ALETO
Deputado Valdemar Júnior é eleito presidente da UPM em Assembleia Geral Eletiva
Na tarde desta quarta-feira, dia 17, o deputado Valdemar Júnior (Republicanos) foi eleito presidente da União de Parlamentares Sul-Americanos e do Mercosul (UPM) durante a Assembleia Geral Eletiva realizada na Assembleia Legislativa, em Palmas. A eleição da Diretoria Executiva encerrou os trabalhos da Assembleia Geral dos parlamentares da UPM.
Além de Valdemar Júnior, os deputados Olyntho Neto (Republicanos), Gutierrez Torquato (PDT) e Claudia Lelis (PV) foram eleitos para cargos na executiva do Bloco do Brasil. Também foram escolhidos os vice-presidentes dos blocos da Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile, assim como os demais membros da Diretoria e dos Conselhos dos cinco blocos.
No Bloco do Brasil, os dois vice-presidentes eleitos foram os parlamentares Wellignton do Curso, do Maranhão, e Clóvis Ferraz, da Bahia. O deputado Olyntho Neto será o primeiro-secretário, Gutierrez Torquato será o tesoureiro-geral, Georgeo Passos, de Sergipe, atuará como primeiro-tesoureiro, e Kennedy Nunes, de Santa Catarina, foi eleito presidente do Conselho Deliberativo.
O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, passa a integrar a UPM como presidente do Conselho Consultivo, enquanto a deputada Claudia Lelis assumirá a presidência da Comissão de Turismo e será a nova presidente do Fórum. Luciano Henning presidirá o Fórum de Meio Ambiente.
A cerimônia de posse da nova Diretoria Executiva está marcada para o dia 8 de junho, em Buenos Aires, na Argentina. Os eleitos terão mandato de dois anos. O ex-presidente da UPM, senador Alejandro Cellillo, destacou o crescimento das atividades e a maior interação com os representantes nos últimos anos.
Valdemar Júnior, o presidente eleito, anunciou que pretende fortalecer a participação brasileira, incluir novos países nas discussões e promover intercâmbio entre as faculdades do Tocantins e da Argentina.
Ele enfatizou a importância de compartilhar responsabilidades, ouvir os membros do Mercosul e colocar em pauta os temas coletivos relevantes para os povos. Além disso, ele afirmou o compromisso de colocar o estado do Tocantins no centro das discussões com os países da América do Sul, buscando soluções e promovendo a integração.
A nova Diretoria Executiva da UPM é composta por Valdemar Júnior como presidente, Clovis Ferraz e Wellington do Curso como vice-presidentes pelo Brasil, Alejandro Cellillo e Valentin Miranda como vice-presidentes pela Argentina, Juan Rippol como vice-presidente pelo Uruguai, José Ricardo Aliaga Cruz e José Manoel Lanas Quiñones como vice-presidentes pelo Chile, Julio Pasqualin como Secretário Geral, Olyntho Neto como Primeiro Secretário, Gutierrez Torquato como Tesoureiro Geral, Georgeo Passos como Primeiro Tesoureiro, German Lopez como Diretor Administrativo, Flavio Monteiro como Diretor de Articulação Política, Kennedy Nunes como Presidente do Conselho Deliberativo, Wanderlei Barbosa como Presidente do Conselho Consultivo, Claudia Lelis como Presidente do Fórum do Turismo, e Luciano Henning como Presidente do Fórum de Meio Ambiente.