ALETO
Em ação que beneficia um terço da população do Estado, deputado Mantoan apresenta PEC para impulsionar Região Metropolitana de Palmas
Proposta também beneficia aglomerados urbanos e microrregiões; deputado quer audiência pública na Assembleia Legislativa para ampliar o debate do tema
Publicadas
2 anos atrássobre
Por
Jaciara Barros
- Share
- Tweet /home/storage/5/e0/5b/portaljaciarabar1/public_html/wp-content/plugins/mvp-social-buttons/mvp-social-buttons.php on line 72
https://portaljaciarabarros.com.br/wp-content/uploads/2023/08/ab6105d5-8b13-4a53-86d1-c28b94dbad0a-1000x600.jpg&description=Em ação que beneficia um terço da população do Estado, deputado Mantoan apresenta PEC para impulsionar Região Metropolitana de Palmas', 'pinterestShare', 'width=750,height=350'); return false;" title="Fixar esta postagem">
Com o objetivo de fazer a Região Metropolitana de Palmas, criada por lei estadual complementar há 10 anos, sair do papel e passar a funcionar de forma que a população seja beneficiada, o deputado estadual Eduardo Mantoan (PSDB) apresentou Proposta de Emenda à Constituição incluindo dois artigos na Carta Magna Estadual. A PEC ainda beneficiaria a Região Metropolitana de Gurupi, também já existente em lei, bem como seria muito útil aos aglomerados urbanos e às microrregiões.
Atualmente, conforme a Região Metropolitana de Palmas (prevista na Lei Complementar 90/2013) engloba 16 municípios e comporta uma população de mais de 495 mil habitantes, conforme o Censo 2022 divulgado em junho pelo IBGE- Instituto Brasileiro de Geografia Estatística. “Só nesta Região Metropolitana de Palmas estamos falando de um terço da população do Tocantins que poderia ser beneficiada com serviços públicos integrados, de qualidade e de grande alcance”, destaca o deputado.
Pelo texto da PEC, os seguintes serviços e áreas poderiam funcionar de forma integrada: transporte e sistema viário; segurança pública; saneamento básico; saúde pública; ocupação e uso do solo, abertura e conservação de estradas vicinais; aproveitamento dos recursos hídricos; distribuição de gás canalizado; cartografia e informações básicas; preservação e proteção ao meio ambiente e no combate à poluição; planejamento integrado do desenvolvimento socioeconômico e outras definidas em lei complementar.
“No Estado do Tocantins, as Leis Complementares nº 90/2013 e 93/2014, as quais instituíram, respectivamente, as Regiões Metropolitanas de Palmas e Gurupi, tem por finalidade o desenvolvimento socioeconômico da região metropolitana, a partilha equilibrada dos seus benefícios e a definição de políticas compensatórias dos efeitos da polarização, de interesse regional comum”, frisa a justificativa da PEC.
Assim como a de Palmas, a região Metropolitana de Gurupi também não foi efetivamente implantada.
Audiência pública para debater o assunto
O deputado estadual também apresentou requerimento para realização de uma audiência pública na Assembleia Legislativa para debater o tema. As justificativas principais são que apesar dos 10 anos da lei criando a Região Metropolitana de Palmas, ela efetivamente não está implantada e a necessidade de atualizar a legislação vigente ao Estatuto da Metrópole.
“Apesar da Lei Complementar Estadual nº 90/2013 vir a completar quase uma década em dezembro deste ano, não houve implantação efetiva, e quem perde é a população, especialmente de municípios circunvizinhos e pertencentes à Região Metropolitana de Palmas, que poderiam usufruir de um transporte metropolitano com serviço público eficiente e tarifas mais acessíveis, ou mesmo a parametrização do sistema de saúde metropolitano, somente para citar alguns exemplos. Evidentemente, a atualização da legislação se torna igualmente inevitável, posto que a Lei nº 13.089, de 12 de janeiro de 2015, a qual institui o Estatuto da Metrópole, traz inúmeras novidades para o planejamento, gestão e execução das funções de interesse comum das regiões metropolitanas”, destaca o texto do requerimento.
Confira abaixo as cidades atuais da Região Metropolitana de Palmas conforme a Lei Complementar 90/2013 e as respectivas populações que podem ser beneficiadas:
Palmas – 302.692 habitantes
Aparecida do Rio Negro – 4.856 habitantes
Barrolândia – 4.846 habitantes
Brejinho de Nazaré – 4.725 habitantes
Fátima – 3.467 habitantes
Ipueiras – 1.590 habitantes
Lajeado – 3.357 habitantes
Miracema do Tocantins – 18.566 habitantes
Miranorte – 12.701 habitantes
Monte do Carmo – 5.694 habitantes
Oliveira de Fátima – 1.164 habitantes
Paraíso do Tocantins – 52.360 habitantes
Porto Nacional – 64.418 habitantes
Pugmil – 2.193 habitantes
Silvanópolis – 5.108 habitantes
Tocantínia – 7.459 habitantes
TOTAL – 495.196 habitantes
Você pode gostar
ALETO
Servidores e deputados fazem ato simbólico na Aleto em alerta contra o câncer
Durante o Outubro Rosa 2025, o Parlamento tocantinense reforçou a importância da prevenção e do diagnóstico precoce
Publicadas
16 horas atrássobre
22/10/2025Por
Jaciara Barros
Durante a campanha Outubro Rosa 2025, a Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins (Aleto) aderiu ao movimento nacional de conscientização sobre o câncer de mama e do colo do útero, promovendo o ato simbólico “Grande Abraço Rosa da Aleto”. A iniciativa reforça que a informação e o diagnóstico precoce são as principais armas contra a doença.
O evento foi realizado na manhã desta quarta-feira, 22, e contou com a participação de servidores e parlamentares do Poder Legislativo estadual. Segundo a diretora de Comunicação da Aleto, Wanja Nóbrega, o ato simboliza a união do Parlamento tocantinense em torno de um dos maiores movimentos de saúde pública do mundo.
Para o presidente da Casa, deputado Amélio Cayres (Republicanos), a conscientização é o primeiro passo para a prevenção. “É fundamental que gestores, organizações e empresas se unam à causa, promovendo campanhas que estimulem o diagnóstico precoce e incentivem as mulheres a realizarem exames preventivos”, destacou.
A servidora Viviane Moreira e Silva, que já enfrentou a doença, ressaltou a importância da prevenção. “A mamografia a partir dos 40 anos
ALETO
Valdemar Júnior indica relator do PCCR e convoca reunião
Publicadas
2 dias atrássobre
21/10/2025Por
Jaciara Barros
O presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), Valdemar Júnior (Republicanos), indicou o deputado Marcus Marcelo (PL) como relator do projeto de lei que trata do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração da Educação Básica Pública do Tocantins (PCCR). A decisão foi tomada nesta terça-feira (21), durante reunião no plenarinho da Casa.
Com o objetivo de garantir celeridade na análise das emendas ao projeto, o parlamentar convocou reunião extraordinária da CCJ para esta quarta-feira (22), às 12 horas. “Temos algumas questões para serem corrigidas nesse PPCR e vamos estudar, de hoje para amanhã, essa situação, até porque já recebi, inclusive, servidores da Educação para fazermos apontamentos específicos sobre situações que não estão sendo contempladas para alguns dos profissionais de carreira da categoria”, explicou Valdemar Júnior.
Discussões e posicionamentos
O deputado Professor Júnior Geo (PSDB), embora tenha votado favoravelmente à convocação da reunião, defendeu que o debate ocorra com mais calma. “Nós temos emendas ainda a serem apresentadas. Eu entendo a necessidade da agilidade, mas talvez a pressa seja inimiga da perfeição”, ponderou.
O deputado Gutierres Torquato (PDT) também se mostrou favorável à análise das emendas, mas alertou para a importância de não desconfigurar o texto enviado pelo Executivo. “É só para tomarmos cuidado na questão das emendas apresentadas aqui nesta Casa, para que não tenhamos depois, junto ao Poder Executivo, qualquer transtorno sobre vetos”, afirmou.
Defesa da autonomia parlamentar
Durante a reunião, o presidente da CCJ reafirmou a prerrogativa dos parlamentares de discutir, ajustar e propor alterações ao texto do PCCR da Educação. “Nosso papel é justamente conciliar os interesses do Executivo, do Legislativo e da categoria, garantindo que o resultado final atenda às demandas dos profissionais da educação e da sociedade”, destacou Valdemar Júnior.
O projeto de lei ainda será analisado por outras três comissões da Assembleia: Finanças, Tributação, Fiscalização e Controle; Educação, Cultura e Desporto; e Administração, Trabalho, Defesa do Consumidor, Transportes, Desenvolvimento Urbano e Serviço Público.
Mais notícias da Assembleia
ALETO
Emenda de Amélio Cayres assegura melhorias na Saúde de Pau D’Arco
Deputado Amélio Cayres destina R$ 100 mil em emenda parlamentar para reforçar o atendimento em Saúde no município de Pau D’Arco.
Publicadas
3 dias atrássobre
20/10/2025Por
Jaciara Barros
O deputado estadual Amélio Cayres (Republicanos) destinou uma emenda parlamentar no valor de R$ 100 mil para o município de Pau D’Arco, voltada ao custeio da Saúde municipal. O recurso já foi liberado e está disponível nos cofres da Prefeitura, sendo aplicado no reforço do atendimento à população.
De acordo com o parlamentar, a liberação da emenda reflete o compromisso com a melhoria dos serviços públicos e o fortalecimento da gestão municipal liderada pelo prefeito Gilmar do Posto.
“Tenho um carinho especial por Pau D’Arco e sei da importância de investir na saúde pública, porque esses recursos fazem muita diferença na vida das pessoas e na qualidade do serviço prestado pela administração municipal”, afirmou o deputado Amélio Cayres. |
Investimento em saúde pública
Com o aporte financeiro, a Prefeitura de Pau D’Arco poderá reforçar ações essenciais de assistência, atendimento hospitalar e aquisição de insumos, contribuindo para o melhor funcionamento da rede pública de saúde.
A iniciativa reforça o compromisso do deputado com o desenvolvimento dos municípios tocantinenses e com o bem-estar da população, consolidando sua atuação voltada à descentralização de recursos e fortalecimento das administrações locais.

Registro fotográfico do Talk Show sobre Empreendedorismo Feminino

Feira de Touros Nelore JAL tem apoio do Sistema FAET/SENAR em Araguaçu

Interfaces entre Justiça, Saúde Mental e Socioeducação no TJTO

Floratta Rose Bouquet inaugura novo capítulo do Boticário

Tocantins em Concerto emociona Goiânia com música e poesia

Turismo de Base Comunitária impulsiona o Jalapão e o Tocantins

Projeto Ligados entrega mais de 200 geladeiras para tocantinenses

Servidores e deputados fazem ato simbólico na Aleto em alerta contra o câncer

Sabin promove debate sobre avanços na prevenção e no controle das doenças respiratórias em Palmas

Seminário apresenta PL de Agroecologia e Produção Orgânica no Tocantins

“Atômico”: entre o caos e a arte, Chico Chokolate lança videoclipe dirigido por Nival Correia

Tocantins Parcerias promove palestra sobre saúde mental no Outubro Rosa

Projeto Cena Dramática seleciona estudantes da rede pública

Minas Trend 2025 deve gerar mais de R$ 30 milhões em negócios

UOL realiza 2ª edição do Prêmio Nossa em São Paulo

A Salvador de Caetano Veloso propõe leitura imersiva e sensorial

Luiz Fux formaliza pedido para integrar a 2ª Turma do STF

UPA Norte passa por manutenção elétrica nesta quinta (23)

Dama de Ferro no Japão: Sanae Takaichi é 1ª primeira-ministra

Última pessoa a usar joia roubada no Louvre era bisneta de Dom Pedro II

Registro fotográfico do Talk Show sobre Empreendedorismo Feminino

Feira de Touros Nelore JAL tem apoio do Sistema FAET/SENAR em Araguaçu

Interfaces entre Justiça, Saúde Mental e Socioeducação no TJTO

Floratta Rose Bouquet inaugura novo capítulo do Boticário

Tocantins em Concerto emociona Goiânia com música e poesia

Turismo de Base Comunitária impulsiona o Jalapão e o Tocantins

Projeto Ligados entrega mais de 200 geladeiras para tocantinenses

Servidores e deputados fazem ato simbólico na Aleto em alerta contra o câncer

Sabin promove debate sobre avanços na prevenção e no controle das doenças respiratórias em Palmas

Seminário apresenta PL de Agroecologia e Produção Orgânica no Tocantins

“Atômico”: entre o caos e a arte, Chico Chokolate lança videoclipe dirigido por Nival Correia

Tocantins Parcerias promove palestra sobre saúde mental no Outubro Rosa

Projeto Cena Dramática seleciona estudantes da rede pública

Minas Trend 2025 deve gerar mais de R$ 30 milhões em negócios

UOL realiza 2ª edição do Prêmio Nossa em São Paulo

A Salvador de Caetano Veloso propõe leitura imersiva e sensorial

Luiz Fux formaliza pedido para integrar a 2ª Turma do STF

UPA Norte passa por manutenção elétrica nesta quinta (23)

Dama de Ferro no Japão: Sanae Takaichi é 1ª primeira-ministra

Última pessoa a usar joia roubada no Louvre era bisneta de Dom Pedro II

Registro fotográfico do Talk Show sobre Empreendedorismo Feminino

Feira de Touros Nelore JAL tem apoio do Sistema FAET/SENAR em Araguaçu

Interfaces entre Justiça, Saúde Mental e Socioeducação no TJTO

Floratta Rose Bouquet inaugura novo capítulo do Boticário

Tocantins em Concerto emociona Goiânia com música e poesia

Turismo de Base Comunitária impulsiona o Jalapão e o Tocantins

Projeto Ligados entrega mais de 200 geladeiras para tocantinenses

Servidores e deputados fazem ato simbólico na Aleto em alerta contra o câncer

Sabin promove debate sobre avanços na prevenção e no controle das doenças respiratórias em Palmas

Seminário apresenta PL de Agroecologia e Produção Orgânica no Tocantins

“Atômico”: entre o caos e a arte, Chico Chokolate lança videoclipe dirigido por Nival Correia

Tocantins Parcerias promove palestra sobre saúde mental no Outubro Rosa

Projeto Cena Dramática seleciona estudantes da rede pública

Minas Trend 2025 deve gerar mais de R$ 30 milhões em negócios

UOL realiza 2ª edição do Prêmio Nossa em São Paulo

A Salvador de Caetano Veloso propõe leitura imersiva e sensorial

Luiz Fux formaliza pedido para integrar a 2ª Turma do STF

UPA Norte passa por manutenção elétrica nesta quinta (23)

Dama de Ferro no Japão: Sanae Takaichi é 1ª primeira-ministra

Última pessoa a usar joia roubada no Louvre era bisneta de Dom Pedro II
DESTAQUES
- Economia1 dia atrás
Maya Negócios Imobiliários inicia nova fase
- Social3 dias atrás
Cosme e Vitória brilham no Baile do Médico 2025
- Moda e Estilo15 horas atrás
Floratta Rose Bouquet inaugura novo capítulo do Boticário
- Cultura21 horas atrás
A Salvador de Caetano Veloso propõe leitura imersiva e sensorial
- Social2 dias atrás
Chef Ruth Almeida lança projeto gastronômico na Viva Arouche