conecte-se conosco

Ciência e Tecnologia

EDP Energy Starter: startups podem inscrever soluções para acelerar o futuro da energia até 24/09

Primeiro módulo é dedicado às redes elétricas, com foco em modernização e novas vias de crescimento. Startups selecionadas vão trabalhar com especialistas da EDP em todo o mundo no desenvolvimento de negócios e projetos-piloto

Publicadas

sobre

Startups e empresas tecnológicas de rápido crescimento (scaleups) que tenham soluções para acelerar o desenvolvimento de áreas estratégicas para o futuro da energia têm até o próximo domingo, 24 de setembro, para se inscrever no Energy Starter, programa global de inovação colaborativa da EDP, empresa controladora da Investco e Enerpeixe no Tocantins e que atua em todas as áreas de negócios do setor elétrico brasileiro. Este primeiro módulo é dedicado às Redes do Futuro e as inscrições podem ser feitas pelo site do Energy Starter.

Após o período de avaliação, que inclui um pitch online, as empresas selecionadas no primeiro módulo serão levadas para participar de um bootcamp em Santander, na Espanha, entre 28 e 30 de novembro, quando terão a oportunidade de apresentar suas ideias e discuti-las com especialistas da EDP de diferentes unidades de negócio e geografias para definir o escopo de projetos-piloto e as soluções de negócios a serem testadas.

Ao longo das últimas sete edições do Energy Starter, a EDP fechou parcerias com 183 startups de 27 países, desenvolvendo em conjunto 70 projetos-piloto e 27 rollouts (integração de um novo produto ou serviço no mercado) que já começaram a remodelar o panorama energético – projetos que envolveram um investimento total de 23 milhões de euros. Estes dados reforçam a atuação da EDP na promoção da inovação por meio da colaboração estratégica e reafirmam o compromisso da empresa em desenvolver tecnologias sustentáveis que promovam um futuro energético mais sustentável e eficiente.

As startups que participarem do programa terão, também, contato com um grupo de mentores e especialistas que, além de apoiarem o desenvolvimento de testes em conjunto com a EDP, darão feedback para aperfeiçoar produtos e serviços. Além disso, terão acesso a potenciais apoios financeiros e à experiência e networking da EDP Ventures, o veículo de investimento em startups da EDP que já investiu mais de R$ 300 milhões em startups ao redor do mundo.

Redes do futuro: um módulo, seis grandes desafios

Nesta primeira fase, a EDP procura ativamente empresas e soluções que contribuam para a empresa inovar em desafios da distribuição de energia e redes do futuro, desde a produção até o consumidor final. A ideia é mapear e investir esforços em soluções com startups e scaleups nesta área, não só pensando em modernizar infraestruturas existentes como também explorar novas vias de crescimento. Os projetos devem responder a desafios relacionados, principalmente, a Gestão da Vegetação, Gestão de Ativos, Flexibilidade da Rede, Segurança e Saúde, Impacto Ambiental e Jornada do Cliente 2.0.

As redes elétricas são uma área de crescimento estratégico para a EDP, com previsão de um investimento global de cerca de 4 bilhões de euros (representando 15% do investimento bruto total de 25 bilhões de euros) entre 2023-2026, de acordo com o último Plano de Negócios divulgado pela empresa.

Energy Starter

Aberto a todas as geografias, o Energy Starter procura os projetos mais inovadores e disruptivos que promovam novas soluções para acelerar a transição energética. Além deste primeiro módulo dedicado às redes do futuro, o programa prevê mais dois módulos: um sobre Energias Renováveis e Hidrogênio Verde e um último sobre Soluções para Clientes e Mobilidade Elétrica. O programa será encerrado com um evento global onde as soluções desenvolvidas nos diferentes módulos e os múltiplos desafios gerados serão compartilhados com o ecossistema de inovação.

Para mais informações sobre o Energy Starter, consulte o site oficial do programa ou envie um email para inovacao@edpbr.com.br.

Sobre a EDP

Presente há mais de 25 anos no país, a EDP é uma das maiores empresas privadas do setor elétrico a operar em toda a cadeia de valor. Com mais de 12 mil colaboradores diretos e terceirizados, a Companhia tem negócios em Geração convencional (hídrica e térmica), Geração renovável (eólica e solar), Transmissão, Distribuição, e Comercialização de energia no mercado livre. Na geração renovável solar, atua tanto em larga escala quanto em geração distribuída, especialmente na modalidade compartilhada, voltada para PMEs. Em distribuição atende cerca de 3,8 milhões de clientes em São Paulo e no Espírito Santo, além de ser a principal acionista da Celesc, em Santa Catarina. Em 2023, foi eleita pelo quarto ano consecutivo a empresa mais inovadora do setor elétrico pelo ranking Valor Inovação, do jornal Valor Econômico, e é referência em ESG, ocupando, em 2021 e 2022, o primeiro lugar do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3, no qual permaneceu por 17 anos.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda