ALETO
Casa de Apoio Nova Esperança é inaugurada em Palmas com apoio da Aleto

Com a previsão de realizar mais de 100 atendimentos por dia, entre refeições gratuitas e hospedagem, a Casa de Apoio Nova Esperança foi inaugurada em Palmas nessa terça-feira, 12, com apoio da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto). O centro de acolhimento, instalado nas proximidades do Hospital de Amor, foi idealizado pelo deputado Eduardo Fortes (PSD).
A solenidade de inauguração contou com a participação do presidente da Aleto, deputado Amélio Cayres (Republicanos), que destacou a sua admiração pelo projeto criado por Eduardo Fortes. “Eu cresci vendo a minha mãe acolher as pessoas. Ela levava para nossa casa, para comer e dormir, pessoas que vinham do Pará e do Maranhão fazer tratamento de saúde e sempre ajudou com muito carinho todos que precisavam; e foi esse exemplo de cuidado que minha mãe tinha com as pessoas que me motivou a trabalhar pelo povo”, revelou.
Amélio disse que o projeto da Casa de Apoio do deputado Eduardo Fortes o inspirou a criar uma unidade semelhante em Augustinópolis. “Vejo como é importante esse tipo de ajuda para as pessoas”, destacou.
O deputado Eduardo Fortes agradeceu o apoio da Assembleia e dos parceiros do projeto. “O presidente Amélio nunca mediu esforços para apoiar nossos projetos sociais. Tudo o que eu pedi ele liberou. Tenho certeza de que ainda vai fazer muito mais por este Estado e vai ajudar muitas famílias, seja com a Casa de Apoio de Augustinópolis, seja com outros projetos para o Bico do Papagaio e para o Tocantins”, disse.
De acordo com Fortes, o projeto surgiu pela necessidade de ajudar as pessoas que acompanham seus familiares doentes e que precisam de um ponto de apoio durante o tratamento, um lugar seguro de acolhimento e descanso.
Participaram da inauguração empresários, profissionais da Saúde, vereadores, secretários e prefeitos de 10 municípios tocantinenses. O centro de acolhimento será mantido pela Associação Nova Esperança do Tocantins (Aneto) e pelas doações de voluntários. Além de oferecer hospedagem e alimentação, a unidade também contará com uma equipe de acolhimento, que realizará atendimento assistencial e na área da saúde.
Importância da Casa de Apoio para a Comunidade
Esta é a segunda unidade do projeto Casas de Apoio, lançado pelo deputado Eduardo Fortes. A primeira foi inaugurada em Gurupi, em fevereiro de 2010. A Casa de Apoio de Palmas, instalada nas proximidades do Hospital de Amor, vai atender pacientes em tratamento nos hospitais da Capital que moram no interior do Estado e seus acompanhantes.
ALETO
Emenda paga: deputado Amélio garante R$ 200 mil para aquisição de ambulância em Piraquê

O município de Piraquê vai receber um importante reforço para a área da saúde. Atendendo ao pedido do prefeito Neto SOS, o deputado estadual Amélio Cayres destinou uma emenda parlamentar no valor de R$ 200 mil para a aquisição de uma ambulância. O recurso já foi pago e está nos cofres da Prefeitura.
O veículo, que será adquirido para atender a população local, vai garantir mais agilidade e segurança no atendimento de urgência e emergência, especialmente para moradores da zona rural, que enfrentam dificuldades de transporte até unidades de saúde em municípios vizinhos.
O prefeito destacou que a ambulância será fundamental para “salvar vidas e assegurar um atendimento mais digno e eficiente, facilitando também o encaminhamento de pacientes para hospitais regionais”, pontuou Neto.
Amélio Cayres reforçou seu compromisso com a melhoria dos serviços de saúde no Estado e afirmou que o recurso é uma resposta à necessidade urgente apresentada pela gestão municipal.
“Nós queremos fortalecer a estrutura de saúde e garantir que a população tenha acesso rápido e seguro ao atendimento médico, evitando a perda de vidas por falta de transporte adequado”, ressaltou o parlamentar.
ALETO
Deputado Amélio propõe Título de Cidadã Tocantinense para servidora com 33 anos de carreira na Aleto

Como forma de homenagear a difícil missão de servir a população tocantinense por meio do serviço público, o deputado estadual Amélio Cayres (Republicanos) pediu, em Sessão Ordinária nesta terça-feira, 12, a concessão do Título de Cidadã Tocantinense para a servidora efetiva da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) há 33 anos, Mary Marques de Lima.
Mary atua como Diretora Técnico-Legislativa da Aleto há 15 anos, sendo servidora efetiva desde julho de 1992, quando passou no concurso público da Aleto. “Mary sempre foi uma servidora exemplar e nos ensinou muito ao longo destes anos trabalhando juntos. Sempre nos orientou, nos direcionou, além de estar sempre aberta a ajudar a população quanto ao processo necessário para dar andamento a uma nova lei, um novo benefício para o povo. Ela também contribuiu muito no Poder Executivo, enquanto secretária da Casa Civil e teve diversas homenagens em seu nome, faltando apenas o título oficial de cidadã tocantinense”, frisou Amélio.
Perfil
Filha de Derval de Melo Lima e Nair Marques Lima, Mary Marques nasceu em 27 de junho de 1967, em Cardoso-SP. Formada na Faculdade de Direito da Universidade de Ribeirão Preto, ela mudou-se para Palmas – TO, em julho de 1992, após passar no concurso público da Assembleia Legislativa do Tocantins.
Mary Marques atuou como Diretora de Área Legislativa, entre 2000/2005 até a cessão para o Poder Executivo, onde trabalhou como secretária da Casa Civil, até 2009. Na ocasião, recebeu homenagem do Corpo de Bombeiros do Tocantins como forma de reconhecer o seu trabalho executado quanto à elaboração de projetos de leis que consolidaram tanto a Instituição como a Defesa Civil do Estado.
Mary ocupa o cargo de Diretora Técnico-Legislativo na Aleto há 15 anos, sendo uma servidora atuante, direcionando todos os deputados que passaram pela Assembleia Legislativa, angariando todos os degraus de sua carreira funcional, tornando-se referência para os servidores e para a população.
—
ALETO
Claudia Lelis afirma que enfrentamento à violência de gênero é compromisso de toda a sociedade

O auditório do Palácio no auditório do Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos foi palco, nesta terça-feira, 12, do lançamento da edição 2025 do projeto “Por Todas as Marias”, iniciativa voltada para o enfrentamento à violência contra a mulher e para a promoção de políticas públicas que garantam autonomia, segurança e dignidade às tocantinenses.
O evento contou com a presença da deputada estadual Claudia Lelis (PV), da primeira-dama e secretária extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero, idealizadora e coordenadora do projeto, e da atriz e ativista Luiza Brunet, que é referência nacional na luta pelos direitos das mulheres e realizou palestra durante o evento. Diversas autoridades e entidades ligadas a proteção e defesa das mulheres também estiveram presentes na solenidade.
Luta coletiva e força das mulheres
Em seu pronunciamento, representando a Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), Claudia Lelis lembrou que nenhuma sociedade será verdadeiramente justa enquanto mulheres viverem com medo, e nenhuma democracia será plena enquanto a violência de gênero persistir. A parlamentar ressaltou que o tema desta edição simboliza “a força da união das mulheres e a importância da nossa luta coletiva e que essa é uma luta de toda sociedade”.
Claudia também enalteceu o compromisso do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) e da primeira-dama Karine na implementação de políticas públicas sérias e efetivas, capazes de gerar mudanças estruturais. “Sabemos que a violência contra a mulher é fruto de desigualdades históricas profundas, que precisam ser enfrentadas com coragem, ação firme e políticas concretas”, afirmou.
Lei de incentivo ao empreendedorismo feminino
Autora da Lei nº 4.366, que estabelece mais de 15 diretrizes voltadas à capacitação e formação profissional de mulheres, incentivando o empreendedorismo feminino e o acesso facilitado a linhas de crédito, Cláudia ressaltou a importância da independência financeira como ferramenta para romper o ciclo da violência. “Quando uma mulher conquista sua autonomia econômica, ela abre portas para uma vida digna, respeitada e livre”, frisou.
A deputada reafirmou seu compromisso histórico com a causa, lembrando que sua trajetória política é marcada pela defesa dos direitos das mulheres tocantinenses. “Transformar leis em oportunidades, oportunidades em liberdade e liberdade em transformação social”, destacou.
Ao encerrar seu pronunciamento, Claudia reforçou que a luta contra a violência de gênero é coletiva e exige a união de todas.
-
Turismo2 dias atrás
Mirante Janela do Sol é inaugurado em Palmas
-
Moda e Estilo2 dias atrás
Looks da Loja Peara para show Henrique & Juliano
-
Social1 dia atrás
Kátia Chaves celebra aniversário
-
Palmas1 dia atrás
Publicada lista de pratos selecionados para o Festival Gastronômico de Taquaruçu
-
Governo do Tocantins1 dia atrás
Por Todas as Marias 2025: Tocantins reforça combate à violência contra a mulher