Economia
Contribuição mensal dos microempreendedores individuais sobe a partir deste mês

Valor do novo salário mínimo é usado como referência para o reajuste
O quinto dia útil de fevereiro chegou e com ele o tão sonhado pagamento do trabalhador celetista, mas dessa vez, com uma novidade: o novo valor do salário mínimo, que foi de R$ 1.320 para R$ 1.412. Além de ser o piso nacional, o salário mínimo ainda serve como base para inúmeros benefícios e até tributos: como a contribuição dos Microempreendedores Individuais (MEIs).
O MEI é a modalidade mais simples de se abrir um negócio. Para essa categoria, a burocracia e os impostos são reduzidos, mas ainda existem. Esses autônomos são obrigados a pagar o Documento de Arrecadação do Simples Nacional do MEI (DAS-MEI), que é uma a taxa mensal calculada tendo como referência o valor do salário mínimo. Como o salário mínimo foi reajustado, essa contribuição também.
Em 2024, o DAS-MEI passa a variar de R$ 70,60 a R$ 76,60, no caso do MEI geral. No ano passado, a contribuição custava de R$ 66,10 a R$ 71,10. Já a contribuição do MEI caminhoneiro subiu de R$ 158,40 para R$ 169,44. O especialista contábil da Pactus Contabilidade, Thyago Andrade, explica o reajuste. “O DAS-MEI representa 5% do salário mínimo para o microempreendedor individual geral e 12% do salário para o MEI caminhoneiro. Se o mínimo subiu, essa arrecadação também sobe obrigatoriamente”, explica o contador. Além disso, MEIs que exercem atividades sujeitas ao ICMS (imposto para comércio e indústria) têm um acréscimo de R$ 1 por mês no DAS e os prestadores de serviço pagam mais R$ 5.
Embora o reajuste da contribuição não seja bem-visto por quem tem que fazê-la, a orientação é continuar em dia com essa obrigação. “O Documento de Arrecadação do Simples Nacional assegura ao autônomo o direito a vários benefícios previdenciários, como o auxílio-doença, salário-maternidade e aposentadoria. É por isso que todo MEI precisa se atentar ao novo valor de contribuição”, acrescenta Thyago. O prazo para pagamento do boleto referente a janeiro é o dia 20 de fevereiro.
Economia
Mais perto do público: concessionárias se reinventam para crescer em meio à competitividade do setor automotivo
Experiência de compra mais próxima e acessível ao consumidor é a mais nova tendência

O setor automotivo brasileiro vive uma fase de retomada e expansão. Em 2024, as vendas de veículos leves cresceram 14%, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), que projeta nova alta de 5% em 2025. Esse crescimento vem acompanhado da reestruturação da rede de concessionárias, que ultrapassou 8 mil pontos de venda, o maior número em mais de uma década.
Ainda segundo a Fenabrave, somente em 2024, foram abertas mais de 530 novas lojas do segmento, um indicativo da confiança do setor no crescimento contínuo do mercado automotivo brasileiro. Apesar de aquecido, o setor é cada vez mais competitivo, reunindo mais de 40 marcas e cerca de 3,5 mil modelos. Essa movimentação também se reflete no Tocantins. A partir de 14 de julho, a capital Palmas passa a contar com uma nova concessionária, com conceito totalmente inovador.
A nova loja da Autovia Fiat será inaugurada no Capim Dourado Shopping e integra um modelo de atendimento que vem ganhando força no país: concessionárias instaladas em locais de grande circulação, com foco na conveniência e no relacionamento direto com o público. A estratégia acompanha as transformações do varejo automotivo, cada vez mais voltado à experiência de compra em ambientes acessíveis e integrados à rotina dos consumidores.
Com estrutura pensada para oferecer conforto, praticidade e interação com os produtos, o espaço reúne veículos novos, seminovos e acessórios. Durante a inauguração, o público poderá conhecer de perto a nova Fiat Titano 2026, que chega ao mercado com motor Multijet 2.2 de 200 cavalos, câmbio automático de oito marchas, tração integral, direção elétrica, freios a disco nas quatro rodas e pacote de segurança com sistema ADAS. O modelo, que já está em pré-venda, será um dos destaques do evento.
Para a gerente da Autovia Fiat, Maria Tereza Corrêa, a unidade é mais um passo para aproximar a marca do público tocantinense. “Nossa proposta é oferecer um atendimento personalizado em um ambiente moderno e multifuncional, que também será palco de eventos, lançamentos e ações promocionais, proporcionando uma experiência que vai além da compra. Queremos estar perto do cliente, nos antecipando às necessidades dele”, afirmou.
Para o Capim Dourado Shopping, a chegada da Fiat reforça o movimento de diversificação de serviços e ampliação da experiência dos frequentadores, é o que explica o superintendente Diego Góes. “A presença de uma das maiores marcas de veículos do país reforça o nosso compromisso em oferecer praticidade e variedade aos nossos clientes. Essa parceria agrega valor ao nosso mix e fortalece o shopping como um ponto de encontro entre grandes marcas e o público da capital”, destacou. Líder absoluta em vendas no Brasil em 2025, a Fiat agora estará ainda mais perto dos clientes.
Energisa
Em seis meses, Tocantins registra 150 colisões com postes
Cenário alarmante para julho. No primeiro fim de semana desse mês, três acidentes com postes já foram registrados no Tocantins

Sebrae
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