Tocantins
Defensoria Pública do Tocantins intensifica atendimentos às pessoas em situação de rua
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Jaciara Barros
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A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), durante esta semana, está realizando atendimentos e uma busca ativa de pessoas em situação de rua. Por meio do projeto “Defensoria na Rua”, a mobilização iniciou nesta segunda, 19, em Palmas, e nesta terça-feira, 20, está em Porto Nacional. Ação está sendo realizada em consonância com a campanha nacional da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep), cujo tema é: “Um novo presente é possível: Defensoria Pública pela superação da situação de rua”.
De acordo com o coordenador do Núcleo Especializado de Defesa dos Direitos Humanos (NDDH), defensor público Euler Nunes, as atividades, que também serão realizadas em Araguaína, Dianópolis e Gurupi, têm como objetivo levar, às assistidas e assistidos em situação de rua, informações necessárias sobre os seus direitos, procedimentos judiciais e ações que possam ajudá-los em suas demandas individuais e coletivas.
“Esse é o papel da Defensoria Pública, possibilitar que essas pessoas, muitas vezes invisibilizadas e desassistidas pelo poder público, também tenham acesso aos serviços públicos que garantam sua cidadania e dignidade humana”, pontuou.
Atendimentos
Em Porto Nacional são parceiros as Secretarias Municipais de Saúde e Assistência Social e a Maçonaria da Colméia de Porto Nacional. Entre os serviços prestados estão imunização, testagem de HIV, sífilis, hepatites B e C; atendimento pela equipe do Centro de Atenção Psicossocial; atualização documental, entrega de absorventes e cadastro habitacional.
Já na ação desta segunda-feira, na região sul de Palmas, foi atendido um grupo com mais de 10 pessoas, entre homens e mulheres, com atendimento jurídico em diversas áreas por meio do Núcleo Aplicado das Minorias e Ações Coletivas (Nuamac) de Palmas; Núcleo Especializado de Defesa da Saúde (Nusa); Núcleo de Mediação e Conciliação (Numecon) de Palmas; Fazenda Pública, além de atendimento psicológico e de assistência social por meio da Equipe Multidisciplinar da DPE-TO.
A atividade foi realizada em parceria com a Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Tocantins (Adpeto), Defensoria Pública da União (DPU) e a Prefeituras de Palmas, por meio do Serviço Especializado de Abordagem Social (Seas) e do projeto Consultório na Rua;
Na oportunidade, foram entregues kits de higiene, doados pela Adpeto, contendo toalha, sabonete, desodorante, escova e creme dental. O kit feminino incluiu também absorventes.
A presidente da Adpeto, defensora pública Karla Letícia de Araujo Nogueira, destacou a importância da ação para que os serviços da DPE-TO cheguem às pessoas mais vulneráveis. “Quando os defensores deixam seus gabinetes e colocam o pé na estrada, indo atrás dos assistidos mais vulneráveis, reforçam a importância do papel da instituição na promoção dos direitos humanos. Conhecendo melhor essa realidade, em Palmas e em outros municípios também, temos a oportunidade de aperfeiçoar nossos serviços, tornando-os mais humanos, efetivos e levando um pouco mais de dignidade ao dia a dia dessas pessoas”, disse Karla Letícia.
Na ocasião também foram realizadas lde pressão arterial, vacinação e agendamento de consultas pela equipe do projeto Consultório na Rua, da Prefeitura de Palmas.
Fórum Estadual
As atividades da semana voltada à população de rua serão encerradas na próxima sexta-feira, 23, com a realização do 1º Fórum Estadual de Políticas Públicas para a População em Situação de Rua do Tocantins. O evento será realizado no auditório do Palácio Araguaia José Wilson Siqueira Campos e terá como objetivo debater, refletir e formular propostas para aprimorar as políticas públicas voltadas à defesa e garantia dos direitos dessa população.
O Fórum é uma realização da Rede Interinstitucional e Interdisciplinar de Proteção e Defesa das Pessoas em Situação de Rua, da qual a Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) é membro, e da Incubadora Social da Universidade Federal do Tocantins (UFT).
Sugestão de legenda: Durante os atendimentos, a Defensoria Pública levanta demandas individuais e coletivas das pessoas que estão em situação de rua. Foto: Rafael Batista/Comunicação DPE-TO
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Governo do Tocantins
Governo do Tocantins adere ao programa Acredita no Primeiro Passo
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30/10/2025Por
Jaciara Barros
Governo do Tocantins firma parceria com o MDS no programa Acredita Tocantins para ampliar a inclusão produtiva e o acesso ao crédito para famílias do CadÚnico.
Capacitação e microcrédito
O programa Acredita Tocantins vai oferecer cursos de qualificação profissional, apoio para inserção no mercado de trabalho e orientação a quem deseja empreender, com acesso a microcrédito de baixo custo e mentoria especializada. A iniciativa prevê cerca de R$ 2 milhões para capacitação de pequenos empreendedores, enquanto as linhas de crédito somam aproximadamente R$ 7 milhões pela Caixa Econômica e mais R$ 2 milhões pelo Banco da Amazônia (Basa).
Investimento em desenvolvimento social
Durante o evento, o governador Laurez Moreira destacou a importância do investimento em capacitação e do acesso ao crédito como instrumentos de desenvolvimento socioeconômico. “Programas como este são exatamente para dar a essas pessoas a oportunidade de crescer, profissionalizar seus negócios e garantir mais qualidade de vida”, ressaltou.
O ministro Wellington Dias enfatizou que o programa fortalece as políticas sociais por meio da integração de diferentes ações. “O objetivo é trabalhar de forma integrada para a superação da pobreza. Por isso, o governo federal ampliou os valores disponíveis de microcrédito e criou o fundo garantidor, assegurando eficiência e assistência aos pequenos empreendedores. Queremos um país mais igualitário e um Tocantins cada vez mais desenvolvido”, afirmou.
Atuação da Setas e alcance municipal
A secretária de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), Ana Carina Souto, explicou que a secretaria será responsável por articular os municípios e coordenar as ações do programa no Tocantins. “A Setas vai mobilizar todos os municípios para alcançar as famílias inscritas no Cadastro Único e garantir que recebam a orientação adequada. Nossa meta é que todas as famílias cadastradas conheçam o programa e desenvolvam seu potencial para acessar o crédito e aplicá-lo da melhor forma”, reforçou.
Depoimentos e impacto social
O evento também marcou a assinatura de adesão de pequenos empreendedores às diferentes linhas de crédito oferecidas.
Um dos contemplados foi Wesley Rodrigues de Sousa, serralheiro da região de Taquaralto, que comemorou a oportunidade. “Esse microcrédito vai me ajudar muito com matéria-prima, compra de ferramentas e na manutenção da serralheria, na qual trabalho há mais de 16 anos”, afirmou.
O prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, destacou a importância da parceria. “Este momento representa um grande passo para o desenvolvimento do Tocantins. A parceria com as instituições financeiras também é importante para oferecer microcrédito e incentivar quem deseja empreender”, disse.
Território de Desenvolvimento Social
No mesmo evento, foi lançado o programa Território de Desenvolvimento Social e Inclusão Produtiva, desenvolvido pelo MDS em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT). A iniciativa busca promover a autonomia das famílias e o fortalecimento da segurança alimentar com base em práticas sustentáveis e territorializadas.
A reitora da UFT, Maria Santana, destacou o papel da universidade na pesquisa e na inovação. “Temos um papel crucial dentro da sociedade, que é lançar luz sobre os problemas que a comunidade enfrenta, e contribuir com soluções por meio da extensão e da inovação”, pontuou.
Visita institucional
O governador Laurez Moreira e o ministro Wellington Dias também realizaram uma visita institucional ao prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, para discutir pautas conjuntas voltadas à ampliação das políticas sociais, incentivo ao empreendedorismo e reintegração de egressos do sistema prisional.
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Governo do Tocantins
Governo do Tocantins recebe ministro Wellington Dias
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2 dias atrássobre
29/10/2025Por
Jaciara Barros
Evento em Palmas lança o Acredita Tocantins e o programa Território e Desenvolvimento Social e Inclusão Produtiva, em parceria com o MDS e a UFT.
“Estamos unindo forças com o Governo Federal para abrir novas oportunidades de trabalho, renda e desenvolvimento. O Tocantins tem vocação empreendedora, e esses programas chegam para fortalecer quem mais precisa: o cidadão que quer crescer com dignidade”, afirmou o governador Laurez Moreira.
Acredita Tocantins
Coordenado pelo MDS, o Programa Acredita busca promover o protagonismo social de pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico). A iniciativa oferece cursos de qualificação, apoio para inserção no mercado de trabalho e estímulo ao empreendedorismo, com acesso a microcrédito de baixo custo e mentoria especializada.
Mais informações sobre o MDS podem ser consultadas no site oficial:
gov.br/mds.
Território e Desenvolvimento Social e Inclusão Produtiva
Desenvolvido em parceria entre o MDS e a Universidade Federal do Tocantins (UFT), o programa atua na autonomia de famílias em situação de vulnerabilidade, com foco em geração de renda, segurança alimentar e abordagem territorial sustentável.
Conheça a UFT:
uft.edu.br.
Serviço
- O que Lançamento do Acredita Tocantins e do programa Território e Desenvolvimento Social e Inclusão Produtiva
- Quando Quinta-feira, 30 de outubro de 2025
- Horário 9h30
- Onde Auditório do Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, Palmas
- Participações Ministro Wellington Dias, governador Laurez Moreira e autoridades
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Governo do Tocantins
Tocantins valoriza servidores e moderniza gestão pública
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3 dias atrássobre
28/10/2025Por
Jaciara Barros
Servidores públicos são protagonistas na transformação e inovação do serviço público tocantinense
Governo do Tocantins desenvolve ações de valorização e incentivo que modernizam a gestão estadual
No Dia do Servidor Público, celebrado nesta terça-feira, 28 de outubro, o Governo do Tocantins valoriza o papel dos profissionais que transformam a administração estadual. A atual gestão investe em iniciativas que promovem inovação, aprimoram os serviços e fortalecem a relação entre governo e sociedade. O Estado reconhece que, com dedicação e criatividade, esses servidores impulsionam o desenvolvimento e a eficiência da gestão pública.
Segundo o governador Laurez Moreira, o potencial criativo e transformador dos servidores é a base para construir um novo futuro. “A inovação nasce dentro do próprio serviço público, quando damos espaço para que os servidores contribuam com ideias e soluções. Nosso papel é garantir que essas iniciativas tenham apoio, visibilidade e resultados concretos, fortalecendo a gestão e melhorando a vida das pessoas.”
Com uma agenda voltada à modernização da administração pública, o Governo do Tocantins tem investido em tecnologia, formação e valorização profissional, promovendo um ambiente que estimula o protagonismo dos servidores. Projetos desenvolvidos dentro das próprias secretarias têm se destacado, demonstrando que a inovação é resultado direto da confiança e da autonomia dadas a quem conhece o serviço público na íntegra.
Secom cria Núcleo de Inovação Tecnológica
Entre as ações que refletem esse compromisso está a criação do Núcleo de Inovação Tecnológica na Secretaria de Estado da Comunicação. Idealizado pelo analista de comunicação social Bruno Vieira de Melo e pela laboratorista Adriana Nascimento, o espaço é voltado à transformação digital e à geração de valor público.
Um dos idealizadores pelo analista de comunicação social da Secretaria de Estado da Comunicação (Secom), Bruno Vieira de Melo, o NIT funcionará como um catalisador de mudança cultural e de desempenho dentro da Secretaria de Comunicação – Antonio Gonçalves/Governo do Tocantins
Com foco em soluções que aproximem o cidadão do Estado, o NIT propõe um modelo de gestão e comunicação pública baseado em inovação contínua. O núcleo atuará no desenvolvimento de projetos com Inteligência Artificial, automação e análise de dados para otimizar processos e ampliar a transparência, além de adotar metodologias ágeis e práticas colaborativas para fortalecer a cultura de cocriação.
“O núcleo vai criar um ambiente seguro para testar ideias e opções inovadoras. A proposta é valorizar o bem-estar e o engajamento da equipe, estimulando a colaboração e o uso de novas tecnologias”, explica Bruno. Para a secretária estadual de Comunicação, Luiza Rocha, “o NIT integra tecnologia e metodologias modernas para tornar os processos mais eficientes e transparentes e valoriza o protagonismo dos servidores”.
ATI moderniza atendimento com a assistente virtual TIA
A Agência de Tecnologia da Informação desenvolveu a assistente virtual TIA, ferramenta baseada em Inteligência Artificial que transforma o atendimento no Estado. Disponível 24 horas por dia, o sistema já registrou 546,6 mil interações e 456,8 mil sessões de usuários, com índice de assertividade de 98%, oferecendo respostas rápidas e precisas.
Especialista em inovações tecnológicas e servidor efetivo da ATI, Wagner Cassol, explica que a TIA está implementada em sete órgãos do governo – Acervo pessoal
A TIA permite a abertura e o acompanhamento de chamados por texto ou por voz e foi projetada para filtrar demandas e esclarecer dúvidas sobre serviços estaduais de forma ágil. “O projeto surgiu em 2021 diante da necessidade de um agente de IA para a Central de Serviços”, explica Wagner Cassol, especialista em inovações tecnológicas da ATI. Para o presidente da agência, Afrânio Vilar, a TIA simboliza o avanço para um modelo de atendimento mais integrado, acessível e digital.
A solução já está presente em órgãos como Adapec, Ruraltins, Seduc, CGE, ATI, Secretaria da Mulher e programa Transforma, com expansão para Naturatins, Sepea e Escola de Governo. A assistente foi integrada ao Fala BR, permitindo registrar manifestações diretamente para as ouvidorias competentes.
Polícia Militar lança Manual de Storytelling
Lançado em setembro de 2025, o livro Manual de Storytelling para o Setor Público, de autoria do tenente-coronel Cleiber Levy Gonçalves Brasilino, fortalece o diálogo entre governo e sociedade. A obra apresenta o storytelling como técnica estratégica para tornar a comunicação pública mais próxima e acessível e reúne modelos, técnicas e estudos de caso para uso ético e eficaz das narrativas.
Tenente-coronel Cleiber Levy Brasilino, autor do Manual de Storytelling para o Setor Público, obra que integra as ações do Governo do Tocantins em comunicação pública –
Para o comandante-geral da PM, Cláudio Thomas, a qualidade da comunicação entre governo e sociedade é determinante para construir confiança e aproximar o cidadão das políticas públicas. O manual contribui para traduzir o trabalho técnico em mensagens que geram entendimento, pertencimento e transparência.
Seduc impulsiona inovação com o APP Escola que Transforma 2.0
A nova versão do aplicativo Escola que Transforma consolida a tecnologia como aliada estratégica da educação pública. Idealizado pelos técnicos Carlos Guilherme Ferreira e Renato Almeida da Seduc, o sistema, desenvolvido com Google AppSheet, integra gestão e avaliação de projetos pedagógicos em ambiente web e mobile.
Carlos Guilherme Ferreira, desenvolvedor full stack da Gerência de Sistemas da Seduc, destaca a importância do aplicativo Escola Que Transforma – Seduc/Governo do Tocantins
Entre as funcionalidades estão pontuação automática, rankeamento por regionais e painéis de acompanhamento em tempo real. O aplicativo opera com perfis de acesso controlado e centraliza dados para decisões mais rápidas. “A ferramenta modernizou a gestão dos projetos pedagógicos e se tornou estratégica para valorizar boas práticas”, afirma Carlos Guilherme. Para o secretário Hércules Jackson, a iniciativa mostra como a inovação gera resultados concretos para a aprendizagem e para o trabalho das equipes escolares.
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