Economia
Diretoria do Sebrae Tocantins comemora os resultados do quadriênio 2019-2022

Mais de 190 mil atendimentos realizados, mais de R$ 90 milhões executados em 2022 e um orçamento aprovado de R$ 112,7 milhões para 2023. Um registro emblemático em toda a série histórica do Sebrae Tocantins.
Moisés Gomes, superintendente do Sebrae comenta que a atual diretoria tinha como meta deixar, ao final do quadriênio, um Sebrae maior, mais digital, mais rápido e com uma maior cobertura de pequenos negócios. “Nossa meta foi concretizada. Enfrentamos a pandemia, um ataque cibernético que parou a instituição em todo o Brasil e, por algumas vezes, tivemos de enfrentar, em Brasília, os ataques à receita do Sistema Sebrae. Os desafios foram gigantes, mas o Sebrae criou, se reinventou e superou as dificuldades”, disse, acrescentando que nos últimos quatro anos a instituição elevou para mais de 25% a cobertura de atendimento aos pequenos negócios, ao mesmo tempo, em que elevou para 81,16 o índice de satisfação (NPS) dos clientes, ou seja, um crescimento em quantidade e qualidade.
A diretora técnica do Sebrae, Eliana Castro, explica que na cobertura de atendimento aos professores com educação empreendedora, o Tocantins ocupou o 1º lugar no ranking nacional do Sistema Sebrae, por dois anos consecutivos. “Em 2022, foram 8.782 professores capacitados e mais de 61 mil alunos atendidos. Nos últimos quatro anos, nos orgulhamos de ter plantado a semente do empreendedorismo na cabeça de 152 mil alunos do ensino fundamental à universidade. E por acreditar na importância do empreendedorismo para transformação da vida das pessoas e das empresas, a partir de janeiro de 2023, teremos no Tocantins, a Faculdade Sebrae”, comemora a diretora.
De acordo com o diretor de administração e finanças do Sebrae, Jarbas Meurer, todas as metas mobilizadoras estabelecidas pelo Sebrae Nacional foram superadas em 2022, com destaque para o de atendimento aos pequenos negócios com soluções de inovação, que foi superada em 42%. E o destaque não se dá pelo valor, mas pela importância que a atual diretoria deu à inovação como elemento decisivo para o sucesso das pequenas empresas.
Outra iniciativa que teve total empenho da diretoria foi quanto aos serviços financeiros apoiados pelo Sebrae. Por meio do Fundo de Aval da Micro e Pequena Empresa (Fampe), o Sebrae avalizou mais de R$ 65 milhões em empréstimos e encerra esta gestão entre os três melhores indicadores de cobertura do Fampe do País, com 93,48%. Resultado esse que mostra a importância de democratizar o acesso ao crédito.
O Força Mulher, um projeto idealizado pelo Sebrae/TO, é outra iniciativa desta gestão que foi referência nacional em inclusão produtiva, com treinamento e entrega de kits com equipamentos e ferramentas de trabalho, que transformou a vida de mais de 2 mil mulheres no Tocantins em situação de vulnerabilidade.
O sentimento da atual diretoria é de gratidão ao time de 220 colaboradores. “Os colaboradores são o nosso principal ativo para cumprir o propósito do Sebrae e mudar a vida de muita gente. E isso só foi possível porque, além do time Sebrae, tivemos também o apoio do nosso Conselho, que, sob o comando do presidente Rogério Ramos, acompanhou e incentivou cada ação. E, finalmente, temos que agradecer aos nossos parceiros e, de forma muito especial, aos nossos clientes por confiar no nosso trabalho”, concluiu o superintendente, Moisés Gomes, em nome da diretoria executiva.
Economia
Mais perto do público: concessionárias se reinventam para crescer em meio à competitividade do setor automotivo
Experiência de compra mais próxima e acessível ao consumidor é a mais nova tendência

O setor automotivo brasileiro vive uma fase de retomada e expansão. Em 2024, as vendas de veículos leves cresceram 14%, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), que projeta nova alta de 5% em 2025. Esse crescimento vem acompanhado da reestruturação da rede de concessionárias, que ultrapassou 8 mil pontos de venda, o maior número em mais de uma década.
Ainda segundo a Fenabrave, somente em 2024, foram abertas mais de 530 novas lojas do segmento, um indicativo da confiança do setor no crescimento contínuo do mercado automotivo brasileiro. Apesar de aquecido, o setor é cada vez mais competitivo, reunindo mais de 40 marcas e cerca de 3,5 mil modelos. Essa movimentação também se reflete no Tocantins. A partir de 14 de julho, a capital Palmas passa a contar com uma nova concessionária, com conceito totalmente inovador.
A nova loja da Autovia Fiat será inaugurada no Capim Dourado Shopping e integra um modelo de atendimento que vem ganhando força no país: concessionárias instaladas em locais de grande circulação, com foco na conveniência e no relacionamento direto com o público. A estratégia acompanha as transformações do varejo automotivo, cada vez mais voltado à experiência de compra em ambientes acessíveis e integrados à rotina dos consumidores.
Com estrutura pensada para oferecer conforto, praticidade e interação com os produtos, o espaço reúne veículos novos, seminovos e acessórios. Durante a inauguração, o público poderá conhecer de perto a nova Fiat Titano 2026, que chega ao mercado com motor Multijet 2.2 de 200 cavalos, câmbio automático de oito marchas, tração integral, direção elétrica, freios a disco nas quatro rodas e pacote de segurança com sistema ADAS. O modelo, que já está em pré-venda, será um dos destaques do evento.
Para a gerente da Autovia Fiat, Maria Tereza Corrêa, a unidade é mais um passo para aproximar a marca do público tocantinense. “Nossa proposta é oferecer um atendimento personalizado em um ambiente moderno e multifuncional, que também será palco de eventos, lançamentos e ações promocionais, proporcionando uma experiência que vai além da compra. Queremos estar perto do cliente, nos antecipando às necessidades dele”, afirmou.
Para o Capim Dourado Shopping, a chegada da Fiat reforça o movimento de diversificação de serviços e ampliação da experiência dos frequentadores, é o que explica o superintendente Diego Góes. “A presença de uma das maiores marcas de veículos do país reforça o nosso compromisso em oferecer praticidade e variedade aos nossos clientes. Essa parceria agrega valor ao nosso mix e fortalece o shopping como um ponto de encontro entre grandes marcas e o público da capital”, destacou. Líder absoluta em vendas no Brasil em 2025, a Fiat agora estará ainda mais perto dos clientes.
Energisa
Em seis meses, Tocantins registra 150 colisões com postes
Cenário alarmante para julho. No primeiro fim de semana desse mês, três acidentes com postes já foram registrados no Tocantins

Sebrae
Diretores da Região Norte assumem protagonismo na nova gestão da Abase
Jarbas Meurer, do Sebrae Tocantins, é empossado como diretor financeiro da entidade nacional; representatividade nortista ganha força em momento estratégico para o Brasil e a Amazônia

-
Turismo2 dias atrás
Som das Águas movimenta finais de tarde no Lago de Palmas
-
Palmas4 dias atrás
Zanin concede prisão domiciliar a Eduardo Siqueira Campos por motivos de saúde
-
Internacional3 dias atrás
EUA oficializam tarifa de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 1º de agosto; carta de Trump a Lula provoca crise diplomática
-
Comunicação Transformadora por Munyque Fernandes5 dias atrás
Você sabe a cor predileta de quem você ama?
-
Entretenimento4 dias atrás
Festival de Circo de Taquaruçu movimenta economia criativa