Tocantins
Em Novo Acordo, Governador fala sobre Econúcleos da Defensoria Pública
Em seu discurso na abertura da 9ª consulta pública para a elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027 do governo do Tocantins, em Novo Acordo, ontem, 12, o governador Wanderlei Barbosa destacou a construção da sede própria da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) no Município, obra que conta com emenda parlamentar do senador Eduardo Gomes.
“Cumprimentar a Defensoria Pública cumprimentando a dra. Estellamaris Postal, defensora que está entregando um trabalho importante, fruto de uma emenda do senador Eduardo Gomes. Isso é fundamental para a boa defesa da sociedade”, disse Wanderlei Barbosa. Veja:
A sede própria da Defensoria Pública será implantada em Novo Acordo por meio do projeto Econúcleos do Tocantins. A área onde a unidade será instalada já está preparada para a seunda etapa da obra. A previsão da Instituição é que a sede própria seja inaugurada até novembro deste ano.
O projeto dos Econúcleos é fruto de parceria entre a Defensoria Pública e o governo federal por meio do Convênio nº 915487/2021 – Secretaria de Acesso à Justiça (Saju) / Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
Natividade, Colméia do Tocantins e Wanderlândia já estão com seus Econúcleos implantados. Além de Novo Acordo, o Projeto também será levado aos seguintes municípios: Ananás, Araguacema, Arraias, Augustinópolis, Formoso do Araguaia, Ponte Alta do Tocantins e Taguatinga.
Os Econúcleos são um marco histórico nas obras públicas no Tocantins por representarem economia de recursos públicos desde a implantação até a manutenção de cada unidade; e por serem construções de baixo impacto ambiental, utilizando estrutura metálica estilo contêineres. Todas as unidades possuem energia solar e espaços amplos e climatizados para oferecer conforto para quem trabalha e para quem busca atendimento.