Entretenimento
Confira locais de imunização para covid-19 e influenza em Palmas

Vacinas contra covid-19 e influenza podem ser adquiridas de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, nas Unidades de Saúde da Família (USFs) da Capital. Entretanto, algumas delas têm programação distinta, por isso é importante que a população esteja atenta aos horários disponíveis para administração das doses em cada unidade para se programar adequadamente para conclusão do seu esquema vacinal. Para receber os imunizantes, o morador deve apresentar documentos pessoais com foto e o cartão de vacinação. Os locais e o cronograma de atendimento podem ser conferidos abaixo.
Neste momento, o imunizante contra a influenza está sendo destinado exclusivamente ao público prioritário, incluindo crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após nascimento do recém-nascido), trabalhadores da saúde, professores do ensino básico ou superior, idosos com 60 anos ou mais, pessoas com imunossupressão, povos indígenas, profissionais das forças armadas, profissionais da força de segurança e de salvamento, pessoas com doenças crônicas ou com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, população privada de liberdade e trabalhadores do transporte rodoviário coletivo.
Para a funcionalidade completa dos imunizantes, é necessário completar o esquema vacinal indicado. Para mais informações sobre vacinas acesse este link.
Pfizer Monovalente – adulto
Público-alvo: 1ª e 2ª dose para população a partir dos 12 anos e reforço para menores de 17 anos
Segunda a sexta-feira – 8 às 17 horas
USF Arno 61 (503 Norte)
USF Arso 23 (207 Sul)
USF Arse 24 (210 Sul)
USF Arse 122 (1206 Sul)
USF Laurides Milhomem (Jd. Aureny III)
USF José Hermes (Setor Sul)
USF Eugênio Pinheiro (Jd. Aureny I)
USF Morada do Sol
USF Santa Bárbara
USF Jardim Taquari – 7 às 13 horas
USF Walter Morato (Taquaruçu)
USF Mariazinha (Buritirana) – 13 às 18 horas
USF Walterly Wagner (Taquaruçu Grande) – apenas na quinta-feira
Pfizer Bivalente – adulto
Público-alvo 1ª dose: população a partir dos 18 anos, que já recebeu, pelo menos, duas doses da vacina, e com pelo menos quatro meses desde a última dose.
Público-alvo dose de reforço: pessoas a partir dos 60 anos e imunocomprometidos a partir dos 12 anos. Intervalo mínimo de seis meses da última dose bivalente.
Segunda a sexta-feira – 8 às 17 horas
USF Arse 13 (108 Sul)
USF Arse 24 (210 Sul)
USF Professora Isabel Auler (Arso 23 – 207 Sul)
USF Francisco Júnior (Arso 41 – 403 Sul)
USF Arno 41 (403 Norte)
USF Arno 42 (405 Norte)
USF Arne 53 (406 Norte)
USF Arno 44 (409 Norte)
USF Arno 61 (503 Norte)
USF Arno 71 (603 Norte)
USF Arne 64 (508 Norte)
USF Arse 82 (806 Sul)
USF Albertino Santos (Arse 101 – 1.004 Sul)
USF Arso 111 (1.103 Sul)
USF Arse 122 (1.206 Sul)
USF Arse 131 (1.304 Sul)
USF Eugênio Pinheiro (Jd. Aureny I)
USF Liberdade (Jd. Aureny III)
USF Laurides Milhomem (Jd. Aureny III)
USF Alto Bonito (Jd. Aureny IV)
USF Novo Horizonte (Jd. Aureny IV)
USF Santa Fé
USF Morada do Sol
USF Santa Bárbara
USF José Hermes (Setor Sul)
USF José Lúcio (Lago Sul)
USF Walter Pereira Morato (Taquaruçu)
USF Taquari – das 7 às 13 horas
USF Mariazinha (Buritirana) – 13 às 18 horas
USF Walterly Wagner (Taquaruçu Grande) – somente às quintas-feiras
Pfizer Baby e Pediátrica
Pfizer Baby: crianças entre 6 meses e 4 anos
Pfizer Pediátrica: crianças de 5 a 11 anos
Segunda a sexta-feira – das 8 às 17 horas
USF Arno 61 (503 Norte)
USF Arso 23 (207 Sul)
USF Arse 122 (1206 Sul)
USF José Hermes
USF Arso 23 (207 Sul) – das 7 às 13 horas
USF Buritirana – 13 às 18 horas
USF Taquaruçu Grande – agendamento prévio
USF Taquaruçu – agendamento prévio
Pfizer Baby: crianças entre 6 meses e 4 anos
Pfizer Pediátrica: crianças de 5 a 11 anos
Pfizer Baby: Segunda dose é aplicada após 30 dias da primeira dose, e a terceira dose depois de 60 dias da segunda. Não há reforço do imunizante.
Pfizer Pediátrica: Segunda dose é aplicada depois de 60 dias da primeira dose. O reforço do imunizante é aplicado após quatro meses da segunda aplicação.
Também deve ser realizado o reforço em crianças de 5 anos a 11 anos que tomaram 1ª e 2ª dose de Coronavac (esse reforço também é realizado quatro meses após última dose).
Coronovac: 2ª dose para população a partir dos três anos
Segunda-feira – USF Arno 61 (503 Norte) – 8 às 17 horas
Terça-feira – USF Prof Isabel Auler (Arso 23 – 207 Sul) – 8 às 17 horas
Quarta-feira – USF Valéria Martins (Arse 122 – 1.206 Sul) – 8 às 17 horas
Quinta-feira – USF José Hermes – 8 às 17 horas
Sexta-feira – USF Taquari – das 7h às 13h – 8 às 17 horas
USF Mariazinha (Buritirana) – 13 às 18 horas
USF Walterly Wagner (Taquaruçu Grande) – agendamento na própria unidade
USF Walter Pereira Morato (Taquaruçu) – agendamento na própria unidade
Entretenimento
Música na Praça anima as terças de agosto com talentos locais
Apresentações gratuitas que valorizam a cultura regional e oferecem momentos de entretenimento para todas as idades

O Capim Dourado Shopping traz de volta o projeto Música na Praça, que promete transformar as noites de terça-feira em encontros especiais repletos de música ao vivo e diversão para toda a família. Durante o mês de agosto, a partir das 19h, a Praça de Alimentação será o palco para artistas locais que vão embalar o público com variados estilos musicais, tudo com entrada gratuita.
A programação começa no dia 5 de agosto com o cantor Roberto Viana, que traz um repertório animado e diversificado no ritmo do forró. Na semana seguinte, dia 12, a voz marcante de Núbia Dourado promete encantar os visitantes com seu talento e repertório envolvente.
No dia 19, Melissa Lima sobe ao palco com sua mistura de ritmos que vai do pop ao sertanejo e MPB, garantindo uma apresentação cheia de energia. Para fechar o mês com chave de ouro, no dia 26, Lucas Matheus assume o som, apresentando grandes sucessos do sertanejo.
Diego Góes, superintendente do Capim Dourado Shopping, destaca que o Música na Praça tem o objetivo de valorizar os artistas da região e proporcionar momentos de lazer diferenciados aos clientes. “Queremos que o shopping seja um espaço não só para compras, mas para experiências que tragam alegria e conexão”, afirma.
Além da música ao vivo, o shopping conta com uma variedade de opções na Praça de Alimentação, com pratos, lanches e bebidas para todos os gostos. Para as crianças, há também atrações como o WOW Park, a Zig Zag e outras opções de lazer, que funcionam durante todo o dia e tornam o passeio ainda mais completo para toda a família.
15 anos do Capim Dourado Shopping
Em 2025, o Capim Dourado Shopping celebra 15 anos de história em Palmas e no Tocantins, consolidando-se como o maior centro de compras do estado e um espaço que conecta cultura e lazer à tradição local. Inaugurado em 2010 e expandido em 2015, o Capim é DAQUI, é dos tocantinenses e tem orgulho de fazer parte da vida e das histórias da comunidade ao longo desses anos.
Entretenimento
Tocantins sedia encontros da Cultura Viva em 4 cidades
Tocantins recebe encontros da Política Nacional Cultura Viva em Araguaína, Gurupi, Porto Nacional e Palmas com rodas de conversa, oficinas e cortejo.

O estado do Tocantins será palco ao longo do mês de agosto dos Encontros Regionais da Política Nacional Cultura Viva (PNCV), com programação nas cidades de Araguaína, Gurupi, Porto Nacional e Palmas. O objetivo é mobilizar artistas, coletivos culturais, mestres populares, gestores e movimentos sociais em torno do fortalecimento da cultura como direito e da implementação das políticas públicas culturais no estado.
Com o tema “Tecendo Saberes e Territórios – Redes em Movimento e a Celebração dos Povos que Fazem da Cultura um Direito Vivo na Política Nacional Aldir Blanc (PNAB)”, os encontros reúnem representantes da cultura popular e institucional para rodas de conversa, oficinas, pactuações intermunicipais, cortejos e seminários temáticos.
Política Nacional Cultura Viva no Tocantins
A iniciativa é coordenada pelo Pontão Tambores do Tocantins, em articulação com o GT Rede Tocantins da Comissão Nacional de Pontos de Cultura, Comitê Estadual de Cultura, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Secretaria Estadual de Cultura (Secult) e o Escritório de Representação do Ministério da Cultura (MinC) no Tocantins.
De acordo com o diretor-geral do Pontão, Márcio Bello, os encontros fortalecem a cultura de base comunitária. “Vamos potencializar o protagonismo dos Pontos de Cultura e construir de forma colaborativa a Política Nacional Cultura Viva no estado”, afirma.
Programação Cultura Viva em quatro cidades
A programação é gratuita e ocorre em diferentes datas e cidades:
- Araguaína – 09 de agosto, das 09h às 12h e das 14h às 18h – Espaço Cultural Agnaldo Borges Pinto
- Gurupi – 12 de agosto, das 09h às 12h e das 14h às 18h – Auditório do Centro de Convenções Mauro Cunha
- Porto Nacional – 19 de agosto, das 09h30 às 11h30 – COMSAÚDE – Pontão Estadual Cultura Viva Tambores do Tocantins
- Palmas – 19 de agosto, a partir das 15h30 – Auditório da Reitoria da UFT
Encontros fortalecem redes e certificação cultural
Os eventos fazem parte da mobilização nacional em preparação à Teia Nacional dos Pontos de Cultura 2026 e da implementação plena da Política Nacional Cultura Viva e da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB 2025–2035). O produtor executivo, Erval Benmuyal, destaca: “Nosso objetivo é consolidar uma rede pulsante, viva e conectada com os sonhos dos povos do Tocantins.”
Durante os encontros, será realizado o mapeamento e certificação de agentes e instituições culturais através da plataforma colaborativas.net/mapeamento. Também será disponibilizada a Cartilha Cultura Viva Tocantins, com orientações e conteúdos formativos para quem atua no setor.
Para acompanhar outras ações de cultura no estado, acesse a editoria de Cultura do Portal Jaciara Barros.
Entretenimento
Livro “+FFRI” propõe jornada prática rumo à liberdade pessoal com felicidade, saúde, prosperidade e inteligência
Obra dos autores Bertran S. Filomena e Júlia Neves pode ser adquirido ao valor de R$ 59,90 pelo site maisffri.com.br

Em um mundo cada vez mais barulhento, imediatista e cheio de distrações, a proposta do livro “+FFRI – +Feliz +Fit +Rico +Inteligente” ( se pronuncia mais free, que em português significa mais livre) é simples e ousada: convidar o leitor a uma vida com mais liberdade. A obra pode ser adquirida ao valor de R$ 59,90 pelo site maisffri.com.br.
Escrito a quatro mãos por Bertran S. Filomena, estrategista de negócios, e Júlia Neves, advogada e professora universitária, o livro nasce da vivência do casal e da busca pessoal por uma vida mais equilibrada, saudável e significativa. “A ideia surgiu quando percebi que muitas das coisas que nos cercam — notícias, conflitos, fofocas — apenas nos desviam do que realmente importa. Comecei a me perguntar se cada decisão me tornaria mais feliz, mais rico, mais inteligente. E depois, percebemos que faltava algo essencial: a saúde. Assim nasceu o +FFRI, com o ‘F’ de Fit”, conta Bertran.
Mais do que uma proposta teórica, o livro é resultado de uma prática cotidiana adotada pelo casal desde 2021, quando começaram a sistematizar os aprendizados em anotações no celular. “É um sonho realizado poder compartilhar com outras pessoas os princípios que fizeram diferença em nossa vida. Este não é um livro de autoajuda, mas de ação. Ele foi feito para ser aplicado, vivido”, completa Júlia.
Com um estilo direto e acessível, “+FFRI” apresenta 14 caminhos para a liberdade, desafiando o leitor a questionar velhos hábitos e experimentar novas formas de viver. O prefácio da obra já antecipa o tom da leitura: trata-se de um manifesto por uma vida com mais autenticidade, propósito e leveza — e menos “tem que”.
“Nosso desejo é que as pessoas deixem de seguir a boiada e passem a viver com mais propósito. Que não sejam prisioneiras da tristeza, da doença, da pobreza e da ignorância. Queremos que este livro seja testado, praticado, e que transforme realidades”, afirmam os autores.
Sobre os autores:
Bertran S. Filomena é empresário, estrategista de negócios, mestre em Administração, pai da Sophia e entusiasta do autodesenvolvimento.
Júlia Neves é advogada, doutora em Direito, professora universitária, esportista e acredita na harmonia entre carreira, bem-estar e vida em família. É mãe da Sophia e parceira de vida de Bertran.
SERVIÇO
O QUE: Lançamento do livro “+FFRI – +Feliz +Fit +Rico +Inteligente”
AUTORES: Bertran S. Filomena e Júlia Neves
EDITORA: Buqui
PÁGINAS: 248
PREÇO SUGERIDO: R$ 59,90
SIGA NAS REDES: @mais.ffri
Acesse o site: https://maisffri.com.br/
-
Social4 dias atrás
Casamento Ana Luísa e Ruan encanta em Palmas
-
Social2 dias atrás
Carolina e Douglas celebram o amor
-
Energisa3 dias atrás
Falha na transmissão de energia afeta Palmas e Porto
-
Palmas3 dias atrás
Siqueira Campos 97 anos emociona em missa no Palacinho
-
Governo do Tocantins3 dias atrás
Feminicídios no Tocantins caem e Karynne Sotero comemora