Educação
CMEG divulga lista de selecionadas para a mentoria Elas por Elas de 2025


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Encontros serão realizados a partir do dia 25/03
Está disponível a lista das selecionadas para o programa de mentoria Elas por Elas edição 2025 promovido pela Câmara de Mulheres Empreendedoras e Gestoras de Negócios da Fecomércio (CMEG). A ação foi lançada no último dia 11 e as inscrições para a mentoria ficaram abertas até o dia 18. Os encontros serão realizados semanalmente, a partir das 19h, no Auditório do Edifício Fecomércio, localizado ao lado do Hotel 10. Para recebimento do certificado é necessário o alcance de no mínimo 75% da carga horária das mentorias.
<p “=””>A mentoria é uma iniciativa gratuita da CMEG direcionada às mulheres empreendedoras da capital, que estão interessadas em aprimorar seus conhecimentos sobre os diversos assuntos relacionados ao mundo empresarial, e se divide entre encontros com temas voltados ao empreendedorismo, marketing, gestão e liderança. Por meio dessas mentorias com empresárias e gestoras de negócios que atuam no mercado e possuem expertise nos temas, as participantes poderão compartilhar experiências e conhecer novas práticas de atuação.
Cronograma:
25/03 – Empreendendo com propósito
Mentora: Luciana Retes
Duração: 3 horas
01/04 – Conexões genuínas e intencionais
Mentoras: Cristina Ferro e Graziela Guardiola
Duração: 3 horas
08/04 – Autocuidado: saúde da mulher, bem-estar e beleza
Mentoras: Mônica Cury, Dra Marcela Pitaluga e Dra Moema Barros
Duração: 3 horas
22/04 – Inteligência Positiva e Sabotadores
Mentora: Renata Alvarenga
Duração: 3h
29/04 – Posicionamento de Imagem e Marketing Pessoal
Mentoras: Lisane Bitencourt e Graziela Guardiola
Duração: 3h
06/05 – Papel da Liderança e Retenção de Talentos
Mentora: Nayara Borba
Duração: 3h
13/05 – Gestão assertiva – processos e fluxos
Mentoras: Grazielly Oliveira e Monnyelle Rodrigues
Duração: 3h
20/05 – Feriado
27/05- Educação financeira pessoal, das empresas e o uso assertivo de crédito
Mentoras: Jessyca Soares e Marília Braudes
Duração: 3h
03/06 – Venda Mais: Gatilhos Mentais e Atendimento Digital
Mentoras: Paloma Pincinato e Bruna Mendonça
Duração: 3h
23/06 e 24/06 – Plano de negócios
Mentoras: Janilia Teles, Luciana Retes, Cláudia, Nayara Borba e Lorena Machado
Duração: 4h por dia
Encontro com Conselheiras – data a definir
Confira a lista
LISTA DE SELECIONADAS PARA O PROGRAMA ELAS POR ELAS 2025
Adeliane Ramos dos Santos Silva Camilo
Adriana Alves da Silva
Adriana de Avila Janjopi
Advânia Tavares dos Santos
Alessandra Borges Martins de Oliveira
Alline Oliveira Vera
Alzimara Pereira dos Santos
Alzirina Alves
Ana Beatriz ferreira lima chaves
Ana Carolina Almeida Moreira
Ana Paula Tavares dos Santos
Andrea Cristina Morais
Andréia Pereira dos Santos Romão
Andrieli da Silva Pinto
Anna clara Pereira machado
Aretuza Dirles A C Brito
Bruna Alves Nogueira da Mata
Cami Castro
Camila Barros de Miranda e Silva
Camila Mendonça dos Santos
Cecília Rodrigues Chagas Mariano
Celma da Silva lopes
Claudia Fernanda Pimentel de Oliveira
Claudiana Messias Oliveira
Claudiane vieira pereira lara
Cleonice Evangelista de Sousa
Debora de Souza Torquato
Débora Naiara da Silva Soares Modesto
Deborah Mauricio de Oliveira Carvalho
Edna Aparecida de Oliveira
Edna da Silva Rocha
Elaine Rodrigues da Silva
Elenice Galvão
Elenilda Almeida Vieira
Eliana Pereira Martins de
Elis Regina Tavares P Sousa
Elisa Feitosa Lopes
Elisangela da Silva Lopes
Elizane Quirino de Freitas Allen
Ellyda Samyres Damacena Carvalho
Emanuelle Lemos Torres
Eslaine Santos Belle Gonçalves
Esthéfany Nunes Araujo
Eucione Nery Figueiredo De Assis
Eva Vilma costa Ferreira
Evelyn Oliveira de Souza
Fabiana Vieira
Fayrows Mohamad El Akhras
Fernanda Barbosa de Alencar Tavares
Gabriela trindade
Giselli Lemes da Rocha
Guiomar Lima de Morais
Helena Lúcia Granja
Hellen Silva Maciel
Heloísa Ribeiro Romualdo
Herika Cruzeiro
Isadora Inácia Mendes Moraes
Izabela Soares Campos de Castro
Jacqueline DEllen Leite Paiva
Jakeline de Lima Silva
Janaína Oliveira Torres Lima
Janaina Silva
jandira ramos de sousa
Jéssica Alencar Botelho
Jessika Calai Pugas
jgsjessica03@gmail.com
Jordana Rocha Silva Resende
Joyce Adriana Silva Aquino de Queiroz
Juliana Marcolina de Souza do Nascimento
JULIANA RENATA DE ÁVILA
Kamila Alves da silva marques
Kárita Mirelle Gonzaga de Lima
Karol Bordignon
Kênnya kelly Lourenço de Deus
Klênnya Kellen Lourenço de Deus Manzano
Laiane Balardin
Laís Benício Martins
Larissa Moreira
Larisse Priscilla Almeida Oliveira
Lauanda da Silva Ferreira Fonseca
Laura Miranda Gomes
Laurinda Dias Neves
Layena Savia R Sales Cerqueira
Lenna de Almeida Santos
Lenyanne Araujo luz
Leydianne gomes da Silva
Lidia Eliziaria Rozeno de Almeida
Lídia Marize Oliveira dos Reis
Lidiana Pereira Barros Covalo
Liliana Pereira Vaz
Lisane Grasieli Rama
Lísia Daniella Lustoza Ferro
Luana Bianchin Mozzaquatro
Lúbia Siqueira
Luciane morilha teles
Maíra Regina Cunha
Maísa da Silva Ribeiro
Malu Mendonça Tristão Souto Migotto
Mara Torres
Maria Antônia Valadares de Souza
Maria de Fátima Teixeira Dias Pereira
Maria Edivângela da Silva
Maria Heloísa Barbosa Cirqueira
Marilene Martins Silva
Mayda Milhomens da Silva
Mayra Neres Oliveira
Maysa de araujo uchoa
Mayure Rodrigues Pinto
Millena Rodrigues Carvalho
Mírian Caetano de Oliveira
Mônica Maria Garcia
Nádia Mariana Gomes Gonçalves Berbert
Natalia da Costa Barros
Nathalia Nogueira
Nayana Andrade Modesto
Nayara lopes Cavalcante
Paloma Oliveira dos Santos
Patricia Samilla Abreu Silva Cândido
Pollyanna Tavares de Lira Camelo
Polyana J. Karajá
Polyana Pereira de Abreu Noleto
Priscilla Peres ferreira de Lima Valadares
Rayley Guida De Souza Campos Luzza
Reginete Vieira da Silva Lima
Renata Duarte dos Santos Farias
Roseline Soares Sousa
Sabrina Brito
Samária Almeida Vieira
Sandra Regina da Rosa Gaviraghi
Sara Pereira de Araújo
Sharon rose Gomes de Souza
Simone Alves Alencar Bonatto
Suelen Dantas Nascimento
Suellen Alves Magalhães
Suzimara Lopes de andrade
Tânia Alves Soares Teixeira
Tania Pereira de Oliveira Neres
Tatiane Theodoro
Tayná Gomes
Thalita Alvares Teixeira
Thallyta costa wchôa
Thatiane Martins da Silva
Thauany Guimarães
Thayná De Paula
Thayna Fabiele Lima Florêncio
Thaynara Flor Rosal
Thaysa Rodrigues Carvalho
Thayssa Martins
Valdenicia Fernandes
Valéria Sous Ferreira
Valmerice Dias Alencar
Vanessa Pires de Souza Brasil
Verônica Coelho
Vitoria lima silva
Vitoria Oliveira
Walquiria Vieira Custódio Ruiz
Wanessa Nery Figueiredo Alencar
Willamara Araujo Lopes
A Mentoria do Elas por Elas inicia no dia 25 de março, às 19h, no auditório do
Ed. Fecomércio (101 Norte, Av. Teotônio Segurado – ao lado do Hotel 10 e
atrás da Estação Apinajé).
*Lembrando que as selecionadas devem cumprir pelo menos 75% da carga horária para
receberem o certificado ao final, ou seja, participarem de pelo menos 8 encontros.
Ciência e Tecnologia
Estudantes de Palmas conquistam prêmio nacional


Três estudantes de Palmas conquistam medalhas de ouro na Olimpíada Brasileira de Foguetes no Rio de Janeiro.
O talento das estudantes de Palmas ganha projeção nacional
As medalhistas Rafaela Cristina Oliveira Silva, Ana Beatriz de Albuquerque Santos e Vitória Mendes da Silva Costa Andrade competiram na categoria nível 3 da OBAFOG, turma 12, uma das mais exigentes da olimpíada. A participação das jovens representou não apenas o Colégio Madre Clélia Merloni, mas também o compromisso da capital tocantinense em incentivar práticas educacionais que ampliam a criatividade e o pensamento científico entre seus alunos.
Orientadas pelo professor Jhonatha Mike Menezes de Araújo, as estudantes enfrentaram semanas de preparação intensa, que incluíram construção de foguetes, ajustes de precisão e treinamentos realizados em locais mais afastados de Palmas para permitir testes de lançamentos. Todo o processo exigiu estudo, disciplina, leitura de manuais técnicos e capacidade de resolução de problemas. O resultado não poderia ter sido melhor: Palmas subiu ao pódio nacional, reforçando o excelente desempenho dos estudantes da capital.
OBAFOG: mais do que uma competição, uma experiência científica
A Olimpíada Brasileira de Foguetes é uma das maiores competições estudantis do país e reúne jovens do ensino fundamental e médio interessados em ciências espaciais. O evento, antes chamado de MOBFOG (Mostra Brasileira de Foguetes), tem se consolidado como uma plataforma de estímulo às carreiras científicas.
Em 2024, a olimpíada registrou números impressionantes:
- 304.056 alunos participantes;
- 5.594 escolas inscritas;
- 29.993 professores envolvidos.
Esses dados reforçam a dimensão nacional do projeto e a importância da participação dos estudantes de Palmas neste cenário tão competitivo.
Como funciona a construção e o lançamento de foguetes
Uma das características mais marcantes da OBAFOG é seu caráter totalmente experimental. As equipes precisam construir foguetes com materiais simples, como garrafas PET, água e ar comprimido, seguindo princípios de física e aerodinâmica. Além disso, devem confeccionar suas próprias bases de lançamento, desenvolvendo conhecimentos sobre trajetória, ângulo, pressão e estabilidade.
A prova consiste em lançar os foguetes obliquamente, buscando alcançar a maior distância possível. Essa metodologia incentiva os alunos a transformar teoria em prática, incentivando o aprendizado ativo e o trabalho em equipe. Para as três alunas de Palmas, o desafio foi aceito com entusiasmo e dedicação, resultando em um projeto sólido, bem executado e digno de medalha de ouro.
Superação, dedicação e orgulho para o Tocantins
Durante a competição no Rio de Janeiro, as estudantes tiveram contato com jovens de diferentes estados e puderam trocar experiências acadêmicas e culturais. Representar Palmas em um evento científico nacional foi uma conquista celebrada pelas alunas com grande emoção.
“Estamos muito orgulhosas por levar o nome da nossa cidade e mostrar que as oportunidades que recebemos na escola podem nos levar longe”, comentou uma das participantes. Para o professor orientador, a vitória é resultado de esforço coletivo: “Elas estudaram, treinaram, se dedicaram e realmente merecem estar no topo. Essa conquista inspira outros estudantes de Palmas a acreditarem no potencial da ciência.”
A importância das olimpíadas científicas para o futuro dos jovens
Eventos como a OBAFOG contribuem diretamente para a formação de futuros profissionais nas áreas de tecnologia, engenharia, física e astronomia. Ao colocar os jovens em contato com práticas experimentais, a competição estimula o raciocínio lógico, a concentração e a capacidade de inovação.
Para Palmas, a conquista simboliza não apenas o sucesso individual das alunas, mas também o fortalecimento da educação científica na rede de ensino local. Cada projeto lançado, cada foguete construído e cada experiência vivenciada amplia o horizonte dos estudantes e mostra que o Tocantins tem talento de sobra quando o assunto é ciência.
Mais notícias
Ciência e Tecnologia
Pesquisadores do IPAM estão entre os 50 mais influentes


Pesquisadores do IPAM estão entre os 50 mais influentes em políticas públicas, segundo levantamento da Agência Bori e Overton.
Ane Alencar, Paulo Moutinho e Paulo Artaxo somam mais de mil citações em relatórios e artigos que orientam decisões políticas no Brasil e no mundo
Cientistas do IPAM entre os mais citados
Os pesquisadores Ane Alencar, Paulo Moutinho e Paulo Artaxo estão entre os 50 mais citados — com um total de 1.034 menções em documentos e artigos usados por governos, organizações multilaterais e entidades da sociedade civil.
Ane Alencar, diretora de Ciência do IPAM, ocupa a 21ª posição geral e é a terceira mulher mais citada no levantamento. Paulo Artaxo, presidente do Conselho Deliberativo do IPAM e professor da USP, ficou em 41º lugar, e o pesquisador sênior Paulo Moutinho, em 50º lugar.
Reconhecimento à ciência amazônica
“Fiquei muito honrada em saber que estou na lista. Foi especialmente gratificante estar entre as poucas mulheres, e principalmente entre as da Amazônia. O mais importante é quando a ciência consegue atravessar muros e influenciar decisões políticas que afetam o meio ambiente e a sociedade”, declarou Ane Alencar.
A pesquisadora está entre as cinco mulheres mais citadas na área de “Ecossistemas e uso da terra”, o campo mais representativo do levantamento. Entre os documentos que mencionam suas pesquisas está o relatório “O Estado das Florestas do Mundo 2020”, publicado pela UNEP (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente).
A ciência como base para decisões políticas
Para o pesquisador e físico da USP Paulo Artaxo, o estudo reforça o papel da ciência como ferramenta essencial para o desenvolvimento sustentável.
“É uma satisfação muito grande ser mencionado na lista. Fazemos ciência para construir um mundo melhor, e nada como ver esse trabalho estruturando políticas públicas que tornam a sociedade mais justa e sustentável”, destacou.
Já Paulo Moutinho ressaltou que o IPAM contribui há décadas para a formulação de políticas ambientais. “Participamos da construção da primeira Política Nacional de Mudanças Climáticas, em 2009, e influenciamos a inclusão das florestas tropicais nas negociações do clima. O IPAM trouxe, junto com parceiros, o papel da Amazônia para o equilíbrio climático global”, afirmou.
IPAM é referência internacional
O IPAM foi a única organização não governamental brasileira com pesquisadores citados no relatório, reforçando sua relevância na produção científica aplicada à formulação de políticas públicas.
A publicação também menciona Mercedes Bustamante, ex-conselheira do IPAM e pesquisadora da Universidade de Brasília (UnB), que teve 416 citações em documentos estratégicos.
Segundo os autores do levantamento, os pesquisadores do IPAM contribuíram significativamente para o ODS 13 – Ação contra a Mudança do Clima, figurando entre os 50 cientistas mais influentes nas decisões relacionadas ao enfrentamento da crise climática global.
Seis pesquisadores do IPAM entre os mais influentes em clima
Além dos três nomes já citados, também integram a lista Marcia Macedo, Paulo Brando e Daniel Nepstad, totalizando seis representantes do IPAM.
Esses pesquisadores aparecem em 902 artigos e relatórios científicos utilizados como base para políticas públicas de mitigação e adaptação às mudanças climáticas.
O levantamento reforça o protagonismo da ciência amazônica e o papel do Brasil como formulador de conhecimento de impacto global.
Mais notícias
Educação
UMA Atípica promove inclusão entre idosos e crianças em Palmas


UMA Atípica inicia atividades com projeto que aproxima idosos e crianças com deficiência em Palmas
Iniciativa da Universidade da Maturidade (UFT) promove diálogo intergeracional, oficinas e formações em Libras
UMA Atípica: convivência e aprendizado entre gerações
Sob coordenação da professora doutora Neila Barbosa Osório, a UMA Atípica será desenvolvida em três Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Palmas: Amâncio José de Morais, João e Maria e Sementes do Amanhã.
A proposta prevê encontros mensais com atividades pedagógicas e lúdicas, mediadas por educadoras da UMA, com foco em promover o afeto, a convivência e o respeito às diferenças.
Durante as interações, idosos e crianças participarão de oficinas do brincar, contação de histórias, confecção de brinquedos recicláveis e jogos sensoriais. Cada semana será dedicada a um CMEI, e o mês se encerrará com atividades na própria sede da UMA, onde serão realizadas formações em Libras e oficinas sobre as diferentes deficiências.
Educação inclusiva e empatia como eixos centrais
A coordenadora da UMA, professora Neila Osório, destaca que o projeto UMA Atípica reforça o papel da universidade como espaço de inclusão, empatia e transformação social.
“Esta iniciativa nasce do desejo de aproximar gerações e mostrar que aprender é um ato coletivo. Velhos e crianças ensinam e aprendem juntos, reconhecendo que as diferenças são o que nos tornam humanos e capazes de transformar o mundo”, afirmou a professora.
Programação da Aula Inaugural
A Aula Inaugural contará com uma programação sensorial e apresentações artísticas, além do momento simbólico chamado “Trama Viva”.
Durante a atividade, os idosos compartilharão lembranças por meio de objetos afetivos, compondo o Mural das Memórias — o primeiro registro coletivo da trajetória da UMA Atípica.
O evento é gratuito e aberto à comunidade acadêmica e aos parceiros da rede municipal de ensino, que poderão conhecer de perto o impacto social e emocional da iniciativa.
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