Educação
Dia Mundial da Amazônia: fachada inaugurada em Londres destaca o impacto devastador do desmatamento na floresta
Ação é parte da campanha Annabel’s for the Amazon, criada pela The Caring Family Foundation (TCFF), que já plantou 1,75 milhão de árvores e mudas na Amazônia,e segue atuando para aumentar a geração de renda das famílias indígenas em 100% logo no primeiro ano do projeto, e proporcionar um crescimento de 30% a 50% nos próximos três anos

Hoje, no Dia da Amazônia e Dia Internacional da Mulher Indígena, a The Caring Family Foundation (TCFF) e o Annabel’s revelam uma fachada intrigante na Berkeley Square, em Londres, Reino Unido. A impressionante instalação, que será exibida durante todo o mês de setembro, tem como objetivo mostrar a beleza da floresta equatorial amazônica, ao mesmo tempo em que chama a atenção para o impacto devastador do desmatamento.
A fachada representa uma declaração artística que conecta a urgência da crise do desmatamento a Londres e ao Reino Unido para reforçar que todos têm um papel a desempenhar na proteção do planeta.
A missão da TCFF vai além da preservação ambiental e do plantio de árvores, o foco principal é financiar iniciativas que proporcionem um futuro melhor para as famílias, implementar cadeias de suprimentos que incentivem o uso dos produtos da comunidade e, como resultado, aumentar a geração de renda das famílias indígenas e locais em 100% no primeiro ano do projeto, e proporcionar um crescimento de 30% a 50% nos próximos três anos.
“A Annabel’s for the Amazon foi criada há quatro anos com o objetivo de aumentar a conscientização e arrecadar fundos para a crise que ocorre na Amazônia. Costumamos pensar na Amazônia apenas pelas árvores, mas há muito mais sendo afetado pelo desmatamento. Famílias lutam para sobreviver diante dos desafios, mães precisam alimentar seus filhos e comunidades correm o risco de extinção. Nosso trabalho na região apoia diretamente os meios de subsistência das populações indígenas no Acre, que escolhem as espécies de árvores plantadas pela Fundação. Isso significa que eles podem cultivar, produzir e gerar renda para suas famílias, tendo a chance de prosperar”, ressalta Patricia Caring, Co-fundadora da The Caring Family Foundation e Primeira-dama da Annabel’s.
Clique Para Download |
Os fundos arrecadados para a campanha Annabel’s for the Amazon deste ano permitirão a TCFF investir ainda mais em projetos sociais no estado do Acre, por meio de iniciativas como plantio de árvores, capacitação de mulheres e geração de renda para comunidades locais e indígenas. Com um forte compromisso com a promoção de mudanças positivas e ouvindo os líderes das comunidades locais e indígenas, a TCFF, em parceria com a ONG brasileira SOS Amazônia, expandirá seus esforços para mais duas comunidades indígenas e tradicionais, incluindo 193 mulheres notáveis (34 mães solteiras).
“Essa colaboração já implementou com sucesso um programa de restauração florestal, com foco em terras agroextrativistas, famílias agricultoras, residentes de áreas protegidas e beneficiários de projetos de reforma agrária. O programa desempenha um papel fundamental na conservação ambiental do Acre, combinando a recuperação de áreas degradadas para geração de renda e segurança alimentar, juntamente com esforços direcionados ao reflorestamento para garantir o abastecimento de água para as famílias e contribuir para as bacias fluviais cruciais da região. Unindo forças mais uma vez com a The Caring Family Foundation, estamos determinados a continuar nossa missão na SOS Amazônia, trabalhando rumo a um futuro social e ambientalmente equitativo e mais seguro. Por meio desses esforços, buscamos fornecer benefícios locais significativos enquanto demonstramos ao mundo que a humanidade pode superar a crise atual que enfrentamos”, comenta Miguel Scarcello, Co-fundador e Presidente da SOS Amazônia.
Até o momento, o impacto do trabalho realizado pela Fundação resultou no plantio de 1,75 milhão de árvores e mudas na Amazônia, com o projeto caminhando para atingir 2 milhões até março de 2024. Esse compromisso e dedicação tornam a TCFF a maior doadora do Reino Unido em esforços de reflorestamento na Amazônia brasileira. “As comunidades fazem o seu melhor para se manterem firmes, mas precisam do nosso apoio e proteção. Juntos com os povos indígenas, podemos fazer a diferença. Eles são os guardiões da floresta amazônica, e não podemos esquecer que uma floresta mais saudável regula o nosso clima global e preserva a biodiversidade além do Brasil. O que acontece na Amazônia impacta o nosso mundo, mas sem as comunidades indígenas, é difícil começarmos a pensar na esperança para as mudanças climáticas, por isso a The Caring Family Foundation e eu defendemos o Brasil e todos nós”, completa Patricia Caring.
Campanha Annabel’s For The Amazon
Clique Para Download |
Um amplo programa de eventos será realizado ao longo do mês de setembro no Annabel’s. Em seu quarto ano de campanha, o clube mais uma vez sediará o evento anual Annabel’s For The Amazon, no dia 21 de setembro, com a participação de atrações como o premiado cantor Seal e o aclamado grupo de música eletrônica internacional WhoMadeWho, em uma noite de celebração do Brasil e destaque para o trabalho da The Caring Family Foundation. Um menu diferenciado de coquetéis foi desenvolvido em parceria com o The Lost Explorer Mezcal pelo segundo ano consecutivo. Todos os lucros das vendas serão destinados à TCFF para apoiar as iniciativas contínuas de plantio de árvores, sendo que cada coquetel vendido resultará no plantio de 2,5 árvores.
Já no dia 25 de setembro, o clube terá a honra de receber duas líderes climáticas e vozes das comunidades indígenas, a Ministra dos Povo Indígenas Sônia Guajajara e a líder indígena e defensora dos direitos humanos Txai Suruí, para discutir os problemas que os povos indígenas enfrentam na Amazônia devido ao desmatamento.
Em exibição no Annabel’s durante toda a campanha Annabel’s For The Amazon estará a prestigiosa obra de arte Winds of Yawanawa, da coleção privada de Richard e Patricia Caring. Essa cocriação inédita entre o pioneiro artista de novas mídias Refik Anadol e a comunidade Yawanawá foi curada e encomendada pela Impact One, como parte dos Possíveis Futuros, um programa que explora novas formas equitativas de colaboração com comunidades indígenas. Com o seu apoio ao programa, a The Caring Family Foundation está ampliando seu já significativo envolvimento no Acre, uma vez que a comunidade Yawanawa é vizinha de outras comunidades apoiadas pelo trabalho contínuo da Fundação.
A obra de arte utiliza dados meteorológicos em tempo real da aldeia sagrada Yawanawá . Em uma envolvente combinação de formas e cores tradicionais, a série é uma representação viva e dinamicamente evolutiva da identidade Yawanawá e da conexão da comunidade com seu território amazônico. A peça funciona como um lembrete visual do ecossistema fundamental para a humanidade que a TCFF se esforça para proteger.
A campanha da Annabel’s está alinhada à Cúpula dos ODS das Nações Unidas, que acontece em Nova York, nos dias 18 e 19 de setembro. A Cúpula reúne líderes políticos para discutir a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e tem como objetivo reacender um senso de esperança entre as nações que foram terrivelmente afetadas neste verão pelo impacto das mudanças climáticas. A TCFF acredita que o contínuo debate e presença em torno desse problema ajudará a garantir o compromisso com a mudança no futuro. Sônia Guajajara chegará a Londres diretamente da Cúpula, mantendo o impulso criado no palco global para a crise climática e garantindo que a conscientização se transfira para o Annabel’s no Reino Unido.
NOTAS CHAVE DA CAMPANHA
● A fachada do Annabel’s for the Amazon será revelada no Dia da Amazônia e no Dia Internacional da Mulher Indígena – 5 de setembro.
● Até o momento, a campanha plantou 1,75 milhão de árvores e mudas nas florestas tropicais do Brasil e continua no caminho certo para atingir 2 milhões de árvores plantadas até março de 2024.
● A TCFF está trabalhando com 400 famílias e núcleos familiares liderados por mulheres para plantar árvores que fornecerão alimentos, segurança e geração de renda para suas famílias, ao mesmo tempo em que restauram a Amazônia.
● Financiando 14 viveiros comunitários em 5 regiões diferentes, o programa apoiará as famílias a aumentar sua renda em quase 3 vezes em três anos.
● Este ano, a TCFF expandirá seus esforços para trabalhar com mais comunidades indígenas com foco no empoderamento de líderes femininas, além de continuar investindo em projetos sustentáveis de reflorestamento, apoiando o meio ambiente e milhares de pessoas na geração de renda.
SOBRE A THE CARING FAMILY FOUNDATION
A The Caring Family Foundation foi criada em 2019 por Richard e Patricia Caring, em resposta ao desejo de se sentirem mais conectados ao impacto e resultado de sua filantropia. Eles queriam se concentrar em causas próximas a seus corações e ser práticos, permanecendo próximos das jornadas das famílias e comunidades com as quais trabalham. A visão da The Caring Family Foundation é de um mundo livre de fome, danos e mágoas, onde mulheres e crianças possam prosperar. Sua missão é trabalhar por esse mundo para garantir que cada criança tenha acesso a uma refeição nutritiva, cada mulher seja livre para fazer suas próprias escolhas sem violência e as comunidades da floresta possam florescer por meio de iniciativas de plantio de árvores. A The Caring Family Foundation se dedica a melhorar a vida das mulheres, com as crianças no centro de tudo o que faz. A Fundação para combater a pobreza infantil, o desmatamento e o abuso doméstico, no Reino Unido e no Brasil, com foco em mulheres e crianças nessas áreas.
Siga @
SOBRE O ANNABEL’S FOR THE AMAZON
O Annabel’s for the Amazon é uma arrecadação de fundos anual realizada em setembro no clube privado Annabel, em Londres. O evento apoia o trabalho de reflorestamento da The Caring Family Foundation no Brasil, por meio de iniciativas de plantio de árvores. Ao longo do mês, o Annabel’s dedica todo o seu programa de eventos ao objetivo de sensibilizar, educar e apoiar a iniciativa ambiental da Fundação. O lançamento da nova aparência da fachada se tornou uma data muito esperada no calendário social de Londres e foi criado com o objetivo de chamar a atenção sobre questões atuais da floresta por meio da celebração da arte, além de educar os membros e transeuntes do Annabel sobre a importância dos esforços de conservação da Amazônia e o efeito que sua rápida destruição tem noecossistema global.
Siga annabelsmayfair
A ONG foi criada na década de 80, quando grandes áreas de florestas foram substituídas por pastagens para gado. Naquela época, o movimento dos seringueiros unia forças para barrar a devastação e garantir o direito de posse de seus assentamentos. Movidos pela resistência dos guardiões da floresta, professores, universitários e representantes do movimento social, incluindo o ativista e seringueiro Chico Mendes, criaram a Associação SOS Amazônia em 1988, tendo como objetivo principal defender a Floresta Amazônica, apoiando as populações tradicionais. Nas últimas três décadas, o SOS Amazônia vem promovendo a conservação da biodiversidade e o crescimento da consciência ambiental. Suas ações estão alinhadas a três programas estratégicos: negócios florestais sustentáveis; mudanças climáticas e recuperação da paisagem florestal; e governança e política ambiental.
Siga sosamazonia
Educação
APM Cursos inaugura unidade em Palmas e amplia acesso à especialização médica no Tocantins

No próximo dia 04 de julho, Palmas receberá a inauguração da unidade da Academia de Cursos Médicos (APM), que oferece cursos de pós-graduação e capacitação técnica voltados a profissionais da saúde. A chegada da instituição ao Tocantins representa um marco para a educação médica no Estado, que passa a contar com uma opção local para formação especializada, antes concentrada em outras regiões do País.
A programação de abertura começa às 7 horas, no auditório do Sindicato dos Médicos do Tocantins (Simed), com uma aula magna sobre osteoporose, ministrada pelo médico e professor Dr. Frederico Barra, ortopedista especialista em dor e doenças osteometabólicas.
Das 10h às 13h, será realizado um workshop na Clínica Ortopédica do Tocantins (COT), com atividades práticas. Ainda pela manhã, os participantes poderão acompanhar uma oficina sobre Desintometria Óssea, exame utilizado no diagnóstico de doenças como a osteoporose. Em seguida, serão apresentadas tecnologias aplicadas ao tratamento da dor, como a Terapia por Ondas de Choque (TOC) e o Laser de Alta Intensidade, ambos indicados para lesões e dores musculoesqueléticas.
À noite, a partir das 18h20, a programação retorna ao Simed com as palestras: “IA: o estado da arte e a prática médica”, conduzida pelo professor Dr. Leonardo Ludovico Póvoa e, o tema “Cannabis na dor musculoesquelética: O que você precisa saber”, ministrada pelo professor Dr. Frederico Barra. Em seguida, ocorre o coquetel de inauguração, na área social do sindicato.
Educação médica mais próxima da realidade local
Para o coordenador acadêmico da APM em Palmas, Dr. Elton Stecca Santana, a instalação da unidade no Tocantins representa uma importante descentralização do ensino médico especializado. “A proposta é facilitar o acesso de médicos e profissionais da saúde a formações presenciais de qualidade, que antes exigiam deslocamento para regiões como Sudeste e Sul. A expectativa é que a unidade funcione como um polo regional de educação continuada, atendendo demandas e contribuindo para a qualificação da prática médica no Estado”, afirma.
Segundo ele, a iniciativa também ajuda a reduzir desigualdades no acesso à atualização profissional, especialmente para médicos que atuam em cidades do interior. “É uma oportunidade para que esses profissionais se qualifiquem sem precisar sair do Tocantins”, destaca.
Educação
Projeto Bela Escola reúne grafiteiras e estudantes para transformar escolas com arte
Projeto Bela Escola leva murais criados por mulheres às regiões norte e sul de Palmas, com protagonismo de alunas do ensino médio

Financiado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc, por meio do Ministério da Cultura e Governo Federal, o projeto pode ser acompanhado pelo Instagram: @belaescola_.
A diretora da Escola Estadual Vale do Sol, Kátia Macedo, conta que os murais trouxeram um novo clima à escola. “Vai ser um impacto quando os alunos chegarem e verem a escola assim. Quando a gente falou do projeto, muitos não tinham noção da magnitude. São imagens maravilhosas, indígenas, figuras da cultura tocantinense, e tudo com muito respeito ao espaço escolar”, afirmou. Ela também celebrou o envolvimento das meninas no projeto: “As alunas que participaram do concurso agora têm uma chance real de expandir seus talentos. Elas viram que têm habilidade, e isso puxa outras. Vão se tornar multiplicadoras.”
Para Angélica Ribeiro, de 16 anos, estudante do segundo ano do ensino médio e uma das autoras dos desenhos escolhidos, a experiência foi marcante. “Eu saltei quando soube que meu desenho tinha sido escolhido! Foi a primeira vez que participei de uma pintura assim, e ainda com grafite, que era algo muito distante da minha realidade. Eu quero cursar Artes Visuais, e isso foi uma oportunidade enorme”, conta. “Me senti muito confortável com a equipe, principalmente por ser toda formada por mulheres. A temática do Cerrado me inspirou, e acho que combinou muito com a escola.”
No Colégio Estadual Criança Esperança, a professora Michele Marques dos Santos, que também é coordenadora da área de Linguagens, destacou a importância de projetos como esse em uma escola bilíngue e inclusiva. “Já tivemos experiências com grafite antes, mas essa é ainda mais especial porque as alunas participam de tudo, desde o desenho até a pintura. Isso estimula a criatividade, o senso de pertencimento e ainda deixa a escola mais bonita e acolhedora.”
O projeto também garante acessibilidade para estudantes com deficiência: há intérprete de Libras nas apresentações, acompanhamento para alunas com deficiência durante as oficinas e recursos como audiodescrição e resumo em braile dos murais, acessíveis via QR Code nas escolas.
“É muito bom ver arte com essa qualidade e esse respeito dentro do espaço escolar. Toda escola merecia ter algo assim”, reforça a diretora Kátia.
Meio Ambiente
Semarh e Sindjor promovem oficina de jornalismo climático e cobertura ambiental no Tocantins

Com o tema “Jornalista bem informado, informa melhor!”, a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Tocantins (Semarh) em parceria com o Sindicato dos Jornalistas (Sindjor) e o Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente (PPGCIAMB) da Universidade Federal do Tocantins (UFT), promovem no dia 05 de junho, às 18h30, no Auditório da Semarh, na Praça dos Girassóis, a Oficina de Jornalismo Climático e Cobertura Ambiental. A iniciativa tem como objetivo capacitar jornalistas, acadêmicos e comunicadores para uma cobertura mais precisa e inspiradora sobre temas ambientais complexos, como mudanças climáticas, o Programa Jurisdicional REDD+, educação ambiental e unidades de conservação, incentivando a promoção de ações positivas para o clima.
A atividade inclui fundamentos teóricos e debates oferecendo aos participantes ferramentas para relatar de maneira ética e eficaz as transformações ambientais e seus impactos sociais e econômicos. Também na oficina serão exemplificados os mecanismos de cadastro e cobertura da Conferência das Partes (COP30) que acontece em Belém – PA em novembro próximo. Ao final, haverá certificação emitida pelo Sinjor em parceria com o Ciamb/UFT, reconhecendo a importância de uma comunicação qualificada e comprometida com a sustentabilidade.
- Turismo3 dias atrás
Ilha do Combu: quando tradição e bioeconomia encantam visitantes
- Opinião e Editorial2 dias atrás
Campanha por Ana Caroline: doações de sangue são essenciais para nova cirurgia oncológica
- Social2 dias atrás
Yoga Day reúne bem-estar, presença e conexão no Five Senses Resort
- Social1 dia atrás
Giovanna Lancellotti e Gabriel David se casam no Cristo Redentor
- Turismo3 dias atrás
Mosqueiro: praias de água doce e charme histórico