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Economia

Conta de energia do Tocantins ficará mais barata

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Foto ilustrativa referente ao tema abordado

Consumidores residenciais perceberão uma redução de 0,70% em suas tarifas.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) divulgou nesta terça-feira (27/06) o Reajuste Tarifário Anual da Energisa Tocantins. A partir de 04 de julho, quando entra em vigor, a tarifa de energia dos consumidores residenciais do Tocantins ficará 0,70% mais barata. A Energisa Tocantins atende cerca de 657 mil clientes nos 139 municípios do estado. Desses, 566,5 mil (86,16%) são classificados como residenciais.

O reajuste vale para todos os clientes e varia de acordo com o tipo de cliente. O efeito médio percebido para todos será de menos 0,31%, incluindo cliente de alta e média tensão, a exemplo da indústria, que possui uma tarifa diferenciada. Para ambos, a nova tarifa entra em vigor no dia 04/07/2023. Confira abaixo o efeito médio percebido por classe de consumo:

Classe de ConsumoImpacto na Tarifa
Alta e Média Tensão-0,76%
Baixa Tensão-0,19%
B1 Residencial-0,70%
Efeito Médio ao Consumidor-0,31%

O reajuste tarifário é um processo regulado pela Aneel, previsto no contrato de concessão da empresa, que apresenta regras bem definidas a respeito das contas de luz e a metodologia de cálculo dos reajustes. O mesmo processo acontece para todas as distribuidoras de energia do país. Anualmente, a Aneel promove um reajuste na tarifa vigente a fim de corrigir seu valor pelo índice de inflação acumulado no último ano. Nesse processo, a Aneel aplica um fator de ajuste que visa compartilhar com seus consumidores o ganho de eficiência obtido pela empresa e, com isso, diminuir o impacto do índice de reajuste anual.

O novo percentual vale também para os clientes de baixa renda inscritos na Tarifa Social, que continuam com o benefício de até 65% de desconto na conta de luz.

Entendendo a Conta de Energia

A tarifa de energia elétrica é composta por custos da distribuição, que formam a Parcela B da tarifa; e os custos de transmissão e geração de energia, além de encargos e impostos, chamados de Parcela A. De forma didática, pode-se comparar a conta de energia a uma pizza, em que o valor total se divide em fatias que vão para os respectivos órgãos e empresas responsáveis pelos serviços.

Desta forma, já levando em consideração a nova tarifa no Tocantins, a divisão da fatura de energia elétrica fica assim: do total da fatura, 35,8% ficam com a distribuidora. O restante é dividido com geradoras (28,1%) e transmissoras (5,6%). Encargos e tributos do governo respondem por cerca de 30%. Ou seja, em uma conta de R$ 100,00, por exemplo, a Energisa fica com aproximadamente R$ 35,88 para comprar equipamentos, modernizar a rede elétrica, frota, além de pagar salários, benefícios e investir nos profissionais. Os outros R$ 64,00 são apenas arrecadados pela distribuidora e repassados integralmente a outros agentes.

Foto ilustrativa referente ao tema abordado 

Descontos e melhores condições de pagamento

A distribuidora oferece para os consumidores condições especiais para facilitar o pagamento da fatura de energia. Um dos exemplos é a negociação de contas em atraso em até 24 vezes, inclusive por meio de cartão de crédito, que pode ser feito pelos canais de atendimento: WhatsApp Gisa, aplicativo Energisa On (disponível nas lojas virtuais) e site energisa.com.br. No caso de clientes que não possuem faturas em atraso, mas que querem parcelar sua conta de luz, existe a opção do parcelamento por meio da fintech Voltz.

Além dessas alternativas, a Energisa tem intensificado comunicados para atingir os consumidores que têm o direito de receber o desconto de até 65% da Tarifa Social. “Importante destacar que os clientes classificados como baixa renda, precisam manter o cadastro atualizado para garantir o desconto. A Energisa faz busca ativa por famílias que possuam o perfil para aderirem à Tarifa Social. Até maio deste ano, chegamos ao marco de 167.555 mil famílias beneficiadas”, completa Narjara Bolentini, coordenadora comercial da Energisa Tocantins.

Consumo consciente

Apesar da redução na tarifa de energia, os tocantinenses devem ficar atentos aos seus hábitos de consumo. Por conta do período mais seco e quente no estado, a previsão é que o consumo de energia aumente, devido ao uso intenso de ar-condicionado e ventiladores, por exemplo. Confira algumas dicas:

  • O aparelho de ar-condicionado deve ser pensando de acordo com o tamanho do ambiente em que será utilizado. Quanto maior o lugar, mais potente precisa ser;
  • Se o equipamento for antigo é importante programar a substituição por um novo, com maior eficiência;
  • Ao utilizar, garanta que as janelas e portas do ambiente estejam fechadas;
  • Use na temperatura entre 23°C e 24°C. Ao ficar muito tempo fora do ambiente, desligue-o;
  • Limpe os filtros a cada quinze dias. E faça uma higienização completa com profissional especializado entre seis meses e um ano, a depender da intensidade da utilização. A sujeira dificulta a passagem do ar e reduz a eficiência do equipamento.
  • Instale geladeira longe de locais ou equipamentos de aquecimento, como forno elétrico, fogão, churrasqueira e micro-ondas, e preferencialmente em um lugar que não pegue sol;
  • Procure reduzir as vezes em que são abertos, assim a conservação da temperatura interna será mantida com menor uso do compressor;
  • Evite guardar alimentos quentes na geladeira;
  • Verifique constantemente se a vedação do equipamento está em boas condições.

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Economia

Monster Energy lança “Rio Punch” — energia épica inspirada no Brasil!

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MONSTER ENERGY LANÇA O "RIO PUNCH"
A Monster Energy tem o prazer de anunciar o lançamento explosivo de sua mais nova bebida: o Monster Energy Rio Punch. Diretamente das praias vibrantes e das florestas luxuriantes, esta novidade canaliza a energia e a exuberância do Brasil em uma lata.
O Brasil é sinônimo de grandiosidade: é o berço de mais de 70% de todas as frutas conhecidas e lar da maior festa do planeta, o Carnaval. Toda essa inspiração épica foi destilada para criar o Rio Punch, uma bebida que promete incendiar o seu dia e a sua noite.
O Sabor da Festa e da Floresta
O Monster Rio Punch é uma mistura exótica e eletrizante de sabores de frutas tropicais, realçada por um sutil e intrigante toque de especiarias. O líquido, de um vibrante tom vermelho, é totalmente carregado com a mundialmente famosa mistura energética Monster, garantindo o boost que você precisa para encarar qualquer desafio.
De Copacabana ao topo do Pão de Açúcar, o Rio Punch é a sua dose de adrenalina para fazer com que a festa se prolongue e a energia não se esgote.
“O Brasil tem uma energia inigualável, uma fusão de cultura, festa e natureza que não se vê em nenhum outro lugar,” afirma Ana Rafaela, Gerente de Marketing da Coca-Cola Bandeirantes. “Com o Rio Punch, capturamos essa vibração intensa. É mais do que apenas um punch de sabor; é o passaporte para prolongar a sua aventura, seja ela no asfalto ou na areia.”
Sobre a Coca-Cola BANDEIRANTES
A Coca-Cola BANDEIRANTES é uma empresa do segmento de bebidas do Grupo José Alves, atuando nos estados de Goiás e Tocantins há mais de 35 anos. Fundada em 1987, emprega mais de 3.000 colaboradores diretos e 5.000 indiretos.
Com um centro produtor em Trindade, Goiás, a empresa possui nove centros de distribuição em Palmas, Gurupi, Itumbiara, Uruaçu, Anápolis, Dianópolis, Rialma, Porangatu e Morrinhos, além de três unidades de crossdocking em São Luís de Montes Belos, Rio Verde e Aparecida de Goiânia. Atendemos diretamente 228 cidades e mais de 30 mil pontos de venda.
Produzimos, distribuímos e vendemos, de forma exclusiva em nossa área de atuação, os refrigerantes da Coca-Cola Brasil, além do suco Del Valle Frut e Chás Leão Ice Tea. Também distribuímos, as cervejas da Heineken Brasil, as cervejas do Grupo Cervejeiro Hijos de Rivera (marca Estrella Galícia), sucos, chás, energéticos, isotônicos, hidrotônicos e bebidas à base de soja (Ades) da Coca-Cola Brasil, e as águas minerais Crystal e Acqua Lia. Realizamos de forma exclusiva a distribuição das marcas da Monster Company, incluindo o energético Monster e a bebida de alta performance Reign.
Em 2023, iniciamos parcerias de distribuição com o Grupo Campari, que inclui aperitivos como Campari e Aperol, a cachaça Sagatiba, o conhaque Dreher, o whisky Old Eight e a vodka Skyy. Também firmamos parceria com a Perfetti Van Melle, líder mundial no segmento de balas e gomas de mascar, com as marcas Mentos e Fruit-tella e com a FINI COMPANY empresa líder em inovação do ramo de guloseimas gelatinosas, marshmallow e tubes.
A sustentabilidade é um compromisso central para nós. Investimos fortemente em projetos socioambientais, como o Projeto Coletivo Online, que capacita jovens das classes C, D e E para o mercado de trabalho, e o Programa Reciclar pelo Brasil/Logística Reversa, que apoia cooperativas de reciclagem e incentiva a reciclagem de embalagens PET.
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Energisa

Tocantinenses podem negociar contas de energia com descontos de até 98% 

Campanha oferece parcelamentos flexíveis e pagamentos via Pix, cartão de débito ou crédito 

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negociar
Os moradores dos 139 municípios tocantinenses terão uma oportunidade única para negociar suas contas de energia com condições diferenciadas por meio da campanha de negociação de débitos, lançada nesta semana pela Energisa Tocantins. Com descontos de até 98%, que podem ser aplicados sobre o valor total, os juros ou a multa, e parcelas flexíveis, os clientes que tiverem com faturas em atraso poderão regularizar a sua situação por meio dos canais digitais, sem sair de casa.
“A iniciativa de negociação de débitos da distribuidora disponibiliza vantagens para quem tem débitos antigos, tornando mais fácil regularizar a situação com descontos e contribuindo para que os clientes voltem a ter acesso ao crédito e restabeleçam o vínculo com a empresa. Além disso, a campanha é uma forma de contribuir para a dignidade econômica dos consumidores”, destaca Erick Honório, Coordenador Comercial da Energisa Tocantins.
Os clientes que optarem pela negociação poderão fazer o pagamento via Pix, cartão de débito ou crédito, à vista ou parcelado. O processo pode ser feito de forma totalmente digital, sem necessidade de deslocamento até uma agência. Quem estiver com uma ou mais faturas vencidas pode entrar em contato com os canais de atendimento, como o aplicativo Energisa On, disponível na App Store e no Google Play, e o site www.energisa.com.br. É necessário ter em mãos os documentos pessoais de identificação como CPF e RG.
As últimas campanhas de negociação de débitos promovidas pela Energisa no Tocantins, realizadas nos meses de agosto e setembro deste ano, resultaram em mais de 400 contratos firmados e cerca de R$ 1,7 milhão em valores negociados. Na ocasião, foram concedidos descontos de até 99%, aplicados tanto sobre multas e juros quanto sobre o valor principal dos débitos, conforme o perfil de cada cliente. Além disso, foi oferecida a possibilidade de parcelamento em até 24 vezes, de acordo com o período que os débitos estiveram em aberto.
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Sebrae

Sebrae e ApexBrasil qualificam empresas do Tocantins para exportação

O projeto tem duração de dois anos e deve impactar 125 pequenos negócios do Estado

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Sebrae e ApexBrasil qualificam empresas do Tocantins para exportação
Com o objetivo de preparar os pequenos negócios do Estado para o mercado internacional, o Sebrae, em parceria com a ApexBrasil, implementa o Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX). A iniciativa oferece um plano de ação para adequar o produto dessas empresas para exportação. O projeto tem duração de dois anos e deve impactar 125 empresas no Tocantins.
Focado no desenvolvimento empresarial e na expansão internacional, o PEIEX realiza um diagnóstico para identificar o nível de maturidade exportadora de cada participante. A partir disso, oferece uma trilha de capacitação que abrange gestão, marketing, adequação de embalagens, logística, precificação e negociação internacional, além de consultoria técnica em comércio exterior e um mapa de valor personalizado para cada negócio.
Os interessados podem e cadastrar, gratuitamente, por meio do seguinte formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeazpQoUT3kAyt63T0mufmnjzC1w7BdBQ-KY29r-k58DkUZoQ/viewform.
De acordo com o analista técnico do Sebrae Tocantins, Edglei Rodrigues, o programa é uma porta de entrada estratégica para empresas que desejam se inserir de forma sustentável no comércio internacional. Segundo ele, muitas vezes os pequenos negócios têm potencial competitivo, mas enfrentam barreiras por falta de orientação sobre exigências legais, adequações de produto e estratégias comerciais. “O principal impacto do PEIEX está em oferecer conhecimento e segurança para que as empresas iniciem o processo de exportação de forma estruturada. O programa reduz as incertezas típicas da internacionalização, ajuda o empresário a entender as exigências de mercado, adaptar seu produto e criar estratégias de entrada em novos países. É um passo essencial para ampliar a competitividade e fortalecer a cultura exportadora dentro do Tocantins”, explica Rodrigues.
Ele reforça ainda que a qualificação além do aprendizado técnico, envolve também a mudança de mentalidade empresarial. “Mais do que exportar, a iniciativa cria uma visão de futuro. Quando o empresário começa a pensar globalmente, ele eleva o padrão de qualidade do seu negócio, adota práticas mais inovadoras e passa a enxergar novas oportunidades de crescimento”, complementa o analista.
Sobre o PEIEX
O Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) é uma iniciativa da ApexBrasil em parceria com o Sebrae e outras instituições, voltada para empresas que desejam iniciar o processo de exportação. O objetivo é preparar negócios para atuar no mercado internacional por meio de capacitações, diagnósticos e planos de ação personalizados.
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