Educação
Dia Mundial da Amazônia: fachada inaugurada em Londres destaca o impacto devastador do desmatamento na floresta
Ação é parte da campanha Annabel’s for the Amazon, criada pela The Caring Family Foundation (TCFF), que já plantou 1,75 milhão de árvores e mudas na Amazônia,e segue atuando para aumentar a geração de renda das famílias indígenas em 100% logo no primeiro ano do projeto, e proporcionar um crescimento de 30% a 50% nos próximos três anos
Publicadas
2 anos atrássobre
Por
Jaciara Barros- Share
- Tweet /home/storage/5/e0/5b/portaljaciarabar1/public_html/wp-content/plugins/mvp-social-buttons/mvp-social-buttons.php on line 72
https://portaljaciarabarros.com.br/wp-content/uploads/2023/09/unnamed-15-800x600.jpg&description=Dia Mundial da Amazônia: fachada inaugurada em Londres destaca o impacto devastador do desmatamento na floresta', 'pinterestShare', 'width=750,height=350'); return false;" title="Fixar esta postagem">
Hoje, no Dia da Amazônia e Dia Internacional da Mulher Indígena, a The Caring Family Foundation (TCFF) e o Annabel’s revelam uma fachada intrigante na Berkeley Square, em Londres, Reino Unido. A impressionante instalação, que será exibida durante todo o mês de setembro, tem como objetivo mostrar a beleza da floresta equatorial amazônica, ao mesmo tempo em que chama a atenção para o impacto devastador do desmatamento.
A fachada representa uma declaração artística que conecta a urgência da crise do desmatamento a Londres e ao Reino Unido para reforçar que todos têm um papel a desempenhar na proteção do planeta.
A missão da TCFF vai além da preservação ambiental e do plantio de árvores, o foco principal é financiar iniciativas que proporcionem um futuro melhor para as famílias, implementar cadeias de suprimentos que incentivem o uso dos produtos da comunidade e, como resultado, aumentar a geração de renda das famílias indígenas e locais em 100% no primeiro ano do projeto, e proporcionar um crescimento de 30% a 50% nos próximos três anos.
“A Annabel’s for the Amazon foi criada há quatro anos com o objetivo de aumentar a conscientização e arrecadar fundos para a crise que ocorre na Amazônia. Costumamos pensar na Amazônia apenas pelas árvores, mas há muito mais sendo afetado pelo desmatamento. Famílias lutam para sobreviver diante dos desafios, mães precisam alimentar seus filhos e comunidades correm o risco de extinção. Nosso trabalho na região apoia diretamente os meios de subsistência das populações indígenas no Acre, que escolhem as espécies de árvores plantadas pela Fundação. Isso significa que eles podem cultivar, produzir e gerar renda para suas famílias, tendo a chance de prosperar”, ressalta Patricia Caring, Co-fundadora da The Caring Family Foundation e Primeira-dama da Annabel’s.
| Clique Para Download |
Os fundos arrecadados para a campanha Annabel’s for the Amazon deste ano permitirão a TCFF investir ainda mais em projetos sociais no estado do Acre, por meio de iniciativas como plantio de árvores, capacitação de mulheres e geração de renda para comunidades locais e indígenas. Com um forte compromisso com a promoção de mudanças positivas e ouvindo os líderes das comunidades locais e indígenas, a TCFF, em parceria com a ONG brasileira SOS Amazônia, expandirá seus esforços para mais duas comunidades indígenas e tradicionais, incluindo 193 mulheres notáveis (34 mães solteiras).
“Essa colaboração já implementou com sucesso um programa de restauração florestal, com foco em terras agroextrativistas, famílias agricultoras, residentes de áreas protegidas e beneficiários de projetos de reforma agrária. O programa desempenha um papel fundamental na conservação ambiental do Acre, combinando a recuperação de áreas degradadas para geração de renda e segurança alimentar, juntamente com esforços direcionados ao reflorestamento para garantir o abastecimento de água para as famílias e contribuir para as bacias fluviais cruciais da região. Unindo forças mais uma vez com a The Caring Family Foundation, estamos determinados a continuar nossa missão na SOS Amazônia, trabalhando rumo a um futuro social e ambientalmente equitativo e mais seguro. Por meio desses esforços, buscamos fornecer benefícios locais significativos enquanto demonstramos ao mundo que a humanidade pode superar a crise atual que enfrentamos”, comenta Miguel Scarcello, Co-fundador e Presidente da SOS Amazônia.
Até o momento, o impacto do trabalho realizado pela Fundação resultou no plantio de 1,75 milhão de árvores e mudas na Amazônia, com o projeto caminhando para atingir 2 milhões até março de 2024. Esse compromisso e dedicação tornam a TCFF a maior doadora do Reino Unido em esforços de reflorestamento na Amazônia brasileira. “As comunidades fazem o seu melhor para se manterem firmes, mas precisam do nosso apoio e proteção. Juntos com os povos indígenas, podemos fazer a diferença. Eles são os guardiões da floresta amazônica, e não podemos esquecer que uma floresta mais saudável regula o nosso clima global e preserva a biodiversidade além do Brasil. O que acontece na Amazônia impacta o nosso mundo, mas sem as comunidades indígenas, é difícil começarmos a pensar na esperança para as mudanças climáticas, por isso a The Caring Family Foundation e eu defendemos o Brasil e todos nós”, completa Patricia Caring.
Campanha Annabel’s For The Amazon
| Clique Para Download |
Um amplo programa de eventos será realizado ao longo do mês de setembro no Annabel’s. Em seu quarto ano de campanha, o clube mais uma vez sediará o evento anual Annabel’s For The Amazon, no dia 21 de setembro, com a participação de atrações como o premiado cantor Seal e o aclamado grupo de música eletrônica internacional WhoMadeWho, em uma noite de celebração do Brasil e destaque para o trabalho da The Caring Family Foundation. Um menu diferenciado de coquetéis foi desenvolvido em parceria com o The Lost Explorer Mezcal pelo segundo ano consecutivo. Todos os lucros das vendas serão destinados à TCFF para apoiar as iniciativas contínuas de plantio de árvores, sendo que cada coquetel vendido resultará no plantio de 2,5 árvores.
Já no dia 25 de setembro, o clube terá a honra de receber duas líderes climáticas e vozes das comunidades indígenas, a Ministra dos Povo Indígenas Sônia Guajajara e a líder indígena e defensora dos direitos humanos Txai Suruí, para discutir os problemas que os povos indígenas enfrentam na Amazônia devido ao desmatamento.
Em exibição no Annabel’s durante toda a campanha Annabel’s For The Amazon estará a prestigiosa obra de arte Winds of Yawanawa, da coleção privada de Richard e Patricia Caring. Essa cocriação inédita entre o pioneiro artista de novas mídias Refik Anadol e a comunidade Yawanawá foi curada e encomendada pela Impact One, como parte dos Possíveis Futuros, um programa que explora novas formas equitativas de colaboração com comunidades indígenas. Com o seu apoio ao programa, a The Caring Family Foundation está ampliando seu já significativo envolvimento no Acre, uma vez que a comunidade Yawanawa é vizinha de outras comunidades apoiadas pelo trabalho contínuo da Fundação.
A obra de arte utiliza dados meteorológicos em tempo real da aldeia sagrada Yawanawá . Em uma envolvente combinação de formas e cores tradicionais, a série é uma representação viva e dinamicamente evolutiva da identidade Yawanawá e da conexão da comunidade com seu território amazônico. A peça funciona como um lembrete visual do ecossistema fundamental para a humanidade que a TCFF se esforça para proteger.
A campanha da Annabel’s está alinhada à Cúpula dos ODS das Nações Unidas, que acontece em Nova York, nos dias 18 e 19 de setembro. A Cúpula reúne líderes políticos para discutir a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e tem como objetivo reacender um senso de esperança entre as nações que foram terrivelmente afetadas neste verão pelo impacto das mudanças climáticas. A TCFF acredita que o contínuo debate e presença em torno desse problema ajudará a garantir o compromisso com a mudança no futuro. Sônia Guajajara chegará a Londres diretamente da Cúpula, mantendo o impulso criado no palco global para a crise climática e garantindo que a conscientização se transfira para o Annabel’s no Reino Unido.
NOTAS CHAVE DA CAMPANHA
● A fachada do Annabel’s for the Amazon será revelada no Dia da Amazônia e no Dia Internacional da Mulher Indígena – 5 de setembro.
● Até o momento, a campanha plantou 1,75 milhão de árvores e mudas nas florestas tropicais do Brasil e continua no caminho certo para atingir 2 milhões de árvores plantadas até março de 2024.
● A TCFF está trabalhando com 400 famílias e núcleos familiares liderados por mulheres para plantar árvores que fornecerão alimentos, segurança e geração de renda para suas famílias, ao mesmo tempo em que restauram a Amazônia.
● Financiando 14 viveiros comunitários em 5 regiões diferentes, o programa apoiará as famílias a aumentar sua renda em quase 3 vezes em três anos.
● Este ano, a TCFF expandirá seus esforços para trabalhar com mais comunidades indígenas com foco no empoderamento de líderes femininas, além de continuar investindo em projetos sustentáveis de reflorestamento, apoiando o meio ambiente e milhares de pessoas na geração de renda.
SOBRE A THE CARING FAMILY FOUNDATION
A The Caring Family Foundation foi criada em 2019 por Richard e Patricia Caring, em resposta ao desejo de se sentirem mais conectados ao impacto e resultado de sua filantropia. Eles queriam se concentrar em causas próximas a seus corações e ser práticos, permanecendo próximos das jornadas das famílias e comunidades com as quais trabalham. A visão da The Caring Family Foundation é de um mundo livre de fome, danos e mágoas, onde mulheres e crianças possam prosperar. Sua missão é trabalhar por esse mundo para garantir que cada criança tenha acesso a uma refeição nutritiva, cada mulher seja livre para fazer suas próprias escolhas sem violência e as comunidades da floresta possam florescer por meio de iniciativas de plantio de árvores. A The Caring Family Foundation se dedica a melhorar a vida das mulheres, com as crianças no centro de tudo o que faz. A Fundação para combater a pobreza infantil, o desmatamento e o abuso doméstico, no Reino Unido e no Brasil, com foco em mulheres e crianças nessas áreas.
Siga @
SOBRE O ANNABEL’S FOR THE AMAZON
O Annabel’s for the Amazon é uma arrecadação de fundos anual realizada em setembro no clube privado Annabel, em Londres. O evento apoia o trabalho de reflorestamento da The Caring Family Foundation no Brasil, por meio de iniciativas de plantio de árvores. Ao longo do mês, o Annabel’s dedica todo o seu programa de eventos ao objetivo de sensibilizar, educar e apoiar a iniciativa ambiental da Fundação. O lançamento da nova aparência da fachada se tornou uma data muito esperada no calendário social de Londres e foi criado com o objetivo de chamar a atenção sobre questões atuais da floresta por meio da celebração da arte, além de educar os membros e transeuntes do Annabel sobre a importância dos esforços de conservação da Amazônia e o efeito que sua rápida destruição tem noecossistema global.
Siga annabelsmayfair
A ONG foi criada na década de 80, quando grandes áreas de florestas foram substituídas por pastagens para gado. Naquela época, o movimento dos seringueiros unia forças para barrar a devastação e garantir o direito de posse de seus assentamentos. Movidos pela resistência dos guardiões da floresta, professores, universitários e representantes do movimento social, incluindo o ativista e seringueiro Chico Mendes, criaram a Associação SOS Amazônia em 1988, tendo como objetivo principal defender a Floresta Amazônica, apoiando as populações tradicionais. Nas últimas três décadas, o SOS Amazônia vem promovendo a conservação da biodiversidade e o crescimento da consciência ambiental. Suas ações estão alinhadas a três programas estratégicos: negócios florestais sustentáveis; mudanças climáticas e recuperação da paisagem florestal; e governança e política ambiental.
Siga sosamazonia
Você pode gostar
Ciência e Tecnologia
Pesquisadores do IPAM estão entre os 50 mais influentes
Publicadas
1 dia atrássobre
07/11/2025Por
Jaciara BarrosPesquisadores do IPAM estão entre os 50 mais influentes em políticas públicas, segundo levantamento da Agência Bori e Overton.
Ane Alencar, Paulo Moutinho e Paulo Artaxo somam mais de mil citações em relatórios e artigos que orientam decisões políticas no Brasil e no mundo
Cientistas do IPAM entre os mais citados
Os pesquisadores Ane Alencar, Paulo Moutinho e Paulo Artaxo estão entre os 50 mais citados — com um total de 1.034 menções em documentos e artigos usados por governos, organizações multilaterais e entidades da sociedade civil.
Ane Alencar, diretora de Ciência do IPAM, ocupa a 21ª posição geral e é a terceira mulher mais citada no levantamento. Paulo Artaxo, presidente do Conselho Deliberativo do IPAM e professor da USP, ficou em 41º lugar, e o pesquisador sênior Paulo Moutinho, em 50º lugar.
Reconhecimento à ciência amazônica
“Fiquei muito honrada em saber que estou na lista. Foi especialmente gratificante estar entre as poucas mulheres, e principalmente entre as da Amazônia. O mais importante é quando a ciência consegue atravessar muros e influenciar decisões políticas que afetam o meio ambiente e a sociedade”, declarou Ane Alencar.
A pesquisadora está entre as cinco mulheres mais citadas na área de “Ecossistemas e uso da terra”, o campo mais representativo do levantamento. Entre os documentos que mencionam suas pesquisas está o relatório “O Estado das Florestas do Mundo 2020”, publicado pela UNEP (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente).
A ciência como base para decisões políticas
Para o pesquisador e físico da USP Paulo Artaxo, o estudo reforça o papel da ciência como ferramenta essencial para o desenvolvimento sustentável.
“É uma satisfação muito grande ser mencionado na lista. Fazemos ciência para construir um mundo melhor, e nada como ver esse trabalho estruturando políticas públicas que tornam a sociedade mais justa e sustentável”, destacou.
Já Paulo Moutinho ressaltou que o IPAM contribui há décadas para a formulação de políticas ambientais. “Participamos da construção da primeira Política Nacional de Mudanças Climáticas, em 2009, e influenciamos a inclusão das florestas tropicais nas negociações do clima. O IPAM trouxe, junto com parceiros, o papel da Amazônia para o equilíbrio climático global”, afirmou.
IPAM é referência internacional
O IPAM foi a única organização não governamental brasileira com pesquisadores citados no relatório, reforçando sua relevância na produção científica aplicada à formulação de políticas públicas.
A publicação também menciona Mercedes Bustamante, ex-conselheira do IPAM e pesquisadora da Universidade de Brasília (UnB), que teve 416 citações em documentos estratégicos.
Segundo os autores do levantamento, os pesquisadores do IPAM contribuíram significativamente para o ODS 13 – Ação contra a Mudança do Clima, figurando entre os 50 cientistas mais influentes nas decisões relacionadas ao enfrentamento da crise climática global.
Seis pesquisadores do IPAM entre os mais influentes em clima
Além dos três nomes já citados, também integram a lista Marcia Macedo, Paulo Brando e Daniel Nepstad, totalizando seis representantes do IPAM.
Esses pesquisadores aparecem em 902 artigos e relatórios científicos utilizados como base para políticas públicas de mitigação e adaptação às mudanças climáticas.
O levantamento reforça o protagonismo da ciência amazônica e o papel do Brasil como formulador de conhecimento de impacto global.
Mais notícias
Educação
UMA Atípica promove inclusão entre idosos e crianças em Palmas
Publicadas
1 dia atrássobre
07/11/2025Por
Jaciara BarrosUMA Atípica inicia atividades com projeto que aproxima idosos e crianças com deficiência em Palmas
Iniciativa da Universidade da Maturidade (UFT) promove diálogo intergeracional, oficinas e formações em Libras
UMA Atípica: convivência e aprendizado entre gerações
Sob coordenação da professora doutora Neila Barbosa Osório, a UMA Atípica será desenvolvida em três Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Palmas: Amâncio José de Morais, João e Maria e Sementes do Amanhã.
A proposta prevê encontros mensais com atividades pedagógicas e lúdicas, mediadas por educadoras da UMA, com foco em promover o afeto, a convivência e o respeito às diferenças.
Durante as interações, idosos e crianças participarão de oficinas do brincar, contação de histórias, confecção de brinquedos recicláveis e jogos sensoriais. Cada semana será dedicada a um CMEI, e o mês se encerrará com atividades na própria sede da UMA, onde serão realizadas formações em Libras e oficinas sobre as diferentes deficiências.
Educação inclusiva e empatia como eixos centrais
A coordenadora da UMA, professora Neila Osório, destaca que o projeto UMA Atípica reforça o papel da universidade como espaço de inclusão, empatia e transformação social.
“Esta iniciativa nasce do desejo de aproximar gerações e mostrar que aprender é um ato coletivo. Velhos e crianças ensinam e aprendem juntos, reconhecendo que as diferenças são o que nos tornam humanos e capazes de transformar o mundo”, afirmou a professora.
Programação da Aula Inaugural
A Aula Inaugural contará com uma programação sensorial e apresentações artísticas, além do momento simbólico chamado “Trama Viva”.
Durante a atividade, os idosos compartilharão lembranças por meio de objetos afetivos, compondo o Mural das Memórias — o primeiro registro coletivo da trajetória da UMA Atípica.
O evento é gratuito e aberto à comunidade acadêmica e aos parceiros da rede municipal de ensino, que poderão conhecer de perto o impacto social e emocional da iniciativa.
Mais notícias
Educação
Escola SESI José Wilson Siqueira Campos é inaugurada
Publicadas
6 dias atrássobre
02/11/2025Por
Jaciara BarrosCom estrutura moderna e metodologia STEAM, a Escola SESI José Wilson Siqueira Campos em Palmas vai atender até 1.500 estudantes por dia.
Investimento em educação e inovação
Durante a cerimônia, o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ricardo Alban, destacou que a nova escola reforça o papel da indústria como agente de transformação. “Queremos ser referência e inspirar uma cultura de inovação no ensino brasileiro”, afirmou.
O presidente da FIETO, Roberto Pires, enfatizou que o modelo SESI substitui o ensino tradicional por metodologias que estimulam autonomia e pensamento crítico. “A Escola SESI José Wilson Siqueira Campos prepara cidadãos conscientes, críticos e prontos para o mercado do futuro”, destacou.
Metodologia STEAM e ensino do futuro
Com foco na metodologia STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), a escola promove aprendizagem prática e interdisciplinar, conectando teoria e realidade por meio de projetos que desenvolvem criatividade e solução de problemas.
Segundo Fausto Augusto Junior, presidente do Conselho Nacional do SESI, o modelo fortalece o aprendizado ativo e o uso consciente da tecnologia. “A Escola SESI José Wilson Siqueira Campos é um espaço de formação integral, que prepara jovens para transformar o mundo”, disse.
Homenagem a José Wilson Siqueira Campos
Com 6,7 mil m² de área construída, a escola presta homenagem ao fundador do Tocantins e defensor da educação, José Wilson Siqueira Campos, falecido em 2023. O prefeito Eduardo Siqueira Campos afirmou: “O legado de meu pai se renova nesta escola, que simboliza o desenvolvimento e o amor pela educação”.
Infraestrutura moderna e inclusiva
Projetada para ser um ambiente de estímulo à criatividade, a unidade conta com mais de vinte espaços pedagógicos, entre laboratórios de robótica, Espaço Maker, auditório, estúdio multimídia e quadra poliesportiva. A Escola SESI José Wilson Siqueira Campos também oferece Atendimento Educacional Especializado (AEE) e recursos de acessibilidade para garantir inclusão e equidade.
Expansão e matrículas abertas
O Tocantins já possui uma unidade SESI de Referência em Araguaína, inaugurada em 2023, e uma terceira está em construção em Gurupi, com previsão de entrega para 2026. As matrículas para o ano letivo de 2026 já estão abertas.
O governador Laurez Moreira destacou: “A Escola SESI José Wilson Siqueira Campos é um investimento no futuro dos jovens tocantinenses e um passo importante para fortalecer a economia e a inovação no Estado”.
Educação e futuro
Com capacidade para atender até 1.500 estudantes por dia, a escola representa um marco na educação tocantinense. Seu propósito é desenvolver competências para o século XXI, com foco em criatividade, pensamento crítico e colaboração.
A chegada da Escola SESI José Wilson Siqueira Campos em Palmas simboliza mais que um investimento em infraestrutura: é um marco no fortalecimento da educação industrial no Tocantins. Com sua metodologia inovadora e estrutura inspiradora, a instituição se consolida como referência na formação de estudantes preparados para os desafios tecnológicos, sociais e humanos do século XXI. A união entre o setor produtivo e a educação pública demonstra o potencial do Estado em alinhar desenvolvimento econômico e conhecimento. A Escola SESI José Wilson Siqueira Campos é, sem dúvida, um legado duradouro de transformação e esperança para as novas gerações tocantinenses.
O Portal Jaciara Barros acompanhará os próximos capítulos dessa transformação educacional em Palmas e no Tocantins.
Mais notícias
Novembro Negro celebra ancestralidade e resistência em Natividade
Ponte de Xambioá entra em fase final e será entregue ainda neste mês
Tiago Iorc será anfitrião da Première do Latin Grammy 2025
Pesquisadores do IPAM estão entre os 50 mais influentes
Brasil Antenado lança campanha com João Gomes no Tocantins
Quebradeiras de Coco Babaçu são homenageadas em exposição
Enem Tocantins: Energisa realiza força-tarefa para garantir energia
COP30: Carta-Manifesto dos Produtores de Soja é apresentada no Senado
Vozes do Tocantins rumo à COP30: Cerrado e justiça climática
Exposição do Povo Krahô encanta público na COP30
Dia D contra a dengue mobiliza Tocantins neste sábado (8)
UMA Atípica promove inclusão entre idosos e crianças em Palmas
Emergência financeira na Saúde do Tocantins é decretada por Laurez Moreira
Laurez Moreira apresenta projeto do Centro de Etnocultura da Ilha do Bananal
Governo do Tocantins lança campanha Cartinhas da Terra
Laurez e Renan firmam termo para federalização da TO-080
Paratleta de Araguaína conquista vice mundial na Tailândia
O Cerrado encontra a Amazônia
Copa Tocantins de Ginástica Rítmica abre inscrições em Palmas
Miss Universo 2025: Candidatas abandonam evento após bronca pública em Miss México
Novembro Negro celebra ancestralidade e resistência em Natividade
Ponte de Xambioá entra em fase final e será entregue ainda neste mês
Tiago Iorc será anfitrião da Première do Latin Grammy 2025
Pesquisadores do IPAM estão entre os 50 mais influentes
Brasil Antenado lança campanha com João Gomes no Tocantins
Quebradeiras de Coco Babaçu são homenageadas em exposição
Enem Tocantins: Energisa realiza força-tarefa para garantir energia
COP30: Carta-Manifesto dos Produtores de Soja é apresentada no Senado
Vozes do Tocantins rumo à COP30: Cerrado e justiça climática
Exposição do Povo Krahô encanta público na COP30
Dia D contra a dengue mobiliza Tocantins neste sábado (8)
UMA Atípica promove inclusão entre idosos e crianças em Palmas
Emergência financeira na Saúde do Tocantins é decretada por Laurez Moreira
Laurez Moreira apresenta projeto do Centro de Etnocultura da Ilha do Bananal
Governo do Tocantins lança campanha Cartinhas da Terra
Laurez e Renan firmam termo para federalização da TO-080
Paratleta de Araguaína conquista vice mundial na Tailândia
O Cerrado encontra a Amazônia
Copa Tocantins de Ginástica Rítmica abre inscrições em Palmas
Miss Universo 2025: Candidatas abandonam evento após bronca pública em Miss México
Novembro Negro celebra ancestralidade e resistência em Natividade
Ponte de Xambioá entra em fase final e será entregue ainda neste mês
Tiago Iorc será anfitrião da Première do Latin Grammy 2025
Pesquisadores do IPAM estão entre os 50 mais influentes
Brasil Antenado lança campanha com João Gomes no Tocantins
Quebradeiras de Coco Babaçu são homenageadas em exposição
Enem Tocantins: Energisa realiza força-tarefa para garantir energia
COP30: Carta-Manifesto dos Produtores de Soja é apresentada no Senado
Vozes do Tocantins rumo à COP30: Cerrado e justiça climática
Exposição do Povo Krahô encanta público na COP30
Dia D contra a dengue mobiliza Tocantins neste sábado (8)
UMA Atípica promove inclusão entre idosos e crianças em Palmas
Emergência financeira na Saúde do Tocantins é decretada por Laurez Moreira
Laurez Moreira apresenta projeto do Centro de Etnocultura da Ilha do Bananal
Governo do Tocantins lança campanha Cartinhas da Terra
Laurez e Renan firmam termo para federalização da TO-080
Paratleta de Araguaína conquista vice mundial na Tailândia
O Cerrado encontra a Amazônia
Copa Tocantins de Ginástica Rítmica abre inscrições em Palmas
Miss Universo 2025: Candidatas abandonam evento após bronca pública em Miss México
DESTAQUES



Cultura4 dias atrásAngel Lima representa o Brasil no Noviembre Fotográfico em Cuba



Cultura4 dias atrásFestival SESI Vozes da Indústria Tocantinense tem ingressos gratuitos



Entretenimento3 dias atrásCapim Dourado Shopping inaugura Natal com Jardim Encantado



Governo do Tocantins3 dias atrásLaurez e Renan reforçam parceria por um Tocantins logístico



ALETO3 dias atrásLDO 2026: Amélio Cayres prioriza infraestrutura e Medicina em Dianópolis