dia de prova
- 15/06 – Prólogo (Palmas): 29,27 km | 16,32 km cronometrados
- 16/06 – Etapa 1 (Palmas/Mateiros): 380,77 km | 239,49 km cronometrados
- 17/06 – Etapa 2 (Mateiros/São Félix): 240,58 km | 190,42 km cronometrados
- 18/06 – Etapa 3 (São Félix/São Félix): 191,79 km | 161,39 km cronometrados
- 19/06 – Etapa 4 (São Félix/Palmas): 364,26 km | 141,04 km cronometrados
Total: 1.233,49 km, sendo 810,55 km cronometrados.
Programação oficial
- 13/06 – Sexta: Abertura da área box
- 14/06 – Sábado: Vistorias e entrega de equipamentos
- 15/06 – Domingo: Prólogo, briefing e largada promocional
- 16 a 19/06: Etapas cronometradas
- 19/06 – 17h: Premiação no Capim Dourado Shopping
Terreno técnico e desafios do Jalapão
O percurso exige habilidade extrema de pilotos e navegadores, com trechos de areia profunda, serras, retas e trilhas técnicas. A região do Jalapão é considerada um dos roteiros mais exigentes e bonitos do rally brasileiro, atraindo competidores experientes e estreantes de todo o país.
Organização, apoios e supervisão
O 11º Rally Jalapão é uma realização da Arena Promoções e Eventos, com patrocínio do Motiva Aeroportos e FF Motorsport, apoio do C6 Bank, Capim Dourado Shopping, Governo do Tocantins e prefeituras locais. A supervisão técnica é feita pela CBM e CBA. A cronometragem é da Chronosat.
Mais informações: www.arenarally.com.br | Instagram: @arenarally | @rallyjalapao
Acompanhe tudo no Portal Jaciara Barros
-
Turismo2 dias atrás
Socorro sedia V Fórum de Turismo e reunião da Executiva Nacional da Abrajet
-
Turismo2 dias atrás
Abrajet Nacional em movimento: tradição e inovação no jornalismo de turismo
-
Governo do Tocantins1 dia atrás
LIDE Brasil Forum Marrocos 2025: Conexões Estratégicas
-
Palmas2 dias atrás
Carlos Velozo garante estabilidade como prefeito em exercício
-
Comunicação Transformadora por Munyque Fernandes2 dias atrás
Generosidade: um gesto que transforma a vida