ALETO
Deputado Valdemar Júnior é eleito presidente da UPM em Assembleia Geral Eletiva

Na tarde desta quarta-feira, dia 17, o deputado Valdemar Júnior (Republicanos) foi eleito presidente da União de Parlamentares Sul-Americanos e do Mercosul (UPM) durante a Assembleia Geral Eletiva realizada na Assembleia Legislativa, em Palmas. A eleição da Diretoria Executiva encerrou os trabalhos da Assembleia Geral dos parlamentares da UPM.
Além de Valdemar Júnior, os deputados Olyntho Neto (Republicanos), Gutierrez Torquato (PDT) e Claudia Lelis (PV) foram eleitos para cargos na executiva do Bloco do Brasil. Também foram escolhidos os vice-presidentes dos blocos da Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile, assim como os demais membros da Diretoria e dos Conselhos dos cinco blocos.
No Bloco do Brasil, os dois vice-presidentes eleitos foram os parlamentares Wellignton do Curso, do Maranhão, e Clóvis Ferraz, da Bahia. O deputado Olyntho Neto será o primeiro-secretário, Gutierrez Torquato será o tesoureiro-geral, Georgeo Passos, de Sergipe, atuará como primeiro-tesoureiro, e Kennedy Nunes, de Santa Catarina, foi eleito presidente do Conselho Deliberativo.
O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, passa a integrar a UPM como presidente do Conselho Consultivo, enquanto a deputada Claudia Lelis assumirá a presidência da Comissão de Turismo e será a nova presidente do Fórum. Luciano Henning presidirá o Fórum de Meio Ambiente.
A cerimônia de posse da nova Diretoria Executiva está marcada para o dia 8 de junho, em Buenos Aires, na Argentina. Os eleitos terão mandato de dois anos. O ex-presidente da UPM, senador Alejandro Cellillo, destacou o crescimento das atividades e a maior interação com os representantes nos últimos anos.
Valdemar Júnior, o presidente eleito, anunciou que pretende fortalecer a participação brasileira, incluir novos países nas discussões e promover intercâmbio entre as faculdades do Tocantins e da Argentina.
Ele enfatizou a importância de compartilhar responsabilidades, ouvir os membros do Mercosul e colocar em pauta os temas coletivos relevantes para os povos. Além disso, ele afirmou o compromisso de colocar o estado do Tocantins no centro das discussões com os países da América do Sul, buscando soluções e promovendo a integração.
A nova Diretoria Executiva da UPM é composta por Valdemar Júnior como presidente, Clovis Ferraz e Wellington do Curso como vice-presidentes pelo Brasil, Alejandro Cellillo e Valentin Miranda como vice-presidentes pela Argentina, Juan Rippol como vice-presidente pelo Uruguai, José Ricardo Aliaga Cruz e José Manoel Lanas Quiñones como vice-presidentes pelo Chile, Julio Pasqualin como Secretário Geral, Olyntho Neto como Primeiro Secretário, Gutierrez Torquato como Tesoureiro Geral, Georgeo Passos como Primeiro Tesoureiro, German Lopez como Diretor Administrativo, Flavio Monteiro como Diretor de Articulação Política, Kennedy Nunes como Presidente do Conselho Deliberativo, Wanderlei Barbosa como Presidente do Conselho Consultivo, Claudia Lelis como Presidente do Fórum do Turismo, e Luciano Henning como Presidente do Fórum de Meio Ambiente.
ALETO
Deputado Amélio valoriza cultura sertaneja durante cavalgadas no Bico do Papagaio

Neste domingo, 7, o deputado estadual Amélio Cayres (Republicanos) prestigiou, por mais um ano, a tradicional Cavalgada da Independência, em São Miguel do Tocantins. O evento está na 22ª edição, sendo um dos maiores da região do Bico do Papagaio.
Acompanhado pelo prefeito do município, Alberto Moreira, o deputado Amélio participou de todo o percurso ao lado de cavaleiros e amazonas, seguindo até a praça central da cidade, onde a população contou com uma programação com artistas regionais e nacionais como Zezo Potiguar, Laercio Bagaceira, dentre outros.
“A cada ano essa tradição fica ainda mais bonita e é um dos eventos culturais mais aguardados do Bico do Papagaio. É uma grande alegria estar sempre presente com os amigos da região e poder contribuir para celebração da história dessa terra e da cultura sertaneja”, afirmou Amélio Cayres.
Cavalgada da Integração em Nazaré
ALETO
Laurez Moreira visita Amélio Cayres na Aleto e apresenta novos interlocutores
Governador em exercício Laurez Moreira visitou o presidente da Aleto, Amélio Cayres, e apresentou novos gestores que farão interlocução com o Legislativo.

O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), deputado Amélio Cayres (Republicanos), recebeu nesta sexta-feira (5) a visita institucional do governador em exercício, Laurez Moreira (PSD), acompanhado de assessores diretos.
Na ocasião, Laurez apresentou Ailton Parente Araújo como o novo chefe de gabinete do governador e informou que o ex-deputado estadual e ex-prefeito de Palmas, Raul Filho, será nomeado secretário-executivo da Governadoria. Ambos atuarão como interlocutores do Executivo junto ao Legislativo.
Primeira visita oficial da gestão interina
Durante o encontro, Laurez destacou que a ida à Assembleia Legislativa foi a primeira de uma série de visitas oficiais que fará aos Poderes e instituições independentes.
“Visitaremos também o Poder Judiciário, o Tribunal de Contas do Estado e o Ministério Público do Tocantins, apresentando a gestão e reforçando o diálogo institucional”, afirmou o governador em exercício.
ALETO
Aleto confirma colaboração em operação da PF e cumprimento de mandados em gabinetes de deputados

Palmas, 3 de setembro de 2025 – A Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins (Aleto) informou, por meio de nota oficial, que prestou colaboração total e irrestrita ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) e à Polícia Federal (PF) durante o cumprimento de dez mandados de busca e apreensão nesta quarta-feira (3).
Segundo a nota, a Casa disponibilizou todos os equipamentos, documentos e informações solicitados, cumprindo integralmente as determinações judiciais. A Procuradoria Geral da Aleto esclareceu que não teve acesso aos autos e, portanto, desconhece os fundamentos que motivaram a expedição dos mandados.
Ainda conforme o comunicado, a Aleto não foi intimada de nenhuma decisão judicial relacionada ao caso, que segue em andamento.
Gabinetes alvos da operação
Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos nos gabinetes parlamentares dos seguintes deputados:
-
Amélio Cayres
-
Claudia Lelis
-
Cleiton Cardoso
-
Ivory de Lira
-
Jorge Frederico
-
Léo Barbosa
-
Nilton Franco
-
Olyntho Neto
-
Valdemar Júnior
-
Vilmar de Oliveira
A nota foi assinada pela Assessoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Tocantins, reforçando a disposição da Casa em colaborar com as investigações.
-
Governo do Tocantins2 dias atrás
Laurez Moreira nomeia Paulo Ricardo Silva Machado presidente da ATS
-
Governo do Tocantins2 dias atrás
Eurípedes Fernandes Cunha assume secretaria-executiva da Educação
-
Social1 dia atrás
Palmas inaugura Centro de Diagnósticos do Hospital Santa Thereza
-
Social2 dias atrás
Lalique’s e Maria Motta recebem Fátima Scarpa em Palmas
-
Entretenimento3 dias atrás
Fotógrafo do Tocantins, Emerson Silva, ganha destaque nacional circulando pelo Brasil com seu trabalho sobre as tradições do Povo Indígena Krahô