Tocantins
Com o projeto “Para Elas: Núcleo Experimental de Formação”, Companhia A Barraca capacita mulheres para formação cultural

Um total de 10 mulheres em níveis iniciantes, intermediário e avançado, jovens e adultas, de atuação na cultura estão recebendo capacitação da Companhia A Barraca, através do projeto “Para Elas: Núcleo Experimental de Formação da Companhia A Barraca”, patrocinado pelo edital de Áreas Técnicas da Lei Paulo Gustavo, via Fundação Cultural de Palmas (FCP), da Prefeitura Municipal de Palmas.
As artistas da cena foram selecionadas via chamamento público para receber atividades gratuitas, como oficinas, workshops, palestras e estágio voluntário em áreas como Formação em Teatro, Contação de Histórias, Metodologia para Aulas de Teatro, Produção Executiva e Gestão Cultural, dentre outras atividades.
As aulas presenciais e online se iniciaram no mês de Maio e seguem até o mês de Julho com ações voltadas à formação enquanto artistas. A partir do mês de Julho, elas iniciam a fase de mentorias, estágios e eventos até o mês de Novembro, sendo um total de seis meses com certificação.
Todas as aulas são ministradas pela diretoria da Companhia A Barraca, formada por sete mulheres, sendo elas Cinthia Abreu, Cleuda Milhomem, Magna Carneiro, Leidiane Martins, Iva de Oliveira, Sheyla Virgínio e Ana Kamila com a participação especial de convidados.
Como alunas, foram selecionadas via chamamento público as artistas Tatiane Dias, Juliana Ferraz, Glicia Neves, Meirejane, Maria Tenise, Letícia Donato, Amanda Nobre, Viviane Pereira, Karen do Paninho e Yara Virginio.
Além da oportunidade de formação ampla dos bastidores à cena em atividades culturais com certificação, o projeto vai selecionar duas mulheres, de acordo com a disponibilidade de frequência, pontualidade e produtividade, que irá acompanhar a diretoria da Companhia no Festival Internacional de Cinema Feminino, em local que ainda será definido, com todas as despesas custeadas.
Projeto
Diretora-geral do Projeto, a artista Cleuda Milhomem explica que a proposta é capacitar as mulheres selecionadas a desenvolverem suas habilidades e ampliarem suas perspectivas em diversas áreas da Cultura. “Estamos comprometidas em criar um ambiente inclusivo e de apoio para garantir o sucesso de todas as pessoas envolvidas. Juntas, faremos a diferença no mundo das artes”, expressa ela que é atriz, produtora executiva e arte-educadora.
Ela reforça que apesar de amplas, todas as atividades serão amparadas no teatro, que é uma forma de arte que estimula a criatividade, a empatia e a comunicação interpessoal. “A formação em teatro não apenas proporciona um meio de expressão artística, mas também pode abrir portas para carreiras relacionadas às artes cênicas, como atriz, diretora, produtora, roteirista e professora de teatro. Capacitar mulheres nessas áreas amplia as possibilidades de empregabilidade e empreendedorismo”, ressalta Cleuda.
Companhia
Com mais de 20 anos de trajetória, a Companhia A Barraca possui a sua diretoria e equipe fixa formadas, essencialmente, por mulheres. Trata-se de uma forma de incentivar e dar visibilidade ao empoderamento feminino. A equipe conta com produtoras culturais, cineastas, pedagogas, arte-educadoras, gestoras culturais e jornalista, sendo que todas são atrizes.
A equipe de diretoria é formada por sete mulheres, que já atuam há mais de 20 anos em áreas como o Audiovisual, Artes Cênicas, Produção Cultural e outros segmentos da Arte. Há ainda atividade de extensão com o Núcleo Experimental da Companhia A Barraca, um projeto de cunho formativo, voltado para meninas e mulheres. Por meio dele, as jovens que compõem o Núcleo selecionadas ano a ano recebem atividades gratuitas, ofertadas voluntariamente pelas atrizes da Companhia e parceiros, de capacitação para o universo teatral, desde a teoria do teatro, jogos teatrais e dinâmicas para a formação como atrizes, até capacitações que incluem os bastidores da produção e gestão cultural.
Após seis meses de estudos, pesquisas e formações, as atrizes executam espetáculos de cunho educativo. Na temporada do ano de 2023, por exemplo, o Núcleo Experimental montou o espetáculo O Auto da Vida no Trânsito, uma realização da Companhia A Barraca, inspirada no Auto da Compadecida, que une cordel e teatro para levar educação no trânsito de forma bem-humorada.
Ficha Técnica
Direção-Geral: Cleuda Milhomem
Produção Executiva e Assessoria de Comunicação: Cinthia Abreu
Coordenação Pedagógica: Leidiane Martins
Professoras e consultoras: Ana Kamila Castaño, Cinthia Abreu, Cleuda Milhomem, Iva de Oliveira, Leidiane Martins, Magna Carneiro e Sheyla Virgínio.
Patrocínio: Edital de Áreas Técnicas da Lei Paulo Gustavo, via Fundação Cultural de Palmas (FCP), da Prefeitura Municipal de Palmas.
Informações: Instagram @abarracacia
Tocantins
OAB Talk debate cotas e voz feminina nesta sexta, 13
OAB Talk reúne lideranças femininas nesta sexta, 13, em Palmas, para discutir cotas e representatividade. Senadora Dorinha é destaque.

A segunda edição do OAB Talk acontece nesta sexta-feira, 13, às 14h, no auditório da OAB Tocantins, em Palmas. Com o tema “É pra agora! Representatividade Feminina e a Cota de Cadeiras”, o evento gratuito promove um debate urgente sobre presença feminina nos espaços de poder.
A iniciativa é da Comissão da Mulher Advogada, com apoio da Caixa de Assistência do Advogado (CAATO) e da Escola Superior da Advocacia (ESA/TO). O evento destaca nomes com atuação relevante na política, no Direito e na educação.
Entre os principais destaques está a presença da senadora Professora Dorinha Seabra, reconhecida por sua luta em defesa da inclusão feminina na política nacional.
Presenças confirmadas fortalecem o protagonismo feminino
O painel contará com representantes da OAB/TO:
- Dra. Débora Mesquita – Comissão da Mulher Advogada
- Dra. Nathalia Cordeiro – Comissão da Advocacia Jovem
- Dra. Isabela Santana – Comissão da Advocacia na Universidade
Debatedoras convidadas:
- Professora Dorinha Seabra – Senadora da República
- Maria Santana Milhomem – Reitora eleita da UFT
- Dra. Larissa Rosenda – Vice-presidente da OABTO
- Dra. Gizella Bezerra – ABMCJ/TO
- Dra. Elaine Noleto – Comissão Nacional de Prerrogativas da ABMCJ
A mediação será conduzida pela Dra. Fernanda Halum, com uma abordagem dinâmica para o painel.
Durante o evento, será lançado o curso de Pós-graduação em Direito das Mulheres, uma iniciativa inédita da ESA/TO no Sistema OAB. O objetivo é qualificar profissionais do Direito para atuar com excelência em questões ligadas à equidade de gênero.
Vozes que constroem equidade
Débora Mesquita: “Falar sobre cotas é um marco na luta por justiça. Representatividade transforma realidades.”
Larissa Rosenda: “É hora de debatermos com seriedade o futuro da representatividade no Brasil.”
Fernanda Halum: “Mais de 700 municípios não elegeram nenhuma vereadora. A cota de gênero é urgente.”
Serviço
- Data: 13 de junho de 2025 (sexta-feira)
- Horário: 14h
- Local: Auditório da OAB/TO – Palmas
- Inscrição gratuita: Clique aqui
Acompanhe tudo no Portal Jaciara Barros
Governo do Tocantins
Detran/TO disponibiliza emissão do cartão para vagas reservadas em estacionamentos a pessoas idosas; saiba o passo a passo
Com validade em todo o país, cartão é obrigatório para uso das vagas e pode ser emitido no site do órgão de forma gratuita e online

Detran/TO disponibiliza emissão do cartão para vagas reservadas em estacionamentos a pessoas idosas; saiba o passo a passo
Com validade em todo o país, cartão é obrigatório para uso das vagas e pode ser emitido no site do órgão de forma gratuita e online
O Governo do Tocantins, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO), informa que pessoas com mais de 60 anos possuem o direito garantido por lei, a vagas reservadas para pessoas idosas em estacionamentos de todo o território nacional, conforme determina a Lei Federal nº 10.741, conhecida como Estatuto do Idoso. A lei estabelece que 5% das vagas em um estacionamento sejam destinadas aos idosos, e para que eles possam usufruir de forma correta devem portar o cartão.
As reservas no estacionamento têm o objetivo de garantir a acessibilidade no trânsito e facilitar a locomoção deste público, que muitas vezes possuem alguma limitação física ou de mobilidade, permitindo que eles possam acessar estabelecimentos e serviços com maior facilidade e também uma melhor fluidez na mobilidade humana.
Passo a passo
Os interessados podem emitir o documento no site do Detran/TO pelo endereço eletrônico: https://servicos.to.gov.br/
- Ao acessar o link o usuário deve informar os dados solicitados na tela.
- Logo após, o usuário deverá imprimir a credencial de uso pessoal e mantê-la no veículo durante o uso das vagas, de preferência no painel, estando visível a todos.
A credencial também vale para condutores que transportam pessoas idosas.
Uso incorreto das vagas
A emissão do cartão é obrigatória para o uso das vagas reservadas, conforme estabelece a resolução federal 304 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Os veículos que utilizarem as vagas reservadas a idosos em estacionamentos e que não sejam de pessoas idosas ou transportem alguma, e também não apresentarem o cartão, cometem infração de trânsito de natureza gravíssima com multa no valor de R$ 293,47 e sete pontos na Carteira Nacional de Trânsito (CNH), conforme art. 181 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Vagas para pessoas com deficiências
Pessoas com deficiência também podem ter acesso ao cartão da vaga especial no estacionamento. O serviço é feito pelos órgãos municipais, no caso de Palmas, os condutores devem procurar o Resolve Palmas, mais especificamente, o setor de Trânsito e Transporte. Nos demais municípios, a orientação é que os interessados procurem as Prefeituras.
Estacionamento para pessoas com TEA
O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, sancionou, em maio de 2024, a Lei nº 4.413, publicada no Diário Oficial nº 6.571, que garante a reserva de no mínimo de 2% das vagas de estacionamento em shoppings centers, estabelecimentos públicos e privados, para pessoas com Transtorno do Espectro Autista – TEA.
As vagas são destinadas a pessoas com TEA que são proprietárias de veículos, ou de pessoas que estejam utilizando os veículos para transporte de pessoas com TEA. Vale ressaltar, que para utilizar as vagas reservadas, os condutores ou proprietários devem apresentar a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA), que pode ser solicitada na Secretaria da Saúde do Estado, através do link: https://ciptea.saude.to.gov.
Polícia Militar do TO
Tocantins lidera redução de homicídios no Brasil, aponta Ministério da Justiça
Dados do ano-base 2023/2024 mostram queda de 35,76% nos casos de homicídio no estado

O Tocantins se destacou nacionalmente ao registrar a maior redução no número de homicídios do Brasil, conforme os dados mais recentes divulgados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP).
De acordo com o levantamento, referente ao ano-base 2023/2024, o estado apresentou uma expressiva queda de 35,76% nos índices de homicídios, consolidando-se como referência no combate à criminalidade.
O resultado histórico é atribuído a uma atuação coordenada entre as forças de segurança estaduais, com investimentos contínuos em inteligência policial, tecnologia, valorização profissional e presença estratégica nas regiões mais vulneráveis à violência.
Para o comandante-geral da Polícia Militar do Tocantins, coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça, o resultado é fruto de um esforço coletivo e planejado:
“Essa conquista é resultado de um trabalho estratégico e integrado. Intensificamos as ações de policiamento ostensivo, investimos no combate às organizações criminosas, sempre com foco na presença qualificada da Polícia Militar nos pontos mais sensíveis. Também ampliamos as parcerias com outras forças de segurança e com a comunidade, porque entendemos que a segurança pública é construída de forma coletiva. Os dados do Ministério da Justiça refletem o compromisso e a dedicação diária dos nossos policiais militares em proteger a sociedade tocantinense.”
— Coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça
O desempenho do Tocantins reforça o compromisso do Governo Estadual com a preservação da vida e a garantia da ordem, além de impactar positivamente outros indicadores sociais, como a sensação de segurança da população, o desenvolvimento urbano e a atração de novos investimentos para o estado.
O secretário de Estado da Segurança Pública, Bruno Azevedo, destaca que o resultado é atribuído à atuação coordenada entre as forças de segurança. “Além dos investimentos em inteligência policial, tecnologia, valorização profissional e presença estratégica das corporações em áreas mais vulneráveis à criminalidade”, ressalta.
- Energisa1 dia atrás
Conta de energia: entenda sua fatura e economize
- ALETO1 dia atrás
Amélio Cayres prestigia ExpoFormoso e visita municípios
- Comunicação Transformadora por Munyque Fernandes3 dias atrás
A chata ataca novamente, desta vez o alvo são as festas juninas
- Economia4 dias atrás
Vai de Retornável! Coca-Cola anuncia nova campanha no Brasil com as icônicas garrafas retornáveis
- Entretenimento3 dias atrás
Tocantins integra Rede Nacional de Escolas Livres de Arte