Tribunal de Justiça
De volta à estrada, projeto EducaJus – De papo com Justiça realiza nova etapa com palestras e oficinas temáticas
Educação e Justiça, lado a lado, na formação de uma juventude consciente e cidadã! Essa é a proposta do EducaJus – De papo com a Justiça, um projeto do Poder Judiciário do Tocantins, que pretende atuar de forma itinerante na promoção dos direitos humanos, junto a estudantes do ensino público municipal em todas as comarcas do estado.
Ainda em caráter experimental, o projeto teve início no mês de maio e, dividido em etapas, se estende até agosto com um planejamento de ações voltadas a alunos do 9º ano do ensino fundamental II, em duas escolas da Comarca de Guaraí. São elas: a Escola Municipal Núcleo Euclides da Cunha, situada na região rural Beira do Rio; e a Escola Municipal Francisco Pinheiro da Silveira – Anexo 1, no município de Tabocão, distrito judiciário de Guaraí.
E entre os dias 5 e 7/6, a caravana EducaJus, composta por magistrados, servidores, egressos e mestrandos do Programa de Pós-Graduação da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat), além de órgãos e instituições parceiras, voltou à Comarca de Guaraí levando na bagagem novas etapas do projeto, com uma programação desenvolvida para os períodos da manhã e tarde nos três dias.
Saber
Na segunda e terça-feira (5 e 6/6), está sendo apresentada a Fase do Saber, etapa composta por palestras e oficinas temáticas, desenvolvidas a partir das informações extraídas ainda na primeira fase, a Fase do Sentir, como explica a juíza auxiliar da Presidência do TJTO e coordenadora do projeto, Rosa Maria Rodrigues Gazire Rossi.
A Fase do Sentir propôs dinâmicas e rodas de conversa, para que os adolescentes pudessem expor seus conhecimentos a respeito dos Direitos Humanos, suas necessidades e desejos. A partir daí nossa equipe fez uma leitura do conteúdo apresentado, selecionando alguns temas que, nesta segunda fase, a Fase do Saber, serão apresentados em forma de conhecimentos, por especialistas convidados.
Clique aqui e saiba mais sobre a primeira fase do EducaJus – De papo com a Justiça .
Na programação de segunda-feira (5/6), aconteceram as palestras: Sistema Prisional brasileiro e tocantinense, com o magistrado Fábio Costa Gonzaga, diretor do Foro da Comarca de Guaraí e juiz titular da Vara Criminal; Educação Financeira, ministrada pelo servidor da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), Rogério Lopes; e Agentes da Democracia, com os servidores do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE/TO), Dorival Reis e Juliana Bringel.
Após a exibição de um vídeo sobre a importância do voto e seu impacto na sociedade, os representantes do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins desenvolveram uma gincana lúdica, com questões referentes às leis eleitorais. Em seguida, com a presença de uma urna eletrônica, simularam uma votação onde os estudantes puderam eleger candidatos fictícios.
Para a servidora do (TRE/TO), Juliana Bringel, falar de eleição com adolescentes que ainda não possuem idade para votar, é despertar a curiosidade sobre o processo e o desejo em se sentir parte dele. “Eles aprendem brincando! E a tenra idade é um momento oportuno para aprender do jeito certo, até porque eles são o futuro do país. E nosso desejo é que eles consigam chegar em casa e dividir com seus pais e familiares, seus ideais sobre a cidade, a comunidade e a própria escola”.
Para Lucas Rodrigues, de 13 anos, aluno do Núcleo Euclides da Cunha, na região Beira do Rio, em Guaraí, aprender sobre eleição foi uma experiência divertida e muito importante. “Participando do jogo e aprendi sobre as regras que existem nas eleições e como estudar o candidato para não cair em papo furado e fake news”.
Maria Gerlândia Barbosa Oliveira, é a coordenadora pedagógica das escolas do campo no município de Guaraí. Segundo ela, “a discussão dos conteúdos trazidos pelo EducaJus ampliam a consciência dessas crianças e auxilia na forma como elas poderão intervir no meio que vivem. Espero que essa experiência aconteça com frequência e que possa ser levada até outras comunidades escolares”.
Na terça-feira (6/6) a programação de palestras da “Fase do Saber” continua com os temas: Racismo, ministrada pela juíza Renata do Nascimento e pela Procuradora do Ministério Público do Tocantins (MPTO), Maria Cotinha Bezerra; Equidade de Gênero e Violência contra a Mulher, pela advogada Stella Bueno; e Inteligência Emocional, ministrada pela psicóloga e servidora da Corregedoria Geral da Justiça (CGJUS), Luciane Prado.