Economia
Domicílios ainda não recenseados devem ligar para o Disque-Censo 137

Os moradores de domicílios onde ainda ninguém respondeu ao Censo 2022 devem ligar para o Disque-Censo 137, que passa a atender a todos os estados do país. O serviço será disponibilizado de forma gradativa nos municípios de acordo com o andamento da coleta em cada local. Para saber se o Disque-Censo está disponível no seu município, acesse o link (https://censo2022.ibge.gov.
A ligação é gratuita e pode ser feita de qualquer telefone fixo ou celular todo os dias da semana das 8h às 21h30. Com mais de 80% da população recenseada, a etapa final de coleta deve ser agilizada com o atendimento telefônico, que conta com 120 agentes censitários de pesquisa. A coleta do Censo começou em agosto de 2022 com recenseadores do IBGE visitando todos os domicílios.
Lançado em 30 de novembro no Piauí e em Sergipe, dois estados onde a coleta se encontra em estágio final, o Disque-Censo 137 é inédito na história dos censos demográficos do IBGE. O serviço já recebeu mais de 430 chamadas até 23 de dezembro. O 137 é um telefone disponibilizado ao IBGE pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e configura um serviço de utilidade pública. As ligações são recebidas por atendentes de uma central de atendimento específica para esse serviço. Para o atendimento, o IBGE conta com 120 agentes censitários de pesquisa por telefone, trabalhando todos os dias (incluindo fins de semana e feriados), das 8h às 21h30.
“Com o Disque-Censo, o IBGE pretende oferecer um serviço à população de forma que qualquer pessoa que não tenha sido recenseada reivindique esse direito e não fique de fora do Censo 2022, garantindo uma cobertura ainda mais precisa do território”, afirma a diretora-adjunta de Pesquisas do IBGE, Maria Lucia Vieira.
Ao receber a ligação, os atendentes pedem que o morador se certifique de que nenhuma outra pessoa que reside no domicílio respondeu ao Censo, pois basta que um morador forneça as informações por todos. Caso o morador confirme que ninguém no domicílio respondeu, a ligação prossegue e o atendente solicita o endereço para verificação. A partir da conferência no banco de dados, o atendente informa ao morador se o endereço consta como visitado ou não. Se o domicílio tiver sido visitado, a informação é passada ao morador e o atendimento é encerrado. Caso o endereço não tenha sido visitado, o atendente informará que um recenseador irá presencialmente ao domicílio.
“Nenhuma informação do questionário é passada ao solicitante, tampouco é
mencionado o nome de outros moradores do endereço informado”, ressalta a coordenadora substituta do Centro de Apoio ao Censo (CAC), Larissa Catalá. Segundo ela, durante os 13 dias em que o serviço estava disponível apenas no Piauí e em Sergipe, foram recebidas 114 ligações, das quais 95 se referiam a moradores não recenseados. Nesses casos, são abertos “chamados” para as equipes locais, para que entrem em contato com os moradores e agendem um dia para visitar o domicílio.
No dia 12 de dezembro, foram incluídos os estados de Alagoas e Rio Grande Norte e o atendimento aumentou. Na semana em que eram atendidos apenas os quatro estados, foram registrados 172 chamados, dos quais 155 se referiam a pessoas não recenseadas. “Com a abertura para diversos municípios do país no dia 19 de dezembro, foi possível atender 147 moradores até o dia 23, dos quais 142 ainda não tinham respondido o Censo. Então passamos de uma média de 10 atendimentos por dia (quando o serviço estava disponível para apenas dois estados) para aproximadamente 25 (quando o serviço estava disponível para quatro estados) e mais recentemente para quase 30 (quando o serviço foi disponibilizado para diversos municípios de diversos estados). Esperamos que as ligações aumentem bastante nas próximas semanas”, conclui Larissa.
Energisa
Vagas no setor elétrico no Tocantins: Energisa contrata mais de 90 pessoas em seis meses
Mais de 90 tocantinenses foram contratados pela Energisa em 2024. Há novas vagas abertas em Palmas, Sandolândia e Peixe

O setor elétrico continua em expansão no Tocantins. De janeiro a junho de 2024, a Energisa Tocantins contratou 92 profissionais, reforçando a tendência de crescimento das vagas no setor elétrico no Tocantins. No total, foram 133 admissões externas realizadas pela concessionária no primeiro semestre, com expectativa de atingir cerca de 184 contratações até o fim de 2025.
Projeções de crescimento nas vagas do setor elétrico
Segundo o analista de recrutamento Washington Moita, embora não haja uma meta oficial consolidada, o ritmo de crescimento indica a possibilidade de até 180 admissões externas até dezembro de 2025. “O volume de contratações no primeiro semestre aponta para um aumento significativo na geração de empregos”, afirmou.
Como se candidatar às vagas no setor elétrico no Tocantins
A Energisa possui uma plataforma de carreiras onde os candidatos podem se inscrever para as vagas abertas e também se cadastrar no Banco de Talentos, aumentando suas chances de futuras oportunidades.
O grupo Energisa já conta com cerca de 1,7 mil colaboradores no Tocantins e mais de 17 mil em todo o país, com atuação em 11 estados brasileiros.
Vagas abertas em julho
Confira as vagas no setor elétrico no Tocantins que estão com inscrições abertas neste início de julho:
- Assistente Administrativo – Palmas/TO
Inscrições até: 03/07
Ver vaga - Assistente de Logística – Palmas/TO
Inscrições até: 07/07
Ver vaga - Eletricista de Distribuição – Sandolândia/TO
Inscrições até: 07/07
Ver vaga - Eletricista de Linha Viva – Palmas/TO
Inscrições até: 19/07
Ver vaga - Técnico de Manutenção – Palmas/TO
Inscrições até: 31/07
Ver vaga - Aprendiz – Peixe/TO
Ver vaga
Plataforma de talentos da Energisa
Além das vagas pontuais, a Energisa destaca o Banco de Talentos como um diferencial para quem deseja atuar no setor elétrico. “O profissional pode se cadastrar de forma proativa para futuras vagas compatíveis com seu perfil e formação”, reforça Moita.
Links úteis
Continue acompanhando o Portal Jaciara Barros para mais vagas no setor elétrico no Tocantins e notícias que conectam talento ao mercado de trabalho.
Sebrae
Conexão LetsLo valoriza o autocuidado como ferramenta de liderança entre médicas empreendedoras da Capital
Evento, realizado nesta quinta-feira, propôs um respiro consciente para mulheres que cuidam, lideram e transformam

Na véspera do Dia Internacional das Micro e Pequenas Empresas (MPEs), celebrado nesta sexta-feira, 27, a LetsLo realizou em Palmas o evento Conexão LetsLo: a Importância da Pausa, uma imersão sensorial voltada para médicas empreendedoras. A ação, que ocorreu nesta quinta-feira, 26, propôs um respiro intencional na rotina dessas mulheres que lideram negócios e cuidam de vidas diariamente.
Idealizado por Leticia Coelho, CEO da LetsLo, o encontro propôs uma resposta prática à pergunta que norteia a marca desde sua criação, quem cuida de quem cuida? “As mulheres estão cada vez mais à frente de pequenos negócios, especialmente no setor da saúde. Mas, muitas vezes, colocam suas próprias necessidades por último. Criamos este momento para lembrá-las que o autocuidado também é uma ferramenta de sustentação dos seus empreendimentos”, destaca Letícia.
Ainda segundo a empresária, o projeto nasceu da escuta ativa às dores e desafios enfrentados por mulheres da área médica. “Essas profissionais se dedicam ao cuidado de centenas de pessoas, muitas vezes em jornadas exaustivas, e quase sempre deixam o próprio bem-estar em segundo plano. Pensar nesse evento foi, antes de tudo, reconhecer que quem cuida também precisa ser cuidado”, afirmou Letícia.
Na ocasião, a psicóloga Cris Ferro ministrou uma palestra sobre saúde emocional, abordando estratégias para lidar com a sobrecarga, estabelecer limites e reconhecer sinais de esgotamento. O encontro também incluiu uma prática de respiração guiada com a professora de yoga Anna, encerrando a noite com um momento de interiorização.
De acordo com a CEO, a proposta da LetsLo com o evento foi abrir espaço para o diálogo sobre as consequências da rotina intensa enfrentada por médicas e oferecer ferramentas simples, mas eficazes, para incorporar pausas conscientes no cotidiano.
A iniciativa ganha ainda mais relevância diante do crescimento das micro e pequenas empresas no Estado. Segundo dados do Sebrae Tocantins, nos últimos 10 anos, o número de pequenos negócios mais que dobrou, passando de 71.059 para 148.636 empresas, o que representa um crescimento de 109,17%. O setor de serviços é o mais representativo, com 46,5% das empresas, seguido pelo comércio (35,2%), construção (8,9%), indústria (7,8%) e agropecuária (1,6%).
Neste cenário, a LetsLo, segundo Letícia, surge como uma aliada do bem-estar e da performance sustentável das mulheres empreendedoras. “Empreender não precisa ser sinônimo de esgotamento. Ao contrário, acreditamos que um negócio saudável começa por uma mulher que se sente respeitada em seus limites, ciclos e necessidades”, afirma Letícia.
Letícia destacou ainda que o evento reforça o compromisso da marca com o desenvolvimento humano de mulheres profissionais. “Nosso papel é criar pontes entre a vida que se vive e a vida que se deseja viver. E isso começa quando há tempo, espaço e permissão para a pausa”, concluiu.
Sebrae
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Estado é o único da região norte a receber a mais alta distinção do Sebrae em 2024 e ocupa o 9º lugar no ranking nacional de excelência em atendimento

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