Cultura e eventos locais
Comunicação Não-Violenta é pauta de formação para orientadores educacionais da Educação Infantil
Cerca de 40 educadores que atuam como orientadores educacionais na rede municipal de ensino da Capital estão participando nesta quinta-feira, 04, do primeiro encontro do Ciclo de Formação, destinado aos profissionais da Educação Infantil. A capacitação acontece no auditório da Casa do Empreendedor e prossegue até as 18 horas. O treinamento sobre Comunicação Não-Violenta (CNV) está sendo ministrado pela educadora parental Isadora Rodrigues, que apresenta ferramentas importantes para os profissionais de educação da rede trabalharem com a cultura de paz, valorizando a empatia, o diálogo, o respeito e a cooperação na resolução pacífica dos conflitos.
Isadora conta que foi convidada para realizar esse treinamento antes de acontecerem os episódios de massacres em escolas do País, o que torna a capacitação ainda mais importante. “É na infância que se forma a personalidade, as crenças e a forma de comunicação das pessoas. Por isso, as crianças devem ser tratadas desde a infância, com respeito, afeto e com uma Comunicação Não-Violenta, ensinando para elas o que é sentimento e como devem se expressar claramente seus sentimentos e pedidos”, pontua. A educadora disse ainda que “a gente só é feliz a partir da construção de relacionamentos saudáveis”.
A orientadora educacional Tatiana Martins, que trabalha no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Mundo Feliz, ressalta que o ciclo de formação veio ao encontro da necessidade dos profissionais que atuam na rede municipal e que estão em contínua evolução e crescimento dos conhecimentos que auxiliam a gerenciar as emoções dentro da escola. “O orientador educacional é o profissional que precisa estar atento às relações, mediando-as e fazendo com que as linguagens que acontecem de formas diferentes tenham em comum o respeito e o acolhimento. Seremos multiplicadores junto ao corpo docente, repassando o que aprendemos e falando sobre a importância social que temos na formação integral das nossas crianças”, destaca.
De acordo com Luana Cristina, responsável pela condução do ciclo de formação, os orientadores são os profissionais que estão diretamente ligados às crianças e às famílias e que por isso é preciso trabalhar temáticas com práticas baseadas em habilidades de linguagem e de comunicação, que promovam a escuta atenta e que colabore para que os conflitos se resolvam de forma mais empática e eficaz.
O ciclo de Formação com Orientadores Educacionais da Educação Infantil acontecerá mensalmente, com término previsto para dezembro, quando será realizado o fechamento dos temas previstos a serem abordados. A próxima etapa está agendada para dia 1º de junho e o tema a ser trabalhado será a ‘Emoção e ação pedagógica: Uso de reforçadores comportamentais na Educação Infantil’.