Palmas
Como inscrever seu bloco para concorrer ao apoio da Fundação Cultural de Palmas
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3 anos atrássobre
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Jaciara Barros
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Quem quiser colocar seu bloco nas ruas da Capital pode ter o apoio da Fundação Cultural de Palmas (FCP), que vai premiar até 15 iniciativas com o recurso de R$ 15 mil. Para tanto é necessário que os interessados façam inscrição junto ao Resolve Palmas até dia 8 de janeiro e cumpram os requisitos do edital disponível aqui.
Conforme o edital, o apoio/prêmio será concedido para blocos, bandas, fanfarras, cordões, cortejo ou afoxés reunindo integrantes não remunerados, acompanhados de músicos contratados ou não, em formato de banda, conjunto musical, bateria ou orquestra, som mecânico que desfilam em determinado circuito de rua da cidade, de forma organizada, trajando figurinos e/ou apenas acompanhando um tema específico, cantando e/ou dançando.
Receberão o apoio as 15 primeiras inscrições que fizerem a solicitação junto ao Resolve Palmas, cumprirem os requisitos do edital e forem autorizados pela Comissão de Análise e Deliberação de Autorizações de Uso que enviará os dados para a FCP.
Para facilitar a inscrição dos interessados, a FCP preparou um Passo a passo para solicitação de autorização de Bloco de Carnaval.
PASSO 1: Compilação de informações
Os Blocos interessados devem protocolar até o dia 8 de fevereiro solicitação para autorização de funcionamento do seu bloco de carnaval, junto ao Resolve Palmas, conforme orientações disponíveis no Decreto Municipal nº 1.704/2019 .
Em um projeto, ofício ou requerimento padrão do Resolve Palmas apresente o Bloco detalhadamente, quantos dias irá sair, em qual local ou locais e qual a estrutura a ser utilizada (caso tenha alguma estrutura), deixando claro, logo no início, que se trata de um Bloco de Carnaval de Rua.
Na apresentação do Bloco é fundamental relacionar o mínimo de 10 integrantes.
No projeto ou requerimento, preencher as questões a seguir:
a) Qualificação completa do solicitante (Nome, endereço, telefone e e-mail). No caso de Pessoa Jurídica, insira os dados da PJ e do responsável legal pela mesma. – Art. 6º, §1º, I
b) Natureza do bloco de carnaval e o tipo de eventos que serão realizados ao longo dos dias de festa. – Art. 6º, §1º, III
c) Indicação se o bloco possuirá ou não estrutura fixa em espaço público. Se houver estrutura fixa, o bloco deverá apresentar croqui.
d) Indicação de que o bloco de rua será gratuito ou oneroso aos frequentadores. – Art. 6º, §1º, V
e) Datas e horários dos eventos relacionados, com horário previsto para início e finalização. – Art. 6º, §1º, VI
f) Local de realização dos eventos. No caso, qual o circuito de ruas e avenidas que o bloco carnavalesco circulará. – Art. 6º, §1º, VII
g) Número estimado de pessoas, incluindo média da faixa etária e limite máximo de participantes. – Art. 6º, §1º, VII
h) Descrição da estrutura a ser montada e dos equipamentos a serem utilizados. No caso de blocos de rua, descrever os instrumentos musicais utilizados. – Art. 6º, §1º, X
i). Descrever as medidas e planos adotados tanto para a segurança dos frequentadores quanto para a limpeza anterior e posterior ao evento.
j) Cópia simples do documento de identidade oficial com foto do proponente. – Art. 6º, §1º, II
h) Cópia simples do CPF, caso este não esteja indicado no documento de identidade. – Art. 6º, §1º, II
i) Cópia simples do comprovante de endereço do proponente. – Art. 6º, §1º, II
j) Em caso de PJ, cópia do contrato social ou equivalente, registrado nos órgãos competentes. – Art. 6º, §1º, II
h) Cópia dos ofícios enviados ao Corpo de Bombeiros, ao SAMU e à Polícia Militar informando da realização do bloco. – Art. 6º, §4º, IV
PASSO 2: Protocolo no Resolve Palmas
Leve as informações acima, com os documentos, para o Resolve Palmas mais próximo de sua casa, e solicite Autorização de Uso de Bem público pela secretaria de desenvolvimento urbano.
PASSO 3: Guarde o protocolo
Guarde o protocolo consigo e, em caso de aprovação, mantenha a licença de funcionamento em sua posse durante todos os eventos do bloco.
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Palmas
Prefeitura de Palmas dá início a obras de infraestrutura urbana na Baixada do Jardim Aureny III
Prefeitura de Palmas inicia obras de pavimentação, drenagem e sinalização na Baixada do Jardim Aureny III, levando dignidade e mobilidade aos moradores.
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19 horas atrássobre
20/10/2025Por
Jaciara Barros
Depois de décadas de espera e reivindicações dos moradores, a comunidade da região da Baixada do Jardim Aureny III, sul de Palmas, comemorou neste sábado, 18, a autorização do prefeito da Capital, Eduardo Siqueira Campos, para o início imediato das obras de infraestrutura urbana no local, com a assinatura da Ordem de Serviço para execução dos trabalhos. Em uma das máquinas de terraplanagem, o prefeito seguiu, acompanhado de autoridades e moradores, por trechos de uma das avenidas que vão receber, ainda neste ano, a pavimentação asfáltica.
Os serviços para a construção do asfalto começam em trechos estratégicos das ruas 42, 44, 46 e 48, selecionados por apresentarem menor complexidade para execução devido ao período chuvoso. A previsão é que essa etapa seja executada até o final do ano, proporcionando melhorias significativas para a mobilidade dos moradores. A obra tem investimento de R$ 21.362.160,73, dos quais mais de R$ 10 milhões são recursos federais, provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e mais de R$ 11 milhões de contrapartida da gestão municipal.
A importância da infraestrutura na Baixada do Jardim Aureny
O projeto de infraestrutura para a região da Baixada do Aureny III e do Loteamento Machado contempla um amplo conjunto de melhorias, incluindo 7.961 metros de rede de drenagem pluvial, 104 mil metros quadrados de pavimentação asfáltica com tratamento superficial duplo, 26 bueiros de travessia, mais de 85 mil metros cúbicos de movimentação de aterro, 17 dissipadores de energia, além da implantação completa da sinalização viária horizontal e vertical.
Comunidade satisfeita
Morador do setor há 25 anos, Sebastião Cantuário Lima Teixeira enfatizou a importância da obra. “Muitos anos esperando e sonhando com esse asfalto na porta das nossas casas. Agora vai acabar o sofrimento”, relatou.
Para o aposentado Antônio Pinto Pinheiro, que vive na região desde 1991, o sentimento é de reconhecimento. “Essa conquista é de toda a comunidade. Fiquei muito feliz quando vi as máquinas chegando. Estão valorizando quem realmente precisa”, ressaltou.
O pedreiro José Wilson Aquino Resplandes informou que a ação é um marco histórico na Baixada. “Não é mais sonho, é realidade”, frisou. “Estou muito feliz que enfim vou ver o asfalto na minha rua”, completou a moradora Izaura Pereira.
Palmas
Gincana da Guarda Metropolitana de Palmas fortalece vínculos entre pais e filhos
Evento da Guarda Metropolitana de Palmas promove integração familiar, cidadania e convivência no Programa Sociocultural de Segurança Preventiva.
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19 horas atrássobre
20/10/2025Por
Jaciara Barros
A Guarda Metropolitana de Palmas (GMP) realizou, no sábado, 18, a 6ª edição da Gincana entre Pais e Filhos, no clube da Associação dos Servidores Públicos Municipais de Palmas (Assemp). A atividade integra o Programa Sociocultural de Segurança Preventiva e teve como objetivo fortalecer os laços familiares, promover a integração entre alunos e comunidade e incentivar valores de cidadania.
O evento contou com diversas brincadeiras, premiações para alunos destaque e um lanche especial preparado para todos os participantes. A programação também teve a presença do comandante da GMP, inspetor Gilmar Fernandes, além de representantes da Igreja Universal, do Centro de Atividades Sesc de Palmas e de outros parceiros que contribuíram para o sucesso da ação.
Um dos momentos mais aguardados foi a chegada do “Batman” em uma viatura da Guarda, encantando as crianças e tornando o dia ainda mais especial.
Para o comandante Gilmar Fernandes, a gincana vai além do entretenimento. “Mais do que uma atividade recreativa, a 6ª edição reforçou o papel do programa em ensinar música, promover valores de cidadania e incentivar o desenvolvimento pessoal dos alunos”, destacou.
Após as atividades, os participantes aproveitaram um momento de lazer com banho de piscina e confraternização, encerrando o dia em clima de alegria e integração.
Palmas
Dia D da Vacinação em Palmas acontece neste sábado, 18
Semus realiza o Dia D da Vacinação em Palmas neste sábado, 18, com sete unidades abertas das 8h às 17h para atualização da caderneta infantil e adolescente.”
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4 dias atrássobre
17/10/2025Por
Jaciara Barros
Nesta sexta-feira, 17 de outubro, quando é celebrado o Dia Nacional da Vacinação, a Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus) convida as famílias a levarem seus filhos para atualizar o cartão de vacinas de crianças e adolescentes. A ação culmina no Dia D da Vacinação, que será realizado neste sábado, 18, das 8h às 17h, em sete Unidades de Saúde da Família (USFs) da capital.
Campanha de imunização
Durante a mobilização, serão ofertadas doses de vacinas previstas no Calendário Nacional de Imunização, com foco na prevenção de doenças como sarampo, poliomielite, hepatites, HPV e outras enfermidades imunopreveníveis. A Semus reforça que a atualização vacinal é fundamental para manter o controle de doenças já erradicadas e proteger toda a comunidade.
Documentação necessária
Para receber as doses, crianças e adolescentes devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis, portando documento de identificação e a caderneta de vacinação. A secretaria ressalta que todos os imunizantes são seguros, gratuitos e disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS).
Locais disponíveis para vacinação
- USF Arno 41 (403 Norte)
- USF Loiane Moreno Vieira Arse 24 (210 Sul)
- USF Francisco Júnior Arso 41 (403 Sul)
- USF Valéria Martins Pereira Arse 122 (1206 Sul)
- USF Jardim Taquari
- USF Eugênio Pinheiro da Silva (Jardim Aureny I)
- USF Morada do Sol
A Prefeitura de Palmas reforça que a campanha é parte da estratégia nacional de imunização, com o objetivo de aumentar as coberturas vacinais e reduzir o risco de surtos de doenças infecciosas.

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