Economia
Conta de energia do Tocantins ficará mais barata

Consumidores residenciais perceberão uma redução de 0,70% em suas tarifas.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) divulgou nesta terça-feira (27/06) o Reajuste Tarifário Anual da Energisa Tocantins. A partir de 04 de julho, quando entra em vigor, a tarifa de energia dos consumidores residenciais do Tocantins ficará 0,70% mais barata. A Energisa Tocantins atende cerca de 657 mil clientes nos 139 municípios do estado. Desses, 566,5 mil (86,16%) são classificados como residenciais.
O reajuste vale para todos os clientes e varia de acordo com o tipo de cliente. O efeito médio percebido para todos será de menos 0,31%, incluindo cliente de alta e média tensão, a exemplo da indústria, que possui uma tarifa diferenciada. Para ambos, a nova tarifa entra em vigor no dia 04/07/2023. Confira abaixo o efeito médio percebido por classe de consumo:
Classe de Consumo | Impacto na Tarifa |
Alta e Média Tensão | -0,76% |
Baixa Tensão | -0,19% |
B1 Residencial | -0,70% |
Efeito Médio ao Consumidor | -0,31% |
O reajuste tarifário é um processo regulado pela Aneel, previsto no contrato de concessão da empresa, que apresenta regras bem definidas a respeito das contas de luz e a metodologia de cálculo dos reajustes. O mesmo processo acontece para todas as distribuidoras de energia do país. Anualmente, a Aneel promove um reajuste na tarifa vigente a fim de corrigir seu valor pelo índice de inflação acumulado no último ano. Nesse processo, a Aneel aplica um fator de ajuste que visa compartilhar com seus consumidores o ganho de eficiência obtido pela empresa e, com isso, diminuir o impacto do índice de reajuste anual.
O novo percentual vale também para os clientes de baixa renda inscritos na Tarifa Social, que continuam com o benefício de até 65% de desconto na conta de luz.
Entendendo a Conta de Energia
A tarifa de energia elétrica é composta por custos da distribuição, que formam a Parcela B da tarifa; e os custos de transmissão e geração de energia, além de encargos e impostos, chamados de Parcela A. De forma didática, pode-se comparar a conta de energia a uma pizza, em que o valor total se divide em fatias que vão para os respectivos órgãos e empresas responsáveis pelos serviços.
Desta forma, já levando em consideração a nova tarifa no Tocantins, a divisão da fatura de energia elétrica fica assim: do total da fatura, 35,8% ficam com a distribuidora. O restante é dividido com geradoras (28,1%) e transmissoras (5,6%). Encargos e tributos do governo respondem por cerca de 30%. Ou seja, em uma conta de R$ 100,00, por exemplo, a Energisa fica com aproximadamente R$ 35,88 para comprar equipamentos, modernizar a rede elétrica, frota, além de pagar salários, benefícios e investir nos profissionais. Os outros R$ 64,00 são apenas arrecadados pela distribuidora e repassados integralmente a outros agentes.
Descontos e melhores condições de pagamento
A distribuidora oferece para os consumidores condições especiais para facilitar o pagamento da fatura de energia. Um dos exemplos é a negociação de contas em atraso em até 24 vezes, inclusive por meio de cartão de crédito, que pode ser feito pelos canais de atendimento: WhatsApp Gisa, aplicativo Energisa On (disponível nas lojas virtuais) e site energisa.com.br. No caso de clientes que não possuem faturas em atraso, mas que querem parcelar sua conta de luz, existe a opção do parcelamento por meio da fintech Voltz.
Além dessas alternativas, a Energisa tem intensificado comunicados para atingir os consumidores que têm o direito de receber o desconto de até 65% da Tarifa Social. “Importante destacar que os clientes classificados como baixa renda, precisam manter o cadastro atualizado para garantir o desconto. A Energisa faz busca ativa por famílias que possuam o perfil para aderirem à Tarifa Social. Até maio deste ano, chegamos ao marco de 167.555 mil famílias beneficiadas”, completa Narjara Bolentini, coordenadora comercial da Energisa Tocantins.
Consumo consciente
Apesar da redução na tarifa de energia, os tocantinenses devem ficar atentos aos seus hábitos de consumo. Por conta do período mais seco e quente no estado, a previsão é que o consumo de energia aumente, devido ao uso intenso de ar-condicionado e ventiladores, por exemplo. Confira algumas dicas:
- O aparelho de ar-condicionado deve ser pensando de acordo com o tamanho do ambiente em que será utilizado. Quanto maior o lugar, mais potente precisa ser;
- Se o equipamento for antigo é importante programar a substituição por um novo, com maior eficiência;
- Ao utilizar, garanta que as janelas e portas do ambiente estejam fechadas;
- Use na temperatura entre 23°C e 24°C. Ao ficar muito tempo fora do ambiente, desligue-o;
- Limpe os filtros a cada quinze dias. E faça uma higienização completa com profissional especializado entre seis meses e um ano, a depender da intensidade da utilização. A sujeira dificulta a passagem do ar e reduz a eficiência do equipamento.
- Instale geladeira longe de locais ou equipamentos de aquecimento, como forno elétrico, fogão, churrasqueira e micro-ondas, e preferencialmente em um lugar que não pegue sol;
- Procure reduzir as vezes em que são abertos, assim a conservação da temperatura interna será mantida com menor uso do compressor;
- Evite guardar alimentos quentes na geladeira;
- Verifique constantemente se a vedação do equipamento está em boas condições.
Economia
Shoppings mantêm força no varejo brasileiro mesmo com avanço do e-commerce
Em Palmas, faturamento do Capim Dourado Shopping já representa 5% do PIB da capital

Lojas para todos os perfis de cliente, praças de alimentação, salões de beleza, cinemas, áreas de lazer, espaços para trabalho remoto, bancos e até órgãos públicos. A diversidade de serviços e a praticidade que definem os shoppings centers espalhados pelo país os tornam cada vez mais atuais, mesmo após quase 60 anos de existência no Brasil. Prova disso é a previsão da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) para 2025: o faturamento do setor deve crescer 1,6%, alcançando R$ 201,6 bilhões.
O país conta hoje com mais de 660 shoppings em funcionamento. Em Palmas, o Capim Dourado Shopping faz parte desse grupo e completa 15 anos neste mês, exemplificando o que torna esse modelo de empreendimento tão atrativo para o público. Inaugurado em 2010 com a expectativa de reunir 86 operações comerciais, o shopping dobrou de tamanho e hoje abriga 159 lojas e 56 quiosques. Além disso, o shopping registrou um crescimento de 365% nas vendas entre 2010, ano de sua inauguração, até 2024.
O impacto econômico também é expressivo. Só em 2024, o faturamento do Capim Dourado alcançou R$ 538 milhões, valor equivalente a 5,23% do PIB da capital. Para o superintendente do shopping, Diego Góes, os resultados confirmam a importância do empreendimento para a cidade. “Esses números refletem a força do varejo local e mostram que nosso shopping é parte ativa da economia de Palmas. O Capim Dourado nasceu com a proposta de ser mais que um centro de compras e, hoje, isso é uma realidade. O shopping é um espaço comercial, mas também contribui para o desenvolvimento da cidade e para a convivência dos palmenses, promovendo iniciativas culturais e sociais”, afirmou.
Histórias de marcas que se desenvolveram dentro do shopping também ilustram esse movimento. A Quem Disse, Berenice?, por exemplo, começou sua operação na unidade em um quiosque e, em julho de 2025, inaugurou uma loja física. “A gente sente que a QDB cresceu junto com o Capim Dourado. A proximidade com o consumidor e a visibilidade que o shopping proporciona foram essenciais para a expansão da marca em Palmas”, avaliou Diany Saraiva, gerente da loja.
Mesmo diante da expansão do e-commerce, os shoppings tendem a seguir em alta por possibilitarem experiências que vão além da compra. Com a ocupação praticamente completa, a perspectiva para o Capim Dourado, segundo Góes, é seguir acompanhando as transformações do varejo e fortalecendo a conexão com os consumidores. “Nos próximos anos, queremos nos consolidar ainda mais como um polo estratégico para o desenvolvimento econômico regional e um espaço de convivência que gera impacto positivo para toda a comunidade”, destacou o superintendente.
15 anos do Capim Dourado Shopping
Em 2025, o Capim Dourado Shopping celebra 15 anos de história em Palmas e no Tocantins, consolidando-se como o maior centro de compras do estado e um espaço que conecta cultura e lazer à tradição local. Inaugurado em 2010 e expandido em 2015, o Capim é DAQUI, é dos tocantinenses e tem orgulho de fazer parte da vida e das histórias da comunidade ao longo desses anos.
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