conecte-se conosco

Governo do Tocantins

Com recursos garantidos, Lelis estabelece meta de oito meses para certificação dos créditos vendidos

Avatar de Jaciara Barros

Publicadas

sobre

Foto ilustrativa referente ao tema abordado

Tocantins sai à frente como primeiro estado brasileiro a comercializar créditos de carbono florestal jurisdicional no mercado voluntário internacional. Próximo passo inclui qualificação e certificação dos créditos

Após a assinatura histórica do acordo técnico e comercial com a Mercuria Energy Trading S/A, que tornou o Tocantins o primeiro Estado do Brasil e um dos pioneiros no mundo a comercializar créditos de carbono no mercado voluntário internacional, o Governo do Estado inicia agora uma nova etapa, a de qualificação e certificação dos créditos, já oficialmente negociados. A meta, segundo o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcello Lelis, é concluir o processo dentro de oito meses.

A partir de agora, explica Lelis, uma imersão com os técnicos da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), da Companhia Imobiliária de Participações, Investimentos e Parcerias (Tocantins Parcerias) e do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) será iniciada para planejar os próximos meses. “Estabelecemos uma meta para nós mesmos de oito meses. Então vamos trabalhar dia e noite em todos os estudos que precisamos fazer para finalizar e preparar os nossos créditos para a certificação e validação”, reitera.

A assinatura do acordo com a Mercuria, formalizada pelo governador Wanderlei Barbosa nesta segunda-feira, 5, data em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, em Genebra, na Suíça, prevê o investimento de cerca de R$ 20 milhões em serviços técnicos para o cumprimento dos requisitos de qualificação dos créditos em um padrão internacional. Além disso, um outro aporte de R$ 10 a 20 milhões será investido no registro desses créditos, o que permitirá ao Tocantins tornar-se elegível para atuar no mercado de carbono voluntário.

A Tocantins Carbono, Sociedade de Propósito Específico (SPE) instituída para possibilitar a parceria entre o Governo do Estado e a Mercuria, será responsável por conduzir os processos de certificação dos créditos de carbono do Programa Jurisdicional de REDD+ do Tocantins, que tem por objetivo geral promover a redução progressiva das emissões dos gases de efeito estufa provenientes de desmatamento e degradação florestal.

Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *